-
ERRADA.
Veja a proposta de reescritura:
A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado será discutida com a diretoria das empresas de telefonia, no próximo encontro, no qual serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país.
Há vários erros:
I – O sujeito do verbo ser é definição e, portanto deve estar no singular.
II – Discutir deve concordar com o verbo no singular. Dessa forma, “serão discutidos” deve ser substituído por “será discutida”.
III – “onde” não é adequado, pois é apenas para lugar físico.
Sigamos persistentes, pois Deus nos dará a vitória.
Alexandre Marques Bento
-
ONDE, necessita de referência a LUGAR e "no próximo encontro" faz referência a tempo...Achou um erro ? Na prova não perca tempo pode achar pelo em ovo!
a primeira vírgula, a rigor dever ser retirada, porque a informação entre as vírgulas é necessária, e a referência é uma circunstância da 1a.oração, a merd.. é que também é da segunda., inverta as duas orações ..excetuando o fato de importância a ser discutida, a mudança é totalmente inócua.
A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia no próximo encontro, QUANDO serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país.
Feliz Ano Novo!
-
O erro está na palavra ONDE, somente podemos usar o pronome relativo onde para indicar lugar geográfico.
Deveria ser usado no qual ou em que.
Bons Estudos!
-
Gente... a presença do ONDE na frase, não quer dizer que, necessariamente, se refira a um lugar. Para o ONDE se referir a um lugar, ele tem que ser PRONOME RELATIVO. Porém, o ONDE pode ter outras funções sintáticas, como advérbio.
Ex: Visitarei a cidade onde nasci
Esse "onde" é um PR, porque além de ligar duas orações (principal com a subordinada), se refere a um lugar. Por isso que pode trocar o "onde" por "em que". Assim, a oração subordinada é adjetiva.
Para confirmar que o ONDE é PR, é só refazer a frase: Nasci na cidade (cidade é adj. adv. de lugar).
Agora vejam outros exemplos:
Ninguém sabe onde fica o teatro.
Não me disseram onde moravas.
Nessas frases, o ONDE não é um PR. Apesar de ligarem duas orações, o ONDE não se refere a um lugar e é um complemento dos verbos (saber e dizer). Ou seja, as orações subordinadas são Subst. Objetiva Direta (é possível trocar a oração subordinada por ISSO).
Ninguém sabe ISSO
Não me disseram ISSO
Aqui, o ONDE é um advérbio. O que eu tô querendo dizer é que não coloquem na cabeça que ONDE se refere sempre a lugar porque não é. Tem que analisar a frase.
-
Comentado por André Marcelo Terrabuio há 13 dias.
Gostei da sinceridade, nos permite ao menos discutir! primeiro a educação, desnecessário gritar.
1. Quem disse que não tenho certeza, ela essa tem certeza ? por favor, exponha os seus argumentos
2. Mayra
"... a presença do ONDE na frase, não quer dizer que, necessariamente, se refira a um lugar. Para o ONDE se referir a um lugar, ele tem que ser PRONOME RELATIVO. Porém, o ONDE pode ter outras funções sintáticas, como advérbio."
agora vamos ao que eu disse:
ONDE, necessita de referência a LUGAR e "no próximo encontro" faz referência a tempo...Achou um erro ? Na prova não perca tempo pode achar pelo em ovo!
Apesar de não ser Pronome Relativo, existe referência a LUGAR, é por isto que se chama pronome INTERROGATIVO...de lugar!
Ex: Visitarei a cidade onde nasci ( em que lugar tu vais? Advérbio ....de lugar! )
Queria saber onde nasci... Pronome interrogativo....de LUGAR ( a pergunta é implícita , e a resposta esperada é uma referência a lugar )
Onde você nasceu? Pronome interrogativo ....de Lugar ( pergunta explicita ).
Existem poucos casos de unanimidade, ONDE -- LUGAR é uma delas, até a academia brasileira de letras, se engasgar com o chá e decidir desmentir....
Como eu disse na minha resposta: NA prova, não procure pelo em ovo, você pode achar! achou um erro e precisa da certa proxima pergunta...
Aqui, é lugar para poder ver se a rapidez com que respondeu, tem fundamento ou é pura decoreba!
Por fim, eu não preciso ter certeza, tenho que estar convícto que estou respondendo baseado no que sei, mas de fato, sei muito pouco, então, não acredite em mim, confira!
lembre do texto da questão:
O próximo item apresenta fragmento adaptado de comunicação oficial; julgue-o no que se refere à adequação da sua linguagem a um documento oficial.
