-
Pessoal,
Creio que o item esteja definindo a integridade e não a autenticidade.
- integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto a sua origem, trânsito e destino.
- autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.
Bem, acho que é isso...
-
ERRADO,
Acredito qe o erro está em dizer "... assegurar a forma física do documento."
Podemos ter um arquivo salvo no pen drive e replica-lo em um dvd, alterando a forma física.
-
O paradoxo está em "autenticidade dos documentos" e "alteração do suporte". A alteração do suporte do documento por si só já caracteriza uma alteração da forma como o documento é armazenado: imagine você pegar os dados salvos em cartão perfurado (suporte físico) e mudar o suporte deles, armazenando eles em servidores (suporte lógico).
No meu ver o erro da assertiva está nisso. Abraço a todos.
-
Simples:
Autenticidade = conteúdo / informação
Integridade = estrutura física
-
Questão errada.
Página 70.
Segundo Rondinelli, os documentos eletrônicos se mantêm autênticos por meio de processos contínuos de cópia e migração. Tais processos se fazem necessários devido à fragilidade do suporte, magnético ou óptico, e à obsolescência tecnológica.
É importante ressaltar que cópia e migração têm consequências diferentes para a autenticação dos documentos. A primeira consiste em uma reprodução completa dos elementos de forma e conteúdo de um documento. Consequentemente, os documentos copiados se constituem em reprodução fiéis dos documentos originais. Entretanto, há que ressaltar que, apesar de menos invasiva, a cópia de documentos eletrônicos também se constitui em uma intervenção, logo interfere na autenticidade desses documentos....
Rondinelli, Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. Rio de Janeiro: editora FGV, 2007.
-
Errado. Dá para achar a resposta dando uma lidinha no livro da Rondinelli. A autora deixa claro que cópia de documentos e migração de suporte alteram a autenticidade. Vejamos:
"[...] apesar de menos invasiva, a cópia de documentos eletrônicos também se constitui em uma intervenção, logo interfere na autenticidade desses documentos. No tocante à migração, esta implica mudanças na configuração que afetam o documento por inteiro. Na verdade, após serem migrados os documentos podem parecer os mesmos, mas não são. Sua forma física é profundamente alterada, com perda de alguns dados e acréscimo de outros."
Fonte: Livro Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos (ed 4, pág 70)