SóProvas



Questões de Linguagens Artísticas


ID
1409887
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A imagem é, hoje, um componente central da comunicação. Sua multiplicação, ampla difusão, e sua repetitividade infinita, são elementos que fazem com que, por intermédio da sua materialidade, uma imagem:

Alternativas

ID
1440082
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Van Gogh descreveu sua obra “Quarto de dormir” do seguinte modo:

“As paredes são violeta pálido. O piso é de ladrilhos vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras, amarelo de manteiga fresca, os lençóis e as almofadas de um tom leve de limão esverdeado. A colcha escarlate. A janela verde. A mesa de toilette, laranja e a bacia azul. As portas, de cor lilás.”

in Derdik, Edith – Formas de pensar o desenho

Na descrição do artista, aparecem três cores que se classi?cam como cores primárias. Essas cores são as seguintes::

Alternativas

ID
1440109
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Merleau-Ponty foi um dos filósofos que mergulharam seus estudos e trabalhos na corporeidade, representada pela relação do homem com seu corpo, fruto de uma construção social, através de um processo histórico. A afirmativa que traduz a ideia desse filósofo é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • O autor argumenta que o corpo também é uma condição permanente da experiência


ID
1440112
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Marques (2003) aponta que o ensino da dança deve valorizar o contexto dos alunos, garantindo a relação entre conhecimento em dança e os aspectos sociopolítico-culturais. Desta forma, a autora constata que a utilização de dois processos metodológicos auxilia na experimentação, articulação e pensamento em arte. Esses dois aspectos são:

Alternativas

ID
1440118
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Dalcroze dá uma importante contribuição para o lançamento dos fundamentos da Dança Moderna quando formula um sistema de ensino para a educação auditiva. Um dos princípios do seu método é o seguinte:

Alternativas

ID
1440121
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

De acordo com Laban (1990), o professor de dança, numa turma de crianças, deve estar atento aos procedimentos metodológicos, a fim de manter a espontaneidade e naturalidade infantis. Uma das características desta fase, que deve ser respeitada, é a seguinte:

Alternativas

ID
1471135
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A cultura hip-hop é formada por três elementos associados. Assinale-os.

Alternativas

ID
1471153
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Nas últimas décadas do século XIX, alguns fotógrafos começaram a pesquisar o registro de movimentos de seres humanos e animais, que dão a ilusão de movimento e constituem o fundamento teórico do cinema. Este processo recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • A cronofotografia é uma técnica fotográfica da Era Vitoriana, que capta movimento em vários quadros de impressão. Essas impressões podem ser organizadas posteriormente como células de animação ou em camadas em um único quadro


ID
1472365
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O contexto escolar firma-se como espaço profícuo para a discussão e experimentação sobre a natureza e o uso das tecnologias na construção de imagens. Tal condição dá-se, principalmente, para

Alternativas

ID
1472368
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que

Alternativas

ID
1472371
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O campo de criação de imagens no ciberespaço destaca- se como relevante potencial educativo pelo uso de recursos

Alternativas

ID
1472431
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em relação à produção imagética dos alunos, a atitude que mais dialoga com as orientações contemporâneas de ensino de artes visuais é

Alternativas

ID
1475746
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor

Alternativas

ID
1475929
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).

Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
    • Realismo intelectual (10 e 12 anos), este é o último estágio, é uma prolongação do estágio visual, ou seja, inicia-se aos 4 anos e se estende até aos 10/12 anos. É considerada a fase principal do desenho infantil pelo fato da criança desenhar  não só aquilo que vê, mas o que sabe sobre o objeto.  

    Resposta: letra B)


ID
1475932
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.

(   ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
(   ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
(   ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
(   ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
(   ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475962
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.
II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.

Alternativas

ID
1475980
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte contemporânea manifesta-se por ilimitado experimentalismo, gerando dificuldades em estabelecer categorizações entre linguagens e processos artísticos, e impossibilitando a conceituação de algumas criações artísticas, reconhecidas unicamente como gravura, como pintura, ou como desenho. Assinale a alternativa cujo termo corresponde CORRETAMENTE a essa conceituação.

Alternativas

ID
1503301
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Monte Mor - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Teatro para as crianças, além de desenvolver a linguagem oral, a compreensão, ampliação do seu vocabulário, também

Alternativas
Comentários
  • d)

    todas as alternativas anteriores são corretas.


