SóProvas


ID
946198
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O potencial de destruição de determinados acidentes com caldeiras implica extremo zelo na instalação, manutenção e operação desses equipamentos. Dessa maneira,

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Utilizar jumps transitóriosem situações nas quais exista redundância ou onde está sendo feita manutenção preventiva não seráconsiderado como “artifício que neutralize” sistema de controle e segurança dacaldeira.

    b)CORRETA.

    c) ERRADA. Os instrumentospara indicação de pressão, por exemplo manômetros, poderão termostrador analógico ou digital, e a instalação dos mesmos poderá ser feita nopróprio vaso ou em sala de controle apropriada.

    d) ERRADA. A capacidade deprodução de vapor da caldeira (t/h, kg/h) não é indicativo do risco,já que não considera a pressão do vapor produzido ou o volume de vaporarmazenado.

    e.) ERRADA.O Teste de Acumulaçãoé feito para verificar se a válvula (ou válvulas) de segurança instaladas emcaldeiras tem capacidade de descarregar todo o vapor gerado, na máxima taxa dequeima, sem permitir que a pressão interna suba para valores acima dos valoresconsiderados no projeto.

    Este teste deve ser executado combase em procedimentos estabelecidos pelo fabricante da caldeira e/ou dofabricante das válvulas de segurança.

    Como este teste é executado comtodas as saídas de vapor bloqueadas, a falta de circulação poderá provocardanos em caldeiras providas de superaquecedores ou em caldeiras paraaquecimento de água, não sendo,portanto, recomendável sua execução em caldeiras dessa configuração.


    A questão foi baseada no Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão do MTE, disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BCB2790012BD52933F650E5/ManualTecnicoCaldeiras_2006.pdf

  • Glossário NR 13


    Pressão máxima de trabalho admissível (PMTA) - é o maior valor de pressão a que um equipamento pode ser submetido continuamente, de acordo com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais. 

  • CUIDADO: CAPACIDADE DE PRODUÇÃO VAPOR NÃO é parâmetro de risco.

                       PRESSÃO DO VAPOR PRODUZIDO ou VOLUME VAPOR: SIM, são indicadores de risco.