SóProvas



Questões de Comunicação Organizacional em Marketing


ID
63022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente. - vide telefone e whatsapp


ID
77299
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Três especialistas teceram os seguintes comentários a respeito das mudanças no ambiente da comunicação:

Pedro - Observa-se um forte movimento de confiança na divulgação focada em mídias massivas, por exemplo, televisão aberta e revistas de circulação nacional, como solução dos problemas de comunicação.

Alice - As novas tecnologias nos pontos de vendas transformam cada transação em informações não apenas sobre o desempenho de cada fabricante, como também sobre o giro e o retorno de ações promocionais.

Antônio - O desenvolvimento do database marketing permite que os profissionais de comunicação utilizem diversas informações para atingir consumidores por meio de diferentes ferramentas de marketing direto.

É(São) correto(s) o(s) comentário(s) de

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar a teoria dessa questão?
  • O Pedro errou em que mesmo?

    Nao entendi a questao. Se tivessem estabelecido um publico alvo, ate poderiamos questionar a divulgacao em massa, mas a questao nao fez isso o que tornou a comunicacao geral, e nesse aspecto, a televisao aberta ainda e uma das mais abrangentes formas de comunicacao.

    Aguardo retornos de teorias tambem.
  • A questão afirma que: Há um forte movimento de confiança. O que é extremamente refutável principalmente quando se trata de determinadas informações.


    "Pedro - Observa-se um forte movimento de confiança na divulgação focada em mídias massivas (...).

  • A questão fala de mudança no ambiente de comuinicação e de forte movimento de confiança nas mídias, a maior mudança que a sociedade vive hoje é na web e não na televisão aberta. Veja parte de um artigo sobe Comunicação:

    A sociedade encontra-se na era da informação, deslocando-se para a era da recomendação, do boca a 
    boca virtual, através dos nichos e subnichos. A comunicação é muita ampla na web e na própria Cibercultura, 
    essa faceta intrigante de cada meio de comunicação, podendo ser estudado profundamente através das comunidades côo a da Barbie no orkut, nos jogos, no e-commerce e nas lojas reais que revendem produtos; e, claro, 
    no próprio comportamento dos consumidores que consomem a marca.  O que evidencia que a Web 2.0 colaborativa tem sido explorada pelas ferramentas e estratégias de comunicação e webmarketing para aprofundar as 
    relações com seus nichos específicos, como demonstrado no estudo feito no site da Barbie.com.
  • LETRA D

    Os novos consumidores são idiossincráticos e não se encaixam em apenas um perfil de comportamento, tendendo à hiper-segmentação. Do mercado de massa, rumou-se para um mercado de nichos,  onde a diversidade de gostos e opiniões impera sobre a homogeneização destes mesmos fatores. 

    Lewis e Bridges observam que, dentro destes nichos, “hábitos de consumo podem ser tão singulares e pessoais quanto as impressões digitais”. 

    Anderson (2007) utiliza o conceito de cauda longa – originário do campo da economia – para definir o estado atual do mercado de consumo, que se encontra dividido em uma infinidade de pequenos grupos de preferências que, juntos, representam uma força de mercado equivalente àquela de poucos grandes grupos.  Ao contrário do que ocorria no passado – quando poucos itens eram vendidos em grande quantidade – a ordem que impera no mercado de nichos é a da grande diversidade de ofertas que talvez sejam atraentes apenas para públicos muito específicos.
    A cultura dos hits, a que se refere o autor, chegou ao fim. 

    Ou seja,  Devido a estas mudanças, as técnicas tradicionais de segmentação estão se tornando obsoletas, sendo substituídas por outras que levam em consideração as características, gostos específicos  e hábitos de compra individuais dos consumidores.


    ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
    1. BRIDGES, Darren; LEWIS, David.  A alma do novo consumidor. São Paulo: M.Books, 2004.  
  • Como disse o colega na questão anterior "cada pessoa, organização, público, etc, percebe os outros de forma diferente". Portanto, não seria a divulgação focada em mídias massivas que solucionaria os problemas de comunicação.

    Bons estudos!
  • O movimento que há hoje é de uma comunicação dirigida (segmentada) a um(ns) grupo(s) de clientes, aos quais a empresa consegue atender plenamente. Isso porque cada empresa tem um foco, um tipo de produto no qual é especializada. Se a comunicação fosse massiva, ou seja, para um grande número de pessoas, ela estaria atingindo indivíduos que não são consumidores desse produto, o que não é bom. 

    Por isso a fala de Pedro está errada.


ID
93178
Banca
FCC
Órgão
DNOCS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No processo de comunicação organizacional existe, na parte da decodificação da mensagem, a percepção seletiva do receptor. A respeito da percepção seletiva do receptor da mensagem, analise:

I. refere-se à manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

II. à medida que as informações são passadas para a cúpula da empresa, elas precisam ser condensadas e sintetizadas.

III. o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta com base em suas necessidades, motivações e experiências.

IV. o receptor também projeta seus interesses e expectativas quando decodifica as mensagens.

V. o emissor tende a assumir que as palavras e termos usados por ele na transmissão da mensagem têm o mesmo significado para o receptor.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não domino este assunto... mas como o índice de erros desta questão é alto, e não havia nenhum comentário, resolvi tentar dar uma força... rsrs
    Eu resolvi por eliminação!!!

    "No processo de comunicação organizacional existe, na parte da decodificação da mensagem, a percepção seletiva do receptor. A respeito da percepção seletiva do receptor da mensagem, analise:
    I. refere-se à manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Está falando do emissor, errada!
    II. à medida que as informações são passadas para a cúpula da empresa, elas precisam ser condensadas e sintetizadas. Essa também não diz respeito ao receptor, errada!
    III. o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta com base em suas necessidades, motivações e experiências. Certinho... percepção seletiva do emissor!
    IV. o receptor também projeta seus interesses e expectativas quando decodifica as mensagens. Certinho... percepção seletiva do emissor!
    V. o emissor tende a assumir que as palavras e termos usados por ele na transmissão da mensagem têm o mesmo significado para o receptor. Está falando do emissor novamente, errada!
  • Mas o gabarito tem como resposta correta:
    A) I, II e III

    http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/habilidad.htm
  • o gabarito tem como resposta correta a B, e não a A.
  • Percepção seletiva: É o processo pelo qual cada um escolhe e seleciona os vários objetos ou estímulos que chamam atenção.
    A percepção humana é muito limitada, são as necessidades, influência sociais e culturais, e vontades de cada pessoa que vão determinar quais são os estímulos para serem percebidos.
    A forma mais comum de uma organização perceptiva é a estereotipagem. Um estereótipo ocorre quando alguém é identificado com um grupo ou categoria e seus atributos são simplificados para associá-lo a um grupo ou categoria familiar à pessoa. É uma generalização a respeito do grupo ou pessoas.
    As diferenças preceptivas ocorrem quando os indivíduos percebem os mesmos objetos de maneira diferentes. Elas influenciam poderosamente as comunicações, distorcem mensagens e criam ruídos e interferências.
    http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/comunica.htm

  • Vamos lá. Quais são as etapas da comunicação organizacional?
    Emissor ---> Codificação ----> Mensagem--> Meio ou canal --> Receptor --> Decodificação --> Resposta --> Retroalimenteção ou Feedback

    Essas são as etapas da comunicação organização. Todo tipo de interferência negativa nesse processo, não importa qual etapa, é chamado de RUÍDO, exemplos de ruídos:
    BARULHOS, DOR DE CABEÇA, FRIO, ETC.
    A percepção seletiva é um tipo de ruído na comunicação, e consiste na percepção da mensagem de acordo com o conhecimento prévio, as experiências, a vida do receptor, podendo deturpar o real sentido da mensagem. É algo do receptor, e não tem haver com o emissor.
    Ok?
    Bons estudos
  • qual e o erro da V? a pessoa quando emite uma informacao nao tende a achar que a outra recebeu conforme o que foi emitido?

  • È bom lembrar o que a banca quer, nesta questão: "Como o receptor decodifica uma mensagem", esquecer o emissor, itens I e V. Alternativa correta B

  • Devemos estar sempre atentos aos comandos dado pela questão.   

    Neste caso: "A respeito da percepção seletiva do receptor da mensagem..."


ID
214627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


Na atualidade, o consumidor assume um papel exigente e requer novo posicionamento da organização quanto à divulgação de seus produtos e serviços, substituindo explicações para casos de desconsideração e desleixo por informações fidedignas a que o público tem direito.

Alternativas

ID
214630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


O surgimento de consumidores mais questionadores, exigentes e transformadores das relações entre organização e usuário demandam das organizações a intensificação das inserções de publicidade na mídia, como ação estratégica para contrabalançar as possíveis queixas do público consumidor.

Alternativas
Comentários
  • As queixas dos consumidores devem ser resolvidas a partir de políticas de qualidade dos produtos e serviços prestados
    e não com bombardeios de informação ou na tentativa de persuádi-los com publicidade. Os consumidores atuais dão mais atenção as comunicações que não explicitam tanto sua intenção de influenciar, mas sim com cunho informativo.
  • A ação estratégica para contrabalançar as possíveis queixas do público consumidor deve ser a criação de bons canais de comunicação (0800, redes sociais, site...) que ao mesmo tempo que solucionam problemas, causam boa impressão pra novos clientes. 

ID
222358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado simbólico, as organizações levam em conta as expectativas dos indivíduos em relação ao papel que as instituições devem desempenhar, enquanto desenvolvem ações para satisfazer tais expectativas.

Alternativas

ID
222361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

O único fator que poderá garantir a sobrevivência de uma instituição é o desenvolvimento de técnicas de marketing institucional.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução. Existem várias fatores que podem garantir a sobrevivência de uma instituição. O marketing institucional está dentro do mix de comunicação institucional, que envolve também assessoria de imprensa, relações públicas, eventos, etc.

  • Tanta coisa pode ser feita. 


ID
222412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Informar permanentemente os públicos sobre a atuação das organizações é uma atividade de comunicação voltada para a transparência nas relações instituição-sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Transparência e publicidade são dois valores presentes na comunicação pública, entre estado e sociedade. Vale a pena conferir a lei de acesso à informação, que completou um ano.
  • Profas. Cintia Moreno e Janaina Carvalho: 

    Correto. A transparência é um dos conceitos ligados ao exercício da responsabilidade social, que implica também o desenvolvimento de práticas de comunicação, diálogo e interação com os públicos da empresa (como colaboradores, consumidores, clientes, fornecedores, meio ambiente, governo e sociedade) alimentando a confiança na empresa.


ID
222415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.

Alternativas
Comentários
  • A democratização do acesso à internet e as novas mídias é um dos temas emergentes da comunicação social. 

ID
222418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A "participação", mencionada no texto, não se estende a toda a sociedade, mas somente a alguns de seus segmentos.

Alternativas

ID
222421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Não é possível garantir desenvolvimento social, transformação de realidade ou cidadania se não houver ética.

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=NKhm40SgWGw

  • GAB C

     

    A ética é premissa para qualquer ação de responsabilidade social, já que significa o compromisso da organização com a comunidade, o meio ambiente e o futuro.


ID
222439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Veículos internos de comunicação de uma organização - TV, agência de notícias, rádio, jornal - são canais de comunicação voltados para os públicos externos.

Alternativas
Comentários
  • Para o público externo?!
  • concordo com a colega, totalmente esquisito. Se alguma boa alma puder esclarecer o que essa banca maluca entendeu ou quis impor como correto, aguardamos ansiosamente sua colaboração.
  • Pelo que entendi, veículos UTILIZADOS HABITUALMENTE como comunicação interna, sao ESSENCIALMENTE externos. Ou seja, apesar de utilizados tambem internamente, sao como ess6encia voltados ao público externo.
  • Os materiais de comunicação interna são de interesse dos investidores externos, que são público consumidor dessas informações. Pelo menos é o que eu entendo da linha de raciocínio do CESPE.
  • Agência de notícias é veículo interno?
  • Estranho demais...

  • No caso das agências de notícias, a imprensa não deixa de ser um público externo. ;)

  • Pegadinha horrorosa da Cespe e que só faz sentido se você reescrever toda a sentença, meio que de trás para frente e utilizando as palavras chave que a banca deu para matar a questão. Essa aí só para quem sacou de cara o final do filme sexto sentido acerta mesmo. Palavras chave da questão: "canais" e "agências de notícias".

    Reescrevendo: TV, agência de notícias, rádio e jornal são  canais de comunicação voltados para os públicos externos. Dentro de uma organização, eles podem ser utilizados como veículos internos de comunicação.

    A palavrinha mágica da questão é "agências de notícias", que jamais poderia ser veículo interno de comunicação. Só que a questão vem tão truncada que é difícil chegar nesse raciocínio.


ID
270166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

As instalações físicas, a cultura institucional, os funcionários da organização e os documentos estatutários compõem o conceito de imagem empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Recorri ao Kotler.

    Imagem é o modo como o púlbico vê a empresa ou seus produtos.


    Adminsitração de Marketing
    12 edição
    p. 315
  • Esta questão está atrelada a diferença entre os conceitos de imagem e identidade.
    Identidade se refere ao plano dos conteúdos lógicos, concretos, apreencidos pelo nível do consciente.
    E a imagem se refere ao plano dos simbolismos, das instituições e conotações, apreendidas pelo nível do insconsciente.
    As instalações físicas são concretas, portanto fazem parte da identidade e não da imagem.
  • Obs: A questão seria mais de cultura empresarial/Organizacional do que de marketing 
  • documentos estatuários, errado

  • O assunto é Mkt. Tópico Valor entregue ao cliente. Aecio e Daiane estão certos.

  • De forma geral a língua portuguesa define a Identidade como sendo “algo idêntico, de paridade absoluta; conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, considerado quando ela precisa ser reconhecida” ou ainda, “consciência que uma pessoa tem de si mesma”. E define a Imagem como um “Reflexo de um objeto na água, num espelho etc; representação de uma pessoa ou coisa obtida por meio de desenho, gravura ou escultura; estampa que representa personagem santificada para ser exposta à veneração dos fiéis; reprodução na memória; conceito ético relativo aos costumes ou a índole dos indivíduos ou conceito visual relativo à concepção mental que corresponde a um objeto visto”.


ID
270169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Uma vez que as questões públicas podem levar a mudanças no relacionamento da organização com seus diversos públicos, o acompanhamento dessas questões e a gestão de seus possíveis impactos compete ao profissional de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Essa é uma das atribuições do RP.

ID
274978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do endomarketing é fazer que a organização conheça os anseios de seus empregados e saiba como motivá-los, visto que dessas ações dependem as vendas e também os lucros.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    O empregado motivado, obviamente trará mais lucro pra empresa.

    Por isso, é necessário que a empresa saiba quais são os anseios de seus empregados,

    até pra que os mesmos se sentam satisfeitos com o que fazem.
    Bons estudos

  • Essa questão generaliza muito, todos nós sabemos que o endomarketing influencia em maiores ganhos tanto para a empresa quanto para os clientes, porém as vendas e os lucros não dependem disso, pois muitas empresas não se preocupam com isso, e mesmo assim fazem suas vendas e têm seus lucros. Eu acho que essa questão deveria dizer que com essas ações, as vendas e os lucros tendem a crescer, e não que para que se tenha lucro e vendas, depende disso, mas...a CESPE tem disso

  • OBJETIVOS DO ENDOMARKETING


    É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.


    “A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno.” (BRUM, 1998).


ID
274984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

O endomarketing está intimamente ligado à comunicação interna na empresa, porque tem como objetivo mobilizar os recursos disponíveis com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e metas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Endo = interno; o Endomarketing tem o objetivo de melhorar a qualidade "de vida" dos funcionários para que estes, mais satisfeitos façam um trabalho com maior eficiencia e qualidade. 

  • É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.


    "A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno." (BRUM, 1998).


ID
289309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como
processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta
e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o
que necessitam e desejam.

Para o posicionamento correto de um produto ou serviço, deve-se definir estrategicamente os elementos do composto de marketing para atender a cada segmento alvo, não sendo suficiente, para estabelecer um diferencial de competitividade, a decisão estratégica de valorização mais acentuada de um ou outro elemento do mix de marketing.

Alternativas
Comentários
  • para tornar a questão correta basta retirar o NAO!
  • As decisões estratégicas para o composto de marketing envolvem a criação de uma combinação de produto, preço, promoção e distribuição que atenda às necessidades dos consumidores dos segmentos-alvos escolhidos. 

    Coube a McCarthy (1983) classificar essas ferramentas em quatro grupos amplos denominados os “4P´s” do marketing: produto, preço, praça e promoção termos que vêm do inglês product, price, place e promotion. 


