O mieloma múltiplo é uma neoplasia, ou seja, um tipo de câncer que acomete os plasmócitos que pertencem ao tecido
O mieloma múltiplo é uma neoplasia, ou seja, um tipo de câncer que acomete os plasmócitos que pertencem ao tecido
Atualmente é possível monitorar a expressão diferencial de muitos genes ao mesmo tempo, utilizando a técnica de microarranjos (microarrays). Para tal, pequenos fragmentos de DNA, com sequências correspondentes aos genes de interesse, são sintetizados e imobilizados em pequenas lâminas de vidro que servem de alvo para sondas que ao se hibridar ou não, revelarão quantitativamente quais genes estão sendo constitutivamente expressos, super-expressos ou reprimidos. Esse método é muito útil para comparar a expressão gênica de células como, por exemplo, células normais e tumorais.
Assinale a alternativa que indica, para esta técnica, as sondas mais informativas.
Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, ácido fólico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possuírem o gene para obesidade, não expressaram essa doença na fase adulta. A autora concluiu que a alimentação da mãe, durante a gestação, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traços adquiridos e transmitidos entre gerações de organismos, sustentando, assim, a epigenética, que estuda as mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA.
A reabilitação do herege. Época, n° 610, 2010 (adaptado).
Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por
A quimioterapia é um tipo de tratamento para o câncer que apresenta como efeito colateral a queda dos cabelos e de outros pelos do corpo. Isso acontece porque na quimioterapia:
Pesquisadores americanos e canadenses descobriram que um dos tipos de células-tronco, as
chamadas luminais progenitoras (que dão origem a um tipo de tecido mamário), são geneticamente mais
vulneráveis às transformações que levam ao câncer. O trabalho demonstra que os telômeros nessas
células são naturalmente menores, independentemente da idade.
Buscando uma explicação para a associação entre a ocorrência de câncer mamário e o tamanho
dos telômeros, pode-se afirmar:
Telômeros menores são característicos de células indiferenciadas, o que predispõe as células luminais
progenitoras a sucessivos ciclos de divisão celular.
Pesquisadores americanos e canadenses descobriram que um dos tipos de células-tronco, as chamadas luminais progenitoras (que dão origem a um tipo de tecido mamário), são geneticamente mais vulneráveis às transformações que levam ao câncer. O trabalho demonstra que os telômeros nessas células são naturalmente menores, independentemente da idade.
Buscando uma explicação para a associação entre a ocorrência de câncer mamário e o tamanho dos telômeros, pode-se afirmar:
O encurtamento dos telômeros previne a ocorrência de quebras ou fusões cromossômicas associadas
ao surgimento de neoplasias.
Atualmente, os pacientes suspeitos de serem portadores de câncer contam com aparelhos precisos para o diagnóstico da doença. Um deles é o PET-CT, uma fusão da medicina nuclear com a radiologia. “Esse equipamento é capaz de rastrear o metabolismo da glicose e, consequentemente, as células tumorais”, afirma um dos médicos especialistas.
O exame consiste na injeção de um radiofármaco (glicose marcada pelo material radioativo Flúor 18) que se distribui pelo organismo, gerando imagens precisas que, registradas pelo equipamento, permitem associar anatomia interna e funcionamento. Dentre as características das células tumorais que favorecem o emprego do PET-CT, pode-se dizer que apresentam
O câncer de próstata é o mais frequente nos homens e o segundo maior causador de
mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 400 mil
pessoas acima de 45 anos, ou seja, um em cada seis homens pode ter a doença.
São fatores que contribuem para esse grande número de casos de câncer de próstata,
EXCETO
No ciclo celular atuam moléculas reguladoras. Dentre elas, a proteína p53 é ativada em resposta a mutações no DNA, evitando a progressão do ciclo até que os danos sejam reparados, ou induzindo a célula à autodestruição.
ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. Porto Alegre: Artmed, 2011 (adaptado).
A ausência dessa proteína poderá favorecer a
Magnetohirpertemia é uma metodologia terapêutico baseada na elevação da temperatura de uma região específica do corpo e que esteja sendo afetada por um tumor. Dessa forma, as nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células cancerígenas, criando um campo magnético externo que promove a agitação nas nanopartículas, e ao mesmo tempo promove o aquecimento da célula.
