A atuação dos agentes gera EFEITOS NÃO PRECIFICADOS e EXTERNOS ao mercado. Independente da externalidade (positiva ou negativa), SEMPRE HÁ INEFICIÊNCIA.
EFEITOS
POSITIVOS (Externalidade Positiva) – Benefícios sociais
NEGATIVOS (Externalidade Negativa) – Custo social
SOLUÇÃO
INTERNALIZAR a externalidade – Agente causador PAGA/RECEBE pela externalidade causada.
SOLUÇÃO PRIVADA – Teorema de Coase (Quando há propriedade privada bem definida e ausência de custos de transação, existe solução privada para uma externalidade mediante negociação DIRETA entre as partes).
SOLUÇÃO COM GOVERNO – Imposto de Pigout (Externalidade Negativa)
Subsídio de Pigout ( Externalidade Positiva)
RESPOSTA A
QUESTÕES SOBRE O MESMO ASSUNTO
>>Sobre externalidades, considere:
I. As externalidades positivas e negativas somente ocorrem quando se trata da produção dos chamados bens públicos.
II. Ocorre ineficiência na alocação de recursos para a produção de um bem que possui externalidades negativas quando o custo marginal social de produção é maior que o custo privado.
III. Os investimentos que as empresas fazem em pesquisa e desenvolvimento de produtos é uma atividade que gera externalidades positivas, fato que justifica que o governo conceda incentivos fiscais a essa atividade.
IV. Para reduzir a emissão de poluentes, a experiência internacional tem mostrado que, se a entidade reguladora consegue estimar com elevado grau de confiança os custos e benefícios da redução das emissões, a melhor política é um padrão máximo sobre a emissão de poluentes, mesmo quando as empresas tenham custos de redução de poluição bastante diferentes.
Está correto o que se afirma APENAS em D II e III.
#SEFAZ.AL