SóProvas


ID
829132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O efeito perverso dos sistemas de informação é fazer que se acredite que a realidade é bem conhecida. A hipermidiatização funciona como um sistema de autointoxicação no seio dos meios dirigentes. Quando uma crise social explode, a lógica do acontecimento ocupa espaço demais em uma economia da comunicação. Dominique Wolton. Pensar a comunicação. Brasília: Editora UnB, 2004, p. 212 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o conceito de
hipermidiatização mencionado pelo autor, julgue o item que se
segue.

Quando um acontecimento adquire grande valor midiático, a sua cobertura excessiva pela mídia e a consequente superexposição do assunto, em vez de favorecerem, prejudicam o esclarecimento da população acerca dos fatos noticiados.

Alternativas
Comentários
  • Algumas questões da área de comunicação são tão subjetivas que deveriam ser anuladas. Numa leitura rápida achei o item correto (e de fato a banca assim pensa), mas, ao refletir bem, pensei num exemplo prático. Na época do impeachment de Dilma, houve superexposição do assunto em todos os meios, capas de jornais e revistas, coberturas televisivas, debates em rádios e em redes sociais. Aí pensei: como isso poderia " prejudicar o esclarecimento da população acerca dos fatos noticiados"? De fato, uma grande quantidade de informação, de maneira geral, exige um certa filtro de interpretação e pode até ser enfadonho e repetitivo, mas um assunto como o impeachment ou a Copa do Mundo, mesmo com grandes e constantes coberturas, ao meu ver, não chega a prejudicar o esclarecimento do público, pois há inúmeras informações a respeito de determinado fato. Achei a redação do item ambígua e sem objetividade.

  • Devemos lembrar que as questões têm textos associados a elas. Ao analisar a questão individualmente, acredito ser raro quem a enxergue como certa, porém o texto associado nos direciona a um entendimento diferente de nosso impeto primário de pensar que informação demais sobre determinado assunto não prejudicaria o entendimento sobre esse.