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Questões de História da Arte e Educação


ID
1303930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com a popularização dos meios de comunicação e o barateamento dos instrumentos musicais, não é de espantar que o rock tenha chegado ao interior de Sergipe. É possível encontrar bandas de todo estilo de rock e metal no agreste sergipano, de blues a death metal. Todavia há predominância de bandas que tentam mesclar sonoridades e influências locais (tais como padrões rítmicos, formas de cantar, como uma embolada, instrumentos típicos, como o berimbau e o pandeiro) com riffs de guitarras distorcidas típicos do metal.

Hugo Leonardo Ribeiro. Da fúria à melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. São Cristóvão: Ed. UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010, p. 90 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A embolada, citada no texto como pertencente à cultura musical local, é um estilo de cantar de forma muito rápida, um desafio vocal.

Alternativas

ID
1303933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com a popularização dos meios de comunicação e o barateamento dos instrumentos musicais, não é de espantar que o rock tenha chegado ao interior de Sergipe. É possível encontrar bandas de todo estilo de rock e metal no agreste sergipano, de blues a death metal. Todavia há predominância de bandas que tentam mesclar sonoridades e influências locais (tais como padrões rítmicos, formas de cantar, como uma embolada, instrumentos típicos, como o berimbau e o pandeiro) com riffs de guitarras distorcidas típicos do metal.

Hugo Leonardo Ribeiro.Da fúria à melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. São Cristóvão: Ed. UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010, p. 90 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A fusão dos maneirismos vocais nordestinos com elementos instrumentais típicos do rock, mencionada no texto, é utilizada também pelo pernambucano Chico Science.

Alternativas

ID
1400830
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O pintor cubista não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/linha/cubismo.html. Acesso em 20.07.14. Texto Adaptado.

O Cubismo é um dos movimentos vanguardistas do início do século XX, que promoveram uma revolução no cenário artístico mundial. A partir das características mencionadas no texto acima, é correto afirmar que a imagem que se filia a esse movimento é

Alternativas

ID
1440085
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Oscar Niemeyer, o grande arquiteto brasileiro, revolucionou os espaços arquitetônicos, na década de 40, com o projeto feito para a Igreja de São Francisco, na Pampulha, em Belo Horizonte, onde usou pela primeira vez, os seguintes recursos arquitetônicos:

Alternativas

ID
1440088
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e in?uenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:

Alternativas

ID
1440094
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Produzir graus distintos de suavidade e de forte com a voz e um instrumento é um exercício que tem como objetivo a conscientização do elemento básico da linguagem musical chamado:

Alternativas

ID
1440097
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Bossa Nova, com uma proposta diferente na poética, na rítmica, na harmonia e na forma de cantar, foi um movimento artístico musical que projetou a MPB no exterior.

De uma perspectiva histórica, a Bossa Nova foi criada por:

Alternativas
Comentários
  • olá, nesta questão exite 3 resposta corretas!


ID
1440100
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

• O nascimento da ópera
• A expansão da orquestra
• O florescimento da música instrumental que passa a ter a mesma importância da vocal

Os tópicos citados acima representam o período da música universal denominados:

Alternativas

ID
1440115
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A cavalhada, folguedo do Sudeste brasileiro e herdeiro das tradições da Cavalaria Medieval, representa os combates, as guerras e os torneios travados entre os seguintes povos:

Alternativas

ID
1471138
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Maracatu, manifestação mais original da cultura popular em Pernambuco, chega ao apogeu durante o

Alternativas
Comentários
  • Carnaval

  • dança em que um bloco fantasiado, bailando ao som de tambores, chocalhos e gonguê, segue uma mulher, que leva na mão um bastão em cuja extremidade tem uma boneca ricamente enfeitada (a calunga ) e executa evoluções coreográficas.


ID
1471141
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

 Em relação ao grupo Fluxus, analise.

I. Foi criado por George Maciunas  em 1961, na Alemanha.
II. Situa-se em torno das aulas de música experimental ministradas por John Cage na New School for Social Research.

III. Surgiu durante um Festival Internacional de Música na Holanda.

IV. A principal referência foi o movimento cubista e a obra de Pablo Picasso.

V. Os artistas do grupo integravam diferentes linguagens artísticas. Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1471144
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“A ‘nova arte’, a abstração, provou ser um meio potente para a expressão de uma grande diversidade de experiências e ideias.” (Gooding) Em relação à arte abstrata, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1471150
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Templo de Luxor foi construído, na maior parte, pelo Rei Amenhotep III. O reino tem à frente uma enorme coluna e um obelisco, além de estátuas de Ramsés II. Este templo é um exemplo de arte

Alternativas

ID
1471156
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O surrealismo surgiu em Paris, sendo marcado pelo lançamento do Manifesto Surrealista, em 1924. No Brasil, as primeiras influências do surrealismo ocorreram sobre a obra de

Alternativas

ID
1471159
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Praça de Minas Gerais, localizada na cidade de Mariana, tem diferentes edifícios que ilustram a beleza da arquitetura barroca. Entre estes edifícios estão

Alternativas

ID
1471171
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Surgido na Europa no século XVI, foi um movimento em que a arte era produzida à maneira dos grandes mestres do renascimento. Manifestando-se na pintura, na escultura e na arquitetura, ficou conhecido como estilo italiano quinhentista.” Este movimento artístico denomina-se

Alternativas

ID
1471177
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Compositor norte-americano, músico experimental, nascido em Los Angeles, em 5 de setembro de 1912. Compôs Imaginary Landscapenº 1, uma das suas mais conhecidas obras. É considerado o criador do happening." O trecho anterior refere-se ao músico

Alternativas

ID
1472359
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em uma perspectiva não eurocêntrica, na cultura e nas instituições escolares, as imagens têm como objetivo

Alternativas

ID
1472377
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O modelo de ensino de arte adotado pelos jesuítas, durante o processo instaurado no Brasil colônia, centrou-se:

Alternativas
Comentários
  • Havia escolas práticas de artes e ofícios onde eram produzidos utensílios, talhas, esculturas e pinturas, destacando-se os trabalhos em madeira e cerâmica.O exercício artístico correspondia aos religiosos e a seus ajudantes (indígenas, escravos e civis). O processo didático se pautava na observação e imitação do aprendiz em relação ao mestre. A influência da concepção jesuítica de artes e ofícios, baseado na formação de artesãos ou artífices, em princípio, e de artistas mais tarde se estendeu indiretamente até a primeira metade do século XX, apesar de assumir outras denominações como ensino do desenho.