  • Tudo o que eu leio do cespe referente à mix de marketing pra mim parece certo...kkkkkkkkkkk

  • Para o posicionamento correto de um produto ou serviço, deve-se definir estrategicamente os elementos do composto de marketing para atender a cada segmento alvo, não sendo suficiente, para estabelecer um diferencial de competitividade, a decisão estratégica de valorização mais acentuada de um ou outro elemento do mix de marketing: produto, preço, praça e promoção. Ora se faz uma promoção (propaganda), ora se reduz o preço, ora se oferta uma entrega gratuita (praça), Ora pinta o pavão (produto).

    ERRADO


ID
323263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação
específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os
itens subsequentes.

As campanhas institucionais podem ser delegadas apenas à assessoria de comunicação — ou de relações públicas, publicidade e imprensa — da própria organização, já que, pela natureza de seus objetivos, as estratégias são estritamente organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro está na palavra APENAS, já que campanhas públicitárias são institucionais,mas nem sempre são feitas pelo setor de comunicação. A maioria tende a ser encomendada a grandes agências.
  • "...as estratégias são estritamente organizacionais". Entendo que as estratégias não sejam estritas da organização, mas muitas vezes encabeçadas por agências contratadas pelas organizações.

  • As estratégias NÃO são estritamente organizacionais. O erro, acredito, está no termo "ESTRITAMENTE".

  • Hoje em boa parte dos órgãos as campanhas institucionais, principalmente de publicidade, são terceirizadas, contratadas mediante licitação (Lei nº 12.232/2010). Em alguns órgãos, não sei se é maioria, a assessoria de comunicação - de relações públicas e de imprensa - também são terceirizadas. O que, na minha opinião, contraria o interesse público e a impessoalidade na contratação de mão de obra. Acho ainda que avilta o mercado e a profissão, além de diminuir consideravelmente o número vagas em concursos públicos da área.


ID
323266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação
específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os
itens subsequentes.

Campanha institucional é o conjunto de atividades coordenadas em torno de um objetivo comum no decurso da execução de um plano de relações públicas ou, excepcionalmente, em ocasiões que requerem ação intensa de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Campanhas institucionais habituais: posicionar a empresa de modo a formar uma boa imagem a longo prazo. Flights (outputs) difusos no tempo.

    Campanhas institucionais excepcionais: envolve técnicas de marketing institucional para conscientizar ou defender causas pontuais, contextuais ou de oportunidade, cujos resultados esperados são mudanças de hábitos, atitudes e crenças dos públicos em curto ou médio prazo. Flights concentrados no tempo.


ID
521218
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em toda sociedade, alguns comportamentos individuais conflitam com os interesses coletivos de longo prazo. Um exemplo disso é a não-adoção de métodos de controle da natalidade em países muito populosos. Outros comportamentos podem prejudicar os próprios indivíduos, como a recusa em fazer determinados exames médicos. Os agentes interessados em proteger os interesses dos indivíduos e da sociedade criam programas, denominados “mudança social planejada”, que têm o objetivo de mudar o comportamento desses indivíduos. Sobre as estratégias de se conduzir uma mudança social planejada, qual a afirmativa correta?

Alternativas

ID
521221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é a forma de uma empresa organizar um conjunto de informações de mercado, de modo a viabilizar a tomada de ações gerenciais consistentes. Esse sistema engloba, entre outras coisas, a coleta e tratamento de dados externos (obtidos de fontes externas à empresa) e o de dados internos (obtidos dentro da própria organização).
Sobre estes últimos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
564751
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Customer Relationship Management revolucionou a forma como as empresas se relacionavam com os seus clientes até então. Apesar de bastante utilizado hoje nas empresas modernas, é importante lembrar que, para trazer os resultados esperados, um dos maiores ERROS a serem evitados no processo de implementação do CRM é

Alternativas
Comentários
  • CRM não é somente instalar um software no computador da empresa. O CRM é uma filosofia, uma estratégia e um processo que trata das pessoas com quem a empresa se relaciona. Softwares são sim parte desse processo, mas somente isso não trará resultados para a empresa. Muitos pensam que, quando se fala em CRM, terão um custo muito grande, mas existem softwares gratuitos pra baixar no google para já poder implementar essa estratégia na empresa. 

  • GABARITO: B


ID
829213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em essência, o marketing é uma combinação simples de fatores que
busca a obtenção de um equilíbrio correto para qualquer atividade
comercial. A respeito do mix de marketing, julgue o seguinte
item.

A comunicação mercadológica, projetada para ser persuasiva e conseguir um efeito calculado nas atitudes e(ou) no comportamento do público visado, faz-se por venda pessoal, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, propaganda e publicidade.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.


     Para tal, as empresas ou entidades lançam mão de um amplo mix de comunicação, que inclui o esforço publicitário, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao cliente (SAC, CRM), uma eficiente estrutura de distribuição e toda a sua competência em marketing.


     A comunicação mercadológica tem experimentado uma verdadeira revolução , nos últimos anos, com o incremento das pesquisas focadas nos hábitos do consumidor, a utilização do database marketing , a globalização dos mercados e o consequente acirramento da concorrência, bem como pela introdução de alternativas disponibilizadas pela adoção das novas tecnologias.


    gab correto


ID
883960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação organizacional,
julgue os itens subsequentes.

Mediante a técnica SWOT, analisam-se os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como suas oportunidades e ameaças, visando auxiliar o processo de elaboração do planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o http://www.significados.com.br/swot/:

    SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities(Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

    A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

  • SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.


    Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.


    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.


ID
902230
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um “novo paradigma para as empresas”, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing:

Alternativas
Comentários
  • essa da para fazer por eliminatória
  • Os gestores do País já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.

    O caminho para a Sustentabilidade só será trilhado se todos os processos atuais passarem por uma grande e profunda revisão, e o Marketing poderá ser pioneiro nesta revisão .

    Poderá ser iniciado pelo próprio profissional de marketing a despeito da sustentabilidade. Este profissional poderia analisar profundamente sobre sua crença. Qual a sua imagem pessoal? O que ele busca dentro de si para fazer a diferença no processo de desenvolvimento do mercado? Quais são os seus valores como ser humano? Como posso ajudar na construção da Sustentabilidade em Marketing a partir de meus princípios pessoais e profissionais? 

    O “Ego” deverá ser deixado de lado e o profissional poderá buscar o entendimento de qual é a sua real função como profissional de uma área que se propõe a entender de pessoas (consumidores, sociedade) e de mercado (invisível). Após esta revisão no seu processo interno, o “marqueteiro” poderá utilizar todas as ferramentas dentro de um processo sustentável, ou seja, incluindo e ouvindo todos os seus stakeholders na análise mercadológica, no desenvolvimento de um produto novo .

  • Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

    Avante!

  • Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.


    O sistema de produção orgânica valoriza o meio ambiente e a biodiversidade. Trabalha o solo, a água e os recursos naturais de forma responsável. Não usa substâncias tóxicas e poluentes. Desenvolve práticas éticas nas relações produtivas e sociais. Valoriza a sustentabilidade.


  • Alternativa A. Errado. O marketing verde visa ações que beneficiem o meio ambiente.

    Alternativa B. Errado. Os estudos estão sendo direcionados para embalagem recicláveis e até biodegradáveis.

    Alternativa C. Certo. O consumo responsável envolve comprar produtos eticamente corretos. Produtos que não sejam desenvolvidos, por exemplo, mediante exploração de trabalho escravo ou que causem prejuízos para o meio ambiente.

    Alternativa D. Errado. A obsolescência programada ocorre quando a empresa fabricante desenvolve produtos com vida intencionalmente curta, isto é, os produtos são construídos com uma pré-disposição a apresentarem problemas após um período específico de uso (geralmente um tempo curto). A obsolescência programada traz prejuízos ambientais, pois os produtos rapidamente tornam-se lixo e são descartados. 

    Alternativa E. Errado. Desenvolvimento de produtos ambientalmente menos seguros prejudica a sustentabilidade.

    Gabarito: C

  • As pessoas, organizações e até mesmo líderes de Estado estão cientes, em grande parte, dos efeitos prejudiciais do consumo sobre o ambiente. Muitos desses personagens têm, como consequência, apresentado mudanças significativas em seus comportamentos a fim de encontrar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades e o aproveitamento dos recursos disponíveis.

    O marketing ecológico, também chamado de marketing verde ou ambiental, é uma vertente do marketing que visa estimular a troca entre pessoas envolta de preocupações ambientais: produção sustentável de bens e serviços, reutilização de mercadorias, aumento do ciclo de vida de produtos, incentivo ao consumo consciente, gestão ambiental empresarial e às alianças verdes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A consciência ambiental tem levado as organizações a adotar o chamado “marketing verde". Além de impactar a produção e a gestão organizacional, a prática desse marketing também contribui significativamente para o bom relacionamento com os consumidores e para a manutenção da imagem positiva perante seus públicos.

    B) Errado. A sustentabilidade defende que as organizações estudem e a criem embalagens recicláveis, feitas a base de plástico, papel ou alumínio, por exemplo, que podem ser reaproveitadas.

    C) Certo. O marketing, por meio da sua vertente ambiental, estimula o deslocamento do foco da promoção do consumo (geralmente considerado “egoísta", imediato e inconsequente) para a promoção do consumo responsável (intimamente relacionado às questões sociais e/ou ambientais, com vistas a beneficiar as gerações futuras).

    D) Errado. A obsolescência planejada dos produtos não faz parte das práticas ligadas à ideia de sustentabilidade; diz respeito ao desenvolvimento de mercadorias com vida útil reduzida intencionalmente, com a predisposição de se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de tempo, geralmente curto, o que estimula o consumo.

    E) Errado. A sociedade, como um todo, está cada vez mais intolerante em relação a acidentes ambientais e a riscos à integridade e segurança dos seres vivos causados pelas organizações, o que afeta a reputação das empresas e seu relacionamento com os públicos. Por isso, o desenvolvimento de produtos ambientalmente mais seguros é uma prática essencial quando nos referimos à sustentabilidade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Andrea Chernioglo Vio, Dennis Vincent Reade, Marcos Donizete Aparecido Rocha, Sergio Luis Ignacio De Oliveira. Marketing: Novas tendências. Saraiva Educação S.A., 2017.

ID
1122538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que o planejamento de comunicação organizacional pressupõe tanto uma visão estratégica da comunicação quanto uma vontade política, julgue os itens


A matriz SWOT é cada vez mais utilizada no planejamento de comunicação organizacional, pois possibilita o mapeamento analítico de contextos nos quais são delineadas ameaças, demandas e oportunidades típicas do ambiente externo, ao mesmo tempo em que permite identificar a reação da organização quanto aos seus pontos fortes e fracos.

Alternativas
Comentários
  • a matriz SWOT parte dos pontos fortes e fracos do ambiente interno e das oportunidades e ameaças do ambiente externo. A questão pode confundir ao usar “ameaças, demandas e oportunidades” no ambiente externo. No entanto, não acredito que isso signifique erro. Demandas e oportunidades, nesse contexto, podem ser encarados como sinônimos.


ID
1246135
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Comunicação Institucional procura compartilhar com o público externo de uma organização várias de suas propriedades intangíveis, como

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Institucional
    No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização.
    (...)

    Essas percepções asseguram que fazer comunicação institucional implica conhecer a organização e compartilhar seus atributos (missão, visão, valores, filosofia e políticas), e não uma simples divulgação institucional e de marcas.


    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 164/165


ID
1307491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público-alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing . Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue o próximo item.

O marketing institucional não tem caráter estratégico para empresas sem fins lucrativos e cujo compromisso principal seja a responsabilidade social, pois elas não dependem da venda de produtos e devem priorizar suas atividades sociais e comunitárias.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o marketing institucional tem um papel fundamental para empresas sem fins lucrativos, como as OSCIPs, já que elas se utilizam das técnicas tradicionais de marketing com o objetivo de ressaltar, valorizar, divulgar e multiplicar suas atividades junto aos públicos e assim obter maior apoio do Estado e da sociedade.

  • O marketing institucional é voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa. Não está voltado para a venda de produtos. 

  • O Marketing Institucional não pode ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia. Seu objetivo é trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Utilizado para formar, manter, consolidar ou mudar o conceito público de uma organização, é o sentido mais usual em que se emprega a expressão marketing institucional, voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa no mercado.


    Como ferramenta do marketing, a propaganda institucional no passado era definida como uma comunicação que se restringia em apresentar a marca e as qualidades de uma organização, sem mostrar os produtos e serviços ofertados ao mercado. Atualmente a propaganda institucional é definida como uma comunicação com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural .

  • Vide o Greenpeace.

  • Segundo Margarida Kunsch, entre as correntes de pensamento dedicadas ao marketing institucional "aquele que os benefícios e práticas podem ser aplicados NÃO SOMENTE a produtos e serviços, mas também na promoção de ideias, causas e programas sociais"


    Fonte: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada - Margarida Maria Kunsch


ID
1307494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público-alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing . Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue o próximo item.

O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.

Alternativas
Comentários
  • Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as acções necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade.

    Normalmente é composto das seguintes partes:

    • Resumo executivo e sumário;
    • Situação atual de marketing;
    • Análise de oportunidades e questões;
    • Objetivos;
    • Programas de ação;
    • Demonstrativo de resultados projetados;
    • Implementação;
    • Controles e Realimentação;

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
1356475
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O diretor de marketing de uma empresa do setor de energia prevê, no seu planejamento anual, ações de relações públicas para consolidar sua imagem no mercado.

Sendo assim, deveria investir em ferramentas de comunicação tais como

Alternativas
Comentários
  • Por quê não seria a alternativa A também?

  • A alternativa "A" está ligada a propaganda e na questão ele pede as ações que estão ligadas a relações públicas. 

  • Objetivos de relações públicas

    1.  Gerenciamento da reputação

    Os profissionais de RP procuram criar e gerenciar a reputação de uma empresa.

    2.  Lobby

    É o gerenciamento das comunicações com funcionários públicos.

    Os profissionais de RP podem querer informar os líderes do governo a respeito de certas atividades e de como elas contribuem para o bem estar do público.

    3.  Gerenciamento de eventos especiais

    É o gerenciamento dos eventos que foram planejados no plano de CIM.

    Marketing esportivo e patrocínio de eventos culturais são duas grandes áreas gerenciadas pela área de RP. 

    4.  Redação de pronunciamentos e assessoria de imprensa

    O RP cria pronunciamentos para vários funcionários da empresa.

    Também podem preparar respostas dos funcionários para perguntas que serão feitas por jornalistas.

    5.  Desenvolvimento de publicações

    RP é incumbido de desenvolver e produzir muitas publicações emitidas pela empresa, como relatórios anuais, revistas e manuais. 

  • Consolidar uma marca nada mais é que torná-la impactante, grande e visível. Qualquer "zé-das-couves" pode colocar seu produto numa propaganda de TV ou internet. Isso não vai garantir que essa marca seja forte ou consolidada. Somente os grandes têm apoio da cultura de massa, da mídia, e etc. Sua presença é firme em eventos, shows, filmes, moda, arte, comportamento... Por isso, LETRA B.

  • Relações Públicas, em comunicação, é o conjunto de atividades informativas, coordenadas de modo sistemático, relacionadas ao intercâmbio de informações entre uma empresa ou organização e sua clientela, imprensa, grupo social e/ou público alvo. Estas destinam estabelecer e manter o equilíbrio e o bom entendimento entre as duas partes e por vezes expandir ou estabilizar a imagem e/ou identidade da instituição ativa perante a opinião pública


    gab D


    todas as outras alternativas falam de PROMOÇÃO DE VENDAS.


  • Alternativa A. Errado. Exemplo de propaganda.

    Alternativa B. Errado. Investimento em vendas pessoais.

    Alternativa C. Errado. Investimento em merchandising (modalidade de propaganda).

    Alternativa D. Correto. Descreve corretamente exemplo de relações públicas.

    Alternativa E. Errado. Exemplos de marketing direto.

    Resposta: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Relações Públicas são um conjunto de campanhas ou programas internos (direcionados aos clientes internos  da  organização,  tais  como  os  funcionários)  ou  programas  externos  (direcionados  aos clientes  externos),  que  são  elaboradas  para  fortalecer  a  imagem  da  organização.  O  objetivo é gerenciar o relacionamento da empresa com o seu público de interesse. Por exemplo: patrocínio de eventos, assessoria de imprensa, etc.


ID
1488271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item seguinte , relativo à comunicação integrada em marketing.

Em um plano de comunicação integrada de marketing, os testes de conceito devem ser realizados após o término de uma campanha publicitária.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do teste de conceito é apresentar aos consumidores o tipo de produto que será disponibilizado no futuro, caso a aplicação revele que ele será bem aceito. Sendo assim, e questão está errada por afirmar que a realização se dá após o término da campanha publicitária.

