SóProvas


ID
926944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos,
clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

A capacidade que uma organização tem de mudar rapidamente seus valores em virtude de orientações claras da gestão do topo demonstra o caráter dinâmico de sua cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Colegas, para mim essa questão está correta e caberia recurso.
  • Concordo Andressa.
  • VEJAMOS UM POSSÍVEL FUNDAMENTO PARA A QUESTÃO:

    “Afirmar que a cultura organizacional é dotada de um carácter dinâmico não é o mesmo que dizer se muda facilmente ou ao sabor das conveniências da gestão de topo. Significa, antes, que não é estática mas receptivas e aberta à mudança; que não se muda facilmente mas que não é eterna; que os valores evoluem à medida que se alteram as sociedades e as condições de vida.” (CUNHA et al., 2004).

    LOGO, QUESTÃO ERRADA.

  • se ela muda rapidamente, isso caracteriza uma cultura fraca e nao dinamica. Ela seria dinamica (como o colrga acima falou) se ela fosse apenas receptiva, mas q nao mudasse com tanta facilidade.

  • Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.

    Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.

    Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

    Culturas fracas:  São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.

  • Gabarito ERRADO. Usei o Racícionio dos conceitos de CLIMA e CULTURA para resolver a Questão.

    CLIMA: Ênfase no dia a dia da empresa. Logo, o clima passa por constantes mudanças.

    CULTURA: Ênfase nos valores da empresa. Logo, VALORES, CRENÇAS e REGRAS MORAIS mudam com mais dificuldade.

  • Eu errei a questão, mas agora pensei o seguinte:

    Veja de trás para frente. Uma cultura dinâmica é aquela que tem flexibilidade, se adapta a contextos e demandas necessárias para seguir funcionando bem.

    Já uma org que tem seus valores mudados frequentemente é na verdade uma organização com uma cultura FRACA. O adjetivo seria esse. Pouco enraizada.