SóProvas


ID
90667
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as seguintes afirmações:

- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)

- O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)


Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:

Alternativas
Comentários
  • EMPIRISMO afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por nós através da experiência. Conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência. Teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das idéias racionais através da experiência. É descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.________"CONSTRUTIVISMO: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." Entendemos que construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores. FONTES: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011http://educacaocontemporaneida
  • - Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002) - Abordagem empírica - tradicional - na qual um conjunto de conhecimentos é transmitido para todos os alunos através de aulas expositivas com uso de normas disciplinares rígidas. O professor transmite o conteúdo e o aluno "passivo" deve dominar o que se transmite.
    - O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002) - Abordagem construtivista ou cognitivista ou piagetiana - na qual o aluno é contextualizado em razão do ambiente social em que está inserido. O aprendizado é desenvolvido considerando o aluno inserido em uma situação social. A inteligência se constrói por meio de ações do aluno baseadas na pesquisa, ensaios, investigação de problemas. O professor age como orientador da construção do conhecimento.


  • Gabarito: C

  • Empirismo/ambientalismo/tecnismo: O professor é especialista o ensino se da por meio de técnicas, palavras chaves: eficiência, técnicas, burocracia,habilidades. O empirismo nasceu a sombra da escola nova e teve seu auge na década de 60 com a ditadura militar.

    Construtivismo: O aluno constrói seu conhecimento em uma constante troca com o meio ambos se influenciam.