-
Algum algum colega poderia explicar o porquê da questão estar incorreta?
-
o erro está no trecho "constituem etapas obrigatórias...", visto que não há esta obrigatoriedade. É recomendável que elas sejam executadas.
-
Sim, pode ser a palavra obrigatória mas consultando o material do Prof Rodrigo Rennó, talvez seja a expressão, em sequência determinada,, ou seja, as etapas podem ser aleatórias.
Por não ser da área, sinto dificuldade nesta disciplina
-
Acho que o erro está no trecho "...devem ser executadas em uma sequencia obrigatória..." , tendo em vista
que NÃO EXISTE CONSENSO SOBRE AS FASES DO PLANEJAMENTO.
-
Oh matéria abençoada! Pra não dizer o contrário. Como tenho dificuldades. Mas vou continuar estudando e pesquisando sempre sobre a matéria.
Vamos que vamos galerinha. Vamos continuar batalhando pelo nosso sonho e se Deus quiser, a nossa vitória tá pertinho pertinho.
Desejo bons estudos pra todo mundo!
-
Bom pessoal,
Errei a questao, mas acho que o colega matou o erro quando afirma que é recomendável. Não se pode engessar de forma absoluta como o trecho “constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico” afirma.
Outro ponto que percebi depois que errei e analisei com mais calma foi que a análise:
da situação estratégica atual da organização de seu ambiente interno e externo
elaboração de seu plano estratégico
faz parte do processo de planejamento que não se confundi com p planejamento estratégico
Quanto aos outros ponto da assertiva acredito estarem corretos.
Deve existir uma sequencia determinada de modo que a organização possa se orientar e seguir seu planejamento de forma mais fiel possível. Caso contrario estaria “a deriva” (a forma aleatória) e isso causaria prejuízo como afirma o item.
Observe: A questão não diz que sequencia é essa e com isso afasta qualquer erro. Afirma de modo genérico exatamente para não entrar na discursão do passo a passo que há divergência entre os teóricos.
Portanto, estou convencido que o gabarito é ERRADO
Enfatizo as manifestações de desapreço e dificuldade da matéria, pois há bastante subjetividade e digo que só o estudo repetitivo e bastante exercício para compreender a ideia. Essa é a forma menos pior de conseguir acertar as questões.
Depois de internalizar as ideias, com muito bom senso e raciocínio, da pra matar a maioria das questões!
Vamos a luta guerreiros!!!
Espero que ajude!!
Bons estudos!!!
-
Tentando simplificar:
A questão esta abordando a famosa ANÁLISE SWOT.
Essa análise serve para formulação de um bom plano estratégico. Ela analisa as FORÇAS E FRAQUEZAS da empresa (ambiente interno) e as OPORTUNIDADES E AMEAÇÃS do mercado (ambiente externo).
Acho que a questão se torna errada ao falar "devem ser executada em uma sequência determinada", pois na verdade não existe essa sequencia, vc pode começar a analisar suas forças internas começando pelas fraquezas ou pelas forças, e da mesma forma ocorre com a analise do ambiente externo.
Abraços!
-
Concordo com o colega Fabricio
"Acho que a questão se torna errada ao falar "devem ser executada em uma sequência determinada", pois na verdade não existe essa sequencia, vc pode começar a analisar suas forças internas começando pelas fraquezas ou pelas forças, e da mesma forma ocorre com a analise do ambiente externo."
-
É isso mesmo o que os colegas mencionaram acima. Trata-se de análise SWOT, você não precisa seguir uma sequência obrigatória para sanar algum problema, vc tem que analisar a situação e agir. Vale lembrar que o CESPE quando coloca alguma coisa absoluta é certo que devemos desconfiar, porque é 90% da questão está errada.
abs.
-
Complementando o raciocínio dos colegas:
Uma empresa que pratica a Gestão Estratégica, a todo momento, analisa o ambiente externo (oportunidades e ameaças) e interno. É um processo dinâmico que não possui diretrizes obrigatórias.
-
OLÁ PESSOAL!
Acredito que o PLANO ESTRATÉGICO SEJA O RESULTADO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO .
A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico , que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.
Abç.
-
O erro esta no treixo: "...devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento,"
O planejamento estratégico é um processo gerencial sistemático.
Como processo é somatório de atividades e tarefas inter-relacionados, executados em busca de um objetivo. Todos os processo são interativos e assim suas fase são encadeadas de forma que o conjunto das fases, e não a soma, gerem o planejamento. Assim, o processo deve reagir a modificações ambientais internas e externas, sofrendo inclusive retroalimentação e revisões constantes, visto que uma ativiade não pode ser modificada sem que as outras seja impactada. Assim, não ha de ser falar que "a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento", pois nem sempre isso sera verdade.
Cabe lembrar que o entendimento de Idalberto Chiavenato em seu livro Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações 2003 não existe um consenso entre os autores, sobre quais seriam as fases do planejamento estratégico, não existe um caminho único para formular um Plano Estratégico. com alguns acreditando que este se inicia na definição dos objetivos e outros que se inicia no diagnóstico estratégico.
-
Não há consenso sobre o número, a sequência padrão, e nem quanto aos termos utilizados para a definição das etapas do planejamento estratégico. Alguns autores concentram-se na análise interna e externa e na definição da estratégia; outros utilizam três, quatro ou cinco etapas. (Palulo)
-
Etapas do Planejamento Estratégico:
Diagnóstico
Planejamento
Implementação
Controle
Obs!
Não há um consenso na denominação das etapas e nem quanto a sua ordem no processo.