    Até os dias atuais convivemos com reminiscências da educação jesuítica no Brasil: subordinação entre quem ensina e quem aprende, valorização dos saberes dissociados da vida social e cultural; implementação de aulas em espaços fechados; classificação entre cultos e ignorantes; instauração consciente e inconsciente de um aparato disciplinar de penalização e moralização dos educandos.


ID
1475731
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir

Alternativas

ID
1475875
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Hernandez, as características da pós-modernidade relacionadas com a arte na educação são:

I. A arte e uma forma de produção e reprodução cultural que só pode ser compreendida dentro do contexto e dos interesses de suas culturas de origem.
II. Urn objeto pós-moderno pode ser eclético e ter uma beleza dissonante.
III. Os objetos multiculturais reciclam-se, desvinculando-se de suas origens.
IV. O ecletismo reflete urn interesse pela integração do passado e do presente.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1475878
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Ateoria educacional recente tendeu progressivamente a centralizar-se na ideia de que na infância é importante que se proporcionem períodos de lazer e de alívio das tensões e esforços realizados em atividades escolares, por meio das aulas de arte. A posição de Dewey, a respeito do fazer artístico na educação escolar, é:

I. O resultado de uma indústria extraordinariamente consciente de seu próprio significado emocional e intelectual.
II. O resultado da percepção do significado do que se está fazendo ou criando e se regozijar com ele.
III. O resultado de urn estado mental que formula questionamentos de uma forma nova e mais significativa.
IV. O resultado de processos precisos voltados para a indústria utilitaria.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1475884
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No Brasil, a abordagem mais contemporânea de Arte-educagao, na qual estamos mergulhados é associada:

Alternativas

ID
1475893
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No Brasil, uma das primeiras arte/educadoras a mencionar a abordagem multicultural para o ensino das artes visuais foi Ana Mae Barbosa, defendendo que:

Alternativas

ID
1475920
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação ao Barroco, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1475926
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?

Alternativas

ID
1475938
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.

Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1475974
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“O que faz a diferença entre uma obra de arte e algo que não é uma obra de arte quando não se tem nenhuma diferença perceptual interessante entre elas?” Esta pergunta foi elaborada por Arthur Danto a partir de uma exposição.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome da obra e do artista que provocaram essa reflexão.

Alternativas

ID
1475980
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte contemporânea manifesta-se por ilimitado experimentalismo, gerando dificuldades em estabelecer categorizações entre linguagens e processos artísticos, e impossibilitando a conceituação de algumas criações artísticas, reconhecidas unicamente como gravura, como pintura, ou como desenho. Assinale a alternativa cujo termo corresponde CORRETAMENTE a essa conceituação.

Alternativas

ID
1503301
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Monte Mor - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Teatro para as crianças, além de desenvolver a linguagem oral, a compreensão, ampliação do seu vocabulário, também

Alternativas
Comentários
  • d)

    todas as alternativas anteriores são corretas.


ID
1551739
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O cubismo foi um dos movimentos mais audaciosos surgidos no início do século XX. Com a obra Les Demoiselles d'Avignon de Pablo Picasso (1881‐1973), iniciou‐se o movimento em 1907. O cubismo se divide em três fases, sendo a primeira fase uma subdivisão do cubismo analítico. Foi um período de formação fortemente impregnado da influência de um artista considerado um dos precursores da arte moderna. Trata‐se de:

Alternativas
Comentários
  • Cezanne inicia a pintura de formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Posteriormente o cubismo se desenvolve em duas vertentes, Analítico (Picasso) e Sindético (Braque). Estes trabalhavam com poucas cores, e representavam todos os lados de um tema simultaneamente, levando-os a fragmentação. No cubismo sintético resgatam uma tendência de tornar os objetos novamente "reconhecíveis", reagindo a excessiva fragmentação inicial.


ID
1551742
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em relação à modernidade das artes visuais no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • AS produções artísticas modernas ocorreram só em São Paulo? Essa afirmativa está correta? No Rio de Janeiro e no sul do país também houveram grande produções de Artes Visuais. Como essa afirmativa está correta? Alguem pode justificar?

  • Também gostaria de saber

  • ??? apenas em São Paoulo?

  • Cara, pra mim essa questão deveria ser anulada, pois o modernismo não se deu apenas na Cidade de São paulo, mas sim, em outros estados como Rio e Minas gerais.

     

     


ID
1551745
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A artista sérvia Marina Abramović usa seu corpo como suporte para sua arte. Em 1997, a artista “ganhou o Leão de Ouro na Bienal de Veneza com 'Balkan Baroque', na qual limpou fétidas carcaças de animais diante do público, entoando canções da extinta Iugoslávia para lembrar os mortos nas guerras dos Balcãs". Trabalhos como estes são chamados de:

Alternativas

ID
1551748
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O arquiteto e aquarelista Mário Baratta participou da fundação do Centro Cultural de Belas Artes (CCBA), que mais tarde se tornaria Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), no ano de 1941, entidade que se dedica às artes visuais na capital cearense, que revela e divulga nomes de artistas brasileiros. São artistas revelados e divulgados pela SCAP:

Alternativas

ID
1551751
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Movimento Armorial, uma iniciativa artística, cujo objetivo seria criar uma arte erudita de raiz popular, pautada no universo cultural e lúdico do sertão, foi lançado no ano de 1970. Este movimento foi alicerçado na obra do escritor e dramaturgo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

     

  • O movimento armorial, surgido na década de 70 no Brasil, foi uma vertente artístico-cultural de valorização das artes populares nordestinas.

    O objetivo central era criar uma arte brasileira singular baseada nas raízes populares.

    Idealizado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, essa manifestação abrangeu a literatura, música, dança, teatro, artes plásticas, arquitetura, cinema, etc.

  • GABARITO: D

    Foi idealizado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, essa manifestação abrangeu a literatura, música, dança, teatro, artes plásticas, arquitetura, cinema.


