SóProvas


ID
847087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Brasil apresenta péssima distribuição de renda, apesar de estar entre os dez países mais ricos do mundo. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O sistema tributário brasileiro, por ser progressivo, contribui para mitigar a má distribuição da renda.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Mitigar significa: Fazer com que fique mais brando, mais tênue; diminuir a intensidade

    O sistema tributário nacional, por ser progressivo, aumenta a má distribuição de renda.
  • O sistema tributário brasileiro, NÃO É progressivo (pelo contrário é super regressivo), POR ISSO NÃO contribui para mitigar a má distribuição da renda.

    TOMEM CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS...SE NÃO SABE, NÃO COMENTA...

  • Errado, uma vez que a Doutrina entende que o sistema tributário brasileiro é regressivo, contribuindo para aumentar mais ainda as desigualdades sociais.
    Em termos relativos, paga mais imposto quem ganha menos, em decorrência representatividade elevada dos impostos indiretos como o IPI, ICMS, ISS etc, sobre o consumo e o total da carga tributária; e da pouca efetividade dos impostos sobre o patrimônio e a renda.
    No caso dos impostos indiretos, os seus valores são embutidos em maior ou menor percentual nos custos dos produtos e serviços e repassados aos consumidores. O mesmo princípio é aplicável para os impostos diretos de responsabilidade das pessoas jurídicas, a exemplo do IRPJ, pois embora a base de incidência seja a renda das empresas gerada em determinado período, em regra é realizada a transferência dos custos estimados do imposto para os adquirentes finais.
    A progressividade do imposto de renda, prevista no art. 153 da CF, constitui exceção à regra, pois resume-se a uma dualidade de alíquotas (15% e 27,5%) que não representa a diversidade da riqueza das pessoas.

    CF, Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:
    III - renda e proventos de qualquer natureza;
    § 2º - O imposto previsto no inciso III:
    I - será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei;


    Fonte: http://jus.com.br/artigos/20574/o-modelo-regressivo-de-tributacao-no-brasil

  • A progressividade tem relação com a equidade na contribuição.

  • Se fosse progressivo, contribuiria, claro.

    Mas não é!

    Os tributos sobre produção e consumo, essencialmente regressivos, representam parcela muito maior da nossa carga tributária do que aqueles sobre renda e patrimônio, o que faz com que nosso sistema tributário seja regressivo e concentrador de renda.

    Resposta: E