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ID
910123
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       Alguns mapas e textos do século XVII apresentam-nos a vila de São Paulo como centro de amplo sistema de estradas expandindo-se rumo ao sertão e à costa. Os toscos desenhos e os nomes estropiados desorientam, não raro, quem pretenda servir-se desses documentos para a elucidação de algum ponto obscuro de nossa geografia histórica. Recordam-nos, entretanto, a singular importância dessas estradas para a região de Piratininga, cujos destinos aparecem assim representados em um panorama simbólico. 
      Neste caso, como em quase tudo, os adventícios deveram habituar-se às soluções e muitas vezes aos recursos materiais dos primitivos moradores da terra. Às estreitas veredas e atalhos que estes tinham aberto para uso próprio, nada acrescentariam aqueles de considerável, ao menos durante os primeiros tempos. Para o sertanista branco ou mamaluco, o incipiente sistema de viação que aqui encontrou foi um auxiliar tão prestimoso e necessário quanto o fora para o indígena. Donos de uma capacidade de orientação nas brenhas selvagens, em que tão bem se revelam suas afinidades com o gentio, mestre e colaborador inigualável nas entradas, sabiam os paulistas como transpor pelas passagens mais convenientes as matas espessas ou as montanhas aprumadas, e como escolher sítio para fazer pouso e plantar mantimentos. 
      Eram de vária espécie esses tênues e rudimentares caminhos de índios. Quando em terreno fragoso e bem vestido, distinguiam- se graças aos galhos cortados a mão de espaço a espaço. Uma sequência de tais galhos, em qualquer floresta, podia significar uma pista. Nas expedições breves serviam de balizas ou mostradores para a volta. Era o processo chamado ibapaá, segundo Montoya, caapeno, segundo o padre João Daniel, cuapaba, segundo Martius, ou ainda caapepena, segundo Stradelli: talvez o mais generalizado, não só no Brasil como em quase todo o continente americano. Onde houvesse arvoredo grosso, os caminhos eram comumente assinalados a golpes de machado nos troncos mais robustos. Em campos extensos, chegavam em alguns casos a extremos de sutileza. Koch-Grünberg viu uma dessas marcas de caminho na serra de Tunuí: constava simplesmente de uma vareta quebrada em partes desiguais, a maior metida na terra, e a outra, em ângulo reto com a primeira, mostrando o rio. Só a um olhar muito exercitado seria perceptível o sinal. 

      (Sérgio Buarque de Holanda. Caminhos e fronteiras. 3.ed. S. Paulo: Cia. das Letras, 1994. p.19-20)

O segmento do texto cujo sentido está corretamente expresso em outras palavras é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Significado de Adventício -
    adj. Que vem acidentalmente: circunstâncias adventícias.
    Que vem de fora, estranho, forasteiro, peregrino: plantas adventícias.
    Bens adventícios, adquiridos sem trabalho.
     

    Significado de Habituar -
    v.t. Fazer contrair hábito; acostumar, preparar por meio de hábito ou costume; exercitar: habituei-o a viver com disciplina.
    V.pr. Afazer-se a alguma coisa por hábito, acostumar-se, exercitar-se, contrair o hábito de fazer alguma coisa: habituei-me a acordar cedo.


    Significados buscados em: http://www.dicio.com.br

  • Significado de Fragoso

    adj. Que tem fragas; penhascoso, escabroso.
    Difícil, áspero.

    fonte: http://www.dicio.com.br/fragoso/

  • Significado das palavras menos usuais:

    A) Estropiados:  Aleijado, mutilado, que perdeu algum membro. Falto de ordem, de correção: estilo estropiado. Desfigurado, alterado: sentido estropiado. Homem que sofreu mutilação, aleijado.

    B) Gentio: Pagão, idólatra, infiel, selvagem, não civilizado

    C) Fragoso: Que tem fragas; penhascoso, escabroso.

    D) Adventicios: Que vem acidentalmente: circunstâncias adventícias. Que vem de fora, estranho, forasteiro, peregrino: plantas adventícias.

    E) Incipiente: Que começa, principia; inaugural; inicial; principiante.