A elevação da temperatura descrita ocorre em virtude de:
I. O campo magnético alterado faz as nanopartículas girarem, transferindo calor por atrito. II. As nanopartículas são aceleradas em um único sentido em razão da interação com o campo magnético, fazendo elas colidirem e produzirem calor.
III. As nanopartículas interagem magneticamente com as células do corpo, transferindo calor.
Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):
Leia o texto:
MICROSOFT QUER ‘RESOLVER’ O CÂNCER DENTRO DE DEZ ANOS
A Microsoft pretende “resolver” o câncer dentro de dez anos. A companhia, conhecida por sua atuação na indústria de softwares, está trabalhando para tratar a doença como um vírus de computador, que invade e corrompe as células do corpo. Dessa forma, a expectativa é que no futuro próximo seja possível monitorar essas células e, potencialmente, reprogramá-las para que elas se tornem saudáveis novamente.
Para isso, a empresa construiu uma unidade de Computação Biológica, com o objetivo final de transformar células em computadores vivos (...) No curto prazo, a companhia pretende utilizar a inteligência artificial para encontrar uma cura para o câncer.
Disponível em: <https://www.cancer.org.br/microsoft-quer-resolver-o-cancer-dentro-de-dez-anos/>.
Acesso em: 26 set 2016. Adaptado.
O câncer resulta do crescimento e divisão desordenada de células atípicas que invadem tecidos e órgãos. Ocorre devido a alterações em genes especiais, os protooncogenes, que normalmente estão inativos em células normais. As divisões ilimitadas escapam do controle que limita o crescimento da célula normal, através da sinalização entre células vizinhas e da ativação de genes de apoptose.
Considere as afirmações a seguir:
I) O câncer resulta de mitoses sucessivas, divisões que mantêm o número de cromossomos das células-filhas igual ao da original.
II) Durante a mitose, o DNA celular se duplica e a célula se divide; assim, essa doença pode ser herdada pelos filhos, dos pais.
III) A ativação de genes de apoptose impede a morte da célula anormal.
Assinale a alternativa válida:
Terapia Genética, Imunoterápicos e Nanotecnologia
são novos instrumentos no combate ao câncer
Existem várias terapias sendo estudadas para o combate ao câncer e uma das apostas é a terapia genética. Em uma de suas modalidades, chamada Terapia Car-T, as células do sistema imunológico do paciente, no caso o linfócito T, são modificadas para combater o tumor. Sabe-se que algumas doenças não vão responder a determinados tratamentos, por isso, é preciso cada vez mais personalizá-los, apontam médicos oncologistas.
(Raphael Kapa. https://oglobo.globo.com. 30.08.2019. Adaptado.)
A terapia genética tem se mostrado promissora no tratamento e cura de inúmeras doenças que não apenas o câncer. De modo geral, essa terapia consiste em
Técnica impede multiplicação de células e pode ajudar a controlar o câncer
Uma das características do câncer que mais dificulta o seu combate é o crescimento anormal e incontrolável das células doentes. Pesquisadores norte-americanos identificaram uma proteína presente no ciclo de proliferação dos tumores cancerígenos que, ao ser silenciada, pode retardar a evolução rápida e altamente prejudicial da doença. Testes em laboratório feitos com tumores humanos surtiram resultado positivo, o que leva a equipe a acreditar que poderá desenvolver um tratamento mais eficaz contra os carcinomas.
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2017 Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br
Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados, é correto afirmar:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O câncer é maligno quando o crescimento desordenado dessas células é incontrolável, em grande quantidade e agressivo.
II. O Conselho de Saúde não pode atuar na formulação de estratégias na instância correspondente.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O ser humano utiliza somente cerca de vinte tipos diferentes de aminoácidos para a construção de suas proteínas.
II. Todos os tipos de câncer têm os mesmos sintomas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Ficha Individual de Notificação é o documento básico do Sistema de Informações sobre mortalidade.
II. Manter uma alimentação variada e equilibrada não ajuda na proteção contra o câncer.
Marque a alternativa CORRETA:
Alcaloides como a vimblastina e a vincristina apresentam atividade contra diversos tipos de câncer e são extraídos da planta Catharanthus roseus, popularmente conhecida como vinca. Essas substâncias exercem seus efeitos sobre as células cancerígenas, ligando-se às proteínas dos microtúbulos e impedindo sua associação com outras moléculas iguais.
A interação dos alcaloides da vinca com as proteínas dos microtúbulos leva à morte das células pela interrupção do seguinte processo metabólico: