SóProvas


ID
916879
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O poder interno que permite à Administração Pública estruturar de forma graduada as funções de seus órgãos e agentes, estabelecendo relação de subordinação entre os diferentes servidores da estrutura administrativa é denominado poder:

Alternativas
Comentários
  • a) discricionário. ERRADO - Comentário: "É o que o Direito conceda à Adm., de modo explícito ou implícito para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência e oportunidades" Ex: Uma remoção a pedido de servidor, à critério da adm.; nomeação e exoneração de servidores dos cargos em comissão (ad nutum)

    b) disciplinar. ERRADO - Comentário: Incide sobre particulares. Atividade administrativa que, incidindo sobre particulares, limita o exercício de direitos , o uso de bens, a prática de atos ou impõe restrições de fato. Seu fundamento está na supremacia do interesse público sobre o privado.

    c) constituinte. ERRADO - Comentário: Não encontrei nenhuma doutrina que classifica os poderes como constituinte.

    d) hierárquico. CERTO - Comentário: Se manifesta normalmente, atráves de atos administrativos ordinatórios (ordenar) Aqui uma autoridade pública pode delegar atribuições que não lhe sejam privativas a subordinados. E também decorre desse poder, o ato da autoridade superior de avocar para a sua esfera decisória ato de competência de agente a ele subordinado.

    e) regulamentar. ERRADO - Comentário: O poder regulamentar consiste na possibilidade de o Chefe do Poder Executivo editar atos administrativos gerais e abstratos, expedidos para a fiel execução da lei.
  • Felipe, permita-me discordar do seu comentário acerca do Poder Disciplinar. O que vc descreveu foi o Poder de Polícia. O Poder Disciplinar é o poder do Estado de punir internamente as infrações funcionais dos servidores, o poder disciplinar é exercido no âmbito dos órgãos e serviços da Administração. 
  • Roberta, obrigado pela observação. Definir o Poder de Polícia mesmo.

    O Poder Disciplinar é isso ai que você falou.

    Corrigindo:

    b) Disciplinar. ERRADO - Comentário: Via de regra, é decorrência do Poder Hierárquico. A administração irá apurar o cometimento de faltas por seus agentes e pessoas vinculadas a suas regras internas e se necessário impor as correspondentes sanções. Normalmente nas questões veem "aplicar infrações e penalidades".
  • Se a lei estabelece relação de subordinação, então está dando a ele o poder de hierarquia. logo, o gabarito é letra D!
  • O conhecimento exigido diz respeito aos poderes da Administração Pública. Nas palavras de José dos Santos Carvalho Filho “Pode-se, pois, conceituar os poderes administrativos como o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins”.

    Poder Hierárquico é o poder de que dispõe a Administração Pública para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação dos seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

    O conceito exposto no enunciado, ao tocar no tema da estruturação de forma graduada das funções de seus órgãos e agentes, estabelecendo relação de subordinação, se afina diretamente com o exercício do Poder Hierárquico. Logo, o candidato deverá assinar a alternativa que o mencione.

    Passemos à análise individual das assertivas:

    A) Incorreta: o Poder Discricionário, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "no Poder Discricionário, o Administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto legal confere margem de opção ao administrador e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto, a solução mais adequada".

    B) Incorreta: segundo Hely Lopes Meirelles (2000), Poder Disciplinar é "a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração".

    C) Incorreta: o poder constituinte é aquele que cria uma Constituição.

    D) Correta.

    E) Incorreta: o Poder Regulamentar, segundo Di Pietro (2018), é "o poder regulamentar como uma das formas pelas quais se expressa a função normativa do Poder Executivo. Pode ser definido como o que cabe ao Chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios, de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução". 

     

    GABARITO: D.

  • GABARITO D

    O Poder Hierárquico é caracterizado pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agente públicos, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. É decorrência do poder hierárquico as prerrogativas exercidas pelo superior sobre seus subordinados, de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar e avocar competências.