ID
1564687
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Gravura é o processo de gravar ou marcar superfícies para criação de reprodução de imagens por meio de impressão." A gravura obtida a partir de uma matriz feita na pedra é chamada:

Alternativas

ID
1564693
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança contemporânea discute em coreografias o momento, a urbanidade, os comportamentos, o tempo e o contratempo do cotidiano. Entre as diversas formas de expressão, surge a videodança que consiste em:

Alternativas

ID
1564717
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta contribuição legada pela arte flamenga para técnica da pintura:

Alternativas

ID
1590691
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a:

Alternativas

ID
1613275
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na sociedade contemporânea, não se pode tampouco ignorar a presença da dança virtual, que se relaciona com os corpos físicos de maneira totalmente distinta da dos antepassados. Assim, não se tem, necessariamente, um corpo que se movimenta no tempo e no espaço sempre que se dança. Em suma, sempre se aprende, formal e/ou informalmente, como, por que e quando se movimentar e transformar esse movimento em dança (PCN Arte).

Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
1613290
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver! (TAVARES, 2005).


Analise as assertivas abaixo.


I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.

II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.

III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.

IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.

V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).


Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS

Alternativas

ID
1613296
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.
Marque a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
1613314
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING, 2011).


Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.


I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.

II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.

III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.

IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som. 


( ) Escultura Moderna.

( ) Escultura Pré-histórica.

( ) Escultura Clássica.

( ) Escultura Gótica.

( ) Escultura Egípcia.  


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1634083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 


Como técnica de representação gráfica, a perspectiva linear foi desenvolvida e aplicada durante o Renascimento. 


Alternativas
Comentários
  • Concordo plenamente


ID
1634086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 



A reprodução de objetos tridimensionais no plano foi possível a partir dos princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, Leonardo Da Vinci e Piero de La Franccesca — artistas da Idade Média.

Alternativas

ID
1634089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 



Em sua pintura, Cézanne subordinava-se às leis da perspectiva. Portanto, sua concepção da composição consistia em ver a natureza representada por um único ponto.

Alternativas

ID
1634092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 


A perspectiva linear aplicada para representar os espaços interiores é organizada a partir de vários pontos, levando-se em consideração a geometria do espaço. 

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva linear é o chamado "ponto de fuga", ou seja, é um certo ponto de uma pintura ou desenho a qual são direcionados várias linhas ou pontos presente na mesma. exemplo, num quadro com perspectiva linear, se você observar bem, há linhas ou pontos (representados por cerâmicas, portais, tetos e.t.c)


ID
1634095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


Fernando Botero pinta e esculpe, em formas bastante arredondadas, o corpo humano. 


Alternativas

ID
1634098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


As esculturas de Rodin mostram o corpo humano modelado com grande expressividade, vigor e realismo, celebrando a individualidade e a materialidade do corpo representado. 

Alternativas

ID
1634101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


A figura humana é central na obra de Giacometti. Suas esculturas marcam a expressividade da imagem e do objeto, figuras humanas eram projetadas verticalmente no espaço, representando corpos extremamente alongados e finos. 

Alternativas

ID
1634104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


Pablo Picasso, considerado um dos mais importantes artistas do século XX, destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráfica e cerâmica. Porém, nunca abordou a temática do corpo humano em suas obras.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em falar que Picasso nunca abordou o corpo humano em suas obras.

    Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 – Mougins, 8 de abril de 1973) foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo — ao lado de Georges Braque —, inventor da escultura construída,[1][2] o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Meninas D’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.


ID
1634119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A composição artística conta com recursos que já contêm em seus signos alguns valores preestabelecidos. O pré-conhecimento do receptor facilita a leitura e análise da obra. Considerando essas informações, julgue o próximo item. 


A escultura é uma linguagem da arte que trabalha a forma e o espaço para realizar a tridimensionalidade. 

Alternativas

ID
1634122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A composição artística conta com recursos que já contêm em seus signos alguns valores preestabelecidos. O pré-conhecimento do receptor facilita a leitura e análise da obra. Considerando essas informações, julgue o próximo item. 


As linhas determinam a convergência da visão para o centro de interesse, ou divergem para fora do centro de interesse da obra. São elas que podem definir a atmosfera na composição artística. 

Alternativas

ID
1634164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Grande parte da pintura, do desenho, da escultura e da gravura contemporâneas mantém seus antigos laços com o artesanato e, por isso mesmo, sustenta também a postura reverente com relação ao material. Desde a renascença, o ateliê do artista esteve sempre ligado com o laboratório. Mas este laboratório alquímico sempre serviu também para investigar a essência do próprio homem, do fazedor que se define.


