SóProvas


ID
911446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A certificação digital e os conceitos a ela associados representam
um marco na gestão de documentos arquivísticos digitais. Acerca
desse tema, julgue os itens de 54 a 60. Nesse sentido, considere
que o termo ICP-Brasil, sempre que empregado, refere-se à
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

As condições de preservação e custódia dos documentos arquivísticos também constituem elementos de autenticidade. Nesse sentido, a autenticidade, tanto para documentos convencionais quanto para documentos eletrônicos, é assegurada na medida em que o arquivista preserve-os com as mesmas características em que foram criados, inclusive quando houver processos de migração e cópias dos documentos eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    Conforme a lei 12527/2011, art. 4º, VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 
    A definição dada pela questão é do conceito de integridade: 
    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; 

    Fonte: 
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    Bons estudos!

    Abraço!
  • No processo de migração dos documentos digitais há modificação do suporte a até mesmo das informações contidas nele, sendo assim esta parte da questão "preserve-os com as mesmas características em que foram criados, inclusive quando houver processos de migração e cópias dos documentos eletrônicos" Não está de acordo com os procedimentos de migração de docs digitais.
  • QUESTÃO ERRADA

    O trecho - o arquivista preserve-os com as mesmas características em que foram criados - esta incorreto. 

    Porque? A autenticidade como o colega Osvaldo citou, poderá ser recebida ou modificada, mas quando vc não a modifica é integridade e quando vc disponibiliza com o max. de detalhes sem modifica-lá é primariedade. 

  • A diferença entre autenticidade e integridade é que na autenticidade é possível identificar a entidade ou pessoa responsável por prestar uma determinada informação. A integridade, por sua vez, é a preservação de uma determinada informação com as mesmas características em que foram criadas. ERRADA, inversão de conceitos.

  • Errado! Achei a questão bem difícil, mas Rosely Curi Rondinelli fala sobre isso. A forma de garantia da autenticidade não é a mesma para os documentos convencionais e os eletrônicos. O examinador tenta confundir dizendo que os procedimentos são iguais para os dois documentos, o que não é verdade.

    "Na verdade, a preservação e a custódia dos documentos eletrônicos também se constituem em elementos que os diferenciam dos documentos convencionais, porque enquanto estes últimos têm sua autenticidade assegurada na medida em que são mantidos com as mesmas características com que foram criados, os primeiros se mantêm autênticos por meio de processos contínuos de cópia e migração."

    De forma simples, fica assim:

    Documentos convencionais: a autenticidade é assegurada na medida em que são mantidos com as mesmas características com que foram criados.

    Documentos eletrônicos: se mantêm autênticos por meio de processos contínuos de cópia e migração.

    Fonte: Livro Gerenciamento Arquivístico de documentos eletrônicos (ed , pág 70)