Algumas bancas, por exemplo, consideram que a determinação dos Objetivos ocorre antes do Diagnóstico. Qual é a ideia? Primeiro defino meus objetivos, depois avalio qual meu posicionamento com relação a eles, ou seja, o quão distante estou de alcançá-los.
Mas se o Diagnóstico revelar conclusões negativas quanto aos objetivos? Caso isso ocorra, o ideal é voltar nos Objetivos e fazer os ajustes necessários.
Sendo assim, no Planejamento Estratégico, a ordem das ações devem ser encaradas de maneira flexível, permitindo que o administrador volte às etapas anteriores caso necessário.
Vamos por partes...
"A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo," refere-se ao DIAGNÓSTICO
" bem como a elaboração de seu plano estratégico," refere-se ao PLANEJAMENTO
"constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico," Ok! São etapas do Planejamento Estratégico.
"que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento." NÃO. O processo do Planejamento Estratégico deve ser flexível, podendo moldar-se as características das organizações. É também um processo cíclico. Devendo ser revisto constantemente.
Creio que o erro se encontra exatamente em se afirmar que existe uma sequência determinada e que a aleatoriedade é prejudicial.
Bons estudos a todos!
-
O erro está em estabelecer que a Análise Estratégica Atual é uma etapa obrigatória na para a elaboração do plano estratégico.
Não existe este consenso quanto às etapas do planejamento estratégico:
Para Djalma de Pinho Rebouças Oliveira, o Diagnóstico Estratégico é a primeira etapa do planejamento estratégico, conforme afirmado na questão.
http://amigonerd.net/sociais-aplicadas/comunicacao/manual-de-planejamento
Para Chiavenato as etapas iniciam com a Definição dos Objetivos, são elas:
1– Formulação dos objetivos organizacionais
2 – Análise interna das forças e limitações da empresa
3 – Análise externa
4 – Formulação das Alternativas Estratégicas
http://gestaoaquicola.blogspot.com.br/2009/08/planejamento-estrategico-por-chiavenato.html
-
A "elaboração do plano estratégico" é o próprio processo de planejamento estratégico em si, e não parte dele, pois o PLANO é produto do processo de PLANEJAMENTO.
-
A análise da situação (estratégica) atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.
OBS,:tirem a palavra entre parenteses e a questão fica certa!
-
A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.
Em se tratando do cespe, aprendi que palavras generalistas como: todo, sempre, nunca, tem 99,9% de probabildade de estar errado.
Principalmente depois da PF RSSS.....
Obs!
Não há um consenso na denominação das etapas e nem quanto a sua ordem no processo.
Algumas bancas, por exemplo, consideram que a determinação dos Objetivos ocorre antes do Diagnóstico. Qual é a ideia? Primeiro defino meus objetivos, depois avalio qual meu posicionamento com relação a eles, ou seja, o quão distante estou de alcançá-los.
Espero poder ter ajudado..
a dificuldade é para todos..
“O guerreiro raramente sabe o resultado da batalha quando esta acaba. Existe um momento onde tanto a vitória como a derrota ainda são possíveis. O tempo irá dizer quem venceu ou perdeu; mas ele sabe que, a partir daquele momento, não pode fazer mais nada. Nestes momentos o guerreiro não fica preocupado com os resultados. Examina seu coração e pergunta: “COMBATI O BOM COMBATE?” Se a resposta é positiva, ele descansa. Se a resposta é negativa, ele pega a sua espada e começa a treinar de novo."
-
Uma questão com o conceito da própria banca:
Prova: CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Gestão Empresarial
Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. (ERRADO)
Para Chiavenato
O início se dá com o estabelecimento dos objetivos gerais.
Para Djalma de Oliveira
O início se dá com o diagnóstico estratégico.
-
ERRADA
A aleatoriedade não é necessariamente prejudicial ao processo de planejamento. Não podemos fixar regras de planejamento em empresas e esperar que todas sigam essas etapas à risca. Cada uma possua sua realidade, seu contexto, seu tipo de indústria (ramo) onde atua.
Fonte: Prof. Vinicius Oliveira - Ponto dos Concursos
-
Não existe consenso !!!!!
-
A aleatoriedade dentro de cada plano estratégico de cada empresa não é prejudicial?
-
ERRADA!!!
De acordo RENNÓ, não há consenso entre autores¹² sobre o ordem das fases do planejamento estratégico.
(Cespe/Serpro/Gestão empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico
deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. E
¹Chiavenato acredita que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos.
²Oliveira, por sua vez, acredita que este se inicia com o diagnóstico estratégico.
-
O erro está em "obrigatórias". Em administração é muito forte afirmar que algo é obrigatório (Assim como não existe "o certo"). Afinal quem vai obrigar? O Chiavenato entra na sua empresa e obriga a cumprir as etapas? Aí seria mais poder de polícia hehehe!
-
não há consenso entre autores sobre a ordem correta
-
O PLANEJAMENTO É FLEXÍVEL
ERRADA
-
-
Não existe uma sequência determinada no planejamento.
-
Uma hora isso ia ser cobrado, consenso ou não sobre as etapas do planejamento e sua atual divergência sobre esse entendimento. Avante!
-
Não há ordem determinada no planejamento.
-
Chiavenato: 1º formula objetivos; 2º analisa o ambiente
Maximiano: 1º analisa o ambiente; 2º formula os objetivos
ou seja, não há ordem origatória
-
ERRADA!
Não há consenso quanto às etapas de planejamento estratégico.