                              Sheila Leirner. A arte como medida. São Paulo: Perspectiva, 1982 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a exploração e utilização dos elementos materiais e formais da linguagem artística, julgue o item a seguir.


Materiais como barro, madeira, papel, panos, são utilizados tanto na fabricação artesanal quanto nas artes. 


Alternativas

ID
1634170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Grande parte da pintura, do desenho, da escultura e da gravura contemporâneas mantém seus antigos laços com o artesanato e, por isso mesmo, sustenta também a postura reverente com relação ao material. Desde a renascença, o ateliê do artista esteve sempre ligado com o laboratório. Mas este laboratório alquímico sempre serviu também para investigar a essência do próprio homem, do fazedor que se define.


                              Sheila Leirner. A arte como medida. São Paulo: Perspectiva, 1982 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a exploração e utilização dos elementos materiais e formais da linguagem artística, julgue o item a seguir.


Os materiais e a técnica são importantes para a produção artística, pois fazem parte da sua tradição.

Alternativas

ID
1634173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Grande parte da pintura, do desenho, da escultura e da gravura contemporâneas mantém seus antigos laços com o artesanato e, por isso mesmo, sustenta também a postura reverente com relação ao material. Desde a renascença, o ateliê do artista esteve sempre ligado com o laboratório. Mas este laboratório alquímico sempre serviu também para investigar a essência do próprio homem, do fazedor que se define.


                          Sheila Leirner. A arte como medida. São Paulo: Perspectiva, 1982 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a exploração e utilização dos elementos materiais e formais da linguagem artística, julgue o item a seguir.


A técnica empregada, assim como os materiais utilizados, são os únicos fatores de distinção entre o artista e o artesão. 

Alternativas

ID
1762915
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A obra de Anita Malfatti foi questionada em função de apresentar ligações com a arte moderna. Sua obra foi considerada como estética nova para o meio artístico e caracterizava-se por fugir do belo natural para seguir suas próprias leis. Nesse sentido, existia a necessidade de interpretação ou análise do objeto artístico, distanciando-se da filiação realista. Considerando esses aspectos, assinale a alternativa que apresenta figura condizente com a descrição da obra de Anita Malfatti. 

Alternativas

ID
1762930
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com base no trabalho intitulado Dominando, do artista Carlos Sena, é possível enfatizar como a cultura visual concebe a atuação docente. O título, além de ser uma derivação do nome do jogo de dominó, faz referência ao domínio dos conhecimentos das mudanças históricas ocorridas no processo de ensino do desenho e à competência para transformar esse processo no que, no passado, foi normatizado em uma atividade que pode, no presente, tomar outras veredas, como do lúdico. Remete, também, à necessidade de se “dominar" constantemente o ontem e o hoje, de distinguir o que é do passado e o que deve ser, de uma determinada maneira, do presente, impedindo avanços, para ficar no passado. Carlos Sena, nesse trabalho, realizou intervenções em várias fichas, que parecem ter sido extraídas de livros didáticos de ensino de desenho ou de educação artística, amplamente disseminados entre as décadas de 1970 e 1980. Sobre essas fichas didáticas, ilustradas com vários exercícios de desenho geométrico, o artista desenhou e pintou pontos e linhas associadas às peças de um dominó. Olhando-as isoladamente, são interferências do abstracionismo geométrico sobre os mais convencionais exercícios de figuração geométrica. Cada intervenção, transformada em peça de dominó, foi exposta uma ao lado da outra, assim como se joga.

Erinaldo Alves do Nascimento. A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens. Internet:(com alterações).  

A respeito do texto e dos aspectos por ele suscitados, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1762951
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A sintaxe visual apresenta linhas gerais de criação e composição. Há elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos por todos, eles podem ser usados em conjunto com técnicas para a criação de mensagens visuais claras. O alfabetismo da linguagem visual, mesmo que não seja tão lógico e preciso como o verbal, pode levar a uma melhor compreensão das mensagens visuais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os elementos da linguagem visual. 

Alternativas

ID
1762963
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No desenho, na pintura, na fotografia, no cinema e na televisão, a dimensão é ilusória, apenas implícita, e o principal artifício para simulá-la é a perspectiva. Os efeitos produzidos pela perspectiva podem ser intensificados pela manipulação tonal, pelo contraste entre claro e escuro e pela ênfase dos efeitos de luz e sombra. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta figura que representa a perspectiva cônica. 