é a famosa Norma Culta; como não posso copiar minha apostila : veja no site abaixo
5) Pronome Relativo ONDE
O pronome relativo "onde" aparece apenas no período composto, para substituir um termo da oração principal numa oração subordinada. Por essa razão, em um período como "Onde você nasceu?", por exemplo, não é possível pensar em pronome relativo: o período é simples, e nesse caso, "onde" é advérbio interrogativo.
Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão.
Por Exemplo:
Quero uma cidade tranquila, onde possa passar alguns dias em paz.
Vivemos uma época muito difícil, em que (na qual) a violência gratuita impera.http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint39.php
-
André, eu não espero retratação ou coisa que o valha, eu falo o que sei ou o que uso para responder as perguntas, como não é o caso de prova, tenho a paciência de verificar antes de postar, posso estar equivocado, claro, posso ter postado ter sido mal interpretado, sem dúvida, posso ter sido irônico, porra um monte de vezes, mas sempre que leio meus posts eu reflito, se vejo algum mal estar re-escrevo.
Eu não fiz até agora, porque evitava ver os meus posts de tanta raiva que dá de pessoas que só pressionam "comentário ruim" e sai; PQP, se acha que tá ruim, diga porque, não fiquem no anonimato, tem gente que posta coisa tão legal, não somos professores, a gente escreve para ajudar, então senhores ,extraiam o que tem de positivo, se não querem criticar as ruins, ok, mas então qual a razão de dizer que o cometário é ruim ?
P....xa Vida! como dizia meu professor de penal.
parabéns pela coragem, claro que você não ia achar que não teria réplica não é? Use isto para fazer mais um amigo.. ok?
[ ]s e fica com Deus!
-
Pessoal, acredito que o erro seja mais simples...
A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia, no próximo encontro, onde serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país.
A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia, no próximo encontro, onde serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação dos usuários desses serviços no país.
Abraços,
-
Esse "...no próximo encontro..." não deveria vir isolado entre vírgulas. A primeira vírgula tem que ser retirada.
-
ERRADA.A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia, no próximo encontro, ONDE serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país.
ONDE:Emprega-se quando determina lugar
SERAO DISCUTIDOS: Deve concordar com o sujeito no singular
Esse tipo de questão,normamente quando há erros a cespe sempre apresenta entre 2 ou 3 erros.Provalmente,no primeiro erro,muitos candidatos tiveram dúvida em relação a concordância,mas o 2 erro é grotesco
-
Se o sujeito é composto então o verbo deve concordar com ele!Com certeza esse não é o erro da questão!
-
Vi erro em: "A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado..."
Escreveria da seguinte forma para justificar o verbo no plural: "A definição do valor da multa e a destinação do valor arrecadado..."
-
...no próximo encontro, onde serão mostrados...Onde é utilizado para lugar. O certo seria: ...No próximo encontro, no qual serão mostrados...
-
O enunciado pede que seja analisada a seguinte oração: "A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia, no próximo encontro, onde serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país."
Ao analisarmos, percebemos que o sujeito é "A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado". A núcleo é "definição", que está no singular. Desta forma o verbo deveria estar no singular também, e não no plural: "serão".
A vírgula antes da expressão "no próximo encontro" está incorreta, pois se trata de locução adverbial que se apresenta na posição correta na oração. O "onde" é usado para lugares, e deveria ser substituído por "em que".
A resposta é errada.
-
pergunte ao verbo: Quem "serão"? "A definição do valor da multa ...", logo, deve concordar com o sujeito, então, deverá estar no singular.
-
1ºerro ------> Núcleo do sujeito no singular e verbo no plural. Nem a pau...
2ºerro -------> , no próximo encontro , a vírgula só estaria correta se a locução adverbial estivesse descolcada, o que não ocorre na assertiva.
3ºerro -------> Onde ( ideia de lugar) ,poderia ser substituído por: no qual, em que .
-
A respeito do adverbio "ONDE", diferente de todos, eu colocaria "QUANDO" serão mostrados os resultados....
-
não deveria ter virgula antes de no próximo encontro e no lugar de onde deveria estar "ocasião em que", "em que", etc
A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia no próximo encontro, ocasião em que serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país.
-
Pessoal sei não, se o sujeito é composto acho que o verbo deveria estar no plural nao?