SóProvas


ID
93376
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Práticas e convenções

Os direitos e deveres estabelecem-se primeiro na
prática, depois por convenção. O senso do que é justo, do que é
socialmente desejável, mesmo do que é moral, firma-se em
valores culturais, cujo acatamento coletivo muitas vezes
demanda as prescrições de um código. Ocorre que a
legitimidade desse código pode vir a se tornar mera e vazia
convenção, quando seus postulados já não refletem a evolução
dos fatos da cultura. As revisões dos dispositivos da lei fazemse,
por vezes, com tal atraso, que apenas retiram de um texto
caduco aquilo que as pessoas há muito removeram de suas
práticas sociais.

As recentes alterações no Código Civil brasileiro,
elogiáveis em tantos aspectos, estão longe de representar
algum avanço mais profundo, refletindo, apenas hoje, valores
que, na prática social, firmaram-se há décadas. No que diz
respeito ao papel da mulher na modernidade, essas alterações
não fazem mais que formalizar (quase diria: envergonhadamente)
direitos conquistados ao longo das lutas feministas,
desde que a mulher tomou para si a tarefa que lhe cabia:
demarcar com clareza e soberania o território de sua atuação,
território que há muito é seu, não por convenção, mas pela ação
cotidiana que se fez histórica.
(Diógenes Torquato, inédito)

Considere os seguintes casos:

I. Os homens, que ignoram os direitos da mulher, passarão a acatá-los. Os homens que ignoram os direitos da mulher passarão a acatá-los.

II. Somente, agora o Código Civil brasileiro incorporou as mudanças ocorridas. Somente agora o Código Civil brasileiro incorporou as mudanças ocorridas.

III. O valor de um código, estabelecido por convenção, deve ser comprovado na prática. O valor de um código estabelecido por convenção deve ser comprovado na prática.

A alteração na pontuação provoca alteração de sentido em

Alternativas
Comentários
  • Os itens I e III dizem respeito à oração subordinada adjetiva explicativa, quando separada por vígula, e à oração subordinada adjetiva restritiva, quando não separada por vírgula.O item II, primeira parte, refere-se ao adjunto adverbial deslocado.
  • a III nao tem nada a ver com oracao adjetiva, mesmo pq nem tem o pronome relativo... na entendi pq houve mudanca de sentido na 3!
  • Felipe, creio que a explicação seja essa mesmo. Orações sbordinadas são aquelas que exercem uma função sintática da oração principal. Ou seja, são apenas um termo desta. 

    As substantivas funcionam como substantivo. Podem ser substituídas pelo pronome ISSO.  Ex.: Convém que você estude. Convém ISSO.

    As adjetivas exercem função de Adjunto Adnominal e tem, por isso, valor de adjetivo.

    É certo que elas vem introduzidas por pronome relativo. Mas no caso da questão, esse pronome estaria subentendido. O termo "estabelecido por convenção" exerce função de adjunto adnominal do termo antecedente "código". Também poderia estar escrito: "O valor de um código, QUE É estabelecido por convenção..." . Assim, o importante é observar a função sintática que o termo exerce na frase e não se ater a regras rígidas.
    Por isso se a vírgula for suprimida, a oração em vez de ser subordinada adjetiva explicativa passará a ser adjetiva restritiva, mudando totalmente o sentido.
  • I. Os homens, que ignoram os direitos da mulher, passarão a acatá-los. Os homens que ignoram os direitos da mulher passarão a acatá-los. A pontuação utilizada na oração adjetiva explicativa é a vírgula ou travessão, quando pontuamos passamos da idéia de restrição para explicação (mudança de sentido), muito cobrado pela CESPE.
    Ex:
    Cláudia que é estudante de direito saiu (sentido restrito).
    Cláudia- que é estudante de direito- saiu (sentido explicativo).


    II. Somente, agora o Código Civil brasileiro incorporou as mudanças ocorridas. Somente agora o Código Civil brasileiro incorporou as mudanças ocorridas. Nesse caso a vírgula é optativa, pois é um advérbio deslocado, entretanto quando retira a pontuação ocorre mudança de sentido no período. Se fosse uma oração adverbial deslocada (Pontuação obrigatória).


    III. O valor de um código, estabelecido por convenção, deve ser comprovado na prática. O valor de um código estabelecido por convenção deve ser comprovado na prática.  Concordo com a colega acima, toda oração adjetiva tem valor sintático  de adjunto adnominal. Cuidado com orações adjetivas reduzidas, em que o pronome relativo fica subentendido ("que é estabelecido"). Isso só ocorre em orações adjetivas reduzidas (particípio, gerúndio, infinitivo).

    Bons estudos e perseverança!!!!
  • Pouco importa o tipo de oração, pois a questão é de semântica.
    I - Com a ausência de vírgulas, os homens (que estavam sendo generalizados, sem exceção) passam a ser restringidos aos que ignoram os direitos da mulher;
    II - Não tenho certeza, mas penso que o "somente" separado do restante do texto indica que está deslocado e relacionado a "mudanças ocorridas". Com a retirada da vírgula, passa a relacionar-se a "agora";
    III - Também generaliza a palavra "código" (qualquer código), quando mantidas as vírgulas. Sendo retiradas, restringe a frase aos códigos estabelecidos por convenção.