ID
1564690
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Bruno Giorgi, escultor brasileiro, por volta de 1965, passou do figurativismo às formas geométricas e a trabalhar em mármore branco de carrara." A peça mais importante dessa fase, é a escultura:

Alternativas

ID
1564696
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Cubismo foi um dos principais movimentos da arte moderna. Sobre ele, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1564699
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito da Arte Brasileira do século XIX, marque a alternativa correta:

Alternativas

ID
1564702
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA relacionada a Aleijadinho e outros artistas brasileiros do século XVIII:

Alternativas

ID
1564705
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Pode-se afirmar que nas pinturas impressionistas:

Alternativas

ID
1564708
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre o Fauvismo, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1564714
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A cor como um dos elementos principais da produção artística foi uma preocupação dos artistas pertencentes aos seguintes movimentos artísticos:

Alternativas

ID
1564720
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em relação ao barroco espanhol, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Caravaggio é italiano


ID
1564723
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A perspectiva foi profundamente estudada e desvendada durante o período artístico do:

Alternativas

ID
1590649
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):

Alternativas

ID
1590673
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):

Alternativas

ID
1590676
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante:

Alternativas

ID
1590679
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período:

Alternativas

ID
1590682
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:

Alternativas

ID
1590691
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a:

Alternativas

ID
1613269
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Movimento Escolinha de Arte do Brasil surge em 1948, no Rio de Janeiro, e marca o início da renovação da Arte-educação no período (pós-ditatorial, 1945) de redemocratização e de busca por processos de revitalização educacional no Brasil.


Sobre o Movimento Escolinhas de Arte no Brasil, marque a alternativa que apresenta todas as assertivas CORRETAS.


I) Augusto Rodrigues é reconhecido e respeitado por “difundir e fomentar a filosofia e a metodologia do MEA, espalhando por todo território nacional a necessidade de inclusão da Arte na educação escolar".

II) A proposta de renovar métodos e processos de educação através da educação criadora, segundo Augusto Rodrigues, originou-se de um sonho provindo de seu processo de formação, que considerava tremendamente repressor e que impossibilitava o aluno de expressar-se, comunicar-se e relacionar-se humanamente.

III) Augusto Rodrigues, Margaret Spencer (artista americana) e Ana Mae Barbosa (professora de Arte), ao conseguirem permissão para trabalhar no corredor da Biblioteca Castro Alves, no Rio de Janeiro, iniciam a Escolinha.

IV) A identificação com os novos métodos originários de Franz Cizek e apresentados por Hebert Read firmam consequentemente grande influência de suas ideias no MEA, as quais repercutiam por um enfoque da simbologia dentro da perspectiva de Jung.

V) Em 1960 a Escolinha aceita para um estágio intensivo doze professores de vários estados, que buscavam entender melhor os meios de integrar a arte no processo educativo. Os resultados positivos desta experiência projetaram-se, apontando para uma nova modalidade de curso em tempo integral, os Cursos Intensivos de Arte na Educação - CIAEs.  

Alternativas
Comentários
  • A Escolinha de Arte do Brasil (EAB) é criada em 1948, no Rio de Janeiro, por iniciativa do artista pernambucano Augusto Rodrigues (1913 - 1993), da artista gaúcha Lúcia Alencastro Valentim (1921) e da escultora norte-americana Margareth Spencer (1914). A Escolinha, que coloca o foco nas distintas expressões artísticas (dança, pintura, teatro, desenho, poesia etc.), funciona nas dependências da Biblioteca Castro Alves, do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores de Estado - Ipase, voltada fundamentalmente para o público infantil.


ID
1613278
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

É um dos maiores nomes, no Brasil, do movimento conhecido como Teatro e Educação, alinhado às questões da cena e da educação contemporâneas, presentes nos debates sobre ensino de teatro. Segundo o teórico Fernando Peixoto (1997), entre os acontecimentos que marcam o avanço do teatro infantil, em 1956, em Porto Alegre, destaca-se a criação do Clube de Teatro que "dá início a um movimento dos mais fascinantes do Brasil em busca da renovação e do aprofundamento do teatro para crianças".


O texto acima se refere a  

Alternativas
Comentários
  • teatro infantil - Olga Reverbel


ID
1613281
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

É um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. Parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano. Sendo assim, todos podem desenvolvê-la e fazer teatro. Faz dessa metodologia o Teatro-Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível, Teatro-Fórum, Arco-Íris do Desejo, Teatro Legislativo.


Assinale qual o método descrito no texto acima.  

Alternativas

ID
1613284
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Embora não haja registros concretos, os estudiosos dizem que a origem do teatro ocidental é grega e teve seu início nas festas em honra a Dionísio ou Baco (Deus dos ciclos vitais, da alegria e do vinho) nas quais era comemorado o retorno da primavera e a nova fertilidade dos campos. No Brasil, a origem da história do nosso teatro nasce com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. (Breve História do Teatro. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade)


Sobre a história do teatro no Brasil, responda V para verdadeiro e F para falso.


I) ( ) O costume de assistir a um espetáculo no modelo europeu só começou a se desenvolver no país com a chegada da Família Real e toda a Corte portuguesa a partir de 1808.

II) ( ) Foi com a estreia de "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, em 1943, que a crítica apontou o nascimento do nosso teatro moderno.

III) ( ) Augusto Boal e Chiquinha Gonzaga são grandes nomes do teatro moderno brasileiro.

IV) ( ) O Teatro Brasileiro de Comédia – TBC foi fundado por Franco Zampari em 1948, com uma peça de Jean Cocteau.

V) ( ) 1978 – Estreia de Macunaíma, pelo grupo Pau Brasil, com direção de Antunes Filho. Inaugura-se uma nova linguagem cênica brasileira, em que as imagens têm a mesma força da narrativa.


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas

ID
1613287
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música,(...), ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais (NAPOLITANO, 2002).

Em relação a música no Brasil, enumere a coluna “B" pela coluna “A".


COLUNA A: 

I) Considerado o maior movimento de Educação Musical de massas no Brasil, ligava-se ao ideário escolanovista e tinha sua imagem profundamente ligada ao governo de Getúlio Vargas. Teve à frente o maestro Villa-Lobos.

II) É a composição mais conhecida de Chiquinha Gonzaga e aquela de maior sucesso.

III) No começo uma dança “licenciosa e indecente" trazida pelos escravos bantos, acabou sendo apropriada pelas camadas médias da corte, transformando-se numa forma-canção e numa dança de salão. Geralmente, tinha o andamento mais rápido que a modinha e uma marca rítmica mais acentuada e sensual, sendo uma das primeiras formas culturais afrobrasileiras reconhecidas como tal.

