SóProvas


ID
846913
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Durante o século passado, a administração pública brasileira esteve submetida a sucessivas reformas, que nem sempre ocorreram durante os períodos democráticos, mas repercutiram na forma de atuação da burocracia estatal.

Observe as afirmativas seguintes:

I- O DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) implantou, durante o Estado Novo, o ingresso no serviço público através de concurso.

II- O DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) substituiu, durante o Estado Novo, a administração pública burocrática por uma administração para o desenvolvimento.

III- A Reforma Administrativa de 1967 procurou fazer, durante o regime militar inaugurado em 1964, uma melhor distinção entre administração direta e administração indireta.

IV- A Reforma Administrativa de 1967 procurou assegurar, durante o regime militar inaugurado em 1964, uma maior autonomia na gestão das autarquias e empresas estatais.

V- A Reforma Administrativa de 1967 procurou introduzir de forma pioneira, durante o regime militar inaugurado em 1964, os fundamentos da administração orçamentária.

A alternativa que indica exemplos de mudanças ocorridas durante os regimes autoritários é:

Alternativas
Comentários
  • I - correta 

    II - O DASP foi uma forma de implementar os princípios da Administração pública burocrática.

    III - correta

    IV - correta

    V - Os fundamentos da administração orçamentária eram de responsabilidade do MF até 1945. que foi quando o DASP assumiu plenamente a responsabilidade pela elaboração da proposta do orçamento federal.


    Alternativa correta letra "c"

  • Sobre a V: lembrei da lei 4.320/1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. A Reforma de 1967 não introduziu de modo pioneiro fundamentos sobre administração orçamentária.

  • Uma curiosidade e possível pegadinha: a lei 4.320/64 - que dispõe sobre a administração financeira-orçamentária (a pegadinha que a banca tentou dar na questão), foi sancionada por João Goulart, 14 dias antes do golpe. Portanto não veio do regime militar (apesar de que eles fizeram algumas alterações).