SóProvas


ID
925885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O método Delfos e a análise de séries temporais constituem métodos de prospecção de futuro que se baseiam na premissa de que o futuro é continuação do passado.

Alternativas
Comentários
  • O método Delfos e a análise de séries temporais constituem métodos de prospecção de futuro que se baseiam na premissa de que o futuro é continuação do passado.

    O Método Delphi é um método de prospecção de cenários futuros utilizado de forma eficaz quando não há dados históricos sobre o problema a ser pesquisado, ou, mais especificamente, quando faltam dados quantitativos referentes ao objeto de estudo.

    Os precursores do método foram Dalkey & Helmer, que descreveram seus fundamentos teóricos. Sua área de aplicação inicial foi a previsão tecnológica, sendo posteriormente estendido a outras áreas, como a de Planejamento Estratégico, principalmente para a prospecção de cenários futuros.
  • Não entendi pq o gabarito está errado cfe os comentários do colega, penso que estaria correto
  • Bárbara, agradeçp pela explicação. Sinto uma dificuldade enorme em adm geral. muita teoria abstrata. 

    Valeu
  • As principais técnicas para um administrador preve o futuro são:

    1. Análise de séries temporais
    2. Projeções derivadas
    3. Relações causais
    4. Pesquisas de opinião e atitudes
    5. Método Delfos

    1. Análise de séries temporais: consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Assim, faz-se projeções, por exemplo: mês em que há mais casamentos, nascimentos ou vendas de veículos.

    É posssível fazer projeções para 10 anos tomando por base a década passada, podendo-se afirmar qual será o gosto musical de tal país, distribuição de religiões ou composições etárias. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.

    2. Projeções derivadas: consiste em identificar associações entre duas variáveis, como aumento de renda populacional e elevação na venda de alguns produtos, acidentes de trânsito e as horas do dia e regiões.

    Serve para planejamento sobre policiamento nas ruas, feiras de móveis ou produtos que devem ser expostos num supermercado.

    3. Relações causais: consiste em identificar regularidades de comprtamento, ou o que provoca determinado acontecimento. Poe exemplo: a cada 10 clientes que adentram a loja 2 compram.

    Pode o gerente de vendas, portanto, planejar 10 contatos para efetuar 2 vendas.

    4. Pesquisas de opinião e atitudes: consiste em identificar tendências do presente e fazer projeções por meio de iindicadores de julgamento. Têm alta probabilidade de acerto.

    Como exemplo, a pesquisa eleitoral.

    5. Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior.

    É usado com bastante frequência para previsões tecnológicas.

    Esse método se chama Delfos em homenagem a cidade onde ficava o oráulo de Apolo, deus sol da mitologia grega, que tinha por característica prever o futuro. Por essa razão, o santuário da cidade de Delfos era o mais visitado.

    MAGO DIÁFANO
    Asabarcelri, 28/01/2009
  • A análise de séries temporais é o estudo de dados ao longo de determinado período, como as vendas diárias de automóveis, ou o número de casamentos ou nascimentos, mês a mês, nos últimos anos. Esses dados são dispostos em gráficos e estudados estatisticamente, de maneira a possibilitar a identificação de tendências e flutuações. A análise de séries temporais baseia-se na premissa de que o futuro é a continuação do passado. No entanto, esse método nem sempre é seguro e muitas projeções acabam não se confirmando.
    O método Delfos usa o nome do antigo oráculo grego ao qual se recorria para pedir conselhos sobre o futuro. É uma forma de pesquisa de opiniões, focalizada num assunto específico, em que se fazem perguntas a um grupo de especialistas, em geral por meio de questionários. A pesquisa é feita em várias rodadas, sendo que a cada rodada os especialistas são informados sobre os resultados da rodada anterior. esse procedimento de informar os resultados anteriores pressupõe que o conhecimento da opinião dos colegas ajuda a aprimorar o grau de acerto das projeções. É uma técnica muito usada para previsão tecnológica e identificação de tendências.
    Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar Maximiano
  •  Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior.
    É usado com bastante frequência para previsões tecnológicas.
    Esse método se chama Delfos em homenagem a cidade onde ficava o oráulo de Apolo, deus sol da mitologia grega, que tinha por característica prever o futuro. Por essa razão, o santuário da cidade de Delfos era o mais visitado.