Alternativas

ID
1762972
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A cor é um dos elementos da sintaxe da linguagem visual. Ela é uma sensação provocada pela ação da luz no órgão da visão. Em linguagem corrente, a palavra cor designa tanto a sensação cromática, quanto o estímulo que a provoca. Mas, a rigor, esse estímulo denomina-se matiz e a sensação provocada por ele é que recebe o nome de cor. Os efeitos luminosos, constituídos por radiações eletromagnéticas capazes de provocar a sensação que denominamos cor, dividem-se, de modo geral, em cor-luz e cor-pigmento.

Israel Pedrosa. O universo da cor. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2003 (com adaptações).

Considerando-se o texto, é correto afirmar que cor-luz é o termo que especifica a cor percebida na emissão direta de uma fonte luminosa e é formada pelas cores primárias 

Alternativas
Comentários
  • verde é cor primária Isso pra mim é novidade....

  •  Não tem alterntiva correta, cores primárias,AMRELO,AZUL e VERMELHO.

  • Pelo que eu entendi ele quer saber sobre a cor-luz.

    Quando se trata de “cor luz”, a formação das demais cores se dá por um processo a que chamamos síntese aditiva. Por exemplo, dois feixes de luz, um vermelho e um verde, quando apontados na mesma direção formam a cor amarela. Da mesma forma, luz verde somada a luz azul forma a cor ciano, e luz azul somada a luz vermelha forma a cor magenta. As três cores básicas somadas formam a cor branca.


ID
1762975
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

    Uma imagem pode evocar diferentes respostas por parte de diferentes pessoas. Levar isso em consideração pressupõe valorizar não apenas a exploração das versões díspares de interpretação que se derivam de uma representação, mas também as defendidas por cada aluno e aluna, para, a seguir, situar suas diferentes visões em contextos teóricos, sociais e culturais mais amplos.

Fernando Hernández. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007 (com adaptações).

A partir das ideias do texto e dos conceitos por ele suscitados, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
2046355
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia o texto abaixo:
O movimento faz parte da vida. Onde há vida, há movimento: respiração, órgãos, batimento cardíaco, etc. Nos movimentos constantemente, desde o útero materno. O universo está em eterno movimento, o movimento faz parte das nossas vidas. No dia-a-dia nos movimentamos por muitos motivos. No nosso dia-a-dia é impossível não nos movimentarmos, mas para algumas pessoas movimentar-se é mais do que realizar as ações necessárias para sobreviver. Algumas profissões têm em algum movimento específico seu ponto fundamental, sendo que outras dependem quase que exclusivamente do movimento corporal para serem exercidas.
Tavares, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2004. 188 p.

As manifestações corporais na história dos movimentos, muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição do movimento específico e o ponto fundamental para uma profissão no texto acima , assim, podemos afirmar que os movimentos involuntários representam:

Alternativas

ID
2221201
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.

Alternativas

ID
2221240
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.
1. Amplitude.
2. Melodia.
3. Ritmo.
4. Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2221243
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”.
As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
2221246
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.

No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

Alternativas

ID
2221252
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

Alternativas
Comentários
  • Expressão é algo muito importante dentro da arte. Principalmente hoje na contemporaneidade.

ID
2221255
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo".
Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31.

Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos.

A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.
( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.
( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
2236666
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas

Alternativas
Comentários
  • Tanto o “hip hop” como o “rap” têm como uma de suas características a declamação rápida e ritmada de versos com forte conotação crítica à estrutura e à exclusão social de comunidades à margem da sociedade. Ambos os estilos também dividem a características de serem “arte de rua”, fortemente ligados ao espaço urbano, mais precisamente “suburbano”, das grandes cidades.

    Resposta: E

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2886

  • Letra E

    Assim como o hip hop, o rap também é um gênero musical que reflete a realidade social das camadas mais pobres, neste sentido, esses dois gêneros também se aproximam pelo ritmo de fala nas canções.

  • por que não a sobre "pichação"?
  • Maria Júlia Santos Matos,

    Pichação é vandalismo. O hip-hop não está associado à pichação, mas sim ao grafite, o que é totalmente diferente.


