SóProvas



Questões de Estudo da Cor


ID
168934
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As cores agem sobre as pessoas, proporcionando várias sensações que vão desde o bem estar até a apatia. Assim, é INCORRETO afirmar que cores

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o que quer dizer "de cima" e "de baixo", seria uma espécie de gradação ou localização em um plano? Alguém sabe dizer?
  • Creio que seja: Teto, piso e parede. "de cima - teto " " de baixo - piso"  Mas nao creio que a resposta da questão esteja coerente.


ID
229771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda que em urbanismo toda pesquisa tenha como meta uma aplicação prática, a construção de modelos surgiu da necessidade de uma compreensão profunda do fenômeno urbano. O modelo, que se baseia na teoria, tem como objetivo possibilitar uma compreensão melhor do comportamento dos sistemas urbanos, em situações impossíveis de serem experimentadas no mundo real. O conjunto de dados resultante - a base de dados - é a reunião de diferentes pontos de vista sobre o mundo real, ou seja, é uma representação do conhecimento sobre o mundo real em determinado momento, ou momentos, e sob determinado ponto de vista. Por sua vez, os SIG podem ser considerados modelos de sistemas do mundo real. Além de cumprir as funções dos modelos convencionais (mapas, maquetes, arquivos), esses modelos acrescentam novos horizontes às atividades de análise, planejamento, projeto e gestão. O termo modelo conceitual se refere a um conjunto de relações e informações usadas para dar significado a uma representação do ambiente percebido. Quando se tomam decisões sobre esse ambiente, usa-se como referência esse modelo conceitual, que é mais simples que a realidade, pois se baseia em informações pré-selecionadas como relevantes para nossos propósitos.

G.C. Pereira e B. Silva. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  R: Letra A

    Encontrei o texto mencionado na questao, veja alguns trechos abaixo:

    O modelo é na sua essência uma representação simplificada da realidade, uma abstração da realidade que, para ter mais clareza conceitual, reduz a complexidade do mundo real a aspectos que são relevantes para os propósitos da sua construção. A vantagem de utilizar um modelo é poder testar e avaliar um sistema em situações nas quais não é possível - por razões técnicas, econômicas ou políticas - experimentar ou construir a situação real.

    Um sistema de informações contém um conjunto de dados e instrumentos para trabalhar estes dados. Os dados por sua vez quer estejam em formato analógico - mapas, fichas cadastrais, etc. -, ou em formato digital - arquivos de computador - se referem a fenômenos e eventos do “mundo real”. As informações contidas no conjunto de dados, extraídas através de processos perceptivos como generalização, síntese, seleção podem ser usadas por outras pessoas além dos organizadores daquele conjunto de dados.

    A representação física destas informações, que é o conjunto de dados, constitui por sua vez um modelo dos eventos ou fenômenos do mundo real de onde os dados são originados.

    O conjunto de dados resultante - a base de dados - é a reunião de diferentes pontos de vista sobre o mundo real ou antes, é uma representação do conhecimento sobre o mundo real num determinado momento, ou momentos, e num determinado ponto de vista.

    Sistemas de Informações Geográficas - SIG - , por sua vez, podem ser considerados como modelos de sistemas do “mundo real”. Estes novos modelos além de cumprir as funções destes dos modelos convencionais (mapas, maquetes, arquivos), acrescentam novos horizontes às atividades de análise, planejamento, projeto e gestão.

    Um SIG, então, é um sistema - modelo - que representa um outro sistema - sistema do mundo real. No caso de um SIG urbano, o sistema pretende ser a representação da cidade, no caso de cidades, podemos falar em sistemas urbanos.

  • Pessoal, vou fazer alguns comentários sobre os Intens:

    A) Correto - De cara, o Item A está correto. Um modelo permite testar cenários que não ocorrem na realidade ou que ocorrem, mas, devido a complexidade do sistema é impossível testar. Por exemplo, um modelo que simula chuvas e enchentes em uma determinada região pode receber parâmetros de simulação que informe que nesta região vai chover 500 mm de chuva cada dia dos 365 dias do ano. Isto é impossível ocorrer e é impossível simular na realidade e caso fosse possível, custaria bilhôes de reais.  No entanto, é possível simular em um modelo apenas para testar uma situação limite. 

    B) Errado - Em uma situação como a criação de um modelo, é preferível ouvir o que tem a dizer os especialistas de cada uma área em que atua o modelo. Quanto mais opiniões distintas das diversas áreas ou de várias opiniões da mesma área, mais nuances de informações sobre o modelo de representação da realidade serão ressaltadas e acrescentadas.

