SóProvas


ID
902230
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um “novo paradigma para as empresas”, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing:

Alternativas
Comentários
  • essa da para fazer por eliminatória
  • Os gestores do País já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.

    O caminho para a Sustentabilidade só será trilhado se todos os processos atuais passarem por uma grande e profunda revisão, e o Marketing poderá ser pioneiro nesta revisão .

    Poderá ser iniciado pelo próprio profissional de marketing a despeito da sustentabilidade. Este profissional poderia analisar profundamente sobre sua crença. Qual a sua imagem pessoal? O que ele busca dentro de si para fazer a diferença no processo de desenvolvimento do mercado? Quais são os seus valores como ser humano? Como posso ajudar na construção da Sustentabilidade em Marketing a partir de meus princípios pessoais e profissionais? 

    O “Ego” deverá ser deixado de lado e o profissional poderá buscar o entendimento de qual é a sua real função como profissional de uma área que se propõe a entender de pessoas (consumidores, sociedade) e de mercado (invisível). Após esta revisão no seu processo interno, o “marqueteiro” poderá utilizar todas as ferramentas dentro de um processo sustentável, ou seja, incluindo e ouvindo todos os seus stakeholders na análise mercadológica, no desenvolvimento de um produto novo .

  • Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

    Avante!

  • Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.


    O sistema de produção orgânica valoriza o meio ambiente e a biodiversidade. Trabalha o solo, a água e os recursos naturais de forma responsável. Não usa substâncias tóxicas e poluentes. Desenvolve práticas éticas nas relações produtivas e sociais. Valoriza a sustentabilidade.


  • Alternativa A. Errado. O marketing verde visa ações que beneficiem o meio ambiente.

    Alternativa B. Errado. Os estudos estão sendo direcionados para embalagem recicláveis e até biodegradáveis.

    Alternativa C. Certo. O consumo responsável envolve comprar produtos eticamente corretos. Produtos que não sejam desenvolvidos, por exemplo, mediante exploração de trabalho escravo ou que causem prejuízos para o meio ambiente.

    Alternativa D. Errado. A obsolescência programada ocorre quando a empresa fabricante desenvolve produtos com vida intencionalmente curta, isto é, os produtos são construídos com uma pré-disposição a apresentarem problemas após um período específico de uso (geralmente um tempo curto). A obsolescência programada traz prejuízos ambientais, pois os produtos rapidamente tornam-se lixo e são descartados. 

    Alternativa E. Errado. Desenvolvimento de produtos ambientalmente menos seguros prejudica a sustentabilidade.

    Gabarito: C

  • As pessoas, organizações e até mesmo líderes de Estado estão cientes, em grande parte, dos efeitos prejudiciais do consumo sobre o ambiente. Muitos desses personagens têm, como consequência, apresentado mudanças significativas em seus comportamentos a fim de encontrar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades e o aproveitamento dos recursos disponíveis.

    O marketing ecológico, também chamado de marketing verde ou ambiental, é uma vertente do marketing que visa estimular a troca entre pessoas envolta de preocupações ambientais: produção sustentável de bens e serviços, reutilização de mercadorias, aumento do ciclo de vida de produtos, incentivo ao consumo consciente, gestão ambiental empresarial e às alianças verdes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A consciência ambiental tem levado as organizações a adotar o chamado “marketing verde". Além de impactar a produção e a gestão organizacional, a prática desse marketing também contribui significativamente para o bom relacionamento com os consumidores e para a manutenção da imagem positiva perante seus públicos.

    B) Errado. A sustentabilidade defende que as organizações estudem e a criem embalagens recicláveis, feitas a base de plástico, papel ou alumínio, por exemplo, que podem ser reaproveitadas.

    C) Certo. O marketing, por meio da sua vertente ambiental, estimula o deslocamento do foco da promoção do consumo (geralmente considerado “egoísta", imediato e inconsequente) para a promoção do consumo responsável (intimamente relacionado às questões sociais e/ou ambientais, com vistas a beneficiar as gerações futuras).

    D) Errado. A obsolescência planejada dos produtos não faz parte das práticas ligadas à ideia de sustentabilidade; diz respeito ao desenvolvimento de mercadorias com vida útil reduzida intencionalmente, com a predisposição de se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de tempo, geralmente curto, o que estimula o consumo.

    E) Errado. A sociedade, como um todo, está cada vez mais intolerante em relação a acidentes ambientais e a riscos à integridade e segurança dos seres vivos causados pelas organizações, o que afeta a reputação das empresas e seu relacionamento com os públicos. Por isso, o desenvolvimento de produtos ambientalmente mais seguros é uma prática essencial quando nos referimos à sustentabilidade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Andrea Chernioglo Vio, Dennis Vincent Reade, Marcos Donizete Aparecido Rocha, Sergio Luis Ignacio De Oliveira. Marketing: Novas tendências. Saraiva Educação S.A., 2017.