IV) Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil.

V) Foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo). Os maiores representantes foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.  


COLUNA B:

1) ( ) Jovem Guarda.

2) ( ) Tropicalismo.

3) ( ) Lundu.

4) ( ) Canto Orfeônico.

5) ( ) Ó Abre Alas.  


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.  

Alternativas

ID
1613290
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver! (TAVARES, 2005).


Analise as assertivas abaixo.


I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.

II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.

III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.

IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.

V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).


Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS

Alternativas

ID
1613299
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música popular brasileira é resultado da confluência cultural de três etnias: o índio, o branco e o
negro, dos quais herdamos todo o instrumental, o sistema harmônico, os cantos e as
danças. Como manifestação cultural expressiva, ela surgiu no início do século XIX, nos principais
centros do então Brasil Colônia, notadamente Rio de Janeiro e Bahia, entoada por pessoas que
cantavam modinhas e lundus ao violão, ao piano ou acompanhadas por bandas instrumentais
(DINIZ, 2006).

 Em relação à música popular brasileira, enumere a coluna B pela coluna A.

 COLUNA A: 

I) Surgiu das festas e comemorações feitas nos fundos dos quintais do subúrbio carioca. Historicamente, era o nome das festas de escravos nas senzalas. Foi do bairro de Ramos, no subúrbio carioca, que esse tipo de música surgiu para as rádios, as gravadores e os canais de televisão. Só apareceu na mídia depois que Beth Carvalho, numa quarta-feira de 1978, foi, a convite do ex-volante do Vasco da Gama, Alcyr, à quadra do bloco Cacique de Ramos para conhecer um grupo de músicos que faziam essa música bacana.

II) Pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. A composição instrumental dos primeiros grupos era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho. Para José Ramos Tinhorão, a expressão pode derivar da maneira de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a classificá-la dessa forma.

III) Foi o primeiro gênero popular brasileiro a ser divulgado com sucesso fora do país, há 250 anos. A música de Caldas Barbosa, para desespero dos eruditos poetas portugueses (Bocage, Nicolau, Tolentino, Filinto Elisio e outros), era uma verdadeira coqueluche nos saraus da corte. 

IV) De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo.

V) É um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. É geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste.
 
COLUNA B:
1. ( ) Modinha.
2. ( ) Choro.
3. ( ) Forró.
4. ( ) Pagode.
5. ( ) Bossa Nova. 

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.  

Alternativas

ID
1613302
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial “compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes". O Brasil, por ser um país mestiço, se formou com a mistura de muitas raças e etnias, o que se reflete na riqueza de nossa cultura. As danças típicas populares é um dos pontos mais fortes, variando de região para região, o que enriquece ainda mais a cultura brasileira.


Assim, enumere a coluna B pela coluna A. 


COLUNA A:

I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores. 

II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo no sentido anti-horário.

III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico, frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num delírio contagiante.

V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da roda.


COLUNA B:

( ) Ciranda.

( ) Frevo.

( ) Quadrilha.

( ) Cavalo Piancó.

( ) Tambor de Crioula.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1613308
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A história da arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado pelo homem com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo. Ao longo do tempo, as artes visuais têm sido classificadas de várias formas diferentes, desde a distinção medieval entre as artes liberais e as artes mecânicas, até à distinção moderna entre belas artes e artes aplicadas, ou às várias definições contemporâneas, que definem arte como a manifestação da criatividade humana (COUTINHO, 1999).


Considerando as características dos movimentos artísticos descritos abaixo, enumere a coluna B pela coluna A.


COLUNA A:

I) A arte desse período procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor. A arte passa a ser antropocêntrica, os filósofos estavam preocupados em entender a relação entre o homem e o universo. As pessoas mais belas se transformaram na estética naturalista idealizada. A constante busca pela perfeição faz o artista desse período criar uma arte intelectual.

II) É a arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição e da dúvida. Reflete o conflito entre a herança humanista, renascentista, racionalista e clássica do homem quinhentista (século XVI) e o espírito medieval, místico religioso exacerbado pela Contra-Reforma católica.

III) Esse estilo caracteriza-se sobretudo pelo princípio de que o artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza. Ao artista não cabe “melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

IV) Na pintura desse movimento artístico, os artistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

V) Esse estilo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Essa tendência para traduzir em linhas e cores sentimentos mais dramáticos do homem já vinha sendo realizado por artistas que não se preocupavam mais em fixar os efeitos efêmeros da luz solar sobre os seres. 


COLUNA B:

( ) Barroco.

( ) Clássico.

( ) Expressionismo.

( ) Realismo.

( ) Impressionismo.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.  

Alternativas

ID
1613311
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Esse movimento surgiu em Paris no começo da década de 1920 para se tornar uma das mais importantes tendências artísticas do século. Originalmente um estilo literário criado por um grupo de poetas de vanguarda. O termo que designa esse movimento entrou na linguagem comum para descrever acontecimentos de natureza bizarra ou estranhamente coincidentes. Em seu afã de descobrir novos estados mentais, os artistas realizavam experiências como hipnose, drogas, álcool, sessões espíritas e transes (FARTHING, 2011).

Acerca desse movimento, marque a opção CORRETA.

Alternativas

ID
1613314
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING, 2011).


Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.


I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.

II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.

III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.

IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som. 


( ) Escultura Moderna.

( ) Escultura Pré-histórica.

( ) Escultura Clássica.

( ) Escultura Gótica.

( ) Escultura Egípcia.  


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1613317
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As expressões da cultura popular piauiense possuem raízes que remontam a períodos anteriores à colonização. O Piauí guarda, em uma caixinha de madeira envelhecida, decorada com renda e forrada de chita, algumas tradições bem antigas: basta andar pelo interior e descobrir pessoas passando histórias como antigamente em praças ou saindo às ruas para assistir a pessoas mascaradas, fantasiadas e bem coloridas para festejar o dia dos Santos Reis (Portal da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí. Disponível em: http://www.turismo.pi.gov.br/pt-br/cultura/).


Em relação ao patrimônio imaterial piauiense, associe as descrições às manifestações correspondentes.


