-
Alguém poderia explicar esta questão? Obrigado.
-
Tambrém não entendi. Por que a I está errada? Para mim, parece correta, já que o o pronome isto é aplicado ao que vai ser dito. Alguém pode me explicar?
-
O emprego dos pronomes demonstrativos não faz apenas referência anafória (esse, essa, isso) ou catafórica (este, esta, isto). Também usamos da seguinte forma:
- Este (s), esta (s), isto (s): em referência a um termo imediatamente anterior
- Aquele(s), aquela (s), aquilo (s): em relação ao que foi nomeado em primeiro lugar, diferenciado os elementos anteriormente citados na superfície textual.
Exemplo: José de Alencar e Machado de Assis são importantes escritores brasileiros; este (Machado de Assis) escreveu Dom Casmurro; Aquele (José de Alencar), Iracema.
-
Os pronomes demonstrativos servem para, além de marcar posição no tempo e no espaço, fazer referência ao que já foi dito e ao que se vai dizer, no interior do discurso.
- Este (e flexões) faz referência àquilo que vai ser dito posteriormente.
Ex: Espero sinceramente isto: que seja muito feliz.- Esse (e flexões) faz referência àquilo que já foi dito no discurso.
Ex: Que seja muito feliz: é isso que espero.- Este / aquele (quando se quer fazer referência a elementos já mencionados): estese refere ao mais próximo, aquele, ao mais distante.
Ex: Romance e Suspense são gêneros que me agradam, este me deixa ansioso, aquele, sensível.
-
Gostaria de uma explicação a respeito, pois entendo que o uso do pronome isto está incorreto.
-
Nao tem "isto" na questao
-
Tem sim. Isto significa dizer que a moral é um fenômeno social....
-
-
Questão extremamente complicada e confusa. Aprendi que o pronome "ISTO" é usado com relação a um termo catafórico. Quando estivermos diante de um termo anafórico, usamos o pronome "ISSO". Desconhecia totalmente essa informação de que o pronome "ISTO" está sendo usado em ambos os casos.
-
Gab: letra A.
II e III estão corretos.
I- ERRADO. o isto pode ser usado para retomar algo que foi dito.
II e III Certos
-
Galera a "pegadinha" da questão está em falar que "isto" só pode ser utilizado quando anuncia um termo que está vindo. O incorreto é que ele pode indicar um termo que já foi expresso, exemplo:
A) Gosto de Ana e Luíza. Esta (a mais próxima, no caso Luíza) é minha amiga e essa (a mais distante, no caso Ana) é minha namorada.
-> Também errei a questão mas aprendi! Foco na missão!
-
Os pronomes demonstrativos da 1ª pessoa (este, esta e isto) podem ser utilizados anaforicamente quando estiverem se referindo a um termo IMEDIATAMENTE anterior.
-
Questão polêmica.
Fernando Pestana, Bechara, e outros grandes gramaticistas aceitam "Isto" retomando termo anterior. Para questões de concurso acredito que devemos aceitar também, pois teremos grandes bases para entrar com recurso depois...
Porém, em uma redação, penso que o mais interessante seria colocarmos "isso" para retomar termos anteriores, pois há divergência entre os gramaticistas.
Inclusive, enviei um e-mail à ABL, que me respondeu o seguinte:
ABL RESPONDE
Pergunta (eu): Boa tarde. Gostaria de saber se posso utilizar os termos "esse/isso" e "este/isto" para me referir a ideias ou termos de um parágrafo anterior ou após ponto final. Por exemplo:
1) Júlia estava caminhando no parque, como faz todos os dias. Este parque...
2) Júlia estava caminhando no parque, como faz todos os dias. Esse parque...
As frases estão corretas? Há preferência por alguma das duas? Obrigado!
Resposta (ABL) : Prezado Lucas, uma das regras de uso de pronome demonstrativo é empregar "esse, isso" com referência ao que se acabou de dizer e "este, isto" para o que se vai dizer imediatamente adiante. Em seu exemplo, use /esse/.