    C) Errado - Descartar algum tipo de informação não significa dizer que o modelo vá se desconectar da realidade. Na verdade, às vezes é preferível descartar informações que não acrescentariam tanto na precisão do modelo, mas que, para a incorporação desta informação ao modelo, traria um maior dispêndio de tempo e maior custo ao modelo.

    D) Errado - O SIG não dá significado novo à realidade. Apenas oferece meios de gerenciar as informações de maneira integrada. O SIG não cria uma nova realidade.

    E) Errado - Pode estar fundamentado na teoria sim, mas é voltado para a aplicação prática.

ID
778219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de arquitetura de interiores, julgue os itens de 36 a 41.

O uso de cor em um ambiente interno é mais que um elemento decorativo na composição; é recurso utilizado como um importante fator de projeto, e pode criar sensações que diminuam ou que aumentem visualmente os espaços internos.

Alternativas

ID
778222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de arquitetura de interiores, julgue os itens de 36 a 41.

Cores frias aproximam as superfícies e são mais energéticas, perfeitas para grandes ambientes; cores quentes afastam as superfícies e são mais relaxantes, ideais para ambientes pequenos.

Alternativas

ID
2159851
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O CorelDRAW permite ajustar a cor e o tom dos bitmaps, utilizando-se determinados efeitos. O efeito “equalização local” permite

Alternativas

ID
2370418
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A luz age de forma vital sobre todas as ações do homem e permite que se tenha percepção das cores pela sensibilização dos componentes dos olhos. Sobre a teoria da cor para arquitetura, analise as afirmativas.

I - Cores quentes afastam as superfícies e são mais relaxantes e calmantes, ideais para ambientes pequenos.

II - Cores frias aproximam as superfícies, são mais enérgicas e ideais para grandes ambientes ou para encurtar corredores.

III - Tons de preto, branco e cinza transmitem sofisticação, mas também podem tornar-se impessoais e transmitir autoritarismo e frieza.

IV - Combinações de cores complementares podem criar combinações vivas e vibrantes, cheias de energia devido ao uso de cores contrastantes.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2475886
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das regras válidas para a arte impressionista.

Alternativas
Comentários
  • Esse link da Wikipédia traz tudo que está contido na questão:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo

    "Orientações gerais que caracterizam a pintura:

    a pintura deve mostrar os pontos que os objetos adquirem ao refletir a luz do corpo num determinado momento, pois as cores da natureza mudam todo dia, dependendo da incidência da luz do sol;

    é também, com isto, uma pintura instantânea (captação do momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;

    as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro, passando a ser a mancha/cor;

    as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;

    os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao [pontilhismo];

    as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;

    preferência pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto;

    Valorização de decomposição das cores."

    Conclusão: a banca ou criou a página na Wikipédia, ou se baseou nela, rsrsrs


ID
3162889
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere duas retas perpendiculares ao segmento AB, passando por A e por B. Para construir, com compasso, um arco gótico equilátero concordante a essas retas, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O link abaixo apresenta um explicação bem didática

  • O arco gótico é constituído pelos pontos A, B e C, construídos a partir do segmento AB e da intersecção dos arcos (ponto C) formados a partir do ponto central em A e em B, com distância de raio igual a distância do segmento AB, como demonstrado na imagem 1:

    Imagem 1: Construção de um arco gótico. Fonte: Editado pelo autor.
    Na arquitetura, esse tipo de elemento das estruturas representa a arquitetura gótica, formando arcos mais ou menos pontiagudos em sua parte superior. Pode-se citar a Catedral de Notre Dame, em Paris (c.1163) como um protótipo de catedral gótica, onde foram aplicados arcos tanto na sua estrutura (como pilares e abóbadas) quanto no formado dos seus vitrais (imagem 2).

    Imagem 2: Interior da Catedral de Notre Dame, Paris.


    GABARITO: Alternativa E.

ID
3210169
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Duas cores primárias produzem uma cor secundária, quando misturadas. Esta cor secundária mantém uma relação de suplementaridade com as cores que a constituíram, e de complementaridade com a cor primária que não participou de sua composição.

Considerando os aspectos acima, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • https://images.educamaisbrasil.com.br/content/banco_de_imagens/guia-de-estudo/D/cores-complementares-combinaacoes.jpg