I) Burrinha, Boi, Jaraguá, Cigana, Ema, Arara, Caipora, Cabeça-de-Fogo, dentre outros. Nos intervalos entre os personagens, os caretas fazem estripulias, dançam o chicote e cantam com a voz assustadora.

II) É uma lenda tipicamente teresinense. Conta a história de uma linda mulher que, tarde da noite, aparecia na praça Saraiva, ostentando sua beleza debaixo de um dos lampiões ali existentes. Movidos por aquela bela aparição, os homens se aproximavam para conversar. Ao chegarem perto, a linda mulher pedia cigarro e, quando recebia, começava a crescer, crescer, até atingir o topo do lampião de gás e nele acender o cigarro.

III) Era a mais bela jovem da tribo dos Acaroás. Por ter sido escolhida dos deuses, nunca poderia se casar. Somente o velho pajé Piauiguara sabia que, se conhecesse o amor, ela teria um filho que não poderia sobreviver. E assim aconteceu. Não sabendo como esconder o filho desse amor e com medo de que ele fosse sacrificado, colocou-o num tacho e soltou a pobre criança nas águas do rio Paraim. A natureza se revoltou, o céu ficou escuro e fez descer um corpo estranho que penetrou na terra e abriu uma enorme fenda por onde jorrou muita água, até formar uma grande lagoa. É hoje a chamada lagoa de Parnaguá. Segundo a lenda, o filho habita o fundo da lagoa e é protegido pelas iaras.

IV) Era alta madrugada em Teresina quando surgiu, pelas ruas da cidade, uma porca correndo em disparada. Havia um forte brilho em sua boca, vindo de um grande dente de ouro. Sempre na calada da noite, assombrava as pessoas dos subúrbios. Segundo a lenda, a porca teria sido gerada de uma filha que espancou a própria mãe, num acesso de histerismo.

V) Catirina, Chico Vaqueiro, podem aparecer outros personagens, tais como: Bastião, Arlequim, Pastorinha, o engenheiro, o padre, o médico, o diabo, entre outros. Todos quase sempre interpretados por homens, que se travestem para compor os personagens femininos. 


( ) A Porca do Dente de Ouro.

( ) Reisado.

( ) Bumba meu boi.

( ) Num-se-Pode.

( ) Miridan.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1613320
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Apesar de experiências anteriores e pontuais ocorridas nas produções de Pablo Picasso, Henri Matisse, Marcel Duchamp, Francis Picabia, entre outros, considera-se o ano de 1962 como sendo o marco do surgimento dessa manifestação artística. Iniciou-se a partir da criação da “New York Correspondance School of Art”, pelo artista americano Ray Johnson como meio de expressão e integração cultural entre artistas das mais diversas partes do globo. Essa manifestação artística está diretamente ligado às vanguardas instauradas ao longo do século XX.

Marque a opção que contém o nome dado a essa manifestação artística.

Alternativas

ID
1634107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O estilo romântico — movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVIII e predominou por grande parte do século XIX — sucede e se opõe ao estilo neoclássico. A respeito das características do estilo romântico nas artes plásticas, julgue o item a seguir. 


Os artistas românticos voltavam-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, os amores trágicos e os ideais utópicos. É fundamentalmente marcante, no estilo romântico, a valorização dos sentimentos e da imaginação. 

Alternativas
Comentários
  • O Romantismo é uma escola literária do século XIX. Surge na Alemanha, num movimento chamado Sturm und Drang (tempestade e ímpeto). Esse movimento se baseia na emoção exacerbada e se opõe ao equilíbrio artificial do arcadismo. Da Alemanha, o movimento se espalha pela Inglaterra e França, alcançando toda a Europa.

    A estética romântica é burguesa por excelência. Seu contexto histórico nos remete à Revolução Francesa que levou a burguesia ao poder. Era preciso uma arte que fomentasse o espírito burguês. Assim, o homem romântico defendia uma estética totalmente oposta à árcade (considerada estética da nobreza) valorizando a expressão do sentimento em oposição à valorização da razão; a inspiração poética em detrimento ao convencionalismo amoroso árcade. Os românticos não viam mais a natureza como objeto de imitação, como os árcades, mas sim como objeto de inspiração. Dar vazão ao sentimento era fundamental.

    Resposta: C


ID
1634110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O estilo romântico — movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVIII e predominou por grande parte do século XIX — sucede e se opõe ao estilo neoclássico. A respeito das características do estilo romântico nas artes plásticas, julgue o item a seguir. 


O estilo romântico reforça uma estética a favor do convencionalismo e do tecnicismo.

Alternativas

ID
1634113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O estilo romântico — movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVIII e predominou por grande parte do século XIX — sucede e se opõe ao estilo neoclássico. A respeito das características do estilo romântico nas artes plásticas, julgue o item a seguir. 


Goya, Tumer e Delacroix são exemplos dos principais artistas do romantismo.

Alternativas

ID
1634125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O folclore brasileiro começou a receber atenção da elite nacional em meados do século XIX. Diversos artistas passaram a empregar elementos da cultura popular na criação de suas obras. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item que se segue. 


A carranca é uma escultura com forma humana ou animal, entalhada em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. No Brasil, a carranca difundiu-se como uma forma de arte popular. 


Alternativas

ID
1634128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O folclore brasileiro começou a receber atenção da elite nacional em meados do século XIX. Diversos artistas passaram a empregar elementos da cultura popular na criação de suas obras. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item que se segue. 


Mestre Vitalino é o artesão mais célebre de Caruaru. Suas obras, esculturas feitas a mão em barro ou madeira, são representativas sobretudo no Folclore de Pernambuco. 

Alternativas
Comentários
  • Madeira não .


ID
1634131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O folclore brasileiro começou a receber atenção da elite nacional em meados do século XIX. Diversos artistas passaram a empregar elementos da cultura popular na criação de suas obras. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item que se segue. 


O folclore não é um conhecimento cristalizado, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação. 

Alternativas

ID
1634134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O folclore brasileiro começou a receber atenção da elite nacional em meados do século XIX. Diversos artistas passaram a empregar elementos da cultura popular na criação de suas obras. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item que se segue. 


Os ex-votos não são considerados manifestações artísticas populares. 

