SóProvas


ID
987121
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uns e outros 
   
     Trabalhar em grupo é uma operação tão prestigiada – na escola, no trabalho, no clube – que ninguém a discute. O que é um perigo: as verdades dadas como indiscutíveis costumam paralisar as iniciativas.
     Num trabalho em equipe, valoriza-se tanto o sentido do coletivo que a importância do indivíduo pode acabar subestimada. Tal depreciação interfere na produção do grupo – o que nos leva à óbvia conclusão de que o sucesso de um trabalho em equipe supõe a satisfação individual. Reconhecer o rosto de cada membro num time de verdade não é ceder a algum nefasto individualismo: é saber reconhecer e identificar o valor de cada sujeito.
     É comum ouvir-se a respeito de um jogo de vôlei, no qual o Brasil se destaca: “A seleção brasileira não está jogando bem porque está jogando sem alegria". Há aqui uma grande verdade: faltando a cada um dos jogadores essa força subjetiva, da vontade alegre e determinada, o grupo todo se ressente e joga mal. Não se trata de falta de técnica ou de tática, que costumam sobrar em nossa seleção de vôlei: trata-se do súbito arrefecimento daquela chama interior que, em qualquer atividade em grupo, promove a motivação do indivíduo à motivação do grupo, da qual resultará um reforço ainda maior para o desempenho individual.

(Nestor Correa Lima, inédito) 

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher adequadamente a lacuna da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • a) Aos esforços de cada um dos indivíduos ...... (competir), muitas vezes, promover as conquistas de um grupo. CADA UM DOS = SEMPRE NA 3º P DO SINGULAR.

     

    b) Não ...... (cumprir) aos membros de um grupo culpar-se individualmente pelo fracasso de um trabalho. CUMPRE= UM GRUPO

     

    c) Sim, a união faz a força, mas a cada um dos indivíduos do grupo ...... (caber) também contar com suas próprias forças. CADA UM DOS = 3 P SINGULAR

     

    d) Não se imagine que das renúncias pessoais dos indivíduos ...... (depender) o sucesso de um grupo. QUEM DEPENDE = O SUCESSO

     

    e) Os ganhos que se ...... (obter) com o trabalho de um grupo traduzem o comprometimento de cada indivíduo. QUEM OBTÊM = OS GANHOS

  • Resposta letra e)

     

    Colocando na ordem direta:

     

    a) Promover as conquistas de um grupo (sujeito oracional), muitas vezes, compete aos esforços de cada um dos indivíduos. Obs: Sujeito oracional flexiona o verbo para o singular.

     

    b) Culpar-se individualmente pelo fracasso de um trabalho (sujeito oracional) não cumpre aos membros de um grupo. Mesmo caso da letra "a".

     

    c) Sim, a união faz a força, mas também contar com suas próprias forças (sujeito oracional) cabe a cada um dos indivíduos do grupo. Mesmo caso da letra "a".

     

    d) Não se imagine que o sucesso de um grupo (sujeito oracional) dependa das renúncias pessoais dos indivíduos. Mesmo caso da letra "a"

     

    e) Os ganhos que se obtêm com o trabalho de um grupo traduzem o comprometimento de cada indivíduo. Obs: Nesse caso, o pronome "que" desempenha a função de sujeito da oração restritiva e retoma a palavra "ganhos". Portanto, "obter" deve-se flexionar em uma forma plural para concordar com o sujeito (pronome "que" retomando "ganhos").

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/