ID
2238187
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música é dividida em três elementos básicos, que são:

Alternativas

ID
2238196
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Não corresponde ao universo das Artes Plásticas ou Visuais:

Alternativas
Comentários
  • coreografia


ID
2238199
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assim como você gosta de rabiscar um caderno, os habitantes do Brasil pré-histórico também tinham lá suas obras de arte. As pinturas feitas pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas, que representavam o cotidiano e crenças dos mesmos são denominadas pelos estudiosos de arte como:

Alternativas

ID
2263669
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Desde 2000, o rasqueado se tornou oficialmente o símbolo rítmico de Mato Grosso. De fato, a expressão “rasqueado cuiabano” não se refere apenas a um gênero musical ou a uma dança, mas ao desenvolvimento cultural que se iniciou após a Guerra do Paraguai (1864-1870). Sobre a origem e as características do rasqueado, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O rasqueado, a princípio, o estava restrito às classes mais populares, passando a integrar as festas religiosas e os bailes no século XX.
( ) O rasqueado, originalmente, era tocado apenas na viola de cocho, tendo absorvido mais instrumentos após a chegada dos paraguaios prisioneiros da Guerra do Paraguai.
( ) O rasqueado tem ritmo de 2/4 e andamento variado, acompanhado pelo som de palmas e ritmo batucado, com variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
2263672
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Caracteriza-se pela criação de tipos e situações de época, com uma certa sátira social. Enfoca os comportamentos humanos e os hábitos em um determinado contexto social, apresentados com uma estrutura simples e encenações leves, muitas vezes com personagens caricatos.
A descrição refere-se às representações cênicas denominadas

Alternativas
Comentários
  • Comédia de costumes é um gênero literário que foca sua atenção em observar analisar costumes, culturas, e comportamentos das pessoas num dado momento e em determinada sociedade ou lugar.

    Nesse gênero são tratados, por exemplo, amores não correspondidos, costumes que hoje em dia não seriam politicamente corretos, ou seja, comportamentos que vão contra normas de conduta já estabelecidas.

    Como o próprio nome diz, as tramas são sempre fundamentadas numa atmosfera cômica.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/5041749#readmore


ID
2263699
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia os trechos a seguir a respeito da integração entre arte e tecnologias digitais.
I
“Na era das novas tecnologias da informação e da comunicação, é a arte enquanto processo criativo que é interpelada. Diferentemente das transformações anteriores, a ruptura afetou não somente o nível da recepção das obras pelas novas ordens de visão e de percepção propostas, mas agora ela interferiu nos modos de sua produção, que afetaram inteiramente a noção de obra de arte única e original”.
(OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves. “Arte e tecnologia, uma nova relação?” São Paulo: UNESP, 1997,)

II
“A arte é acima de tudo comunicação, ou seja, um evento a ser vivido em diálogo com um sistema dotado de hardware e software e não mais com um objeto. A partilha com os participantes da experiência modifica a relação obra-espectador, pois não mais se trata de um público em atitudes contemplativas, mas de sujeitos/atuantes que recebem e transformam o proposto pelo artista, em ações e decisões que são respondidas por computadores. O espectador, que somente experimentava a dinâmica da obra nas etapas interpretativas de natureza mental, troca sua atitude por possibilidades que devem ser exploradas ao provocar um sistema”.
(DOMINGUES, Diana. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002)
As afirmações a seguir caracterizam corretamente as novas possibilidades para o ensino de arte na escola abertas pela integração entre arte e tecnologias digitais, à exceção de uma.
Assinale-a.

Alternativas

ID
2263702
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Arte efêmera” é uma expressão criada pela crítica para se referir a movimentos e pesquisas em arte contemporânea que se realizam em obras de curtíssima duração e que problematizam o caráter perecível da arte.
Partindo dessa definição, podemos afirmar que todas as obras a seguir são exemplos de arte efêmera, à exceção de uma.
Assinale-a.

Alternativas

ID
2339353
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:

I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.

II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.

III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2577322
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Um pigmento é uma substância que passa o seu efeito de cor a outro material, quer quando misturado a ele, quer quando aplicado como uma camada fina sobre uma superfície. Um pigmento:


I. deve ser um pó macio e de granulometria fina.

II. deve ser insolúvel no médium em que é utilizado.

III. deve resistir à ação da luz solar e mudar de cor, sob condições às quais a pintura em que o pigmento foi aplicado pode geralmente estar exposta.