Alternativas
Comentários
  • o termo designa pinturas, estatuetas e variados objetos doados às divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido. Trata-se de uma manifestação artístico-religiosa que se liga diretamente à arte religiosa e à arte popular, despertando o interesse de historiadores da arte e da cultura, de arqueólogos e antropólogos. As motivações do presente votivo são muitas: proteção contra catástrofes naturais, cura de doenças, recuperação em virtude de sofrimentos amorosos, acidentes e dificuldades financeiras. O voto feito aos deuses, por sua vez, também adquire formas muito diversas: placa, maquete ou pintura descrevendo os motivos da promessa, ou pequenas réplicas (de barro, madeira ou cera) das partes do corpo afetadas por moléstias (perna, cabeça, mão, coração etc.), chamadas por alguns de "ex-votos anatômicos". Designam-se "ex-votos marinhos" aqueles em forma de barcos, realizados em regiões litorâneas. Colocados em locais públicos - capelas ou sala de milagres -, os painéis ou presentes votivos trazem freqüentemente a inscrição "ex-voto" ou "milagre feito".


ID
1634137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte neoclássica nasceu na Europa em fins do século XVIII inspirada no equilíbrio e na simplicidade e retomou valores da cultura clássica em reação ao estilo barroco. O Neoclassicismo não foi apenas um movimento artístico, mas cultural marcado pela ascensão da burguesia manufatureira e mercantil da época da Revolução Francesa e do império napoleônico. Com relação a esse assunto, julgue o  item seguinte. 


A pintura e a escultura neoclássicas apresentam temas solenes, históricos, literários, alegóricos e mitológicos. 


Alternativas

ID
1634140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte neoclássica nasceu na Europa em fins do século XVIII inspirada no equilíbrio e na simplicidade e retomou valores da cultura clássica em reação ao estilo barroco. O Neoclassicismo não foi apenas um movimento artístico, mas cultural marcado pela ascensão da burguesia manufatureira e mercantil da época da Revolução Francesa e do império napoleônico. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte. 


A arte acadêmica surge no Brasil fundada por Dom João VI com a chegada da missão artística francesa. Vítor Meirelles é um dos mais famosos artistas da arte acadêmica no Brasil.

Alternativas

ID
1634143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte neoclássica nasceu na Europa em fins do século XVIII inspirada no equilíbrio e na simplicidade e retomou valores da cultura clássica em reação ao estilo barroco. O Neoclassicismo não foi apenas um movimento artístico, mas cultural marcado pela ascensão da burguesia manufatureira e mercantil da época da Revolução Francesa e do império napoleônico. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte. 


O academismo no Brasil perdurou do início do século XVIII até o início do século XIX. 


Alternativas
Comentários
  • Resposta da Questão: Errado

    O Academismo no Brasil prevaleceu no inicio do século XIX até o início do século XX.

    O Academismo no Brasil foi a expressão institucionalizada de todo o sistema de arte que prevaleceu no Brasil do início do século XIX até o início do século XX, baseado nos princípios das academias de arte europeias. Nasceu com a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios fundada por Dom João VI em 1816 por incentivo da Missão Artística Francesa, floresceu com a Academia Imperial de Belas Artes e o mecenato de Dom Pedro II e encerrou-se com a incorporação de sua sucessora republicana, a Escola Nacional de Belas Artes, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1931. Antes que um estilo específico, o Academismo é, estritamente falando, um método de ensino artístico profissionalizante de nível superior, equivalente ao ensino universitário moderno. No Brasil tal sistema foi introduzido no período de vigência do Neoclassicismo, estilo do qual foi um dos principais motores de difusão, e depois absorveu estéticas românticas, realistas, simbolistas e outras que deram o tom à virada do século XIX para o XX, expurgando delas o que não se enquadrasse na formalidade da Academia.

  • A própria Semana de Arte Moderna faz imposição ao academismo .. já no Sec XX


ID
1634146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte, de alguma maneira, deixou registrado e continua registrando a história do homem desde a mais remota antiguidade. As pinturas, esculturas, desenhos, filmes e fotografias dizem muito sobre a vida das pessoas de um determinado período da história em determinada localização geográfica. Além disso, o que se chama ou se entende por arte pode ter diversas funções. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir. 


A arte tem uma função social, mas não apresenta uma expressão política, ideológica ou crítica. 


Alternativas

ID
1634149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte, de alguma maneira, deixou registrado e continua registrando a história do homem desde a mais remota antiguidade. As pinturas, esculturas, desenhos, filmes e fotografias dizem muito sobre a vida das pessoas de um determinado período da história em determinada localização geográfica. Além disso, o que se chama ou se entende por arte pode ter diversas funções. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir. 


A arte tem uma função social quando aborda aspectos da vida coletiva em oposição à consideração de apenas um ponto de vista, ou da experiência de um indivíduo em particular.

Alternativas

ID
1634152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte, de alguma maneira, deixou registrado e continua registrando a história do homem desde a mais remota antiguidade. As pinturas, esculturas, desenhos, filmes e fotografias dizem muito sobre a vida das pessoas de um determinado período da história em determinada localização geográfica. Além disso, o que se chama ou se entende por arte pode ter diversas funções. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir. 


Entre os exemplos de obras de arte que cumprem uma função social, estão as obras que retratam a condição de miséria das populações ou das classes oprimidas. 


Alternativas

ID
1634155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O movimento Impressionista, iniciado em Paris na segunda metade do século XIX, foi o primeiro estilo verdadeiramente revolucionário na arte europeia desde o Renascimento, e o primeiro totalmente criado na França desde o advento do Gótico. Julgue o item subsequente, em relação às características da pintura impressionista. 


Na pintura impressionista, as pinceladas são longas, cortadas e pouco marcadas.


Alternativas

ID
1634158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O movimento Impressionista, iniciado em Paris na segunda metade do século XIX, foi o primeiro estilo verdadeiramente revolucionário na arte europeia desde o Renascimento, e o primeiro totalmente criado na França desde o advento do Gótico. Julgue o item subsequente, em relação às características da pintura impressionista. 


A ênfase na luminosidade e no seu efeito de variação conforme a passagem das horas, nas diferentes estações é uma das características dessa pintura. 

Alternativas

ID
1634161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O movimento Impressionista, iniciado em Paris na segunda metade do século XIX, foi o primeiro estilo verdadeiramente revolucionário na arte europeia desde o Renascimento, e o primeiro totalmente criado na França desde o advento do Gótico. Julgue o item subsequente, em relação às características da pintura impressionista. 