  • A busca pela eficácia da comunicação, junto dos clientes, por meio da perspectiva da CIM, advém da necessidade de que as empresas transmitam uma mensagem coesa, independentemente da ferramenta de comunicação utilizada. O objetivo é gerar consistência na campanha de marketing, com chance de atingir os clientes certos, no momento e local certos, com as mensagens certas em um processo comunicacional eficiente. (SANDHUSEN, 1998).

  • Devem ser realiazados antes

     

    Quando surge uma boa ideia que tem tudo para dar certo, realizar um teste de conceito antes de apresentá-la ao mundo pode ajudá-lo a economizar muito tempo e dinheiro.

     

    https://pt.surveymonkey.com/mp/concept-testing/

  • O teste de conceito é uma pesquisa feita para avaliar o potencial de mercado e aceitação de uma ideia de produto antes mesmo de seu desenvolvimento ou lançamento no mercado. Seu objetivo é identificar as percepções, necessidades e desejos dos consumidores em relação ao conceito deste produto novo, sob diversos pontos de vista.


ID
1535959
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a verdadeira aplicação do conceito de marketing dos serviços de saúde que pode benefciar a organização, o bem-estar das pessoas e o da sociedade em geral.

Alternativas
Comentários
  • A letra E e B são muito parecidas. 


  • GM Roberto, oferecer produtos em larga escala não é função do departamento de Marketing e sim do de produção. 

  • Interpretação B: Oferecer produtos em grande quantidades,com preços menores e facilidade de acesso aos clientes. Errado, pois o marketing tem o objetivo de trazer valor ao produto, ou seja, é através da soma Custo+Beneficio, não significa que o produto ou serviço será com preço menor,tudo depende da necessidade do cliente e o limite de compra do mesmo. A alternativa E : Entrega de valor aos consumidores gerenciamento dos relacionamentos com eles e a promoção dos objetivos organizações. Aqui basicamente disse o objetivo do marketing, ou seja, a entrega de valor que está associada ao custo e benefício, satisfazendo as necessidades do cliente e os objetivos da organização(Eficácia).

ID
1602343
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O campo da comunicação interna vem sendo cada vez mais considerado essencial nos modelos de gestão contemporâneos e um de seus objetivos principais é criar embaixadores das empresas.


Uma das ferramentas para atingir esse objetivo é o endomarketing, que é definido como

Alternativas
Comentários
  • endomarketing é uma ferramenta que tem como princípio o investimento no recurso humano da organização, ou seja, seu principal objetivo é construir uma integração entre colaborador e produto, ou seja uma aproximação maior entre os dois.

  • Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidade e desejos dos consumidores.


    http://www.marketingdeconteudo.com.br/comunicacao-corporativa/o-que-e-endomarketing/

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
1609630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Algumas noções de marketing são essenciais para a gestão da comunicação nas empresas e organizações. Com referência a esse assunto, julgue o próximo item.


Para as empresas, cliente rentável é aquele que gera receita que, embora descontínua, equipara-se ao custo de atração, venda e serviços.


Alternativas
Comentários
  • equipara-se não; supera!

  • descontínua não, tem que fidelizar!

ID
1609633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Algumas noções de marketing são essenciais para a gestão da comunicação nas empresas e organizações. Com referência a esse assunto, julgue o próximo item.


Satisfação pode ser definida como o nível de sentimento de uma pessoa depois de comparar o desempenho (ou resultado) de um produto com a expectativa que tinha sobre ele antes de adquiri-lo.

Alternativas
Comentários
  • A noção de satisfação está inclusa no conceito de valor em marketing, conforme as fórmulas:

    Valor = Benefícios / Preço ou

    Valor = Benefícios / Expectativas


ID
1648564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de noções de mercado, marketing, público-alvo e relações públicas.

Relações públicas e marketing são duas áreas fundamentais na perspectiva da comunicação organizacional integrada.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a American Marketing Association: "Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e o seu público interessado".

    Relações Públicas: variedade de programas destinados a promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.

    (Apostila A casa do concurseiro)

    Avante!

  • Gabarito: Certo


ID
1741597
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção a seguir que Não corresponde a uma das orientações concorrentes com base nas quais as organizações conduzem suas atividades de marketing.

Alternativas
Comentários
  • e)

    de negócios.

     


ID
1810006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a atividades de marketing e relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.

Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de marketing

Alternativas
Comentários
  • E cabe a quem?



  • Ao Assessor de Imprensa. Em uma Assessoria de Comunicação, a qual integra serviços os mais variados, como Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Publicidade e Marketing, os demais proporcionais reportam-se ao Jornalista, Assessor de Imprensa;. 

  • ''O gestor de marketing volta-se para a comunicação externa, orientada para o público-externo para fins mercadológicos. Os profissionais indicados para a comunicação institucional seriam o de RP, jornalista institucional e até o publicitário, mas o gestor de marketing não'', segundo Paolla Maletti. 


  • Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo. Portanto, o gestor de marketing começa obtendo informações.


    Quanto ao ambiente de marketing, o gestor deve analisar os fatores incontroláveis, que são as tendências da economia, da política e da demografia. Por exemplo, se a população está envelhecendo no Brasil, essa tendência demográfica gera uma série de oportunidades para a criação de novos produtos para a terceira idade.


    Além disso, o gestor de marketing deve ficar atento aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e ao ambiente ecológico ou natural, que também podem causar forte impacto no mercado em que atua e na sua própria empresa.


    Além do ambiente externo, o gestor de marketing deve analisar o mercado no qual está inserido, levando em conta os fornecedores, concorrentes, intermediários (varejistas, por exemplo) e clientes.


  • Existem vários tipos de comunicações que ocorrem em uma organização. Apesar de cada uma ter propósito e públicos específicos, as comunicações se complementam para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa atingir colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    A comunicação mercadológica foca na comercialização de produtos e serviços, e na perpetuação de relacionamentos entre organização e clientes. Seu enfoque são os consumidores, revendedores e distribuidores. Pode, em alguns casos, e sob a direção do marketing, trabalhar com o público interno em ações de endomarketing. As ações dessa área são geridas e executadas, na maioria das vezes, por profissionais de marketing ou da publicidade e propaganda.

    A comunicação interna tem como objetivo garantir a coesão de interesses e de valores entre a organização e os colaboradores. Na busca por diálogo e troca de mensagens, esse departamento pode realizar a gestão e planejamento de veículos de comunicação interna, gestão e planejamento de eventos, desenvolvimento de pesquisas e gerenciamento de crises entre a empresa, o público interno e a ouvidoria. Jornalistas e relações públicas costumam trabalhar em parceria com profissionais dos Recursos Humanos para desenvolver essas atividades.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de comunicação, não ao de marketing.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.
  • A afirmação da questão está errada. Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de comunicação, não ao de marketing.


ID
1810009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a atividades de marketing e relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.

A principal função da comunicação institucional é transmitir credibilidade, de modo a construir imagem e reputação positivas perante os públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Institucional é uma área da Comunicação que implica conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), não se limitando apenas na divulgação institucional e mercadológica. Pode-se considerá-la como um meio de estruturar a comunicação externa e interna da Instituição através de planejamentos, implementações, gerenciamentos e uso de tecnologias. O profissional especializado em Comunicação Institucional é apto para elaborar e implantar políticas de comunicação, tendo como principais funções definir os objetivos de comunicação da Instituição, interagir com o público interno e externo (e avaliar os resultados dessa interação) e criar projetos utilizando diversas mídias existentes.


    A Comunicação Institucional é responsável, por intermédio do departamento de relações públicas, pela formação da identidade e imagem positiva de uma instituição, ressaltando perspectivas relacionadas com a missão e a ideologia da organização. Está ligada a aparência corporativa que evidencia o lado público das instituições, formando uma personalidade organizacional. Desta forma, elaborar a Comunicação Institucional é conhecer e compartilhar características de uma empresa, sobretudo seus valores. Elas buscam preservar e consolidar sua imagem com os clientes e parceiros e, se ocorrer alguma crise, precisam de alguém que ajude a manter essa imagem de respeito intacta junto à imprensa

  • Certa

    a comunicação institucional procura a construção de uma imagem positiva,com credibilidade e boa reputação.

  • Em uma organização, pública ou privada, podem ser praticados vários tipos de comunicação: institucional, administrativa, interna, mercadológica e pública. Apesar do fato de que cada um tem particularidades, objetivos e públicos específicos, todos os tipos de comunicação se complementam e convergem para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa a transmitir credibilidade para os públicos de interesse, como colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

ID
1837657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de comunicação organizacional, julgue o item que se segue.

A análise SWOT pode ser utilizada para avaliar os ambientes externo e interno da organização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO 

     

    Através da Matriz SWOT, você pode analisar  os pontos positivos e negativos de sua empresa, e assim definir os objetivos futuros.

    Força e Fraqueza = Ambiente interno

    Oportunidade e Ameaça = Ambiente externo

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise SWOT, acrônimo dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), consiste em verificar a situação de aspectos internos e de aspectos externos para tomada de decisões, formulação de estratégias e priorização das ações.

    No âmbito interno, encontramos os pontos fortes e fracos, ambos sob controle direto da organização e, portanto, podem ser configurados e aprimorados. Os pontos fortes referem-se às habilidades, competências, recursos e fatores situacionais positivos. Os pontos fracos dizem respeito às limitações internas, carências e dificuldades que podem impactar negativamente o desempenho organizacional.

    No âmbito externo, temos as oportunidades e as ameaças, ambas sob controle do mercado e de questões mais abrangentes, como a política e economia do país. As oportunidades são fatores ou tendências favoráveis que podem ser aproveitados pela organização (como o aquecimento da economia para aumentar as vendas). Já as ameaças são aspectos ou tendências externas desvantajosas, que podem prejudicar a subsistência, frear o crescimento ou levar a organização a adotar novos caminhos de atuação (como a entrada de um concorrente de peso no mercado).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
1869073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

O marketing institucional, para fomentar sua identidade e envolver diferentes públicos, busca a formação e a consolidação da imagem de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
1872514
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Spiro, Rich e Stanton, 2009, p. 48, apresentam ponderações sobre a importância da integração das funções de marketing e vendas, onde ressaltam que “um problema comum na gestão de marketing é a falta de integração entre o departamento de marketing da empresa e sua função de vendas. O departamento de marketing geralmente desenvolve uma estratégia de marketing global da empresa, que inclui decisões relacionadas a promoções, distribuição e preço da linha de produtos. Os profissionais de vendas fundamentalmente determinam o sucesso ou fracasso da estratégia, pois têm a responsabilidade de implementá-la em campo”. Com base nestas ponderações, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Integração: “Não durma no ponto ou na conta total, olho nos olhos dos clientes, marcas devem ser para sempre”. Sem um afinamento, integração entre vendas e marketing, as estratégias são vazias.

    Valores de trabalho em conjunto, saber que um pode contar com o outro, saber que cada cliente merece ser atendido por todos da empresa, respeito a Ética e Integridade, Coragem de falar sempre a verdade ao cliente e Auto-avaliação para que os resultados sejam sempre crescentes. Não basta conhecer, tem que praticar.
    Desejo excelentes negócios, boas vendas e um feliz caminho à fidelização, lembrando sempre que o caminho do sucesso empresarial vem do marketing e  do treinamento.

     

     

    http://www.implantandomarketing.com/os-4-is-da-integracao-marketing-e-vendas/

  • GABARITO "C"

    "Os profissionais de vendas não possuem nenhuma relação com um possível fracasso da estratégia de marketing, pois pertencem a departamentos independentes"

    Errado. Mesmo sendo de departamentos diferentes, as ações de vendas e de marketing se complementam, isto é, são executadas em conjunto.


ID
1889620
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considere as afirmações abaixo.

I. Um grande mal-entendido na aplicação do marketing em organizações de serviço, especialmente bibliotecas, é confundir uma orientação para o marketing com uma orientação para vendas.

II. É necessário, tanto na Biblioteconomia como em todos os setores de atividade, um aprofundamento da dinâmica associada à percepção do marketing.

Em relação ao uso do marketing em unidades de informação,

Alternativas

ID
2157961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere ao endomarketing©, julgue o item subsequente.


Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Alguém que acertou poderia, por favor, comentar? Qual a 'chave' da questão - comunicação institucional? Porque a segunda parte está correta - é vender positivamente a empresa para o funcionário. Alguém? Obrigado desde já.

  • De acordo com a professora Paolla Marletti (Estratégia):

    "Uma bela “casca de banana” ... O endomarketing procura fixar a imagem das instituições de forma positiva junto ao público interno (não só os funcionários, daí já tiramos um erro), mas não necessariamente por meio da comunicação institucional… Na verdade, ele aplica conceitos de marketing para a promoção desses conceitos."

  • Valeu, Kemylla.

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • Errei novamente. Tá difícil.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92

  • Por meioda comunicação interna.

  • O conjunto de ações de marketing voltado para colaboradores de uma organização, que trata o público interno como cliente, que contribui para a diminuição da rotatividade, que colabora para a atração de profissionais capacitados e que melhora o desempenho das atividades, é chamado de endomarketing.

    O endomarketing está intimamente envolvido com ações das áreas de Recursos Humanos (ao lidar com a motivação, o treinamento e a valorização dos funcionários) e de Comunicação (ao possibilitar e/ou incentivar o diálogo para melhoria de processos).

    Apesar de lidar com aspectos institucionais, o endomarketing procura fixar a imagem organizacional positiva junto aos colaboradores por meio da comunicação interna, não da institucional.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O Endomarketing também é chamado de Marketing interno, que é uma estratégia de marketing focada no capital humano de uma empresa. A base do "Endomarketing" é o relacionamento.

  • Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Comunicação Institucional = pra fora

    Comunicação Interna = pra dentro

  • Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Comunicação Institucional = pra fora

    Comunicação Interna = pra dentro


ID
2157964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere ao endomarketing©, julgue o item subsequente.


Para o endomarketing©, os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos, e a organização constitui, em si, um microssistema de marketing.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • GAB C

    Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)

  • Definição extraída de: Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92

    Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 


ID
2157991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing institucional, julgue o item subsecutivo.


O marketing institucional desenvolve atividades para criar, manter ou modificar atitudes e comportamentos relacionados a uma organização, sendo necessário, para tanto, o conhecimento da imagem da organização e um plano de marketing para aprimorá-la.

Alternativas
Comentários
  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
2157994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing institucional, julgue o item subsecutivo.


A identidade de uma instituição é formada a partir do saldo entre as percepções positivas e negativas de seu público, as quais, consistem no reflexo do que é transmitido pela própria organização.

Alternativas
Comentários
  • A identidade não, a percepção, a imagem.

  • Na verdade, é o inverso.

     

    Imagem é o que passa na mente dos públicos, no seu imaginário, enquanto identidade é o que, de fato, a organização é, faz e diz. (Margarida Kunsch)

     

    GABARITO: E

     

  • errada

    Identidade Visual ou Sistema Visual representa o universo imagético da marca. É a maneira como o público, literalmente, vê a sua marca.


    imagem institucional é o conjunto de ações que fazem com que o cliente perceba a marca de uma forma positiva.

  • Identidade Corporativa - diferentemente da imagem ou da reputação, representa o conjunto de produtos, significados, valores, marcas e princípios de uma organização. É quem de fato ela é, ou seja, crenças, valores,

    cultura.


ID
2199460
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

A orientação para o marketing holístico é caracterizada por quatro componentes: marketing de relacionamento, marketing integrado, marketing interno e marketing de desempenho. O marketing holístico propõe o planejamento e a implementação de programas, processos e atividades de marketing de forma abrangente e integrada.

PORQUE

No âmbito empresarial, a visão global de uma organização e de todos os seus elementos é uma tendência a partir do século XXI, que sugere a amplitude e a interdependência das atividades e dos stakeholders.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Marketing holístico define que todas as partes envolvidas com a organização sofrem interferência e se relacionam, ou seja, todos os processo de desenvolvimento, projeto ou a implementação de programas e atividades de marketing devem ter consciência da correlação entre as partes envolvidas, também chamadas de stakeholders. Portanto essa abordagem reconhece amplitude das decisões em marketing e mostra a importância de manter uma harmonia entre os envolvidos.[1] Marketing holístico também pode ser definido como marketing 360 graus.

     

    O Marketing holístico visa a integrar:

    Marketing integrado

    -Comunicação -produtos e serviços -canais de distribuição

     

    Marketing de relacionamento

    -clientes -canais -parceiros

     

    Marketing interno

    -Departamento de marketing -Gestão de topo -outros departamentos

     

    Marketing socialmente responsável

    -Ética -Enquadramento legal -Comunidade -Meio Ambiente.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Kotler e Keller explicam que existem 04 dimensões-chave no marketing holístico

    • Marketing  Interno:  tem  por  objetivo  assegurar  que  todos  na  organização  adotem  os princípios de marketing apropriados, especialmente a alta gerência. 

