SóProvas


ID
868225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os princípios da impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal, constantes do Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção que apresenta um trecho adequado para compor um documento oficial.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Conforme brilhantemente colocado pela colega mayra cardoso na questão: Q290231, segue:
    Parece que esse tipo de pergunta é a bola da vez do CESPE, em termo de pegadinha.
    Colocar ou não colocar o artigo a na oração? Muda o sentido? Há erro gramatical?
    De começo eu já digo que a retirada do artigo não provoca erro gramatical, apenas muda o sentido da horação. Passando-a do caráter especíico para o geral. Exemplo:
    Gosto de bolo - qualquer bolo, sem distinção (geral);
    Gosto do bolo - daquele tipo de bolo específico (específico).
    Atentar para o seguinte, o uso do artigo na letra E (de+a=da) é facultativo, poderia ou não ser usado; já a preposição "de " pedida pelo substantivo (cancelamento) não poderá ser retirada da frase.
    Assim, cancelamento de reunião {...} estará correto, como cancelamento da reunião {...} também estaria certo. Apenas alterando o sentido da oração.
    Por fim, a crase é obrigatória por conta da junção de comunico "a" + o artigo "a" de a secretaria (palavra feminina).
  • RESPOSTA CORRETA:  ( B)



    TODAS AS OUTRAS   ALTERNATIVAS CONTRARIAM O PRINCIPIO DA IMPESSOALIDADE.

    A) Solicitamos a prorrogação do estágio da estudante de administração alocada nesta Seção por mais um semestre, tendo em vista que a mesma tem desempenhado as atividades dela com extrema eficiência

    C) É com grande honra e satisfação, que comunico que V. Exa. será agraciada, pelo Presidente desta Instituição com a Medalha de Condecoração.

    D)Venho por meio deste solicitar autorização para realização do seminário sobre o tabagismo no salão de reuniões nos dias 27 e 28 de março

    •  a) Solicitamos a prorrogação do estágio da estudante de administração alocada nesta Seção por mais um semestre, tendo em vista que a mesma tem desempenhado as atividades dela com extrema eficiência. (DELA - REDUNDÂNCIA- FERE O PRINCÍPIO DA CONCISÃO)
    •  b) O cancelamento de reunião deverá ser imediatamente comunicado à Secretaria do Gabinete. correta
    •  c) É com grande honra e satisfação, que comunico que V. Exa. será agraciada, pelo Presidente desta Instituição com a Medalha de Condecoração. ( É com grande honra e satisfação - DESNECESSÁRIO, PREJUDICA A CONCISÃO)
    •  d) Venho por meio deste solicitar autorização para realização do seminário sobre o tabagismo no salão de reuniões nos dias 27 e 28 de março. ( POR MEIO DESTE - TAMBÉM FERE A CONCISÃO DO TEXTO)
    •  e) A senadora saudou a presidenta da República, em seu discurso, e solicitou sua intervenção no seu Estado, mas isso não surpreendeu-a. ( SEU - USO DESTE PRONOME AQUI GERA AMBIGUIDADE, COLOCAÇÃO DO PRONOME DEVE VIR ANTES DE SURPREENDEU, uma vez que é atraído pelo advérbio não).
  • O erro da D: venho por meio deste solicitar ( solicito ) ... O texto deve ser conciso .

  • E complementando o comentário da nossa colega gloriamfs: ''É com grande honra e satisfação'' além dos citados por ela, também compromete o princípio da impessoalidade.
  • e) A senadora saudou a presidenta da República, em seu discurso, e solicitou sua intervenção no seu Estado, mas isso não surpreendeu-a.   { O adv de negação ( não ) atrai o pronome a, logo é  - não a surpreendeu - próclise } 

  • o mesmo(a) = coisa igual.mesmo(a) = ele/ela - ERRADO!

    Ex.: Ela chegou atrasada ontem com João, o mesmo aconteceu comigo. (mesmo=atrasado).

    E.: - Ela chegou atrasada com João. O mesmo faz isso sempre. ERRADO! 

          - Ela chegou atrasada com João. Ele faz isso sempre. CORRETO!

  • A - ERRADO - O PRONOME "MESMO" NÃO EXERCE FUNÇÃO SUBSTANTIVA, SOMENTE ADJETIVA.

    B - GABARITO.
    C - ERRADO - "GRANDE HONRA E SATISFAÇÃO" EXPRIME FAMILIARIDADE, MARCAS PESSOAIS. DEVE-SE SER EVITADO.
    D - ERRADO - "VENHO POR MEIO DESTA" É EXPRESSÃO REDUNDANTE. DEVE-SE SER EVITADO.
    E - ERRADO - ADVÉRBIOS SÃO PALAVRAS ATRATIVAS. O PRONOME OBRIGATORIAMENTE DEVE SER PROCLÍTICO. QUANTO AO "presidenta da República" SEGUNDO A BANCA, ESTÁ CORRETO. (isso já caiu em questões anteriores e foi considerado correto.)