    SÓ APOLO PARA NOS LIVRAR DO CESPE. AFF, ESSE POVO NÃO TEM MAIS O QUE COBRAR???ATÉ MITOLOGIA GREGA AGORA FAZ PARTE DO CARDÁPIO, ALÉM DE CHIAVENATTO...
    .
  • Sendo um pouco mais objetivo, a questões está errada porque a análise de séries temporais constitue um método de PROJEÇÃO de futuro (e não "prospecção"). Assim, as tendências passadas tendem a se repetir no futuro. Já na prospecção, faz-se uma analise e estudo de tendencias atuais, das quais poderão surgir DIVERSAS projeções de futuro. 
  • A abordagem projetiva caracteriza-se por:
    • Restringir-se a fatores e variáveis quantitativos, objetivos e conhecidos,
    • Explicar o futuro pelo passado,
    • Considerar o futuro único e certo,
    • Utilizar-se de modelos deterministas e quantitativos


    A abordagem projetiva mostra-se insuficiente para direcionar a ação da empresa no futuro, já a abordagem prospectiva ao criar cenários desejáveis e viáveis estruturando as estratégias a partir do presente tem-se mostrado ferramenta útil."
  • O método "Delphi" é reconhecido como um dos melhores intrumentos de previsão qualitativa. Sua área de aplicação mais corrente é a previsão tecnológica mas, aos poucos, vem sendo estendido para outras áreas, como a Administração (principalmente em Descrição de Cenários Futuros no campo do Planejamento Estratégico), no estudo da Geopolítica onde pode interagir com a Escola Organicista. Sua ulilização é mais indicada quando não existem dados históricos a respeito do problema que se investiga ou, em outros termos, quando faltam dados quantitativos referentes ao mesmo.
    Entendo que o erro da questão está no fato de que o Método Delfos é indicado quando não existem dados históricos do problema, ao passo que a questão alega o contrário.
    Espero ter ajudado.
  • Essa questão poderia ser resolvida mesmo se naa soubessemos sobre o método Delfos. Bastaria ter em mente os conceitos de projeção e prospecção. Ora, se são séries temporais, estas aconteceram no passado, o que não bate com o conceito de prospecção.
  • Complementando o comentário do colega Claiton Ferreira...

    As principais técnicas para um administrador prever o futuro são:

    1. Análise de séries temporais: baseia-se na premissa de que o futuro é a continuação do passado. Consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.

    2. Projeções derivadas: consiste em identificar associações entre duas variáveis, como aumento de renda populacional e elevação na venda de alguns produtos, acidentes de trânsito e as horas do dia e regiões. Serve para planejamento sobre policiamento nas ruas, feiras de móveis ou produtos que devem ser expostos num supermercado.

    3. Relações causais: consiste em identificar regularidades de comportamento, ou o que provoca determinado acontecimento. Por exemplo: a cada 10 clientes que adentram a loja 2 compram. Pode o gerente de vendas, portanto, planejar 10 contatos para efetuar 2 vendas.

    4. Pesquisas de opinião e atitudes: consiste em identificar tendências do presente e fazer projeções por meio de indicadores de julgamento. Têm alta probabilidade de acerto. Como exemplo, a pesquisa eleitoral.

    5. Método Delfos: é um método de prospecção de cenários futuros utilizado de forma eficaz quando não há dados históricos sobre o problema a ser pesquisado, ou, mais especificamente, quando faltam dados quantitativos referentes ao objeto de estudo. Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior. É usado com bastante frequência para previsões tecnológicas.

  • O método Delfos e a análise de séries temporais constituem métodos de prospecção de futuro que se baseiam na premissa de que o futuro é continuação do passado. Está Errado.

    Vejam bem, análise de séries temporais (dados históricos) é projetivo e não prospectivo. Já o método Delphos é prospectivo, se baseia em análise de cenários possíveis (previsão), tendo como base o estado atual.
  • Item errado!

     

    Técnicas de Estudo do Futuro
        - Qualitativas (imagina o futuro)
            -- Método Delfos
            -- Técnica do grupo nominal
            -- Análise de cenários
        - Quantitativas (toma o presente como base para o futuro) "...o futuro é continuação do passado."
            -- Análise de tendências
            -- Índices

     

    At.te, CW.

    AMARU MAXIMIANO. Administração para Concursos. Editora Método, 2016.

  •  Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior.Levam em consideração a Previsão de acordo com os dados presentes. 

  • Gab: Errado

     

    Nesta questão, para quem não sabia o que era o método Delfos (assim como eu), bastava saber que:

     

    * Abordagem PROSPECTIVA > busca criar diversos cenários futuros com base em fatos atuais, ou seja, no presente.

    * Quem busca criar um único cenário com base em fatos passados é a abordagem PROJETIVA.

  • Gab: ERRADO

     

    Gravei assim...

    Na PROJETIVA eu projeto uma atividade para um futuro único, para o dia seguinte. Ou seja, as tarefas que farei amanhã (concurseira);

    Na PROSPECTIVA eu projeto meu futuro para várias possibilidades/cenários. Ou seja, o que farei quando for empossada (concursada).