    • Marketing Integrado: o marketing integrado visa a assegurar que múltiplos meios para criar, entregar e comunicar valor sejam empregados e combinados de maneira ideal. 

    • Marketing  de  Relacionamento:  busca  estabelecer  relacionamentos  profundos  e multifacetados com clientes, membros de canal e outros parceiros de marketing. 

    • Marketing de Desempenho: o marketing de desempenho compreende os ganhos do negócio como decorrência das atividades e programas de marketing, além de abordar questões mais amplas e seus efeitos jurídicos, éticos, sociais e ambientais. 


ID
2199499
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um cenário global, em rápida transformação, os profissionais de marketing precisam compreender o ambiente interno e externo e monitorar informações a fim de planejar e de implementar planos e programas.

Analise as afirmações e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

I- As empresas devem monitorar seis importantes forças macroambientais: demográfica, econômica, sociocultural, natural, tecnológica e político-legal.

II- A análise dos elementos macroambientais, em geral, é realizada em separado, entretanto suas interações levarão ao levantamento de novas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

III- O modelo das cinco forças na concorrência, sugeridas por Porter (1980), faz parte do microambiente, ou seja, do ambiente mais próximo à empresa e é uma análise útil em que a empresa pode avaliar como melhorar sua posição competitiva.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • I - VERDADEIRO

    As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

    Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

    Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

    Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

    Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

    Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

    Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

     

     

    II - FALSO

    análise dos elementos macroambientais, em geral, é realizada em separado

    Macroambiente: A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa

     

    III -  VERDADEIRO

    O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.


ID
2213194
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, relacionadas ao marketing de produto e ao marketing institucional, assinalando a seguir a opção correta.

( ) O ponto central da questão, que impõe a necessidade de rever o modelo comunicativo desenvolvido ao longo dos últimos 50 anos é: reunir a idéia de qualidade de produto ao escopo de confiabilidade de quem produz e não programar separadamente as duas atividades.

( ) O modelo de comunicação a serviço do sistema empresarial deve, além de se preocupar com as vendas, procurar sedimentar o conceito da credibilidade das organizações.

( ) O contexto de crise que cerca determinados setores da atividade econômica indica a necessidade de reativar o marketing de produtos e a estrutura de logística, promovendo racionalização e economia na distribuição de produtos.

( ) O modelo comunicativo concebido nos anos 30 ainda pode ser aproveitado em situações em que a imagem de um bom produto poderá não estar associada à imagem de uma boa empresa.

( ) Auscultar os comportamentos psicossociais, descobrir as tendências dos grupos, enfim, ajustar as estratégias mercadológicas e institucionais dentro de parâmetros não apenas quantitativos, mas qualitativos, pode ser a receita de um bom planejamento em comunicação.

Alternativas

ID
2284594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a marketing institucional, julgue o próximo item.

Para formular a missão de uma instituição é preciso identificar as esferas competitivas — vertical, geográfica ou de competências — e compreender em quais delas a instituição atuará.

Alternativas
Comentários
  • Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.


ID
2284600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a marketing institucional, julgue o próximo item.

Por não venderem nenhum produto e somente posicionarem a imagem de uma instituição, ações de marketing institucional devem desconsiderar os processos de atenção seletiva, distorção seletiva e retenção seletiva.

Alternativas
Comentários
  • Atenção Seletiva


    Recebemos diariamente milhões de estímulos. Com certeza ninguém atende a todos os estímulos que recebe. Podemos citar alguns exemplos:


    É mais provável que as pessoas percebam os estímulos relacionados a uma necessidade atual. Se desejarmos comprar um automóvel, provavelmente prestaremos atenção nos carros da rua, anúncios e reportagens sobre automóveis.


    Da mesma forma prestaremos mais atenção em conversas sobre automóveis do que conversas sobre a atual situação política.


    Outra constatação é que as pessoas irão perceber mais os estímulos cujos desvios sejam maiores em relação a um estímulo normal. Provavelmente prestaremos mais atenção em um anúncio que oferece condições especiais de financiamento para a compra de um carro que um anúncio oferecendo três desodorantes ao preço de dois.


    Distorção Seletiva


    Nem sempre os estímulos ocorrem da maneira prevista por seus criadores. A distorção seletiva é a tendência de as pessoas interpretarem as informações de acordo com os seus desejos particulares. Dessa forma, o indivíduo reforça os seus preconceitos em vez de contrariá-los. No caso do automóvel, se alguém nos falar bem ou mal de uma determinada marca que estamos dispostos a comprar, provavelmente reforçaremos o que já tínhamos de positivo e não reteremos o que nos foi falado de negativo.


    Retenção Seletiva


    As pessoas têm uma tendência a esquecer muito mais informações do que aprendem, mas existe uma tendência de guardar aquelas informações que interessam no momento, ou que reforçam suas atitudes e crenças. No caso do automóvel, é provável que nos lembremos sempre dos pontos positivos da marca que queremos comprar e acabemos nos esquecendo de informações positivas sobre outras marcas.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
2284645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de imagem institucional, responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue o item.
É por meio da comunicação organizacional que a identidade institucional se traduz em imagem institucional.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado porque pra mim deveria ser COMUNICAÇÃO INTEGRADA e não comunicação organizacional.

    Vai entender...


ID
2284717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor. A partir desse conceito, julgue o item seguinte a respeito de marketing nas relações públicas.

Campanhas antitabaco e a favor do uso do cinto de segurança em veículos são exemplos de ações de marketing institucional.

Alternativas
Comentários
  • errado.


    Marketing Institucional: é trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa.

  • A questão esta errada, trata-se de Marketing social.

    Marketing social - é utilizado sem fins lucrativos ou governamental para promover uma causa, como por exemplo, "diga não às drogas".


ID
2284720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor. A partir desse conceito, julgue o item seguinte a respeito de marketing nas relações públicas.

O marketing institucional se utiliza de ferramentas de comunicação com o fim de que exclusivamente organizações com fins lucrativos obtenham e mantenham posição de respeito e prestígio perante seus públicos.

Alternativas
Comentários
  • errado na parte : exclusivamente organizações com fins lucrativos  ( o mkr institucional vale para todas as organizações)

     

    O Marketing Institucional não pode ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia. Seu objetivo é trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Utilizado para formar, manter, consolidar ou mudar o conceito público de uma organização, é o sentido mais usual em que se emprega a expressão marketing institucional, voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa no mercado.

  • Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    As ações de marketing institucional devem comunicar ao público, de forma atrativa e em caráter de relacionamento, o conjunto de missão, visão e valores que a empresa tem.

  • marketing institucional se utiliza de ferramentas de comunicação com o fim de que exclusivamente organizações com fins lucrativos obtenham e mantenham posição de respeito e prestígio perante seus públicos.

    errado


ID
2285242
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing moderno e a comunicação organizacional apresentam diferentes estratégias para estabelecer a comunicação entre os gestores, o público interno e o externo. O termo que se refere ao relacionamento entre os públicos interno e externo, sem a participação dos gestores, se denomina marketing:

Alternativas
Comentários
  • O marketing interativo é definido com um relacionamento de permissão no canal utilizado entre a empresa e o cliente, criando uma promoção movida por anseios do cliente. Essa publicidade educada, polida e não abusiva existe porque o mercado está evoluindo para tratar melhor seu cliente. Em verdade, seu cliente não queria mais ser subjugado como um meio de obter o lucro. Estamos em um mercado que ainda trata a qualidade como o diferencial, contrário a empresas que não se comprometem com o seu objetivo básico, que é atender a necessidade do cliente no que tange o escopo de seu produto, ou seja, ser coerente. (Ronald Z. Carvalho, 2001)


ID
2378659
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Chapel Hill (EUA) Toda vez que surge durante o trabalho a necessidade de pensar no futuro da empresa ou de abrir novas frentes de negócio, sempre aparece alguém para sugerir ......, aquela reunião de trabalho em que as ideias devem fluir livremente e sem compromisso para que a inovação possa emergir.

(http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/181)

A palavra que completa o lead dessa matéria é

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Os processos sistemáticos de tomada de decisão costumam lançar mão do Brainstorming , também denominado TEMPESTADE DE IDEIAS( CRIATIVIDADE ) ou chuva de ideias. Vale ressaltar que ter mais de uma ideia ou alternativa não indica falta de foco, mas CRIATIVIDADE.

     

  • Complementando o grande Qciano:

    Brainstorming estruturado: cada um tem sua vez pra dar uma idéia: assista "os estagiários e vai entender"

    Brainstorming não-estruturado: todo mundo fala aleatoriamente, sem vez: reunião de família.

  • TAMBÉM CONHECIDA COMO TEMPESTADE CEREBRAL OU CHUVA DE IDEIAS.


ID
2384824
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os estudos desenvolvidos em hospitais mostram uma preocupação cada vez maior com a assistência prestada ao cliente, com as novas formas de abordagem, do cuidado e tratamento, bem como, com o avanço tecnológico.A área de serviços é um dos setores da economia que mais tem crescido no últimos anos, e o Marketing de Serviços tem sido reconhecido e aceito. Leia abaixo algumas definições sobre a área de serviços e o marketing e assinale a alternativa correta:

I. Dentre as principais características do setor de serviços destacam-se: a intangibilidade, o relacionamento com os clientes, a perecibilidade, a inseparabilidade (depende da performance das pessoas).

II. Os serviços são perecíveis e não podem ser armazenados em momentos de “baixa” demanda para serem vendidos na “alta”demanda; os desafios de venda são permanentes. 

Alternativas
Comentários
    • Fonte: Meus Resumos de MARKETING
    • V IS P I (MARKETING DE SERVIÇOS)
    • Variabilidade/ Heterogeneidade - Um serviço é diferente em cada prestação/ varia.
    • Inseparabilidade/ Simultaneidade - É consumido no mesmo tempo que é prestado
    • Perecibilidade - Não é possível reaproveitar uma cadeira ociosa (não foram vendidas todas as passagens) em um vôo de uma empresa de viagens aéreas
    • Intangibilidade - Serviço não é "palpável"
    • 3 P's
    • -Pessoas
    • -Plataformas
    • -Processos
    • Marketing Interno = Empresa > Funcionários
    • Marketing Externo = Empresa > Clientes
    • Marketing Interativo = Funcionários > Clientes


ID
2407936
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dentro do composto da comunicação organizacional (MIX), proposto por Kunsch (2003), qual tipo de comunicação se relaciona com os fluxos, com os níveis e com as redes formal e informal de comunicações, permitindo o funcionamento do sistema organizacional?

Alternativas
Comentários
  • [Comunicação administrativa]

    Seu papel é dar fluência aos processos e procedimentos dentro da organização. Ela está mais ligada à área de Recursos Humanos, por exemplo. Podemos dizer que é a comunicação do cotidiano da gestão. É possível encontrá-la em normas, manuais e documentos internos. Por isso, tem como característica ser impositiva e disciplinar. Outros atributos dados a ela são:

    Deixar a comunicação administrativa de lado pode resultar em graves consequências. Isso porque a falta de normativas claras e bem difundidas pode gerar conflitos e insatisfação. Para divulgá-la, é necessário haver empenho e envolvimento da alta gestão, em paralelo com a comunicação interna.

    [Comunicação interna]

    Agora que vimos as principais características da comunicação administrativa, vamos falar sobre comunicação interna. Ela tem como função convencer os funcionários das ideias e objetivos do negócio. Além disso, busca motivar e integrar as equipes. Podemos dizer que ela possui, no diálogo, um de seus norteadores. Para ser compreendida por todos, a comunicação interna deve fazer uso de vários instrumentos. Boletins informativos, mural, TV corporativa e intranet são alguns dos recursos disponíveis. Seu sucesso depende do trabalho conjunto entre as áreas de Comunicação e Recursos Humanos, a diretoria e todos os colaboradores. É importante que ela esteja alinhada às demais atividades da organização. Para que atinja sua finalidade, é preciso considerar alguns aspectos, como o conteúdo, a linguagem, o time responsável e a utilização de inovações tecnológicas. Embora haja diferença entre a comunicação administrativa e a interna, é essencial que elas aconteçam simultaneamente. Afinal, o funcionário deve sentir-se parte do processo para se dispor a seguir regras, por exemplo. Quando a comunicação não desempenha um papel tático dentro da corporação, dificilmente há um alinhamento estratégico. Assim, os resultados podem demorar mais a chegar e, talvez, nem todos os objetivos sejam alcançados. Por isso, fazer uso de uma comunicação horizontal pode ser a saída quando o trabalho em grupo é necessário. Sua forma permite ao gestor obter a colaboração e o controle dos diversos setores que compõem o negócio.

  • Comunicação administrativa: "como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela." (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch)


ID
2434837
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação aos conceitos de Marketing, assinale a opção correta .

Alternativas

ID
2526163
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Planejamento da Comunicação Integrada elaborado com base na análise SWOT cruzada resulta em quatro comportamentos estratégicos, essenciais para o bom desempenho da instituição. As estratégias advindas dessa análise são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Letra d) reforço, confronto, defesa e ofensiva. 

    Análise SWOT cruzada:

    Estratégia Ofensiva: Pontos Fortes x Oportunidades (SO)

    Deve-se pegar cada um dos pontos fortes e cruzar com as oportunidades. É uma estratégia de crescimento e desenvolvimento, investindo em melhorias do que já é bom. Estratégia de ataque.

    Estratégia de Confronto: Pontos Fortes x Ameaças (ST)

    Cruze cada ponto forte com suas ameaça. Mostra a capacidade de afastar as ameaças, usando-se da defesa. Ou seja, tirar o maior proveito dos pontos fortes para afastá-las.

    Estratégia de Reforço: Pontos Fracos x Oportunidades (WO)

    Cruze cada ponto fraco com as oportunidades. Você irá reforçar suas fraquezas para que elas não venham a te atrapalhar no mercado competitivo. É uma estratégia para tirar vantagem de suas fraquezas, tentando torná-las fortalezas.

    Estratégia de Defesa : Pontos Fracos x Ameaças (WT)

    Cruze cada ponto fraco com as ameaças. É voltada para diminuição das perdas ou do impacto que elas podem causar. Analisamos situações vulneráveis e fazemos de tudo para diminuir seus impactos.

    Fonte: http://facilmarketing.blogspot.com.br/2013/08/analise-swot-e-estrategias-derivadas-da.html

  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA COM BASE NA ANÁLISE SWOT CRUZADA

    ESTRATÉGIAS : REFORÇO/ CONFRONTO/ DEFESA / OFENSIVA

  • A tabela SWOT é um método de análise de uma organização em relação aos ambientes internos e externos, e possibilita identificar os pontos fortes (Strengths), fraquezas (Weaknesses), as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).

    A tabela SWOT cruzada é uma variação da tabela SWOT convencional e a complementa. É uma ferramenta de ação e permite criar oportunidades de melhoria por meio de novas estratégias, como ofensiva, confronto, reforço e defensiva.

    A estratégia ofensiva (SO) observa os pontos fortes (S) com as oportunidades (O) para obter ou aprimorar vantagens competitivas.

    No confronto (ST), a organização analisa os pontos fortes (S) e as ameaças (T) e procura modificar o ambiente em seu benefício.

    O reforço (WO) estuda as fraquezas (W) e as oportunidades (O) a fim de aproveitá-las de modo pleno.

    E por fim, na defensiva (WT), o objetivo é proteger a organização por meio de profundas modificações e cruzar as fraquezas (W) e as ameaças (T).

    Essas estratégias podem ser usadas no planejamento da Comunicação Integrada.

    Com base nessa explicação, concluímos que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - Chiavenato, Idalberto e Sapiro, Arão. Planejamento Estratégico. Elsevier Brasil. 2004.

ID
2562790
Banca
IDECAN
Órgão
PM-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Associe as colunas relacionando as modalidades de marketing com suas respectivas conceituações.


1. De relacionamento.

2. Institucional.

3. Endomarketing.


( ) Focado na máxima empatia, no contato com o cliente por meio de promoções e técnicas de comunicação geradoras de satisfação, envolvimento e identificação com relação à organização.

( ) Consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas de uma organização, a todos os aspectos do ambiente interno onde se encontra o público diretamente envolvido com a organização.

( ) Engloba todos os aspectos relacionados à fixação da marca na memória do público (share of mind), com o objetivo imediato de criar uma atitude favorável a organização nos diversos segmentos de público.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • DE RELACIONAMENTO: identifica os clientes. aqueles que realizam comprar com maior frequência. aqueles que possuem grande relevância no faturamento da empresa; È mais voltado para criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes; A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes; busca a empatia, clientes como fã da marca; Busca o contato poor meio de promoção  e técnicas de comunicação geradoras de satisfação, envolvendo a identificação com relação a organização.

