SóProvas


ID
987538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a disciplina das licitações no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
    • Correções
    • letra A- correta. ( art.3º_lei 8666/93).
    • letra B- A legislação veda que se exije  dos licitantes, na fase da habilitação, atestado de regularidade fiscal.(art.27º, IV_lei 8666/93)
    • letra C- É inexigível dispensável a licitação para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.(art.24º, XV_lei 8666/93)
    • Letra D- No caso de pregão, antes da encerrada a etapa competitiva, o pregoeiro deverá verificar a aceitabilidade da proposta em função das exigências do edital, e após Verificado que todas as exigências previstas no edital foram atendidas , o licitante será declarado vencedor.(art. 4º, XII e XV_lei 10520/02)
    • Letra E-Entre os tipos de licitação expressamente previstos na legislação incluem-se a  concorrência, a tomada de preços e o convite   de menor preço, a de melhor técnica, a de técnica e preço e a de maior lance ou oferta.(art.45º, § 1º_lei 8666/93)

     

  • a)Certa. Letra da Lei n. 8666/1990
    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 
    “a promoção do desenvolvimento nacional sustentável”:  
    inserida  pela Lei nº 12.349, de 2010) 

    b)
    Errada.Lei n.8666, art. 27.  Para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:
    I - habilitação jurídica;
    II - qualificação técnica;
    III - qualificação econômico-financeira;
    IV – regularidade fiscal e trabalhista;     
    (Redação dada pela Lei nº 12.440, de 2011)   (Vigência)
    V – cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7o da Constituição Federal(Incluído pela Lei nº 9.854, de 1999)

    c) Errada. Lei n. 8666, art. 24: É dispensável a licitação: 
    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    d) 
    Errada. Lei n.1050/2002, art. 4º:
    XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;

    e)
    Errada. Lei n.8666, art. 45:
    § 1o  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso: 
    (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;
    II - a de melhor técnica;
    III - a de técnica e preço.
    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso. 
    (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)
     
     
     
     
  • Karine, o problema é que concorrência, tomada de preço, convite, leilão e concurso são modalidades e não tipos de licitação, por isso a alternativa E está incorreta.
  • verdade ricardo, obrigado.. por isso eu retirei o meu comentário, observei somente agora....
  • A assertiva d, também está correta (Lei 10.520/2002, art. 4, inciso VII). Atentar ao fato de que a verificação de aceitabilidade, cogitada na assertiva, refere-se à proposta e não à habilitação - a qual poderá ser verificada em momento posterior. Bons estudos!
  • Sobre a alternativa "e":


    http://4.bp.blogspot.com/-p8VaL24AMtQ/TnuM3VXchCI/AAAAAAAAALc/guIBxzey7k0/s1600/tipos+de+licitacao+e+modalidades+diferente.png
  • A PROXIMA QUESTÃO 27 PODERIA SER MAIS ADIANTE, POR ELA MESMA RESPONDER A QUESTÃO 26 NO PROPRIO ENUNCIADO! SÓ UMA OBSERVAÇÃO, RS.
  • Obra de arte: dispensável ou inexigível?

    AQUISIÇÃO de obra de arte: somente se for compatível com as finalidades do órgão. Nesse caso será DISPENSÁVEL.

    RESTAURAÇÃO de obra de arte: neste caso a licitação pode ser dispensável ou inexigível. Se a obra de arte for compatível com as finalidades do órgão será licitação dispensável. Se a questão citar serviço especializado, será caso de inexigibilidade.

  • Gabarito: A

     Observem essa outra questão. Notem que a alternativa correta é bem semelhante com a que estamos resolvendo:


    Q307412  (CESPE - 2013 - DPE-RR - Defensor Público Acerca de licitações e contratos administrativos, assinale a opção correta.

    • Gabarito: b) Os objetivos do procedimento licitatório incluem a isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.


  • A letra E esta errada, pois o correto seria modalidades e não tipos de licitações.

  • Esse conceito chove nas provas !! Já decorei de tanto responder questões do QC

  • LETRA C- ERRADA- Licitação Dispensável 

    OBRAS DE ARTE E OBJETOS OU BENS DE VALOR HISTÓRICO 

    ART. 24, XV 

    - LICITAÇÃO DISPENSÁVEL 
    - PARA AQUISIÇÃO OU RESTAURAÇÃO 
    - AUTENTICIDADE 
    - COMPATIBILIDADE 

    ART. 25, II, C/C ART. 13, VII 

    - LICITAÇÃO INEXIGÍVEL 
    - APENAS RESTAURAÇÃO 
    - SINGULARIDADE 
    - ESPECIALIZAÇÃO 
    ´------------------------------------------------------------------------------------- 

    IMPORTANTÍSSIMO OBSERVAR A RELEVÂNCIA DO TRECHO " desde que sejam compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade adquirente". 

    POIS CASO A OBRA DE ARTE OU O OBJETO NAO SEJAM INERENTES ÀS FINALIDADES DO ORGÃO OU ENTIDADE, A LICITAÇÃO SERÁ INEXIGÍVEL, POR CONSTAR DO ART. 13 DA LEI 8666.

     

    GAB: LETRA A

  • a D é correta também !!!!

    O pregoeiro primeira verifica a aceitabilidade da proposta , para então somente poder classificá-la para ir à fase de lances

     

    => Fase de classificação

    Decreto 5450:  § 2o O pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no edital.

    Art. 23.  O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pelo pregoeiro, sendo que SOMENTE estas participarão da fase de lance.

     

    => Fase competitiva

    Art. 24.  Classificadas as propostas, o pregoeiro dará início à fase competitiva, quando então os licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

     

     

    Não tem nem o que falar , o decreto é bem claro.  Primeiro vem a fase que se chama de "Classificação das propostas" , onde o pregoeiro verifica aceitabilidade e classifica as melhores propostas. Após esta fase temos a fase que se chama "Fase competitiva" , onde ocorrem os lances verbais e sucessivos e etc.

    O erro é FLAGRANTE (mas conseguimos "PREVER" que o examinador quis dizer requisitos de habilitação) , não entendo porque não foi anulada.

     

  • Considerando a disciplina das licitações no ordenamento jurídico brasileiro, é correto afirmar que: A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.