SóProvas


ID
911440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A certificação digital e os conceitos a ela associados representam
um marco na gestão de documentos arquivísticos digitais. Acerca
desse tema, julgue os itens de 54 a 60. Nesse sentido, considere
que o termo ICP-Brasil, sempre que empregado, refere-se à
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

O documento digital pode ser produzido por meio de sistemas gerenciadores de bancos de dados, por processo de digitalização e(ou) com o uso de software ou sistema específico. Seu conceito está fundamentado nos seguintes pilares: hardware (físico), software (lógico) e informação (suporte + bits).

Alternativas
Comentários
  • Documento Digital é todo arquivo digital gerado em um computador ou periférico, que também contenha um resumo de seu conteúdo (hash) e a identificação de seu autor (certificado digital).
  • Minha dúvida é com relação ao "sistema gerenciadores de banco de dados". Alguém pode explicar?

    Obrigada.
  • Minha duvida seria em relacao a documentos digitalizados, porque scaneados nao nasceram digitais! Alguem sabe a respeito???

  • A resolução da Unesco considera urgente a necessidade de salvaguardar os patrimônios culturais digitais, garantindo assim o acesso continuado aos conteúdos e à funcionalidade dos registros eletrônicos.Segundo a Unesco, o documento digital tem como base três elementos: o hardware (físico), o software (lógico) e a informação (conceitual=suporte + bits) armazenada em um suporte, e segue a seguinte estrutura:

    Os documentos digitais podem ser gerados de três formas:

    1.  Sistema informatizado a partir dos dados contidos em um sistema de banco de dados: os dados de um mesmo documento podem estar armazenados em diversos arquivos, ou seja, os mesmos são processados e apresentados de acordo com os critérios definidos pelo próprio sistema.

    2.  Geração do documento a partir de um software ou um sistema específico: o documento contém todas as suas características e dados armazenados em um mesmo arquivo. Em um documento do tipo texto (PDF OU .DOC) as marcações de formatação fazem parte do próprio arquivo.

    3.  Processo de digitalização de documento: o documento é gerado a partir de uma matriz analógica. Ex: o processo de escâner de uma fotografia.

    Referência: 

    livro: arquivística; Temas Contemporâne e

        http://www.latindex.org/ciri2010/parte_03/03_09/03_09_03.html

    Priscilla, os documentos digitalizados são chamados de representantes digitais. Os representantes digitais são os documentos digitalizados a partir de documentos convencionais. Por isso, eles não nasceram em ambiente digital, apenas foram convertidos para o ambiente digital para facilitar o acesso, preservação etc. Eles são diferentes daqueles que já nascem em ambiente digital (born digital).

    A referência desse tema : http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/recomenda/recomendaes_para_digitalizao.pdf

     

  • Segundo Vanderlei SANTOS (2008, p. 26), o documento digital tem como base três elementos: o hardware, o software e a informação armazenada em um suporte.

  • Segundo a Resolução CONARQ nº 20, um documento digital é o documento codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional; e segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, documento digital é o documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.

    O sistema computacional é composto tanto pelo software (programa) quanto pelo hardware (peças). Pelas definições acima, podemos concluir que o documento digital se fundamenta nos seguintes pilares: software, hardware (material físico que registra a informação), suporte (material físico onde é registrada a informação), e informação (codificada em bit's).

    Gabarito do professor: Certo
  • Preservação digital e seus dez mandamentos:

    "Os documentos podem ser gerados de três formas: por meio de sistemas informatizados através de dados contidos em sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), por processo de digitalização e/ou diretamente com uso de um software ou sistema específico."

    Além disso, o autor expõe a seguinte estrutura para os documentos digitais:

    Hardware (físico) + Software (lógico) + Informação (suporte + bits)

    Fonte: Livro Arquivística: temas contemporâneos (ed 3, págs 26-27)