    Vantagens:

    Melhor adequação dos produtos  aos clientes; clientes realizam compras maiores; clientess menos sensível ao preço; menores custos de atendimento; cliente fiel por mais tempo; boca a boca positivo.

    ENODOMARKETING: è uma das novas áreas da administração; busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional normalmente utilizado no meio externo, para uso no ambiente interno das organizaçoes. Àrea diretamente ligada à de comunicação interna, que alias tecnica de marketing a conceitos de recuros humanos. 

    CUIDADO: endormarketing não é vender os produtos da empresa para os funcionários.

    Resultado público interno sempre informado do que ocorre na Corporação como um fator de motivação, intergração/participaçao e parceria.

    INSTITUCIONAL: é o conjunto de estratégias utilizadas na realização de uma troca associativa entre a imagem de um produto já consolidado no mercado e a imagem que se deseja para um uma empresa ou instituição.

     

  • Onde conseguiu o material relacionado a este assunto?

  • Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas, estratégias, conhecimentos e processos que visa ajudar as organizações no alcance dos seus objetivos mercadológicos por meio da criação, comunicação, entrega e troca de produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos de seus consumidores, parceiros e sociedade em geral. Podemos resumir marketing como a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente.

    Vamos analisar as assertivas e fazer as devidas associações:

    1. De relacionamento – Focado na máxima empatia, no contato com o cliente por meio de promoções e técnicas de comunicação geradoras de satisfação, envolvimento e identificação com relação à organização e consequente fidelização do consumidor. A oferta de benefícios especiais e/ou a disposição de canais de comunicação exclusivos são alguns exemplos.

    3. Endomarketing - Consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas de uma organização, a todos os aspectos do ambiente interno onde se encontra o público diretamente envolvido com a organização. Sua prática contribui para a diminuição da rotatividade, colabora para a atração de profissionais capacitados e melhora do desempenho das atividades.

    2. Institucional – Engloba todos os aspectos relacionados à fixação da marca na memória do público (share of mind), com o objetivo imediato de criar uma atitude favorável à organização nos diversos segmentos de público. É formado por conceitos essenciais como imagem e posicionamento, atitudes e comportamentos amistosos, ações de marketing social, apoio e parceria, e monitoramento contínuo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa (1, 3, 2).

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
2676712
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa de capital aberto tem como um de seus públicos mais relevantes os acionistas e investidores.


O assessor de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com esse público, deve buscar informações específicas com o setor de:

Alternativas
Comentários
  • O que seria esse setor DRM?
    Putz... até pesquisando no papai ''Google'' não consegui encontrar algo relacionado.

    Gab. A

  • DRM : Departamento de Relações com o mercado.

  • Muita sacanagem da banca colocar um sigla e não por extenso.

  • Colegas, acertei a questão porque fiz associação a outra sigla CMR (essa sim mais conhecida por nós) e pensei que pudesse ter relação com a alternativa 'a', como de fato teve. Entendo acionistas e investidores como um tipo de cliente das empresas abertas as quais precisam de seu capital. Nesse sentido, a temática diz respeito ao CMR (Customer Relationship Management) ou, Gestão de Relacionamento com o Cliente

     

    De acordo com Kotler e Armstrong, em sentido menos amplo, a área de CRM "envolve gerir informações detalhadas sobre clientes individuais e cuidadosamente administrar 'ponto de contato' com os clientes para maximizar a fidelizade deles". [reparem que são justamente informações detalhadas daquele público que o acessor de comunicação precisa]. Já em uma perspectiva ampla, os autores definem CRM: "é o processo geral de construir e manter relacionamento lucrativos com o cliente entregando-lhes valor superior e satisfação". 

     

    Fonte: Kotler e Armstrong, 2007, p. 10.

    ---------------------

    Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: Analista de Comunicação

    A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações, visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de informações, é o(a): 

     a) CRM; (GAB)

  • Temos que estar atentos as pegadinhas.

    Departamento

    Relações

    Mercado

    Na própria pergunta tem as palavras:

    RELACIONAR = Relacionamento. SETOR = DepartamentoO." ASSESSOR de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com esse PÚBLICO, " = Mercado

  • Para responder essa questão é necessário ter conhecimento prévio de alguns termos relacionados à área financeira.

    Vamos analisar cada alternativa para encontrarmos a opção correta.

    DRM é a tradução do termo inglês “Investor Relations Departament" e significa Departamento de Relações com o Mercado. Empenha-se para que a empresa seja compreendida e encarada favoravelmente nos mercados financeiros e de capitais, e pela comunidade investidora; e responde a pedidos de relatórios e informações dos acionistas, profissionais do mercado de investimento, corretores e imprensa especializada. (Dicionário de Termos Financeiros e de Investimento)

    O setor de marketing é o responsável por desenvolver ações nas quais as pessoas obtêm o que elas precisam e querem por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços de valor com outros. Seu foco é o mercado consumidor. (Kotler)

    A Auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos por meio da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, compliance, controle e governança. (Manzi)

    O termo Compliance tem origem no verbo inglês “to comply", que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. Esse departamento é o responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis à organização. Seu público-alvo são os encarregados dos setores da empresa, que devem consequentemente, disseminar as normas e procedimentos aos subordinados.

    Planejamento estratégico é o processo de elaborar uma estratégia organizacional e definir maneiras de ela ser aplicada.  O alvo é a organização e seus departamentos.

    Diante das explicações, concluímos que o assessor de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com investidores e acionistas, deve buscar informações com o DRM.

    Gabarito do professor: Letra A.

     Fonte:

    - Dicionário de termos financeiros e de investimento. Downes, John e Goodman, Jordan Elliot. NBL Editora. 1993.

    - Kotler, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª. edição. Atlas. 1998.

    - Manzi, Vanessa A., Compliance no Brasil – Consolidação e Perspectivas. Editora Saint Paul. 2008

ID
2676718
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A agência de um banco está situada em uma comunidade carente. A área de comunicação mantém um contato regular com a comunidade, realizando diversas ações institucionais, com viés social.


O objetivo principal dessa atividade junto a esse público é obter:

Alternativas
Comentários
  • Então tá...

    Gab. A

  • Quando eu respondi pensei: "Lá vai o inocente perder a questão..." Então, tá... [2]
  • Tá? Então tá... [3]

  • Tudo bem, então. Fazer o que, né.

  • Eu respondi consciência social, mas quando vi que o gabarito era o A - Prestigío e Reputação, raciocinei da seguinte forma:

    Se uma empresa exploradora de atividade econômica está inserida em uma comunidade carente, que tipo de consciência social ela buscaria?? Não jogar lixo nas ruas? preservar o meio ambiente?? Até poderia ser, caso ela quisesse trilhar no ramo da sustentabilidade como um diferencial, mas, na verdade, como qualquer outra empresa, ela visa o lucro e, de uma forma ou de outra, preza pela sua reputação e quer o prestígio da comunidade em que esteja inserida, assim, será um sonho de consumo para os moradores, adiquirir o produto ou serviço daquela empresa, por mais simples que seja.

  • Segundo Margarida Kunsch, em Planejamento de RP na Comunicação Integrada, p. 175:


    O termo marketing social vincula-se às questões sociais. Vale-se dos conceitos de marketing propriamente dito para trabalhar com o produto social. (...) Visa a mudanças de uma prática social.

     

    Por outro lado, segundo Torquato Rego (2010):

     

    O gerenciamento de imagem e reputação envolve a estratégia, as operações e os resultados das empresas, mas também as emoções, as impressões boas ou más que podem proporcionar a gestão dos sentimentos de credibilidade entre o público e as organizações.

     

    Em síntese, atrelar a organização ao marketing social é uma forma de carrear reputação positiva, boas impressões e credibilidade, em outras palavras, prestígio e reputação, conforme a assertiva A.

  • Usei o seguinte raciocínio para responder: Me apeguei à palavra "institucionais", relacionei com imagem (ações institucionais trabalham a imagem da empresa) e das alternativas busquei a que trabalhava com a imagem.

  • MKT SOCIAL

    OBJETIVO : PRESTÍGIO / REPUTAÇÃO

  • Ações institucionais são atividades relacionadas à transmissão de informações sobre uma organização – objetivos, práticas, valores, etc. Visa construir, manter ou melhorar a imagem da empresa perante alguns públicos estratégicos.

    A) CERTO. Prestígio e reputação são consequências de ações institucionais bem sucedidas.

    B) ERRADO. Mídia espontânea é a veiculação gratuita de informações sobre uma organização em veículos ou canais de comunicação de terceiros. Apesar de ser algo positivo, não é o objetivo de uma ação institucional junto à comunidade carente.

    C) ERRADO. A consciência social é consequência de ações sociais, e não institucionais, realizadas por uma organização junto à comunidade carente.

    D) ERRADO. Ações institucionais não visam ao lucro ou às vendas, mas à boa imagem perante alguns públicos estratégicos.

    E) ERRADO. Ao praticar ações institucionais, a organização pode despertar interesse em membros da comunidade carente para se tornarem colaboradores, ou apoio operacional, mas esse não é o objetivo principal.

    Gabarito do professor: Letra A.

     
    Fonte:

    - Tavares, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. 3 ed. Atlas. 2010.
  • Prestigio e reputação não tem nada a ver com Ações Sociais

    A pratica de Ações Sociais visa a garantir a Conscientização organizacional

    GABARITO CORRETO C

  • responsabilidade social vai MUITO além do que "não jogar lixo no chão" ou "consciência ambiental". Eu entendi o argumento da colega mas acho mto simplista pensar assim, como a banca tbm pensou. Enfim,.. o que vai ser fazer, né?


ID
2696863
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É praticamente impossível falar sobre comunicação interna sem falar em endomarketing. Os dois conceitos andam praticamente juntos, ‘unha e carne’. Porém, é fundamental esclarecer uma pequena confusão: muitas pessoas e ‘organizações’ confundem esses itens, dizendo que endomarketing é comunicação interna. Quase certo. A comunicação na verdade faz parte do endomarketing. Ou seja, a comunicação é uma ferramenta do endomarketing.

(TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas)

Tavares acrescenta que, dentro da filosofia do endomarketing, para o seu melhor desempenho há dois enfoques básicos, que são

Alternativas
Comentários
  • C. Motivacão e comunicacão!

  • Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O endomarketing, a partir de alguns atributos de valores dentro de um processo de gestão, tem como premissas fundamentais a busca de resultados com finalidade, na construção de uma cultura própria, na ética, na multidisciplinaridade e interfuncionalidade, na informação como insumo, na interatividade e na adaptabilidade, ou seja, a facilidade de adaptar-se às mudanças no ambiente de negócios, na busca de resultados, permanentemente. É a utilização do endomarketing como recurso estratégico para melhoria da produtividade de todos, que compõem e fazem a empresa.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)

  • Gosto quando o examinador dá uma ajudinha...kkk

    Falou e falou em comunicação, fui na dica dele!

  • Como o próprio Maurício Tavares afirma, há confusão de conceitos entre comunicação interna e endomarketing. Vamos entender a definição de cada termo para, então, buscarmos a alternativa correta.

    Endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas para os colaboradores de uma organização. Seu objetivo é tratar o público interno como cliente, o que contribui para a diminuição da rotatividade e para a atração de profissionais capacitados.

    Comunicação interna é a reunião de ações que buscam facilitar a comunicação entre a organização e colaboradores, estimular o diálogo, a troca de informações e a compatibilização de interesses.

    Para o melhor desempenho do endomarketing, os gestores devem se comunicar constantemente com os colaboradores e motivá-los a alcançar os objetivos próprios e da organização.

    A alternativa correta é a C – Motivação e Comunicação.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Gabarito C

    Quase que marquei a A, porém lembrei que endomarketing não são só os funcionários, porém as partes próximas como, além dos empregados, temos também revendedores, acionistas, etc.)


ID
2696977
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Será realizada uma campanha de marketing institucional para uma organização não governamental voltada à preservação do meio ambiente. Durante a execução da campanha, estão previstos os seguintes objetivos:


I. Demonstrar aos apoiadores da organização que suas contribuições para as metas, principalmente quando envolvem doações financeiras, estão sendo utilizadas de forma correta e ética.

II. Alertar o seu público sobre a existência da instituição, suas metas na sociedade, serviços prestados e a necessidade de contribuição (inclusive financeira, se for o caso).

III. Influenciar pessoas e entidades na sociedade a aceitar as metas da organização também como suas, merecedoras de auxílio do público (inclusive financeiro, quando for o caso), coletando apoios.


A ordem correta para realização desses objetivos é

Alternativas
Comentários
  • Muito subjetiva. Usei a lógica para resolver essa questão.

    1) Apresentar a empresa (II)

    2) Convidar pessoas para abraçarem suas metas (III)

    3) Mostrar os resultados alcançados (I)

    Gabarito D

    Qual conceito/teoria utilizada?

  • CAMPANHA DE MARKETING INSTITUCIONAL

    1º ALERTAR O SEU PÚBLICO SOBRE A EXISTÊNCIA DA INSTITUIÇÃO, SUAS METAS NA SOCIEDADE, SERVIÇOS PRESTADOS E A NECESSIDADE DE CONTRIBUIÇÃO (INCLUSIVE FINANCEIRA, SE FOR O CASO).

     

    INFLUENCIAR PESSOAS E ENTIDADES NA SOCIEDADE A ACEITAR AS METAS DA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM COMO SUAS, MERECEDORAS DE AUXÍLIO DO PÚBLICO (INCLUSIVE FINANCEIRO, QUANDO FOR O CASO), COLETANDO APOIOS.

    3º  DEMONSTRAR AOS APOIADORES DA ORGANIZAÇÃO QUE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS METAS, PRINCIPALMENTE QUANDO ENVOLVEM DOAÇÕES FINANCEIRAS, ESTÃO SENDO UTILIZADAS DE FORMA CORRETA E ÉTICA.

  • 1º - EXISTENCIA DA ORGANIZAÇÃO

    2º- INFLUENCIAR PESSOAS/ENTIDADES ACEITAR METAS DA ORGANIZAÇÃO COMO SUAS.

    3º DEMONSTRAR QUE AS CONTRIBUIÇÕES ESTÃO SENDO USADAS DE FORMA CORRETA.

    LETRA D.

  • O principal objetivo de uma campanha de marketing institucional é apresentar os atributos institucionais de uma organização e de seus produtos ou serviços visando criar simpatia, afinidade e interesse e fazer com que seu público-alvo se torne ativo e se mantenha leal à marca.

    No caso do enunciado, a organização responsável pela execução dessa campanha é não governamental voltada à preservação do meio ambiente. Isso significa que esta não tem fins lucrativos e seu objetivo principal é contribuir para questões ambientais. Isso também significa que ela precisa de doações, incentivos e apoio para sobreviver e se expandir.

    Com base no exemplo, o primeiro passo a ser dado é apresentar ao público-alvo informações sobre a organização, suas atividades, seus objetivos e sua necessidade de contribuição, alertando-o. O objetivo é despertar consciência sobre o negócio e chamar a atenção para este. Assertiva II.

    A etapa seguinte diz respeito à persuasão. O objetivo é influenciar o público-alvo a se comprometer com a causa e dar o suporte necessário para que esta perdure e avance. É importante destacar como o publico está envolvido com a questão e frisar que a inércia frente ao assunto é prejudicial. A ênfase é em doações financeiras e de equipamentos, ajuda de voluntários, apoio em atos públicos e pressão em órgãos. Assertiva III.

    Por fim, após a execução das ações, é importante avaliar o que foi feito e mostrar os resultados para os envolvidos. O retorno sobre o investimento – de recursos financeiros, de tempo, de energia – deve ser demonstrado por meio da apresentação das conquistas obtidas. Fazer isso reforçará o interesse dos participantes atuais e servirá de atrativo para novos apoiadores. Assertiva I.

    Com base nessa explicação, concluímos que a sequência correta é II – III – I.


    RESPOSTA: D

ID
2736646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.


A estratégia de marketing de uma organização se baseia na definição de mercados-alvo, em sua posição competitiva e ainda no desenvolvimento de um mix de marketing eficaz que permita atingir os clientes escolhidos.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado sintetiza muito bem o que acabamos de aprender com o exemplo. A estratégia de marketing é basicamente definir um mercado-alvo (cliente) e traçar os meios necessários, ou seja, desenvolver um mix de marketing (produto, preço, praça e promoção) apropriado para atender a esse mercado.

    Gabarito: Certo

  • Estratégia de marketing é uma maneira de conduzir os esforços de uma organização para alcançar determinado objetivo mercadológico, como aumento das vendas, a construção ou manutenção da imagem positiva ou a conquista da lealdade dos clientes.

    Definir as estratégicas de marketing é uma das etapas do planejamento estratégico de comunicação organizacional, bem como analisar o ambiente interno e externo, identificar e selecionar os públicos-alvo e estabelecer as ações necessárias (como o desenvolvimento do mix de marketing).

