SóProvas


ID
941020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

Relações públicas, como comunicação simétrica, buscam equilibrar os interesses das organizações e dos agentes que se interrelacionam.

Alternativas
Comentários
  • "Para Grunig e Grunig (1992, p. 21), “o modelo simétrico de duas vias é a maneira mais ética de enfocar as Relações Públicas e que a ética desta profissão é o modelo mais efetivo para se alcançar os objetivos organizacionais”. O modelo simétrico das duas vias define a ética como um processo de relações públicas e, com isso, impede o chamado relativismo ético. Quando simétricas, as relações públicas proporcionam um foco para a discussão e o debate em que pessoas de valores diversos chegam a conclusões distintas. “Sempre que o diálogo esteja estruturado, segundo as regras éticas, o resultado deveria ser ético – ainda que nunca será a combinação perfeita no sistema de valores de nenhuma das partes implicadas” (GRUNIG; GRUNIG, 1992, p. 22).
    Conforme Grunig (2003, p. 88), a simetria demonstra que os valores da organização e dos públicos estão no mesmo nível de relevância e que “o diálogo de duas mãos faz com que as relações públicas sejam inerentemente éticas e faz com que a organização seja mais responsável para com a sociedade”. Day, Dong e Robins (2001) concordam com a proposta, que a base da prática em relações públicas deve ser a comunicação dialógica e que esse princípio fundamenta as atividades nesse século e apostam que o diálogo é a solução para administrar as questões éticas." fonte: http://www.abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT1_Zilda.pdf
  • Correta

    Comunicação simétrica: é entendida como uma via de mão dupla de Organização para agentes que com ela se relacionam e vice versa.
    Relações Públicas, como comunicação simétrica, é entendida também como comunicação excelente.


  • CERTA

    a RELAÇÕES PUBLICAS é descrita em quatro modelos:

    1- Imprensa/Propaganda: propaganda de serviços e produtos;
    2- Informação Pública: coleta e organiza informações sobre a organização disseminando-as para os diversos públicos;
    3- Modelo Assimétrico de Duas Mãos: a medição que as Relações Publicas efetuam baseia-se em pesquisas científicas do público. O perfil, valores e tendências dos públicos são determinados não para estabelecer uma base de troca e diálogo, mas para procurar a persuasão dos públicos;
    4 - Modelo Simétrico de Duas Mãos: a organização busca o equilibrio entre seus interesses e dos diversos públicos. Apenas nessa forma atinge-se uma verdadeira comunhão.

    Se, se deseja produzir ambiente que sejam favoráveis à organização, deve-se interagir de modo franco com os públicos - implica haver "conjugação de interesses".