SóProvas


ID
926965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão do conhecimento e da gestão por competências,
julgue os itens que se seguem.

As competências intraorganizacionais e as competências técnicas idiossincráticas caracterizam-se pela elevada especificidade organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Competências intraorganizacionais: se expressam em termos da cultura organizacional, sua rede interna, familiaridade com a pluralidade existente nas diversas partes da organização e a própria capacidade para gerenciar empresas específicas. Salienta-se que nestas competências, pela intimidade com aspectos estruturais e nuances particulares da empresa, parcela destas competências transcendem o indivíduo e permanecem após funcionários-chave se desligarem da empresa.                                                                                                        Competências técnicas idiossincráticas: só pode ser gerada dentro da empresa e são desenvolvidas por meio de canais como a aprendizagem informal, rotação de trabalho, formação interna, acordos de aprendizagem e program de estágios. O valor de conhecimentos e habilidades é praticamente restrito a uma empresa específica e reduzida gama de atividades. A aderência destas competências é expressiva de tal modo a dificultar a mudança do funcionário para outra empresa ou função. 



    Obs.: Para mim a questão está correta, não entendi a razão de ter sido considerada errada.
  • GABARITO ERRADO.  Uma competência não é uma habilidade ou tecnologia isolada, ou seja, não se caracterizam pela especificidade organizacional, mas sim um conjunto de habilidades e tecnologias que possibilitem uma organização oferecer a seus clientes determinado benefício.

     

    A competência intraorganizacional é a combinação de conhecimento tácito e o conjunto de habilidades para a realização de ações produtivas, ou seja, a sinergia que ocorre quando recursos da empresa são catalisados pelas competências das pessoas.

     

    Uma competência idiossincrática é caracterizada pelo somatório de todos os conjuntos de habilidades tanto das pessoas como das unidades organizacionais.

    Fonte: Professor Adriel Sá.

  • Adriel Sá

    Para Hamel e Prahalad (1994), uma competência não é uma habilidade ou tecnologia isolada, ou seja, não se caracterizam pela especificidade organizacional, mas sim um conjunto de habilidades e tecnologias que possibilitam uma organização oferecer a seus clientes determinado benefício.