SóProvas


ID
877270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.

Na conversão de um formato obsoleto para um formato de dados arquivístico, devem-se utilizar formatos de fonte aberta, sem restrições por patentes, os quais fornecem longevidade e menos restrições.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    conversão  de  dados
    :  é  empregada  quando  os  formatos  se  tornam  obsoletos.  Os dados em formatos antigos são convertidos para novos formatos, apoiados em hardware e software mais atuais. Esse processo não está isento de problemas, podendo resultar em perdas  de  informações  e  funcionalidades.  A  conversão  de  dados  também  pode  ser utilizada  para  reduzir  a  quantidade  de  formatos  utilizados  e,  conseqüentemente,  de sistemas a serem mantidos e gerenciados, de modo a facilitar as ações de preservação.

    fonte: e-ARQ
  • Certo. A conversão de dados deve ocorrer sempre que o documento digital se tornar obsoleto. Além disso, visando maior acesso, economia e menos burocracias, sempre que possível, deve-se utilizar softwares livres de patentes. 

    Fonte: professor Mayko Gomes. Ponto dos Concursos.

  • Apesar de não comentar especificamente sobre a conversão, dá para encontrar a resposta nas Diretrizes do produtor (CONARQ). O documento deixa claro que a melhor opção é adotar formatos abertos e gratuitos, que são livres de patentes ou royalties. Vou colocar só um trechinho aqui.

    G. Sempre que possível, escolha formatos independentes de plataforma, amplamente utilizados, não proprietários e não comprimidos, com especificações disponibilizadas gratuitamente.

    Estes são frequentemente chamados de “formatos abertos”, o que significa que suas especificações são publicadas e disponibilizadas gratuitamente. Contudo, também pode significar que os formatos são amplamente utilizados e/ou livres de patentes ou royalties e da possibilidade de tais direitos serem cobrados no futuro. Deve-se ressaltar que os formatos abertos não são necessariamente o mesmo que formatos produzidos por softwares de código aberto.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/conarq_diretrizes_produtor_preservador_resolucao_38.pdf (pág 5)

  • Direto ao ponto!

    Na conversão de um formato obsoleto para um formato de dados arquivístico, devem-se utilizar formatos de fonte aberta, sem restrições por patentes, os quais fornecem longevidade e menos restrições.

    Técnicas de preservação de docs digitais

    • Migração
    • Emulação simular um SW obsoleto p/ uma base mais moderna
    • Definição de formatos adequados = abertos + não proprietários ( .pdf/a .tiff)

    Prof. Darlan Eterno - Arquivologia

    GABARITO: CERTO