SóProvas


ID
877579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

O foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade, que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente e a superação das suas expectativas, de forma que a satisfação dos clientes possa ser medida por meio de indicadores.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    perfeita descrição do principio da gestão da qualidade

    gestão da qualidade  pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
  • de forma que a satisfação dos clientes possa ser medida por meio de indicadores.

    Alguém poderia me explicar essa afirmação? Que indicadores seriam esses e como se faz? Obrigado. :)
  • A dúvida ficou em:   " superar as expectativas " .
    " ... Qualidade Total de Feigenbaum: A qualidade quem estabelece é o cliente e não os engenheiros, nem o pessoal de marketing ou a alta administração...  A qualidade de um produto ou serviço pode ser definida como o conjunto total das características de marketing, engenharia, fabricação e manutenção do produto ou serviço que satisfaça as expectativas do cliente. ... " .
    Superar as expectativas envolve custos.
  • gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
    http://www.infoescola.com/administracao_/principios-da-gestao-da-qualidade/
  • A Fundação Nacional da Qualidade apresenta os critérios mais importantes do modelo como um SISTEMA GLOBAL.  
    Os critérios são: a liderança, as estratégias e os planos, os clientes, a sociedade, as informações e o conhecimento, as pessoas, os processos e os RESULTADOS.
    Esses resultados devem ser monitorados através de INDICADORES que possibilitem a análise das diversas perspectivas necessárias ao modelo.
    Rodrigo Rennó
  • A resposta para a expressão “superação das suas expectativas” está no site oficial do planejamento do governo, página 18 no tópico dos “Princípios”:
     
    Satisfação do Cliente
    Os órgãos e as entidades públicas devem conhecer e ouvir os seus clientes internos e externos - que são os demais órgãos e entidades públicas, os servidores, e, principalmente, os cidadãos – que representam, na verdade, os legítimos destinatários da ação pública, estabelecendo mecanismos que viabilizem a parceria com eles e a superação das suas expectativas.
     
    Fonte:http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/seges/PUB_Seges_Mare_caderno04.PDF
  • Fabio, sobre sua pergunta sobre que indicadores são esses, são um conjunto de dados sobre o desempenho da organização que se inter-relacionam e mantêm uma interdependência e complementaridade dos seus elementos. Os indicadores são sistematizados de forma abrangente e há flexibilidade suficiente para que novos indicadores de desempenho sejam acrescentados ou retirados em caso de necessidade. Essa sistematização ajuda os funcionários na tomada de decisões e a basear suas ações em fatos e dados, contribuindo para buscarem juntos a melhoria contínua dos processos.

  • Fábio,

    Achei esses indicadores num material que tenho do Prof. Rodrigo Rennó do Estratégia Concursos:

    Esses indicadores de desempenho também são conhecidos como "6Es do Desempenho". São divididos em dois grupos:

    1. Indicadores do Esforço: Economicidade, Execução e Excelência;

    2. Indicadores do Resultado: Eficácia, Eficiência e Efetividade.

    Só para lembrar que um dos "Objetivos Específicos" do "Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública" é: 

    "Definir indicadores de desempenho para avaliação de resultados e de níveis de satisfação dos clientes (internos e externos) e estimular a sua utilização". 

    fonte: http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/seges/PUB_Seges_Mare_caderno04.PDF 

  • Gestão da Qualidade é uma abordagem gerencial de uma organização centrada na qualidade, baseada na participação de todos os seus membros, buscando um sucesso de longo prazo através da satisfação dos seus clientes.

  • GAB. CERTO 

     

    “Qualidade é a satisfação das necessidades do consumidor. Qualidade é adequação ao uso. ” (Juran, 1974)

     

    “Qualidade é a conformidade às especificações. ” (Crosby, 1979)

     

    “Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável. ” (Broh, 1974)

     

    "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente".(DEMING, 1993:56)    

     

    "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."  (FEIGENBAUM, 1994:8)

     

    "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade. (JURAN, 1992:9)

     

    "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor." (ISHIKAWA, 1993;43)

  • CORRETA!

    Características da Gestão da qualidade:

    -Atender às expectativas, requisitos e desejos dos clientes;

    -Executar as tarefas da melhor forma possível;

    -Preocupação constante em melhorar os processos de trabalho;

    -Não desperdiçar esforços e recursos;

    -Fazer correto o trabalho desde o princípio.

  • GABARITO: CERTO

    Gestão da Qualidade Total são pensamentos estratégicos que antecedem o agir e o produzir. Também, em relação à mudança de postura gerencial e a forma de entender o sucesso de uma organização. Esse termo abrangente, fornece ao leitor uma sensação de totalidade, estando relacionada a ética, moral, qualidade intrínseca, atendimento e segurança. Utiliza-se a palavra ‘total’ como forma de mostrar que todos os setores da empresa serão incluídos no processo.

    Além de satisfazer os consumidores, a Qualidade Total procura satisfazer os ‘stakeholders’, que são entidades importantes para os interesses da empresa e também busca a excelência na organização.

    A Gestão da Qualidade vem tão somente para a total eficiência e sucesso das instituições. A valorização do cliente está em primeiro lugar. Com uma abordagem ampla, tem o objetivo de tornar a empresa mais competitiva, flexível e eficaz construindo um planejamento sólido e compreendendo as atividades exercidas em cada setor da organização. Importante ressaltar que devem participar desse planejamento, pessoas de cada nível hierárquico que poderão colaborar com a organização.

    FONTE: http://gestao-de-qualidade.info/qualidade-total.html