SóProvas


ID
897088
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Servidor público titular de cargo de provimento efetivo em autarquia municipal filia-se ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS

Alternativas
Comentários
  • C) CORRETA. DECRETO 3.048/99 - Art. 10. O servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da União, Estado, Distrito Federal ou Município, bem como o das respectivas autarquias e fundações, são excluídos do Regime Geral de Previdência Social consubstanciado neste Regulamento, desde que amparados por regime próprio de previdência social. § 1º Caso o servidor ou o militar, amparados por regime próprio de previdência social, sejam requisitados para outro órgão ou entidade cujo regime previdenciário não permita a filiação nessa condição, permanecerão vinculados ao regime de origem, obedecidas às regras que cada ente estabeleça acerca de sua contribuição. § 2º Caso o servidor ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social, tornar-se-ão segurados obrigatórios em relação a essas atividades.
    A) INCORRETA. DECRETO 3.048/99 - Art. 9º São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas: I - como empregado: p) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social;
    B) INCORRETA. DECRETO 3.048/99 - Art. 11, § 2º É vedada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência social, salvo na hipótese de afastamento sem vencimento e desde que não permitida, nesta condição, contribuição ao respectivo regime próprio.
    D) INCORRETA. Será segurado OBRIGATÓRIO, caso exerça atividade lícita no setor privado, independentemente do teto.

  • Só para complementar:

     e) obrigatoriamente, desde que o município para o qual trabalhe tenha instituído regime de previdência complementar para os respectivos servidores efetivos. --> O erro dessa letra é que o examinador colocou o conceito de regime próprio, mas se referiu a previdência complementar! Quando o Município para o qual o servidor trabalha não tenha instituído RPPS, ele deverá se filiar ao RGPS. Mas, caso contrário, é obrigatória a filiação ao RPPS.

    O gabarito é letra C (basta se lembrar que é obrigatória a filiação tanto ao RPPS quanto ao RGPS, logo se a pessoa exerce mais de 1 atividade, as quais se encaixam em ambos os regimes somo segurado obrigatório, é obrigatória a filiação em ambos, ainda que no RGPS já tenha atingido o teto da aposentadoria. Isso porque é perfeitamente possível a acumulação de aposentadoria de RPPS com aposentadoria do RGPS, desde que o segurado possua dois vínculos previdenciários e preencha os requisitos legais dos benefícios de maneira autônoma).

  • LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.


    Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.


    Art. 12. O servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, bem como o das respectivas autarquias e fundações, são excluídos do Regime Geral de Previdência Social consubstanciado nesta Lei, desde que amparados por regime próprio de previdência social. (Redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

      § 1o Caso o servidor ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social, tornar-se-ão segurados obrigatórios em relação a essas atividades.(Incluído pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

  • Respondi letra C, entretanto fiquei em dúvida entre a alternativa A (onde está o erro nela?)

    obrigatoriamente, durante o período em que durar a licença do cargo efetivo obtida para exercer mandato eletivo no município, ainda que originalmente vinculado a regime próprio de previdência.

  • Colega Jonas, o erro da letra A "ainda que originalmente vinculado a regime próprio de previdência". Art. 11, I, "h" da Lei 8.213/91 diz que: "... desde que não vinculado a regime próprio de previdência social". Abraços, bons estudos!

  • Questão confusa....

  • Obrigatoriamente, caso vinculado a regime próprio de previdência e concomitantemente exerça emprego lícito na iniciativa privada, independentemente de seus vencimentos públicos ultrapassarem o valor teto do RGPS.

    GABARITO (apesar do erro na pontuação) ''C''

  • Pouco importa quanto o servidor efetivo ganha no serviço público,caso ele exerça atividade coberta pelo RGPS ele será segurado obrigatório,porém nunca na qualidade de facultativo.Logo,Letra C

  • LETRA C.

    O trabalho empregado é condição suficiente para que haja contribuição para o sistema de seguridade social, pouco importando o valor que ganha fora da iniciativa privada, pois, o sistema é SOLIDÁRIO.
  • errei por uma vogal...

  • Questão fácil , mas enunciado confuso