SóProvas


ID
900229
Banca
TRT 3R
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta :

Alternativas
Comentários
  • O pagamento da multa de 40% do FGTS não seria devido, no contrato a termo, se houvesse expressa adesão à cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão (art. 481, CLT)? 
  •  

    Art. 14 do regulamento do FGTS (decreto nº 99684/90) - No caso de contrato a termo, a rescisão antecipada, sem justa causa ou com culpa recíproca, equipara-se às hipóteses previstas nos §§ 1° e 2° do art. 9°[parágrafos se referem a multa de 40% dos depósitos no caso de demissão sem justa causa e de 20% no caso de culpa recíproca], respectivamente, sem prejuízo do disposto no art. 479 da CLT
    	Art. 9º ...  

    § 1º - No caso de despedida sem justa causa, ainda que indireta, o empregador depositará na conta vinculada do trabalhador no FGTS, importância igual a quarenta por cento do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros, não sendo permitida, para este fim a dedução dos saques ocorridos.

    § 2º Ocorrendo despedida por culpa recíproca ou força maior, reconhecida pela Justiça do Trabalho, o percentual de que trata o parágrafo precedente será de vinte por cento.

  • Ocorreu-me a mesma dúvida do Colega Diego...não deveria haver adesão a cláusula assecuratória?
  • Diego,
    A adesão de cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão nos contratos a termo exclui a incidência dos artigos 479 e 480 da CLT. 
    A indenização decorrente da extição contratual de trabalho a termo, que contenha cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão será regulada de acordo com as normas que regulam a rescisão do contrato de trabalho por prazo indeterminado, sendo devido nestes casos o aviso prévio e também a multa indenizatória do FGTS (40%).
    A multa de 40% do FGTS só não seria devida caso o empregado concorresse com justa causa para a extinção do contrato de trabalho.  

    Espero ter ajudado. 
    Boa sorte a todos!!! 
  • A estipulação da "cláusula de aviso prévio" é faculdade das partes. A questão não falou nada a respeito disso (se ater ao que a questão diz).

    Interessante é a letra B. Realmente, na prática os efeitos são parecidos, mas, acontece que em se tratando de diretor não empregado, o contrato de trabalho é suspenso.