IV. deve ser quimicamente móvel e não se alterar quando misturado com outros materiais, ou quando exposto à atmosfera.

V. deve ter o grau apropriado de opacidade ou transparência para ajustar-se ao propósito para o qual foi concebido.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2577361
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577364
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre a higienização de obra de arte, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577367
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em uma escultura, geralmente, as camadas de policromia de um estofamento são constituídas por

Alternativas

ID
2577370
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:


I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
2577373
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Dentre os vários fatores que contribuem com a conservação de bens culturais móveis, o manuseio correto de obras de arte tem importância fundamental, já que qualquer descuido pode acarretar em desgaste da obra e em riscos de acidentes. Analise as afirmativas sobre uso de luvas como equipamento para esse manuseio:


I. A definição da espessura das luvas utilizadas para lidar com as obras de arte tem relação com a natureza da operação de manuseio a ser realizada.

II. O uso de luvas brancas de algodão leve é adequado para o manuseio de obras de arte sobre papel, telas e trabalhos emoldurados de médio porte e vários tipos de esculturas.

III. O uso de luvas mais grossas é apropriado para o transporte de obras de arte pesadas e aquelas em estado bruto, como chapas de metal ou estruturas de cimento aparentes.

IV. O uso de luvas ásperas é apropriado para o manuseio de peças muito lisas, o que evita que escorreguem com facilidade ao serem transportadas.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
2577376
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o manuseio e o transporte de pinturas em telas:


I. Pinturas de pequenos e médios formatos devem ser transportadas individualmene e com ambas as mãos.

II. Para transportar mais de uma obra, mesmo dentro da galeria, o ideal é que pinturas estejam convenientemente protegidas em carrinhos adequados.

III. O carregamento do carrinho para transporte e deslocamento das obras devem ser feitos, no mínimo, por duas pessoas.

IV. Telas sem molduras devem ser envolvidas em papelão, ou plástico bolha antes de serem colocadas no carrinho para transporte, e esse invólucro deve ser fechado e amarrado para completa proteção das pinturas.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2577382
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Existem vários métodos de reintegração pictórica e o restaurador deve optar pelo que for apropriado para a obra sob sua responsabilidade.


Analise as afirmativas, a seguir, sobre os métodos de reintegração pictórica:


I. Tom neutro ou lacuna de cor: consiste em reintegrar as lacunas, aplicando uma cor neutra, adequada à cor dominante na camada original do quadro, e pode ser empregado quando for impossível ou inoportuno reintegrar o aspecto primitivo, devido às áreas sem referências.

II. Trattégio: consiste na reintegração de lacunas mediante a colocação de finos traços de cor que se justapõem e que se ajustam, em espessura e cor, ao original e são visíveis de perto, mas ao longe desaparecem aos olhos do observador.

III. Pontilhismo: consiste na reintegração cromática que tem as mesmas características do trattégio, com a diferença de se aplicar as cores com pequenos pontos em vez de traços e sua utilização é muito adequada para peças de menores dimensões.

IV. Ilusionista: consiste na reintegração total da lacuna, tanto à forma como à cor, simulando o aspecto original da obra, inclusive em sua luminosidade e brilho e, se bem realizada, só se torna visível com a utilização de fluorescência de UV.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2577385
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

NÃO é ação de faceamento

Alternativas

ID
2577388
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:


I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.

II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físico-químicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.

III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.

IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.

V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.


É CORRETO o que se afirma em  

Alternativas

ID
2577391
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o preenchimento das lacunas existentes na camada pictórica:


I. O nivelamento deverá manter a máxima correspondência com a natureza da pintura, tanto em elasticidade como com as características do entorno da lacuna.

II. A cor e o brilho da reintegração dependem do tipo de material utilizado no nivelamento.

III. O nivelamento será aplicado com espátula, para grandes áreas de perdas, e com pincel, para áreas pequenas e pontuais.

IV. O nivelamento ficará no mesmo nível que a superfície da pintura.

V. No processo de aplicar o nivelamento, é inevitável que uma parte da massa se sobreponha à pintura em volta da lacuna. Em uma área reduzida bem planificada, não há necessidade de a massa ser removida pois essa desaparecerá quando aplicada a reintegração cromática.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2577394
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da restauração da obra de arte propostos por Brandi (2004):


I. a integração deverá ser sempre e facilmente reconhecível.

II. a matéria de que resulta a imagem só é insubstituível quando colaborar diretamente para a figuratividade da imagem, como aspecto e não como estrutura.