    A definição do mercado-alvo não faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa anterior do planejamento. Antes de escolher como impactar determinado público, é necessário identificá-lo e selecioná-lo.

    O desenvolvimento de ações com base no mix de marketing tampouco faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa posterior. Somente depois de escolher como agir é que de fato a organização executa algo.

    O gabarito da banca afirma que o enunciado está correto, mas devido às explicações dadas acima, o enunciado está errado. Diante dessa dúvida, a questão é passível de anulação.

     

    GABARITO DA BANCA: CERTO.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.

    Fonte:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • PRA QUEM NÃO É ASSINANTE:

    Estratégia de marketing é uma maneira de conduzir os esforços de uma organização para alcançar determinado objetivo mercadológico, como aumento das vendas, a construção ou manutenção da imagem positiva ou a conquista da lealdade dos clientes.

    Definir as estratégicas de marketing é uma das etapas do planejamento estratégico de comunicação organizacional, bem como analisar o ambiente interno e externo, identificar e selecionar os públicos-alvo e estabelecer as ações necessárias (como o desenvolvimento do mix de marketing).

    A definição do mercado-alvo não faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa anterior do planejamento. Antes de escolher como impactar determinado público, é necessário identificá-lo e selecioná-lo.

    O desenvolvimento de ações com base no mix de marketing tampouco faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa posterior. Somente depois de escolher como agir é que de fato a organização executa algo.

    O gabarito da banca afirma que o enunciado está correto, mas devido às explicações dadas acima, o enunciado está errado. Diante dessa dúvida, a questão é passível de anulação.

     

    GABARITO DA BANCA: CERTO.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.

    Fonte:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.


ID
2775472
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre as ações que devem ser tomadas em relação à mídia após a empresa assessorada ter ultrapassado momentos de crise, avalie as afirmativas a seguir

I. Os veículos de comunicação que não mantiveram uma boa relação com a empresa durante os momentos de crise, devem ser retirados do mailing list.
II. As ações de divulgação devem buscar fortalecer a credibilidade da empresa para que, aos poucos, a memória dos dados negativos seja substituída por uma percepção positiva por parte do público.
III. Devem ser implantados programas que promovam a sustentação da imagem da empresa e a preparem para enfrentar quaisquer circunstâncias adversas e novas crises.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Sobre as ações que devem ser tomadas em relação à mídia após a empresa assessorada ter ultrapassado momentos de crise, avalie as afirmativas a seguir 

    I. Os veículos de comunicação que não mantiveram uma boa relação com a empresa durante os momentos de crise, devem ser retirados do mailing list.

    II. As ações de divulgação devem buscar fortalecer a credibilidade da empresa para que, aos poucos, a memória dos dados negativos seja substituída por uma percepção positiva por parte do público.

    III. Devem ser implantados programas que promovam a sustentação da imagem da empresa e a preparem para enfrentar quaisquer circunstâncias adversas e novas crises. 

    D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.


ID
2892964
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    Marketing institucional que, conforme Boone e Kurtz “[...] envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a receber seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela [...]”.

    Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno.

    Marketing cultural é usar a cultura para aumentar a visibilidade de uma empresa.

    Marketing cultural é toda ação de marketing que usa a cultura como meio de comunicação para difundir o nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora.

    Marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

    Personal Branding nada mais é que a gestão da sua marca pessoal. Envolve você descobrir o que o torna único, a determinar o seu posicionamento e a comunicar melhor a sua promessa única de valor, para então alcançar relevância e influência para determinado público alvo. Seja esse público mais específico como os seus colegas de trabalho ou amplo como o mercado global.

  • "envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização"...essa parte me pegou!

  • Gabarito do Professor:
    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços.

    Marketing institucional é uma vertente do marketing que lida com ideias e trocas simbólicas, e está intimamente relacionado à imagem organizacional. Seu principal objetivo é criar uma percepção positiva nos públicos; em última instância, no entanto, visa ao lucro por meio da comercialização de produtos e serviços, à manutenção da base de clientes e à conquista crescente do mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, mas isso NÃO está restrito às iniciativas do setor privado.

    B) Errado. Personal marketing é um termo em inglês que traduzido significa marketing pessoal. É uma estratégia de marketing usada para promover uma pessoa, destacar seus atributos positivos e atrair a atenção de outras pessoas, especialmente com objetivos profissionais.

    C) Errado. O objetivo principal do marketing institucional é fortalecer a imagem de uma organização perante o público-alvo. Aumentar as vendas é um alvo, mas de importância menor.

    D) Certo. De acordo com Boone e Kurtz (2009), o marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela. Para esses autores, o marketing institucional busca influenciar o público a “vestir a camisa".

    E) Errado. O endomarketing trata o público interno como cliente, o que contribui para a diminuição da rotatividade, a atração de profissionais capacitados e melhor desempenho de suas atividades. Não tem relação ou é conhecido como marketing institucional.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Boone, Louis E. & Kurtz, David L. Contemporary Marketing. Cengage Learning. 2009.

    - Souza, Flávia Clemente de. Os usos do marketing institucional na era digital. Intercom. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

ID
2892979
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de Comunicação Integrada do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno:

    Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php

  • letra a

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

  • A comunicação integrada de marketing é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que define o termo Comunicação Integrada de Marketing:

    A) Certo. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    B) Errado. A comunicação integrada de marketing não apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum. A comunicação institucional é a responsável pelo fornecimento de informações sobre setores de uma organização para criar uma imagem positiva perante os públicos.

    C) Errado. A comunicação integrada de marketing não é conhecida como Marketing 3.0. Este termo é uma evolução do marketing; nessa fase as organizações focam no ser humano, e buscam a lucratividade com responsabilidade corporativa.

    D) Errado. A comunicação integrada de marketing não é o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público. Essa ação é realizada pelo marketing direto.

    E) Errado. A comunicação integrada de marketing não consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto. O nome dado para essa ação é Omnichannel marketing. Observação: esse tipo de marketing também utiliza outros canais online (como blogs) e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2945500
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre marketing de conteúdo, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) observam que o conteúdo pode ser considerado a nova propaganda e as #hastags usadas na distribuição de conteúdo pela mídia social assumem o papel de:

Alternativas
Comentários
  • Kotler em seu novo premiado Marketing 4.0 diz que o Mkt de Conteúdo é a nova propaganda e o hashtag é o novo tagline ( mesmo que slogan).

    Fonte: https://medium.com/@viverdeblog/marketing-de-conte%C3%BAdo-porque-ele-%C3%A9-fundamental-para-todos-os-tipos-de-neg%C3%B3cio-e-como-evitar-os-9e5f130c51a4

  • Gabarito do Professor

    Marketing de Conteúdo é uma vertente do marketing que usa conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes, que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    O marketing de conteúdo oferece informações noticiosas (relato de algo ocorrido em uma data específica, como em uma notícia de jornal, e que deixa de ser interessante com o passar do tempo) e informações evergreen (texto com a definição e caracterização de um determinado assunto, como em uma enciclopédia, e que por isso, pode ser usado por um período de tempo maior). Pode ser apresentado em formato de e-mail, postagem de blog e redes sociais, e-books, infográfico, webinars e vídeos.

    O trabalho de marketing de conteúdo é dividido em oito etapas: fixação de metas, mapeamento do público, concepção e planejamento do conteúdo, criação do conteúdo, distribuição do conteúdo, ampliação do conteúdo, avaliação e aprimoramento.

    A hashtag (#) é um elemento presente em publicações de sites e das mídias sociais (redes sociais, fóruns, blogs e sites wiki) que contribui para os usuários identificarem informações em um determinado conteúdo, e colabora (em partes) para os motores de busca ranquearem e classificarem as páginas na internet com base na relevância.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. De acordo com os autores mencionados no enunciado, as hashtags não assumem o papel de anúncio. Para eles, o anúncio deixou de ser algo tão valorizado pelos atuais clientes, já que a crença na propaganda não surte o mesmo efeito que ocorria antigamente.

    B) CERTO. A hashtag funciona como slogan pois serve como palavra ou frase de efeito, e resume as características ou benefícios de um produto ou serviço nas publicações da internet.

    C) ERRADO. Não há associação entre hashtag e endereço para os autores citados. A hashtag atua como um sinalizador, um item identificador. Para apontar endereços na internet, são usados hiperlinks.

    D) ERRADO. Para os autores citados, a hashtag não assume o papel de tema, visto que esse termo dá a ideia de que algo ainda vai ser desenvolvido, explorado, e, portanto, não está concluído.

    E) ERRADO. A hashtag pode até servir para identificar quem criou determinada postagem, como uma assinatura, mas a essência desse elemento não se resume a isso. De acordo com os autores, a hashtag tem como foco a criação muito mais do que o criador.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    RESPOSTA: B

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Miceli e Salvador (2017), o Planejamento de Marketing Digital abrange as seguintes etapas, entre as quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Não há essa etapa de benchmark no livro citado.

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • Gabarito do Professor:

    O Planejamento de Marketing digital é uma metodologia criada por Miceli e Salvador que contribui para que as organizações entendam a necessidade de estarem presentes no ambiente virtual e a relevância de posicionarem sua marca de modo adequado nesse meio através do uso de canais digitais. Para alcançar os objetivos, tais autores elencam quatro etapas: planejamento estratégico, seleção de canais, montagem do plano (o DSD) e desdobramento (metas e métricas).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar qual não é uma etapa do planejamento de marketing digital:

    A) Certo. O benchmarking é uma estratégia na qual uma organização analisa as práticas bem-sucedidas de outras organizações (do mesmo setor ou não) a fim de aprimorar seus processos internos. Apesar de ser algo importante a se fazer, não é uma etapa do planejamento de marketing digital elaborado pelos autores citados no enunciado.

    B) Errado. A definição do conjunto de estratégias para o início das ações digitais, baseadas no modelo Balanced Scorecard, é a primeira etapa, e consiste em buscar formas de aumentar a lucratividade, reduzindo os custos.

    C) Errado. A escolha dos canais adequados à proposta da empresa, considerando seus valores, seus objetivos e seu público-alvo, é a segunda etapa. Consiste em analisar os canais disponíveis, interativos ou estáticos, e identificar aquele(s) que apresenta(m) maior número de acessos, a forma de consumo e o target.

    D) Errado. O plano estratégico de aplicação dos canais, ou DSD (Diagrama de Soluções Digitais), é a terceira etapa. Diz respeito a uma representação visual organizada que resume o que foi planejado nas etapas anteriores e relaciona-se com a distribuição, formato de atuação, frequência de uso e interação entre os canais.

    E) Errado. A estipulação das metas derivadas dos objetivos que levaram o gestor a escolher a forma de atuação para cada canal e a medição de resultados de acordo com a periodicidade adequada dizem respeito à quarta etapa. Basicamente, significa estabelecer alvos tangíveis e definir maneiras de avaliar se estes foram atingidos satisfatoriamente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta uma etapa do planejamento de marketing digital segundo a metodologia elaborada por Miceli e Salvador (2017).

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Miceli, André Lima Cardoso & Salvador, Daniel O. Planejamento de Marketing Digital (2ª edição). Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
  • Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho.


ID
2989132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São 8 as etapas para um comunicação eficaz no marketing:

    1) Identificação do público alvo

    2) Determinação dos objetivos da comunicação

    3) Elaboração da mensagem

    4) Seleção dos canais de comunicação

    5) Estabelecimento do orçamento de comunicação

    6) Decisão sobre o mix de comunicação

    7) Mensuração dos resultados

    8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

    Fonte: Administração de Marketing: a edição do novo milênio/2000 - Philip Kotler.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • O planejamento da comunicação eficaz é composto por oito etapas: identificação do público-alvo, definição do objetivo da comunicação, seleção do tipo de mensagem, seleção dos canais de comunicação, elaboração do orçamento da campanha, decisão sobre o mix de comunicação, medição e avaliação dos resultados e gerenciamento da comunicação integrada.

    Os resultados da comunicação eficaz podem ser observados no volume de vendas, na melhora da percepção do público consumidor quanto à marca, na mudança de atitude em relação ao produto/serviço e nas intenções de compra.

    Com base nessa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Ogden, J. R. Comunicação integrada de marketing. Prentice Hall. 2002.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2989135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Mesmo que defina o conteúdo da mensagem de uma propaganda institucional com base em um mix de comunicação de marketing que inclua planejamento e apelos racionais ou emocionais, o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo

Alternativas
Comentários
  • Por mais que se espere obter sucesso, não há como ter certeza do impacto que causará.

  • Onde está o erro?

  • Baseado em uma pesquisa no google, talvez o gabarito seja respondido. Fiz grifos para marcar a ideia da resposta da banca.

    Propaganda Institucional

    2. A Propaganda Institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando a disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta instituição. Fala-se da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela gera, da sua contribuição pro progresso do país, enfim, das coisas boas que a empresa faz. Assim, cria-se uma imagem positiva da marca. É utilizado para criar no público um estado de confiança nas instituições , o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições. Neste sentido, a Propaganda Institucional tem servido em muito para que sejam atingidos os objetivos das Relações Públicas. Ela aborda dados informativos a respeito da instituição, almejando mostrar transparência de seus produtos e serviços prestados promovendo assim, filosofia, marca e imagem de uma empresa, instituição ou órgão público; também pode ser veiculada a responsabilidade social e a promoção de ações estratégicas da organização, nunca deixando de lado a ética.

    8. Um dos propósitos do uso da Propaganda Institucional por parte de uma organização é o de influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, quer seja motivando o público-alvo a tomar determinadas atitudes de interesse da organização, quer criando uma aceitabilidade por parte deste público sobre determinados temas, posturas ou atitudes da organização. Sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial a Propaganda Institucional foi utilizada para tais fins. O meio utilizado por excelência neste período era o pôster, que era amplamente distribuído e divulgado, sobretudo nos Estados Unidos da América. Ao trazer a figura do 'Tio Sam' despindo-se de sua vestimenta tradicional e colocando um uniforme de operário, com os seguintes dizeres: Defender a liberdade americana é tarefa de todos . Outras tantas propagandas da época conclamam os trabalhadores urbanos para evitar atrasos e faltas, comparando tais atitudes com colaboracionismo e traição.

    Fonte:https://pt.slideshare.net/daianelins/yves-behar

  • Eu acredito que é possível pois, antes de jogar uma propaganda no ar a empresa ou instituição procura focar no perfil do consumidor e para isso existem as pesquisar de perfil, os levantamentos, em fim, creio que existe todo um conjunto antes de se lanças qualquer propaganda, caso contrários seria um caso displicente.

  • Gabarito E

    "o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo"

    Efeito de sentido é o tom da mensagem = ironia, duplo sentido, ambiguidade, humor...

    O comunicador planeja a mensagem e utiliza o efeito de sentido para expressá-la. É uma ferramenta que ele controla.

  • O comunicador, ao planejar o conteúdo e usar apelos racionais e emocionais na mensagem, é capaz de prever o efeito de sentido que essa causará no público-alvo. Esse profissional sabe que a emoção e a razão podem desenvolver afinidade, simpatia, medo, aceitação ou outros sentimentos, e que ambas (emoção e razão) contribuem significativamente para a mudança de comportamento ou de pensamento do consumidor. Por isso, ao usar tais táticas, ele enxerga as consequências e possibilidades de sucesso em seu objetivo.

    Por esse motivo, a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Então agora os profissionais de comunicação leem mentes?

  • Ele é sim capaz de prever.

    A questão não fala de certeza, fala em previsão. Possível prever sim, pois caso contrário não precisaria de pesquisa e planejamento. Acredito que seja mais por aí.

  • A Cespe sendo Cespe...
  • Gente, é possível prever sim. O marketing tem ferramentas, pesquisas que possibilitam prever, dar um direcionador das suas ações. O que ele não faz é cravar que a previsão é um fato.

  • PREVER:

    1. ter ideia antecipada de (algo que vai acontecer); antever.

    2. observar com antecedência e concluir sobre as prováveis consequências; conjecturar, supor, presumir.

    Dá pra supor? Sim, dá pra ter uma ideia.


ID
2989138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Um programa bem elaborado de divulgação de mensagens, que mescle a atividade de relações públicas com outros elementos do mix de comunicação de marketing, como a promoção, torna o produto mais concreto para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • programa de marketing que envolve os 4 P`s: Produto( pode englobar os serviços oferecidos) , preço, praça (como o cliente chega até a empresa) e promoção (promover a marca).

  • O mix de comunicação de marketing, ou composto de comunicação e promoção, é a união de cinco atividades diferentes que se complementam: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

    As relações públicas são a somatória de esforços para manter uma imagem positiva da organização perante seus públicos e um relacionamento próximo com estes. Envolve a realização de eventos, assessoria de imprensa, gerenciamento de imagem, lobby, entre outras.

