SóProvas


ID
935548
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 01 a 10 baseiam-se no texto abaixo.



1     A Norma (1831) é claramente uma ópera que encena, numa suposta rebelião gaulesa contra a tutela romana na Antiguidade, a desejada libertação dos italianos em face das potências estrangeiras − no caso, 5     certamente a Áustria − que lhes vedam a independência e a unidade nacional. Como é de praxe em boa parte das óperas italianas do século XIX, ao posicionamento progressista nas grandes questões sociais ou nacionais se opõe um lastro, geralmente ocultado, que é de

10     natureza mais propriamente pessoal, e serve de enorme peso − inconsciente, posto que até então desconhecido − contra aquela tomada de partido em favor [...] do “bem” ou, pelo menos, da justiça e do progresso. Esse modelo aparece, para citarmos apenas algumas óperas, nas

15     Vespri siciliani e no Trovatore de Verdi; poder-se-ia argumentar que a Traviata procede do mesmo modo. Assim, um recorte se delineia inicialmente, a opor as causas progressistas (a pátria livre, seja ela a Gália, a Sicília ou qualquer outra; a defesa dos pobres; a união

20     de quem se ama) ao que existe de mais retrógrado; porém, a dramaticidade não procederá do conflito, num mesmo nível, entre progressistas e reacionários, mas da irrupção, no âmago mesmo da causa revolucionária avançada, de um elemento pessoal marcado pelo

25     acumpliciamento secreto, arcaico e culpável com o inimigo. Dessa forma, o herói libertador dos sicilianos nas Vespri é na verdade filho ilegítimo do governador francês, o trovador, na ópera homônima, é o irmão perdido de seu próprio perseguidor − e aqui, na Norma, a

30     sacerdotiza suprema dos gauleses é amante do chefe romano. É isso o que dilacera a alma, tanto do ator cantor como do expectador-ouvinte, e confere a essas óperas seu caráter trágico.


(RIBEIRO, Renato Janine. Iracema ou a fundação do Brasil. In FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 5.ed., São Paulo: Contexto, 2003, p. 406)

Considerando sempre o contexto, diz-se com correção que

Alternativas
Comentários
  • A. ERRADO.

    TRECHOS:

    “poder-se-ia argumentar que a Traviata procede do mesmo modo.”

    “num mesmo nível, entre progressistas e reacionários (...)”

    RESPOSTA: O PRIMEIRO “MESMO” TEM SENTIDO DE IGUAL - IGUALIZAR O PROCEDER DE TRAVIATA. O SEGUNDO “MESMO” TEM SENTIDO AFIRMATIVO, DE CONFIRMAÇÃO, DE ENFATIZAR.

     

    B. ERRADO.

    TRECHOS

    “nas grandes questões sociais ou nacionais se opõe um lastro, geralmente ocultado”

    “no âmago mesmo da causa revolucionária avançada, de um elemento pessoal marcado pelo acumpliciamento secreto”

    RESPOSTA

    ANTONÍMIA - SIGNIFICA CONTRÁRIOS, OPOSTOS, OU SEJA, EXCLUEM-SE. NOS TRECHOS AS PALAVRAS, NÃO SÃO CONTRÁRIAS, POIS, ACUMPLICIAR SIGNIFICA TORNAR CÚMPLICE E LASTRO DAR GARANTIA. OU SEJA, AS PALAVRAS NÃO SÃO OPOSTAS.  

     

    C. ERRADO.

    RESPOSTA: RECORTE TEM A VER COM A FORMA O CONTORNO; JÁ NO SEGUNDO TRECHO FALA SOBRE RUPTURA NO SENTIDO DE ROMPIMENTO.

     

    D. ERRADO.

    TRECHOS:

    “Vespri Siciliani e no Trovatore de Verdi; poder-se-ia argumentar que a Traviata procede do mesmo modo.”

    “porém, a dramaticidade não procederá do conflito”

    RESPOSTA: NO PRIMEIRO TRECHO - PROCEDER É CONDUZIR. JÁ, NO SEGUNDO, PROCEDER É TOMADO COMO PONTO DE PARTIDO, OU SEJA, A DRAMATICIDADE NÃO SURGE DO CONFLITO.

     

    E. GABARITO.

    TRECHO: “contra aquela tomada de partido em favor [...] do “bem” ou, pelo menos, da justiça e do progresso.”

    RESPOSTA: “BEM” É USADO DE FORMA AMPLA E “JUSTIÇA/PROGRESSO” DE FORMA ESPECÍFICA.