SóProvas


ID
882037
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de construção de cenários requer uma análise aprofundada de tendências/fatores externos que possam a vir se transformar em ameaças ou oportunidades para a empresa. Este é o passo inicial para se efetuar uma análise SWOT ou PFOA. São foco desta análise, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Me pareceu uma questão mal formulada, acaba acertando porque percebe que a única alternativa não incluída na análise do ambiene externo (ou seja, ameaças e oportunidades) é o ambiente funcional (que seria ambiente interno, uma força ou fraqueza). Mas a alternativa pergunta são foco desta análise (SWOT), portanto ameaças, oportunidades, fortalezas e fraquezas.  

  • GABARITO B

     A questão pergunta quem aí não é variável EXTERNA (nem ameaça e nem oportunidade) e sim quem é interna (que pode ser uma eventual fraqueza ou força da organização):

     a) O ambiente tecnológico. ✔ (externo)

    b) O ambiente funcional (interno).  ✖ 

    c) O ambiente político e econômico estão no ambiente contextual ✔ (externo)

    d) O ambiente legal está englobado no ambiente contextual ✔ (externo)

    1. Interno.
    2. Externo = operacional (afeta diretamente a organização) + contextual (afeta indiretamente)

     

  • Mas não está claro no enunciado da questão!

  • A QUESTÃO DISSE SOBRE AMBIENTES EXTERNOS.

    FUNCIONAL É INTERNO.

  • Alguém poderia explicar o que seria um ambiente legal?

  • A questão versa no seu enunciado sobre SWOT e elementos da análise EXTERNA. Logo em seguida, ela pede a alternativa que contemple a exceção à análise externa, logo, marcaremos o item que se refere à análise interna.

    Para Sobral e Peci (2013), o ambiente organizacional é composto pelo "conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho"

    Esse ambiente amplo, por sua vez, pode ser dividido em interno e externo:

    1- Interno: "Conjunto de elementos internos da organização que influenciam a sua adequação ao ambiente externo e, consequentemente, seu desempenho organizacional".

    Nele, faz-se a análise de forças e fraquezas (internas e controláveis).

    2- Externo 

    2.1: Ambiente Operacional conta com fatores que afetam diretamente a organização, tais como, clientes, fornecedores, concorrentes, instituições financeiras, comunicação e etc.

    +

    2.2: Ambiente Contextual (afeta indiretamente) “inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, tais como: fatores econômicos, político-legais, socioculturais, demográficos ou tecnológico (...)" Nele, faz-se a análise de oportunidade e ameaças (externas e não-controláveis).

    Em resumo, são fatores externos e fazem parte do ambiente contextual, os seguintes fatores:

    • Econômicos,
    • Político-legais,
    • socioculturais,
    • demográficos ou
    • tecnológico

    Fonte: Sobral e Peci (2013).

    Analisando as alternativas:

    a) Incorreto. O fator tecnológico é um dos fatores que fazem parte do ambiente contextual e que, por sua vez, compõe o ambiente externo. Lembre-se que a questão pede a alternativa que não tenha relação com o ambiente externo.

    b) Correto. Os aspectos funcionais são controláveis por ela e interna à sua estrutura organizacional, logo, qualquer tipo de análise nesse aspecto serão análises internas.

    c) Incorreto. Os fatores políticos e econômicos estão no ambiente contextual (ambiente externo).

    d) Incorreto. O fator legal (ambiente contextual), aquele relacionado à legislação e às normas ,faz parte da análise externa

    Fonte: SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson. 2008 (p. 72)

    GABARITO: LETRA B