    Baseia-se em três aspectos: elevada credibilidade; possibilidade de angariar compradores desprevenidos; possibilidade de tornar o produto mais concreto para o potencial comprador.

    Promoção de vendas é a união de ações que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torná-las efetivas e mediatizar o consumo. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Com isso em mente, podemos concluir que o enunciado da questão está correto.
    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Kotler, P. Administração de marketing: a edição do milênio. 10 ed. Prentice-Hall. 2000.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! A comunicação integrada de marketing (ou mix de comunicação de marketing) tem por objetivo combinar diversas ferramentas de comunicação (tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto), com o objetivo de se  comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com os clientes. Ou seja, trata-se de adotar uma “visão de 360 graus” do consumidor, com o objetivo de compreender como as diferentes formas de comunicação podem influenciar o comportamento do consumidor.  

    Isso, de fato, torna o produto mais “concreto” ao cliente.

  • esse "concreto" veio só pra bagunçar


ID
2989174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


Os profissionais de comunicação detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica que desperte motivações inconscientes e que possam influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa; todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • qual seria o erro dessa questão?

    o "todas"?

  • GABARITO: ERRADO

    "todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Não são as ações de endomarketing, mas sim as ações da comunicação interna.

    Comunicação interna: informa ao público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa.

    Endomarketing: vende a imagem da empresa fazendo com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • Essa questão englobou vários conceitos em um único enunciado e procurou confundir o candidato. Vamos dividir os pontos para melhor entendimento:

    - Os profissionais de comunicação NÃO detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica para despertar motivações inconscientes em seu público de interesse. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Pública veda essa prática no artigo 2.

    - Os profissionais de comunicação podem, e tem como objetivo, influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa, desde que usem os métodos, meios e técnicas corretas, legais e éticas

    - O endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização. Seu objetivo é transformar colaboradores em clientes internos, visando sua atração e permanência. Por isso, quem planeja e executa o endomarketing são os profissionais de marketing, não os profissionais de comunicação.  

    Diante dessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • errada

    JUSTIFICATIVA - ERRADO. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao dispor sobre as responsabilidades gerais, estabelece que é vedado ao profissional de relações públicas se utilizar de qualquer método, meio ou técnica para criar motivação inconsciente que prive a pessoa de seu livre-arbítrio e lhe tire a responsabilidade por seus atos.

  • nishimura mito

  • Fiquei com uma dúvida cruel, pois a CESPE não é muito confiável. Ao ler o enunciado, deu para perceber que estava faltando o fator da ética, porque "os fins não justificam os meios".

  • "...todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Esse ambiente é favorável a quem? E se for aos interesses dos próprios empresários em detrimento dos colaboradores? Vai desprezar o elemento ético da conduta? Nem tudo o que é legal é moral. Portanto, gabarito ERRADO.

    Confesso que errei, e continuei em dúvida após ler os comentários, porque o mais curtido não traz o problema principal da questão. Mas ao ler o comentário do Lucky Shin, eu finalmente entendi o ponto principal. =)


ID
2989177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


O conceito de endomarketing inclui ações de marketing dirigidas ao público interno, tanto nas empresas voltadas para o lucro quanto nas organizações governamentais e do terceiro setor, observando-se as condutas de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Já o endomarketing tem o papel de vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços internamente. Dessa forma, faz com que os colaboradores se tornem propagadores da marca. Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing.

    Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca, vestirem a camisa da empresa, defenderem um propósito e o que a organização oferece.

    Provocando esse sentimento de pertencimento a algo maior, os profissionais tendem a ficar mais engajados com a empresa, melhorarem o desempenho e ainda promovem a marca da organização, melhorando a visibilidade dela no mercado e, consequentemente, os resultados.

    Fonte: https://blog.solides.com.br/marketing-interno-e-endomarketing/

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • A palavra endomarketing é a união de duas palavras: endo (de dentro, para dentro) e marketing (comercialização). Podemos concluir, portanto, que endomarketing são ações voltadas para dentro da organização, ou seja, para seu público interno, com o objetivo de trata-lo como cliente. O criador desse conceito, Bekin, defende que os colaboradores, quando encarados dessa forma, têm maior apreço pela organização e por isso, permanecem mais tempo nela e servem como atração para novos funcionários. 

    O endomarketing pode ser praticado em organizações de todos os tipos: as que visam ao lucro, governamentais e do terceiro setor.

    Portanto, a afirmação da questão está correta.

    Fonte:
    - Bekin, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.

    Gabarito do professor: CERTO.
  •  

    GABARITO CERTO

     

    De fato, o endomarketing é um tipo de “marketing” dirigido ao público interno (aos funcionários da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.

    Para Bekin (2004), a comunicação interna é a espinha dorsal do Endomarketing. A comunicação interna é o principal meio utilizado para fortalecer o relacionamento entre a organização e os colaboradores. É através da comunicação que cada pessoa tem acesso às informações sobre: objetivos; estratégias; valores; novos produtos; campanhas de Marketing; feedback sobre seu desempenho; a forma de expor suas necessidades, ideias, expectativas e críticas.

    Fonte: Material Estratégia Concursos - prof. Stefan Fantini

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    De fato, o endomarketing é  um tipo de “marketing” dirigido ao público INTERNO (aos funcionário da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.


ID
3194653
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação integrada refere-se

Alternativas
Comentários
  • A COMUNICAÇÃO INTEGRADA REFERE-SE ao processo de comunicação que envolve planejamento, criação e implementação de diversas formas de comunicação, atreladas a um tema central único, que são apresentadas durante um certo tempo aos públicos de interesse de uma marca. 

  • A comunicação integrada pode ser entendida de duas maneiras: como uma estratégia para compartilhar informações, de modo coerente e organizado, em todos os canais, online e offline; e como o esforço conjunto de várias subáreas da comunicação organizacional – como publicidade, jornalismo, relações públicas, editoração, por exemplo – para entregar mensagens adequadas aos públicos, de acordo com seus objetivos – mercadológico, institucional ou interno.


    Nos dois casos, é necessário que haja coordenação de todas as ações para manter a mesma qualidade, eficiência, clareza e consistência na comunicação, independente do alvo ou dos meios usados, para fortalecer o vínculo com os receptores (que podem ser clientes, colaboradores, imprensa, por exemplo), maximizar o impacto do discurso e economizar recursos.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Errado. O uso (simultâneo e/ou gradativo) das ferramentas de propaganda (impressas, digitais e audiovisuais) não se refere à comunicação integrada como um todo, mas a uma parte importante dela: a comunicação mercadológica. Essa vertente da comunicação foca na comercialização de produtos e serviços, e na perpetuação de relacionamentos comerciais entre organização e clientes. Seus públicos-alvo são os consumidores, revendedores e distribuidores.


    B) Errado. A simples contratação de agências de comunicação especializada (propaganda, relações públicas e de merchandising) não se refere à comunicação integrada. É necessário haver esforço conjunto de todas essas subáreas da comunicação para entregar mensagens adequadas, aos públicos certos no momento oportuno.


    C) Certo. O processo que envolve planejamento, criação e implementação de diversas formas de comunicação, atreladas a um tema central único, que são apresentadas durante um certo tempo aos públicos de interesse de uma marca, e atuam de forma sinérgica para um objetivo comum, se refere à comunicação integrada.


    D) Errado. O gerenciamento dos diversos fornecedores do ambiente de marketing, como, por exemplo, agências de marketing promocional, agências de web, entre outros, não se refere à comunicação integrada. É necessário haver esforço conjunto de todas essas subáreas da comunicação – como as agências de marketing, de web, de relações públicas, merchandising – para entregar mensagens adequadas, aos públicos certos no momento oportuno.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa C é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa C.


    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

ID
3209884
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Propaganda é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Para desenvolver um programa, os gerentes de marketing devem sempre começar pela identificação do mercado alvo e dos motivos do comprador. Depois, podem tomar as principais decisões no desenvolvimento de uma campanha publicitária, conhecidas como os 5ms.

Relacione os 5ms às respectivas características.

1. Missão.
2. Moeda.
3. Mensagem.
4. Mídia.
5. Mensuração.
( ) Quais são os objetivos da propaganda?
( ) Quanto gastar?
( ) Que mensagem deve ser transmitida.
( ) Que meios devem ser utilizados?
( ) Como serão avaliados os resultados?

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Para de procurar chifre em cabeça de cavalo.

  • Ao desenvolver um plano de propaganda o profissional de marketing deve identificar seu público alvo e os motivos que levam os consumidores à compra. Após isso, o profissional de marketing deve tomar cinco principais decisões, conhecidas como “os 5 Ms”23:

    Missão: quais são os objetivos da propaganda?

    Moeda: quanto gastar e como distribuir os gastos entre os vários tipos de mídia?

    Mensagem: que mensagem deve ser transmitida?

    Mídia: que meios devem ser utilizados?

    Mensuração: como serão avaliados os resultados?


ID
3209887
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para o gerenciamento de uma força de vendas bem sucedida, o administrador necessita adotar vários procedimentos e políticas para orientar essas decisões.

Assinale a opção que apresenta os principais procedimentos relativos ao gerenciamento da força de vendas.

Alternativas

ID
3271045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A administração do composto de marketing implica um conjunto de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos

Alternativas
Comentários
  • 4 P's

    Alternativa A

  • Ele busca o P de Praça, que seria a alternativa A, visto que cita os outros 3 P's (Produto, Preço e Promoção) no enunciado.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. 

    O enunciado já apresentou o produto (“gerencia do produto”), o preço (“definição e o monitoramento do preço”), a promoção (“aplicação das ferramentas de comunicação”), falta, portanto, a praça.

    Praça corresponde ao conjunto de atividades voltadas a tornar o produto disponível e acessível para o consumidor onde e quando ele desejar. Dentro desse elemento são analisados os seguintes aspectos:

     Canais de distribuição – intermediários utilizados para a comercialização dos produtos.

     Relacionamento com os canais – formas utilizadas para estimular a venda e minimizar os conflitos de interesse com os canais de distribuição. Preocupa-se com indicadores como volume de vendas e margem de lucro do produto.

     Logística de mercado – administração de estoques, transporte e armazenagem dos produtos. Coordenação das atividades com fornecedores, comprados e outros participantes do canal de distribuição.

    Gabarito: A

  • A administração do mix de marketing, ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s - a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos canais de distribuição) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Canais de distribuição é o elemento que falta no enunciado para completar o composto de marketing. Está relacionado à Praça/ponto: localização da organização, aos mercados de atuação, ao transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    B) Errado. Mecanismos de promoção não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    C) Errado. Métodos de vendas não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição. As vendas têm íntima relação com o marketing (que, resumidamente, é o modo como o produto chama a atenção do cliente) e com os canais de distribuição (que, resumidamente, é o modo como o produto vai ser disponibilizado ao cliente), mas não fazem parte do composto do marketing.

    D) Errado. Sistemas de pagamento não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “monitoramento do preço" – conjunto de políticas e estratégias para a formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Veículos de divulgação não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e pratica. 7ª. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • A administração do composto de marketing ( os famosos 4 Ps) implica um de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto(produto); a definição e o monitoramento do preço (preço); a aplicação das ferramentas de comunicação (promoção) e a gestão dos...... Qual o P que falta ? O P de Praça canais de distribuição.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3335062
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mercado organizacional é composto por indivíduos e organizações que adquirem produtos e serviços com as finalidades de fabricar outros produtos e serviços, revender e conduzir operações organizacionais. Segundo Kotler, a compra organizacional é o processo de tomada de decisão da necessidade de compra, para identificar melhores marcas e fornecedores disponíveis. O marketing empresarial engloba os seguintes mercados: agrícola, revendedor, governamental, serviços, terceiro setor e internacional. Esses mercados apresentam características específicas que devem ser consideradas no processo de elaboração do marketing empresarial.

Assinale a alternativa em que a característica do mercado está corretamente descrita.

Alternativas

ID
3458161
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É correto afirmar que, nas organizações públicas, a elaboração do plano de marketing é um exercício de planejamento estratégico que

Alternativas
Comentários
  • Planejamento estratégico é um processo continuo que, por meio do conhecimento, formula estratégias que direcionam os esforços de uma organização para a realização das atividades e o cumprimento dos objetivos no contexto mercadológico em que está inserida.

    Plano de marketing é um conjunto de atividades programadas cujos objetivos são analisar e entender o mercado para atender suas necessidades e demandas.

    Em organizações públicas, o marketing visa valorizar e satisfazer os cidadãos por meio da elaboração de políticas públicas e da prestação adequada de serviços públicos em troca do pagamento de impostos, taxas e tributos e a da aprovação de desempenho (quer seja nas eleições ou nas avaliações realizadas por órgãos de controle).

    Podemos afirmar que um plano de marketing em organizações públicas não difere na estrutura do conceito em relação ao realizado em outros tipos de organização; o que muda são os objetivos e as maneiras de avaliar as atividades realizadas. Basicamente o plano de marketing é composto por oito etapas: análise dos ambientes interno, externo e setorial; definição do público-alvo; definição do posicionamento de mercado; definição dos objetivos e metas; definição das estratégias e ações de marketing; definição de recursos e orçamentos; definição de métricas para controle e avaliação; e definição do cronograma e dos responsáveis.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A elaboração do plano de marketing não se inicia com a alocação de recursos públicos. O aumento de arrecadação não tem relação direta com a área de marketing, mas com as previsões orçamentárias e o planejamento anual do governo.

    B) Errado. A elaboração do plano de marketing não se inicia com a substituição de gestores.  O plano contínuo de capacitação não tem relação direta com a área de marketing, mas com atividades ligadas à área de recursos humanos.

    C) Errado.  A elaboração do plano de marketing não se inicia com a transformação do espaço público. A ocupação e usufruto do bem público pelos cidadãos podem ser objetivos do plano de marketing, como no caso da construção de uma praça pública.

    D) Errado. A elaboração do plano de marketing não se inicia com a definição de propósitos. Antes, é necessário realizar uma análise do ambiente para identificar quais são as necessidades para, então, definir propósitos.

    E) Certo. A elaboração do plano de marketing basicamente pode ser descrita seguindo a ordem proposta nesta alternativa: diagnóstico (por meio da análise ambiental interna e externa); posicionamento; e objetivos estratégicos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Andrade, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2012.
  • Gabarito E


ID
3553978
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Comunicação Integrada de Marketing – CIM – é a expansão do conceito de Promoção no composto de Marketing, desenvolvendo ações integradas para atingir os objetivos do cliente. A esse respeito, considere as seguintes ações: 


I - propaganda;

II - formação de preço; 

III - relações públicas. 

Está(ão) diretamente relacionada(s) à CIM a(s) ação(ões):

Alternativas
Comentários
  • A comunicação integrada de marketing (CIM) é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    O Mix de Comunicação Integrada de Marketing diz respeito às mídias escolhidas para as divulgar informações. Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda pessoal e marketing de relacionamento.

    Vamos analisar as ações abaixo e identificar quais estão diretamente relacionadas à CIM:

    I – Certo. A propaganda tem como objetivos aumentar as vendas, converter clientes em potencial em clientes, aumentar a exposição da marca, fidelizar clientes e fixar a marca na mente do consumidor. Pode ser do tipo informativa, persuasiva ou de presença.

    II – Errado. A formação de preço está associada, não com o conceito de promoção, mas com o a ideia de preço, o custo de produção, lucro, descontos, condições e formas de pagamento.

    III – Certo. As Relações públicas fazem parte das estratégias de promoção do mix de marketing. Por meio da realização de eventos, de apoio e patrocínios, do relacionamento com a imprensa e com a comunidade, da elaboração de publicações voltadas para públicos estratégicos e da comunicação visual, as RP buscam criar e manter a imagem positiva das organizações, contribuindo para o aumento da credibilidade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que alternativa C (assertivas I e III, apenas) está certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • I – Certo. A propaganda tem como objetivos aumentar as vendas, converter clientes em potencial em clientes, aumentar a exposição da marca, fidelizar clientes e fixar a marca na mente do consumidor. Pode ser do tipo informativa, persuasiva ou de presença.

    II – Errado. A formação de preço está associada, não com o conceito de promoção, mas com o a ideia de preço, o custo de produção, lucro, descontos, condições e formas de pagamento.

    III – Certo. As Relações públicas fazem parte das estratégias de promoção do mix de marketing. Por meio da realização de eventos, de apoio e patrocínios, do relacionamento com a imprensa e com a comunidade, da elaboração de publicações voltadas para públicos estratégicos e da comunicação visual, as RP buscam criar e manter a imagem positiva das organizações, contribuindo para o aumento da credibilidade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que alternativa C (assertivas I e III, apenas) está certa.

  • Mix de Comunicação Integrada de Marketing Propaganda Venda Pessoal Promoção de Vendas Relações Públicas Publicidade Marketing Direto Marketing Digital

ID
3681436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nos últimos dias, o publicitário baiano Duda Mendonça passou boa parte de seu tempo ao telefone. Em lugar de disparar ordens às suas agências em Brasília, São Paulo e Salvador, ele se ocupou em responder a dezenas de cumprimentos com uma tirada na ponta da língua. “Estou apavorado e satisfeito ao mesmo tempo”, disse ele sobre a nota oficial da Secretaria de Comunicação do governo que, na terça-feira, 23, o alçou ao posto de comunicador número um do país. A partir daquele momento, Duda passou a ter direito a ditar a última, a primeira ou todas as palavras da publicidade oficial. Como preferir. Do menor folheto ao maior outdoor — passando pelos comerciais de rádio e televisão, anúncios em revistas e jornais do país e do exterior e eventos patrocinados pela gestão do presidente Lula sobre os 29 ministérios, 120 empresas estatais e de economia mista, quatro secretarias especiais e três bancos oficiais —, tudo terá seu estilo criativo. Traduzindo em reais, o marqueteiro vai pilotar peças que irão movimentar no próximo ano uma verba publicitária total superior ao R$ 1,1 bilhão do exercício de 2003. Seu trabalho terá o sentido, segundo a nota oficial, de garantir unidade no discurso publicitário e evitar pulverização de ações. Com esse poder, Duda Mendonça ganhou na prática e sem meios tons status de novo ministro. O ministro da propaganda.

Isto É Dinheiro, ed. 318, 1º/10/2003, p. 24 (com adaptações).
À luz do texto acima, julgue o item subseqüente.

Uma estratégia coerente de marketing institucional a ser adotada pelo governo não necessita considerar os aspectos econômicos e políticos da sociedade na elaboração de objetivos e na definição de peças e ações de marketing.

Alternativas

ID
3682231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nos últimos dias, o publicitário baiano Duda Mendonça passou boa parte de seu tempo ao telefone. Em lugar de disparar ordens às suas agências em Brasília, São Paulo e Salvador, ele se ocupou em responder a dezenas de cumprimentos com uma tirada na ponta da língua. “Estou apavorado e satisfeito ao mesmo tempo”, disse ele sobre a nota oficial da Secretaria de Comunicação do governo que, na terça-feira, 23, o alçou ao posto de comunicador número um do país. A partir daquele momento, Duda passou a ter direito a ditar a última, a primeira ou todas as palavras da publicidade oficial. Como preferir. Do menor folheto ao maior outdoor — passando pelos comerciais de rádio e televisão, anúncios em revistas e jornais do país e do exterior e eventos patrocinados pela gestão do presidente Lula sobre os 29 ministérios, 120 empresas estatais e de economia mista, quatro secretarias especiais e três bancos oficiais —, tudo terá seu estilo criativo. Traduzindo em reais, o marqueteiro vai pilotar peças que irão movimentar no próximo ano uma verba publicitária total superior ao R$ 1,1 bilhão do exercício de 2003. Seu trabalho terá o sentido, segundo a nota oficial, de garantir unidade no discurso publicitário e evitar pulverização de ações. Com esse poder, Duda Mendonça ganhou na prática e sem meios tons status de novo ministro. O ministro da propaganda.

Isto É Dinheiro, ed. 318, 1º/10/2003, p. 24 (com adaptações).
À luz do texto acima, julgue o item subseqüente.

Ao nomear Duda Mendonça, o governo pretende utilizar uma estratégia de marketing institucional que preza pela uniformidade do discurso publicitário, com o objetivo de garantir que a comunicação oficial siga sempre padrões estabelecidos, limitando a liberdade das agências em criar temas e campanhas próprias.

Alternativas
Comentários
  • Marketing institucional é quando uma marca investe em ações de comunicação para falar sobre sua essência, porque ela existe, qual é sua missão e propósito, em que a marca acredita, quais são seus atributos, quais são os benefícios que elas geram na vida das pessoas. Que tem como o principal objetivo de transmitir a melhor imagem possível de uma empresa.

    Ao nomear Duda Mendonça, o governo pretende utilizar uma estratégia de marketing institucional que preza pela uniformidade do discurso publicitário, com o objetivo de garantir que a comunicação oficial siga sempre padrões estabelecidos, limitando a liberdade das agências em criar temas e campanhas próprias.


ID
3704578
Banca
AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2008
Disciplina
Marketing
Assuntos

“É um tipo de encontro no qual o expositor (entrevistado) faz uma rápida explanação, e é questionado pelos representantes da imprensa”. 


Assinale a alternativa que corresponde à definição acima.

Alternativas

ID
3756352
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Administração Mercadológica (Marketing) se tornou imprescindível para o sucesso de uma organização, independente de seu segmento de mercado. No centro deste cenário temos o cliente ou consumidor, que convive com grandes variações e diferenças na qualidade dos serviços prestados e dos produtos fabricados. Baseado nestas conclusões, em vivências pessoais, como consumidor e administrador, pode-se afirmar que:

Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Oiiii??? Como assim? Alguém pode explicar

  • Abaixo, seguem exemplos de objetivos de marketing mais comuns:

    • Aumentar o market share

    • Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes

    • Garantir a satisfação dos clientes

    • Reter e criar um relacionamento duradouro com os clientes

    • Melhorar a distribuição e a promoção do produto/serviço

    • Fechar mais negócios

    • Criar diferenciação e vantagem competitiva para a marca.

  • O marketing é um conjunto de ferramentas e estratégias que visa ajudar as empresas no alcance dos seus objetivos. Esse setor é responsável pelo planejamento de todas as ações necessárias para atingir os propósitos do negócio, que envolvem basicamente o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção).

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa:

    A) Certo. Os 4 (quatro) P's do marketing (Praça, Preço, Produto e Promoção) não agregam valor ao consumidor, se este não estiver fidelizado à marca ofertada e se suas necessidades ou expectativas não estiverem sendo atendidas adequadamente.

    B) Errado. Estabelecer e manter parcerias entre a organização e os seus parceiros, fornecedores e divulgadores de sua marca e seus produtos é um dos alvos do marketing. O principal objetivo, no entanto, é atender às necessidades e aos desejos dos consumidores, por meio de trocas satisfatórias.

    C) Errado.   O consumidor estabelece uma zona de tolerância, que é limitada por dois níveis de expectativas – Desejado e Adequado. O nível de serviço desejado é o serviço que o consumidor espera receber, julgado como ideal. O nível de serviço adequado representa o mínimo que o consumidor julga aceitável para a prestação de um determinado serviço.

    D) Errado.  As novas estratégias de Marketing, como Vendas Virtuais (E-commerce), Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Central de Atendimento (Call Center), Sistema de Pós-Venda, dentre outras, tendem a aumentar com o passar do tempo, especialmente devido à comodidade (em relação às compras) e à interação (em relação à comunicação) que estas proporcionam ao consumidor.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e pratica. 7ª. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

ID
3865924
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um cenário de transformações econômicas, tecnológicas e sociais cada vez mais velozes, a comunicação mercadológica das organizações busca se sofisticar em termos de formato e conteúdo para transmitir mensagens claras e integradas aos seus diferentes públicos. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma modalidade que compõe o mix de Comunicação Integrada de Marketing.

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Buzz Marketing é uma estratégia de marketing focada em gerar comentários, opiniões e barulho sobre uma marca, um produto, um serviço ou uma campanha. É uma estratégia que pode aumentar o posicionamento de marca e gerar engajamento.

  • A comunicação integrada de marketing é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas. 

    O Mix de Comunicação Integrada de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos para estabelecer a comunicação com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda pessoal e marketing de relacionamento. 

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que não apresenta uma modalidade que compõe o mix de Comunicação Integrada de Marketing: 

    A) Errado. Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Contribui para a formação e consolidação da imagem organizacional, aproxima a marca de seus públicos e estabelece um excelente canal de relacionamento. 

    B) Errado. A Venda Pessoal possibilita interação mais próxima do cliente (face-a-face e telemarketing, por exemplo), a individualização da mensagem, o intercâmbio de informações, demonstração de produtos, feedback instantâneo, com foco no atendimento. 

    C) Certo. Marketing de Buzz é uma estratégia de marketing potencializada com o advento das redes socais que tem como objetivo incentivar indicações sobre determinado produto ou serviço, de forma espontânea, de pessoa a pessoa, e que geralmente é resultado da satisfação das necessidades e expectativas do consumidor. Apesar dos resultados positivos, não faz parte do mix de comunicação integrada de marketing. 

    D) Errado. Folhetos/Catálogos são materiais impressos ou digitais que apresentam informações relevantes para o consumidor sobre determinado produto ou serviço e podem contribuir para a atração, consideração e decisão de compra. 

    E) Errado. Marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como alvo fidelizar o consumidor. Para tanto, são realizadas ações para criar e manter relacionamentos achegados e saudáveis entre a organização e o cliente (oferta de benefícios e disposição de canais de comunicação exclusivos, por exemplo) para que este continue comprando e até mesmo sirva como propagador espontâneo da marca. 

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.


    Bibliografia: - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • nao e c e sim a letra E


ID
3865951
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Margarida Kunsch (2003), o processo de planejamento das relações públicas se estrutura em quatro pilares, que são:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento das Relações Públicas é um componente essencial no desenvolvimento e na execução das atividades de Relações Públicas. Segundo Kunsch (2003), esse instrumento contribui para o sucesso dos trabalhos porque evita a improvisação, fornece subsídios para o alcance dos objetivos e da missão organizacional, permite racionalizar os recursos necessários e orienta a avaliação de resultados. De caráter proativo, pode-se, por meio do planejamento, prever comportamentos e reações dos públicos frente a algumas decisões ou atitudes organizacionais.

    Vamos analisar as alternativas e identificar qual apresenta os quatro pilares do planejamento proposto por Kunsch:

    A) Certo. Pesquisa, planejamento, implantação e avaliação são os quatro pilares do planejamento de Relações Públicas. Na pesquisa ocorrem a identificação e conhecimento da situação, levantamento de dados, mapeamento e identificação dos públicos, análise da situação e construção de diagnósticos. No planejamento, observamos a fixação de políticas de comunicação, definição de objetivos e metas, determinação de estratégias, proposição de planos, projetos e programas de ação, escolha e seleção dos meios de comunicação, elaboração de planos alternativos e emergenciais, determinação dos recursos necessários, obtenção de apoio e aprovação da direção e orçamento. Na implantação são realizados a correção de desvios, controle e monitoramento e divulgação para o público envolvido. Por fim, na avaliação, há o estabelecimento de critérios de avaliação, mensuração dos resultados e relatório conclusivo.

    B) Errado. Auditoria, plano de trabalho, ação, mensuração dos resultados não são os pilares do planejamento de Relações Públicas. Auditoria é uma pesquisa pontual, que avalia o desempenho da organização em campos específicos nos quesitos eficácia e eficiência, e é direcionada para intervir a fim de estabelecer melhorias. Plano é um tipo de planejamento mais abrangente, que envolvem grandes decisões, de longo prazo, situadas no topo da pirâmide organizacional. Ação está ligada à implantação do planejamento. Mensuração dos resultados é uma atividade desempenhada durante a fase de avaliação.

    C) Errado. Comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação social e sistema de informação não são os pilares do planejamento de Relações Públicas, mas as formas de Comunicação nas Organizações.

    D) Errado.  Pesquisa de mercado, organização de eventos, assessoria de imprensa e gerenciamento de crise não são os pilares do planejamento de Relações Públicas, mas são atividades da Comunicação Institucional.

    E) Errado.  Comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação administrativa e comunicação interna não são os pilares do planejamento de Relações Públicas, mas são componentes da Comunicação Integrada.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

    - Torquato, Gaudêncio. Tratado de comunicação: organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
  • A) Certo. Pesquisa, planejamento, implantação e avaliação são os quatro pilares do planejamento de Relações Públicas. Na pesquisa ocorrem a identificação e conhecimento da situação, levantamento de dados, mapeamento e identificação dos públicos, análise da situação e construção de diagnósticos. No planejamento, observamos a fixação de políticas de comunicação, definição de objetivos e metas, determinação de estratégias, proposição de planos, projetos e programas de ação, escolha e seleção dos meios de comunicação, elaboração de planos alternativos e emergenciais, determinação dos recursos necessários, obtenção de apoio e aprovação da direção e orçamento. Na implantação são realizados a correção de desvios, controle e monitoramento e divulgação para o público envolvido. Por fim, na avaliação, há o estabelecimento de critérios de avaliação, mensuração dos resultados e relatório conclusivo.


ID
4029232
Banca
IBADE
Órgão
CBM-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao Endomarketing, julgue os itens a seguir.

I. Para o endomarketing, os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos, e a organização constitui, em si, um microssistema de marketing.

II. Objetiva compartilhar com o público interno de uma empresa a percepção a respeito dos itens relevantes do marketing: negócio, gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais a empresa atua.

III. O seu surgimento deve-se, também, ao aumento da concorrência, desequilíbrio da demanda e oferta de bens e serviços, justamente em decorrência das inúmeras mudanças promovidas pela dinâmica da competição.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de ações de marketing voltado para colaboradores de uma organização, que trata o público interno como cliente, que contribui para a diminuição da rotatividade, que colabora para a atração de profissionais capacitados e que melhora o desempenho das atividades, é chamado de endomarketing.

    O endomarketing, além de se preocupar com a questão institucional, ligada à imagem organizacional, também está envolvido com ações das áreas de Recursos Humanos (ao lidar com a motivação, o treinamento e a valorização dos funcionários) e de Comunicação (ao possibilitar e/ou incentivar o diálogo para melhoria de processos).

    Vamos analisar as assertivas:

    I. Certo. Para o endomarketing, os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos, e a organização constitui, em si, um microssistema de marketing. Por esse motivo, ao desenvolver ações de endomarketing, a organização busca satisfazer necessidades e desejos do público interno.

    II. Certo. Objetiva compartilhar com o público interno de uma empresa a percepção a respeito dos itens relevantes do marketing: negócio, gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais a empresa atua. Isso proporciona melhorias na comunicação interna entre departamentos e indivíduos, e contribui para a manutenção da imagem positiva na mente dos colaboradores.

    III. Certo. O seu surgimento deve-se, também, ao aumento da concorrência, desequilíbrio da demanda e oferta de bens e serviços, justamente em decorrência das inúmeras mudanças, pressões e desafios promovidos pela dinâmica da competição.

    Com base nessas explicações, concluímos que todas as assertivas estão certas. Portanto, a alternativa certa, que apresenta essa opção (l, ll e lll), é a B.

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
4985653
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande importância para que os profissionais de marketing possam avaliar seus produtos ou clientes e definir estratégias de ação junto aos stakeholders. Sobre esse instrumento NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Erro da C: não há uma grande taxa de respostas, mas somente retorno rápido, dos poucos que respondem.

  • Quem responde email de pesquisa de satisfação???

  • A pesquisa quantitativa é apropriada para medir opiniões, atitudes e preferências, além de estimar o potencial ou volume de vendas de um negócio.

    JUREI QUE APENAS A QUALITATIVA TERIA ESSA APROPRIAÇÃO.


ID
4985656
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para trabalhar no mercado de publicidade e propaganda, o profissional de comunicação organizacional deve ter uma noção básica sobre os principais termos utilizados pelos planejadores de mídia e seus significados. Assinale a definição INCORRETA para um termo muito usual neste mercado:

Alternativas

ID
4985665
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A atenção ao público interno de uma organização é uma preocupação de marketing que resultou no estabelecimento do Endomarketing, uma recente segmentação dos estudos de mercado, da qual pode-se afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Passível de anulação. A única exceção entre as alternativas quanto ao papel do Endomarketing é a letra D. O Endomarketing não se limita em enxergar o colaborador como um mero cliente interno - vai muito além disso.

  • Até a alternativa (E) seria mais plausível de estar em desacordo do que a (B).

    Já que o Endomarketing não se limita a fazer que o funcionário compre a imagem organizacional ou faça divulgação para familiares tão somente. Isso se estenderia a relacionamentos secundários também como amigos, grupos religiosos, etc.

  • Justamente. Inclusive, só errei por ter marcado a D, mais ideal ao que se pede como "exceção";

  • Está errado o gabarito, a questão pede a assertiva errada(exceto), a resposta mais acertada seria a letra D. Acho que a banca é tão ruim que perdeu o gabarito e o examinador não lembrava mais da resposta.

  • Com todo respeito a alternativa do gabarito não faz nenhum sentido, visto que, o ENDOMARKETIG é algo visto e feito para d entro, o funcionário é visto como cliente SIM, e isto surge em virtude da concorrência, o intuito e ver o funcionário como colaborador. Então a questão ai deveria esta como ANULADA .