III. qualquer intervenção de restauro prescreve quando não torna possível intervenções futuras.

IV. a complementação de lacunas consiste em substituir o elemento figurativo desaparecido por meio de uma integração analógica.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2657572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

        A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais é uma das competências gerais da base nacional comum curricular.

Alternativas
Comentários
  • No simulado do Pedagogia para concursos eu vi essa questão. CERTO. Essa é uma das Competências gerais da Educação básica: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, p.11)


ID
2657599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.

Trata-se de um folguedo característico do ciclo junino, porém dançado também em outras épocas do ano.

Alternativas

ID
2657602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


Os instrumentos mais utilizados no coco são os da classe dos cordofones.

Alternativas
Comentários
  • E o conceito de sesmaria é: o terreno abandonado ou inculto que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores.

    Google


ID
2657608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


Atribui-se aos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a provável origem desse folguedo.

Alternativas

ID
2864962
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Julgue o item que segue no que se refere à música, à cultura popular e às manifestações da cultura na música.


MC é o cantor de rap que invariavelmente improvisa, criando letras e rimas espontaneamente em suas apresentações.

Alternativas
Comentários
  • MC - MESTRE DE CERIMÔNIA além de cantar tbm apresenta o show, animando a plateia
  • Depende... Ex: Mano Brow canta sempre a música NEGRO DRAMA - nunca improvisa a letra.


ID
2917972
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Internet art está sempre dependente do uso do computador e da acessibilidade a uma rede, cumprindo a sua função somente no momento em que o usuário se conecta. Com relação à Internet art assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
2917996
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os avanços tecnológicos possibilitaram o surgimento de novas formas de expressões artísticas e o estabelecimento de novas relações entre o público e a arte. O termo “indústria cultural”, que é usado para designar esse modo de fazer cultura, foi elaborado por

Alternativas
Comentários
  • REsposta D

    Nos séculos XIX e XX que o conceito de indústria cultural apareceu. Desenvolvido por Theodor Adorno e Max Horkheimer, o termo se refere à adaptação da produção em massa — aquela criada por Henry Ford — para o mundo artístico.


ID
3237292
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança sempre fez parte da cultura dos seres humanos, fazendo parte de cerimônias místicas e religiosas, rituais, lazer e até mesmo como forma de trabalho. Dentro da escola através da atividade da dança o aluno pode desenvolver:

Alternativas

ID
3266464
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança é a mais antiga das artes e abre mão de ferramentas e materiais para acontecer. Nesse âmbito, a composição coreográfica constitui-se

Alternativas

ID
3266473
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música e a dança, durante um treinamento com jogos cooperativos, podem ser utilizadas das seguintes formas, EXCETO

Alternativas

ID
3301201
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta dois elementos centrais no processo de ensino e aprendizagem de Dança nas escolas.

Alternativas

ID
3320509
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Pensar a linguagem da dança é entender que ela é um pensamento cinestésico, ou seja, um pensar em termos de movimento, que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. A aprendizagem da arte do movimento – a dança – torna o pensamento cinestésico presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos” (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 2009, p.127).


Os planos de trabalho do professor devem contemplar experiências significativas para os alunos.


São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, exceto:

Alternativas

ID
3328177
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, EXCETO:

Alternativas

ID
3330544
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Nos anos 70 a Optical Art e a POP Art foram manifestações ligadas a abstração e a chamada cultura de massa, mas a Body art, o happening, a performance, a instalação, a vídeo-arte, a land-art e o grafite vão fazer a transição entre o fim da arte moderna e o início da arte contemporânea. São aspectos que dizem respeito a esse momento de mudança:


I. Grupos de artistas se fecham ao contexto social buscando produzir obras de arte únicas e serem reconhecidos pela academia de belas artes.

II. A incipiente computação gráfica começa a modificar a produção, documentação, exibição e fruição das obras de arte a partir do período.

III. A exposição de arte começa a sair de espaços tradicionais até então, como museus e galerias.

IV. A interação entre espectador e obra de arte aparece em performance, instalação, happening e land-Art.

V. Em Nova York (EUA), na década de 70 do século XX, o grafite é feito em suportes no espaço público.( rua,metro,pontes...)


Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

Alternativas

ID
3364288
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança é manifestação social, fenômeno estético, cultural e simbólico que expressa e constrói sentidos através dos movimentos corporais. Como expressão de uma cultura, está inserida em um(a):

Alternativas

ID
3421288
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo os PCN-Arte (1997), a utilização do corpo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade é resultado da atividade da dança na escola, já que seu exercício pode

Alternativas

ID
3421294
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Como componente do eixo de conteúdos A dança como produto cultural e apreciação estética, os PCN-Arte (1997) indicam

Alternativas

ID
3472777
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre os objetivos educativos da dança, leia o trecho a seguir.


No eixo ______________, objetiva-se trabalhar o uso criativo da linguagem da dança, por intermédio da sensibilização dos alunos.

No eixo ______________, objetiva-se educar os alunos à fruição da dança, como espectadores sensíveis.

No eixo _____________, objetiva-se problematizar as contribuições da dança para a formação cultural dos homens.


Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas

ID
3654892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que concerne às expressões da dança no Brasil, julgue o item subsecutivo.


O bumba meu boi utiliza-se de uma dramaturgia mista, que inclui canto e dança, para contar a morte e a ressureição do boi.

Alternativas

ID
3654916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando as competências e habilidades associadas à unidade temática música para o ensino fundamental, conforme estabelecido na BNCC, julgue o item que se segue.


As habilidades especificadas na BNCC para a unidade temática de música possuem muitas similaridades entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental, o que reforça a preocupação em estabelecer um percurso contínuo de aprendizagens, com ampliação progressiva das práticas de linguagem ao longo dessa etapa da educação básica.

Alternativas

ID
3697669
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A inclusão da dança no âmbito escolar é defendida por vários autores e se embasa ainda mais nos Parâmetros Curriculares Nacionais. É

papel da escola estabelecer os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade. Todos os aspectos ressaltados abaixo se tornam fundamentais para essa inclusão, EXCETO:

Alternativas

ID
3710008
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Amapá do Maranhão - MA
Ano
2016
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. Em relação a esse assunto todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO. 

Alternativas

ID
3716938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2010
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação à filosofia, antropologia e sociologia da dança em diferentes momentos históricos, julgue o próximo
item.

O surrealismo na dança é caracterizado pala presença da realidade dos movimentos sem distorções, com organização formal, resultando em criações lógicas e sem fantasias.

Alternativas

ID
3759886
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A qualidade de enxergar não pressupõe que o sujeito tenha desenvolvido plenamente a capacidade de interpretação e/ou percepção dos elementos de uma imagem, de modo que a linguagem visual tornou-se um importante tema das pesquisas em arte/educação, cada vez mais presente nas aulas de arte, tanto nos espaços formais quanto informais. A respeito dos estudos em linguagem visual, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759919
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Dança, enquanto linguagem artística, vem sendo abordada nos espaços escolares pelo professor de Arte, amparada pela Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir dessa linguagem, é correto esperar que os alunos vivenciem, aprendam e compreendam que

Alternativas

ID
3828817
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre multiculturalismo na educação, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A contextualização de produtos e valores estéticos é a via de desenvolvimento da atitude multicultural.
( ) O exercício da contextualização amplia o risco de limitar a pluralidade cultural a uma abordagem aditiva, amplamente criticada por sociólogos, antropólogos e arte-educadores.
( ) A abordagem multiculturalista aditiva é entendida como a atitude de apenas adicionar tópicos relativos a outras culturas ou da cultura dominante, em nome da Arte.
( ) O multiculturalismo aditivo não se relaciona a condicionamentos pedagógicos, equívocos conceituais ou desconhecimento sobre a perspectiva multicultural

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875365
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A professora Ana Mae Barbosa adaptou a teoria norteamericana a respeito do ensino de arte na escola ao contexto brasileiro, apontando três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. Para a autora, a escola é o lugar que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em na nação brasileira. Analise as afirmativas a seguir sobre o fazer artístico na escola, segundo Ana Mae, em seu livro Teoria e Prática da Educação Artística (1990).

I. A qualidade do ensino da arte na escola está literalmente associada ao método livre auto expressão. O método surgiu para atingir uma liberação emocional e para garantir o desenvolvimento da criatividade.

II. É necessário que se estabeleça uma ponte entre o trabalho de ver e apreciar a arte como produto da atividade do artista. Na educação, os modos de ver a arte de dentro e de ver a arte de fora se completam.

III. É de suma importância permitir a reflexão acerca da internalização do tempo na estrutura da obra, ou melhor, da intercessão do nível diacrônico com o nível sincrônico.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas