Caríssimos, comentarei cada alternativa:
a) crédito orçamentário é o conjunto de categorias classificatórias especificado no plano plurianual.
Falso pessoal, eis o que diz o autor james giacomoni:
''A lei orçamentária é organizada na forma de créditos orçamentários, aos quais estão consignados em dotações. Em consequência da imprecisão com que estão utilizadas na legislação, é comum o emprego das expressões crédito orçamentário e dotação como sinônimos. Na realidade, o crédito orçamentário é constituído pelo conjunto de categorias classificatórias e contas que especificam as ações e operações autorizadas pela lei orçamentária.
b) crédito orçamentário individualizado compreende os recursos financeiros programados para desembolso mensal
Falso, mais uma mentira do examinador, vamos a fundamentação:
''No âmbito do orçamento federal brasileiro, a partir do exercício de 2000, o crédito orçamentário individualizado compreende o seguinte conjunto de categorias classificatórias presentes na lei orçamentária: Grupo de despesa, identificador de uso, fonte de recursos, modalidade de aplicação, categoria econômica, subtítulo, projeto ou atividade ou operação especial, programa, função, unidade orçamentária e órgão.''
c) registro prévio somente das dotações consignadas deve ser realizado para fins de acompanhamento dos saldos dos créditos orçamentários.
Falso, aqui houve uma restrição à palava dotação, o conceito está perfeito, porém a restrição do examinador tornou a alternativa falsa, ilustração do referido autor:
'' O registro, é o lançamento, em sistema apropriado, de cada crédito orçamentário com a respectiva dotação, com o objetivo de acompanhar a execução financeira dos recursos autorizados.
d) dotação orçamentária é o montante de recursos financeiros que limita a execução da despesa
Eis a nossa resposta, vejamos o que diz giacomoni:
''dotação orçamentária é o montante de recursos financeiros com que conta o crédito orçamentário, o crédito orçamentário seria portador de uma dotação e esta o limite do recurso financeiro autorizado''
e) programação financeira e o cronograma de desembolso estabelecidos a partir da lei orçamentária só poderão ser alterados em razão da abertura de créditos adicionais.
Falso.
(Fontes retiradas do livro orçamento público - James Giacomoni - Pág. 259/260)