-
É desnecessária qualquer argumentação detalhada para verificar o antagonismo entre o projeto ético-político que ganhou hegemonia no Serviço Social e a ofensiva neoliberal que, também no Brasil, em nome da racionalização, da modernidade, dos valores do Primeiro Mundo etc., vem promovendo (ao arrepio da Constituição de 1988) a liquidação de direitos sociais (denunciados como “privilégios”), a privatização do Estado, o sucateamento dos serviços públicos e a implementação sistemática de uma política macro-econômica que penaliza a massa da população.
Serviço Social e Saúde : Formação e Trabalho Profissional - A construção do projeto ético-político do Serviço Social.
José Paulo Netto
-
A implementação do projeto ético-político defendido e hegemônico no Serviço Social vem sendo ameaçada desde meados dos anos de 1990 pela ideologia neoliberal. Nos anos de 1990, o Brasil adotava a agenda regressista neoliberal, a qual apontava para a minimização ou até mesmo extinção de direitos sociais e trabalhistas historicamente conquistados; minimização da atuação estatal no campo das políticas sociais e nos serviços sociais, enquanto para o mercado essa atuação deveria ser máxima; publicização (leia-se privatização) de tudo aquilo que é público; desmonte da seguridade social e das conquistas recentemente expressas na Constituição Federal de 1988. Assim sendo, o projeto defendido pelo Serviço Social, cuja direção é oposta ao que afirma a concepção neoliberal, é caracterizado pelos defensores dessa concepção como retrógrado, na medida em que possui como compromisso as lutas sociais e trabalhistas, a afirmação e expansão dos direitos dos trabalhadores, bem como aponta para a emancipação política e humana da classe trabalhadora. Deste modo, o projeto ético-político da profissão vem sendo ameaçado pela perspectiva neoliberal que influencia o campo ideológico, político e econômico no país.
RESPOSTA: E
-
gab...e
das práticas econômico-políticas inspiradas no neoliberalismo
-
Significado da palavra Xeque...
Xeque significa perigo, contratempo, indicando uma situação arriscada e complicada.
https://www.significados.com.br/xeque/
-
Década de 90 ===> o projeto ético- político do Serviço Social conquistou hegemonia.
A implementação do projeto ético-político defendido e hegemônico no Serviço Social vem sendo ameaçada desde meados dos anos de 1990 pela ideologia neoliberal. Nos anos de 1990, o Brasil adotava a agenda regressista neoliberal, a qual apontava para a minimização ou até mesmo extinção de direitos sociais e trabalhistas historicamente conquistados; minimização da atuação estatal no campo das políticas sociais e nos serviços sociais, enquanto para o mercado essa atuação deveria ser máxima; publicização (leia-se privatização) de tudo aquilo que é público; desmonte da seguridade social e das conquistas recentemente expressas na CF/88. Assim sendo, o projeto defendido pelo Serviço Social, cuja direção é oposta ao que afirma a concepção neoliberal, é caracterizado pelos defensores dessa concepção como retrógrado, na medida em que possui como compromisso as lutas sociais e trabalhistas, a afirmação e expansão dos direitos dos trabalhadores, bem como aponta para a emancipação política e humana da classe trabalhadora. Deste modo, o projeto ético-político da profissão vem sendo ameaçado pela perspectiva neoliberal que influencia o campo ideológico, político e econômico no país.