Os temas da pintura impressionista eram basicamente as paisagens ao ar livre, beira de mar, ruas e cafés parisienses. 


Alternativas

ID
1634194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os valores estéticos da arte e tecnologia insinuados no século XX são decorrentes


do processo de manipulação das novas tecnologias que permitiu que muitos artistas as utilizassem como nova matéria-prima na criação de obras de arte.

Alternativas

ID
1634197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os valores estéticos da arte e tecnologia insinuados no século XX são decorrentes


da permanência dos valores tradicionais da arte, pois os artistas não dialogavam com o novo meio de produção de imagens.

Alternativas

ID
1634200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os valores estéticos da arte e tecnologia insinuados no século XX são decorrentes


das práticas artísticas que iam além do ato de pintar e de esculpir em função de um a integração mais direta com os elementos da vida cotidiana.

Alternativas

ID
1634203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os valores estéticos da arte e tecnologia insinuados no século XX são decorrentes


das atitudes dos artistas que, procurando avaliar os novos tempos, mantinham a tradição da arte europeia como base para o que produziam, recorrendo às técnicas tradicionais das artes plásticas.

Alternativas

ID
1634206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando a importância das manifestações artísticas no Modernismo para a formação da identidade nacional e do patrimônio artístico, local, regional e nacional, julgue o  item.


No Modernismo, existia a possibilidade de desenvolver um ideal, uma orientação nacional que perpassasse a fase do mimetismo para a fase da criação brasileira autêntica.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

     

    "Nós só seremos civilizados em relação às civilizações o dia em que criarmos o ideal, a orientação brasileira. Então passaremos do mimetismo pra fase da criação. E então seremos universais, porque nacionais

     

    Fonte: Carta que Mário de Andrade escreveu em 1924 ao poeta Carlos Drummond de Andrade


ID
1634209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando a importância das manifestações artísticas no Modernismo para a formação da identidade nacional e do patrimônio artístico, local, regional e nacional, julgue o  item.


A cultura brasileira no Modernismo era apenas uma manifestação local somatória de costumes, tradições e valores, ou seja, expressão de um indivíduo com seu jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo.

Alternativas
Comentários
  • Mas é que a dispensa é perfectibilizada no fim do aviso-prévio. Dessa forma, como o aviso-prévio acabou após a data-base, não há cabimento à indenização referida, somente às diferenças de verbas rescisórias.


ID
1634212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando a importância das manifestações artísticas no Modernismo para a formação da identidade nacional e do patrimônio artístico, local, regional e nacional, julgue o  item.


Durante o Modernismo, houve dificuldade na definição e no reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    O segundo período do Modernismo é a fase regionalista, cujas principais obras surgiram entre 1930 e 1945. O desejo de conhecer o Brasil a fundo levou os escritores a debruçarem-se sobre as transformações de um país que era ainda basicamente agrário e atrasado. Eles incorporavam o coloquialismo dos modernistas de 1922, mas as experiências formais não eram determinantes. Os autores regionalistas queriam expressar a vivência do povo dos locais mais remotos do país, num registro em que a denúncia social caminhava com a criação literária.  Como exemplos de obras, tem-se: O Quinze de Rachel de Queiroz, Menino de Engenho de José Lins do Rego, Vidas Secas de Graciliano Ramos e O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo.


ID
1762906
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

    A Escolinha de Arte do Brasil teve uma enorme influência multiplicadora por todo o país. Somente no Rio Grande do Sul houve um momento em que existiam 23 escolinhas de Arte. Elas constituíram o Movimento Escolinhas de Arte (MEA), que usava, principalmente, argumentos psicológicos. O objetivo era convencer a escola comum da necessidade de deixar a criança utilizar livremente materiais como lápis, pincel, tinta, argila etc.

Cursos de Especialização para o Quadro do Magistério da SEESP — Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O ensino da arte no Brasil. Internet: (com adaptações).

Em relação ao contexto histórico e ao movimento aos quais o texto faz referência, é correto afirmar que a prática no ensino da arte 

Alternativas

ID
1762915
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A obra de Anita Malfatti foi questionada em função de apresentar ligações com a arte moderna. Sua obra foi considerada como estética nova para o meio artístico e caracterizava-se por fugir do belo natural para seguir suas próprias leis. Nesse sentido, existia a necessidade de interpretação ou análise do objeto artístico, distanciando-se da filiação realista. Considerando esses aspectos, assinale a alternativa que apresenta figura condizente com a descrição da obra de Anita Malfatti. 

Alternativas

ID
1771642
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição do conceito de cultura popular.

Alternativas

ID
1771675
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito da história das artes no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771687
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Formadas quase simultaneamente em vários pontos do Brasil, o que conferia repercussão nacional ao repertório, as bandas da guarda nacional contribuíram para a valorização da profissão de músico por meio da “guerra de prestígio" estabelecida, desde meados do século XIX, com bandas de regimentos de primeira linha.

José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações). 

A respeito da história das artes no Brasil, do texto e dos aspectos por ele suscitados, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
2221183
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.
De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.”
(
BARBOSA, Ana Mae“Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.)

Com base no fragmento, analise os trechos a seguir.

I. “Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”.
II. “A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”.
III. “Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”.

Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

Alternativas

ID
2221186
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.

Alternativas

ID
2221189
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi

Alternativas
Comentários
  • A Escolinha de Arte do Brasil (EAB) é criada em 1948, no Rio de Janeiro, por iniciativa do artista pernambucano Augusto Rodrigues (1913 - 1993), da artista gaúcha Lúcia Alencastro Valentim (1921) e da escultora norte-americana Margareth Spencer (1914). A Escolinha, que coloca o foco nas distintas expressões artísticas (dança, pintura, teatro, desenho, poesia etc.), funciona nas dependências da Biblioteca Castro Alves, do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores de Estado - Ipase, voltada fundamentalmente para o público infantil. O filósofo e teórico da arte Herbert Read (1893 - 1968) fornece as principais inspirações para a experiência, sistematizadas em sua obra Education through Art (1943). As idéias de Read - ancoradas no princípio de que a educação é o fundamento da arte - são também conhecidas do público brasileiro da época em função da exposição de arte infantil por ele organizada no Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, Rio de Janeiro, em 1941. O espírito não diretivo e aberto da Escolinha de Arte do Brasil pode ser aferido na tentativa de ampliação do repertório artístico pela inclusão de elementos da arte popular e do folclore (por exemplo, teatro de fantoches e bonecos), na intensificação do diálogo entre as diferentes modalidades artísticas, ou na adoção de um método pouco convencional de ensino. Diz Lúcia Valentim: "Nossa grande mestra foi sem dúvida a criança. Havíamos decidido nos guiar por ela: observar o que ela fazia; oferecer situações novas e verificar como reagia; analisar o que recusava; documentar como progredia".

