SóProvas


ID
842119
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Determinado órgão público federal, após o diagnóstico advindo de sua primeira pesquisa de clima e cultura organizacionais aplicada com o objetivo de melhor gerir as pessoas e minorar os conflitos internos da organização, percebeu que sua comunidade organizacional apresentava resistência à mudança cultural como consequência de três aspectos: lógicos, psicológicos e sociológicos.
A pesquisa revelou que a comunidade organizacional não possuía sensação de pertencimento com o órgão ao qual se vinculava, atuava com pouca ou nenhuma independência e não identificava oportunidades de desenvolvimento vindouras. Considerando o caso concreto acima narrado, preencha as lacunas no texto abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a resposta correta.
Em relação ao aspecto ____________________ de resistência a mudança, como a ausência de oportunidade de desenvolvimento, é importante focar no fortalecimento do vínculo do aprendizado. Já no que diz respeito à ausência da sensação de pertencimento, aspecto ____________________ da resistência à mudança, é importante atacar o que Keith David chamou de lealdade tribal.
Quanto à pouca independência sentida pela comunidade organizacional, aspecto______________________ da resistência à mudança, recomenda-se reforçar o vínculo com reforço da liberdade e aumento da responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Chiavenato, a resistência à mudança pode ser consequência de aspetos lógicos, psicológicos ou sociológicos.

    Aspectos Lógicos: a resistência lógica decorre do tempo e do esforço requerido para uma pessoa se ajustar à mudança, incluindo novos deveres e tarefas que precisam ser aprendidos.
    Aspectos Psicológicos: a resistência psicológica é "lógica" em termos de atitudes e sentimentos das pessoas a respeito da mudança. As pessoas podem sentir medo do desconhecido, desconfiar da liderança do gerente ou perceber que sua segurança no emprego está ameaçada.
    Aspectos Sociológicos: a resistência sociológica é a "lógica" em termos de interesses de grupos e valores sociais envolvidos. Os valores sociais são forças poderosas, e devem ser cuidadosamente considerados. Existem coalizões política, valores sindicais opostos e valores de diferentes comunidades que podem afetar o comportamento das pessoas diante das mudanças.

    Bons estudos!!
     

  • Questão difícil.
    Correta: a) lógico / sociológico / psicológico
  • Já no que diz respeito à ausência da sensação de pertencimento... pertencimento a que?
    -Ao meio social d
    o órgão ao qual se vinculava.

    Sabendo esta, matou a questão, pois sobram somente as opções (A) e (D).
    Mas...:

    Quanto à pouca independência sentida... (isso é psiquê puro), logo, opção (A).



  • Na minha opinião o primeiro espaço a ser preenchido, acredito q se encaixaria melhor a opção psicológica. Vejamos: "Em relação ao aspecto ____________________ de resistência a mudança, como a ausência de oportunidade de desenvolvimento.

    Se devido a mudança eu não consigo enxergar a oportunidade de desenvolvimento, logo visualiza se a dificuldade psicológica da pessoa no novo ambiente de trabalho.

    Questão difícil

  • Eu achei fácil. 
    Em relação ao aspecto __LOGICO_____ de resistência a mudança, como a ausência de oportunidade de desenvolvimento, é importante focar no fortalecimento do vínculo do aprendizado. Podemos notar que quando uma pessoa não vê perspectiva de crescimento dentro de uma organização, é claro (lógico) que ela não vê progresso e que ali ela poderá ficar pro resto da vida. Pode isso estar associado a, por exemplo, um plano de cargos e salários, coisa que, na logica, mudaria o comportamento daqueles que ali trabalham.

    Já no que diz respeito à ausência da sensação de pertencimento, aspecto __SOCIOLÓGICO___ da resistência à mudança, é importante atacar o que Keith David chamou de lealdade tribal. Podemos aqui descrever que quando você se sente excluso de um ambiente, quando você não é bem acolhido ou que você não consegue se adaptar àquele ambiente, um fator sociológico prevalece fazendo com que você não se ache pertencente àquele grupo e essa ausência de pertencimento é resistida, ou seja, você não se introduz e isso precisa ser trabalhado com o objetivo de despertar a sua lealdade frente ao grupo. 

    Quanto à pouca independência sentida pela comunidade organizacional, aspecto__PSICOLÓGICO_ da resistência à mudança, recomenda-se reforçar o vínculo com reforço da liberdade e aumento da responsabilidade. Esse fator, no meu ponto de vista, reúne tanto o fator lógico quanto o fator sociológico, pois o psicológico fica extremamente abalado por ambos aqueles e, se não for bem trabalhado, sempre vai encontrar resistência e nunca será vencido. 

    Por favor corrijam-me se eu estiver errado. 
  • Palavras-chaves para cada resistência, tiro e queda para qualquer questão do tipo.

    a) Lógico: Aprendizagem

    b) Psicológico: Sentimentos, sentir algo

    c) Sociológico: Social, indivíduo inserido em um grupo, vida social, pertencer a algum grupo

    Basta aplicar essas palavras na questão que chegaríamos facilmente na Letra A.

  • Conceitos de Chiavenato sobre resistência às mudanças.

    3 aspectos: lógico, psicológico e sociológico!

    LETRA A