SóProvas


ID
96172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Para atuar no setor de auditoria interna de empresas ou órgãos públicos é necessário observar, além da legislação específica, as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Com relação à aplicação das NBC e suas especificidades na divulgação das demonstrações contábeis e do processo de auditoria independente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B) -> O auditor independente faz um parecer, não um relatório com descrições de metodologia e etcC) -> desde que façam as demonstrações obrigatórias, nada impede que façam demonstrações financeiras distintas.D) -> É possível demonstraçoes de todos os tiposE) -> O auditor tem liberdade para modificar livrimente
  • Para responder esta questão era preciso estar atualizado nos estudos, até 2009 estudávamos auditoria se baseando na NBC T 11, entretanto o CFC publicou a resolução Nº 1.231 DE 27.11.2009, trazendo consigo a NBC TA 700.A resposta desta questão se justifica na NBC TA 700 bem como nos seguintes itens:15. O auditor deve avaliar se as demonstrações contábeis fazem referência ou descrevem adequadamente a estrutura de relatório financeiro aplicável (ver itens A5 a A10).32. Quando as demonstrações contábeis são elaboradas de acordo com uma estrutura de apresentação adequada, a descrição da auditoria no relatório do auditor independente deve referir-se a "elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis pela entidade" ou "elaboração de demonstrações contábeis pela entidade que apresentam uma visão correta e adequada" conforme apropriado nas circunstâncias.Logo alternativa A.Forte abraço a todos e bons estudos!
    • b) O relatório do auditor independente deve descrever, entre outros tópicos, a metodologia adotada ao longo dos trabalhos de auditoria, os riscos inerentes e os pontos de controle interno avaliados. Não cabe ao relatório de auditoria apresentar quais são os usuários das demonstrações contábeis ou descrever o objetivo para o qual foram elaboradas as demonstrações contábeis auditadas. (Podem e devem)
    • c) A administração das empresas não pode optar por modelos de relatórios financeiros distintos do previsto em legislação específica. Ao elaborar e divulgar demonstrações contábeis personalizadas, as empresas assumem a responsabilidade e, na maioria dos casos, recebem parecer com ressalvas da auditoria independente. (Parecer adverso)
    • d) Atualmente não é permitida a publicação de demonstrações contábeis para propósitos especiais. O auditor independente, ao constatar tal situação, deve incluir um parágrafo de ênfase em seu relatório de auditoria alertando aos usuários desse relatório que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com uma estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais e que, consequentemente, seu parecer é adverso. (Não só é permitida, como é o tema da NBC TA 800)
    • e) No caso de imprevistos, mudanças nas condições ou na evidência de auditoria obtida na aplicação de procedimentos de auditoria, o auditor pode ter que modificar a estratégia global do plano de auditoria ou a extensão dos procedimentos de auditoria planejados inicialmente. Caso o auditor modifique a extensão de seus testes, deverá fazê-lo para expandir suas investigações, nunca para restringi-las. (É possível que se reduza a extensão do trabalho de auditoria)