  • A Escolinha recebe forte apoio de educadores atuantes, como Anísio Teixeira (1900 - 1971) e Helena Antipoff (1892 - 1974). Esta é especialmente ligada a Augusto Rodrigues, em função do trabalho conjunto na Sociedade Pestalozzi, por ela criada em 1948, e na qual Augusto é professor. Vale lembrar que as relações entre arte e educação especial mobilizam a Escolinha de Arte do Brasil desde o início, favorecidas por convênios com a Pestalozzi e com a Apae, por intermédio de Antipoff e de Nise da Silveira (1905 - 1999). Experiências educacionais como essas ainda hoje enfrentam forte resistência por parte de muitos profissionais, apesar dos insubstituíveis serviços prestados às famílias de crianças deficientes. Outro traço importante do perfil e da atuação da Escolinha diz respeito às tentativas que empreende para difundir concepções mais modernas na área da educação artística com criação de veículos próprios como o jornal Arte & Educação, editado a partir de 1970. A produção de materiais específicos para o ensino de arte é outra inovação da Escolinha de Arte do Brasil, que sistematiza, pela primeira vez, técnicas pouco conhecidas e, até hoje, utilizadas pelas escolas: lápis de cera e anilina; lápis de cera e varsol; desenho de olhos fechados; impressão e pintura de dedo, mosaico de papel; recorte e colagem coletiva sobre papel preto; carimbo de batata; bordado criador, desenho raspado e de giz molhado, entre outras.

    As primeiras escolas especializadas em arte para crianças e adolescentes remontam à década de 1930, às experiências como as da Escola Brasileira de Arte, de São Paulo, dirigida por Theodoro Braga (1872 - 1953), e aos cursos de Anita Malfatti (1889 - 1964), oferecidos em seu ateliê e na Biblioteca Infantil Municipal do Departamento de Cultura de São Paulo, dirigido por Mário de Andrade (1893 - 1945) entre 1935 e 1938. Essas experiências se caracterizam pela idéia da aprendizagem livre e do incentivo à expressão criativa, na contramão do ensino oficial de artes tal como instituído em seguida no período do Estado Novo, quando as aulas de desenho geométrico e cópia de estampas são introduzidas na escola primária e secundária com a finalidade de orientar ao máximo a formação artística, adequando-a aos modelos e padrões vigentes. Na década de 1940, novas experiências na área da educação artística têm lugar no país, com o intuito de formar artistas e educar o gosto em função da liberdade expressiva. A Escola Guignard, criada em 1943, na cidade de Belo Horizonte, é ótimo exemplo de um modelo não convencional de educação artística. Em relação às crianças, especialmente, amplo trabalho é feito pelos artistas que abrem os seus ateliês para a experimentação livre. No Recife, por exemplo, Lula Cardoso Ayres (1910 - 1987) fornece lápis, papel e tinta para as crianças, deixando que elas se expressem de modo não dirigido. Também as escolas Waldorf incentivam a integração entre arte e educação, no Brasil, desde a década de 1950.

  • A despeito de importantes iniciativas individuais, a Escolinha de Arte do Brasil altera o panorama do ensino artístico, multiplicando as experiências na área de arte e educação em diversas regiões do país. Sua criação está na base do Movimento Escolinhas de Arte - MEA, que congrega diversas escolinhas de arte, nos anos 1950, 1960 e 1970: a do Rio de Janeiro, da Bahia e do Recife, por exemplo. Podem ser considerados desdobramentos importantes da Escolinha de Arte do Brasil o Ateliê Infantil do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, criado por Ivan Serpa (1923 - 1973), em 1972, e os cursos de licenciatura em educação artística, instituídos em 1973. Não se deve esquecer que a despeito da ênfase na liberdade de criação, o MEA procura interferir no ensino regular de arte nas escolas públicas. Algumas iniciativas são tomadas nessa direção, por exemplo, a organização de um curso promovido pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC e pela Escolinha de Arte do Brasil, em 1971, para preparar as equipes das Secretarias de Educação para de orientar a implantação da disciplina de educação artística, obrigatória a partir da década de 1970. Com o tempo, portanto, a Escolinha de Arte do Brasil volta-se também para o público adulto, tornando-se um importante centro de formação de profissionais que vão supervisionar experiências no Brasil e América Latina

    ITAU CULTURAL


ID
2221195
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.

Essa abordagem

Alternativas

ID
2221219
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa.
Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

Alternativas

ID
2238181
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Pertence a ela uma série de obras em que figuram aranhas gigantescas, nas quais a artista propõe uma concepção radical da escultura como arquitetura, com raízes barrocas em suas características. O nome da artista comentada no trecho acima é:

Alternativas

ID
2238193
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Fazem parte do Folclore brasileiro, as seguintes festa populares:

Alternativas

ID
2263690
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em entrevista sobre arte e cultura indígena, a antropóloga Els Lagrou diferencia a definição ocidental de “artista” do “artista-xamã”:

“O que vai se tornar importante na expressão artística não é mais a representação, a imitação do mundo real, mas o de estabelecer a ponte com o mundo invisível, tornar visível o invisível. Essa função da arte de você tentar fazer uma ponte entre o visível e o invisível vai aproximar o mundo da arte ameríndia do mundo da arte contemporânea, onde cada vez mais vai se tentar fugir do modelo da representação”.
(Apud http://revistausina.com/2015/07/15/entrevista-com-els-lagrou/)
Para a antropóloga,

Alternativas
Comentários
  • Legal

  • Resposta: D


ID
2263702
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Arte efêmera” é uma expressão criada pela crítica para se referir a movimentos e pesquisas em arte contemporânea que se realizam em obras de curtíssima duração e que problematizam o caráter perecível da arte.
Partindo dessa definição, podemos afirmar que todas as obras a seguir são exemplos de arte efêmera, à exceção de uma.
Assinale-a.

Alternativas