SóProvas



Questões de Câncer


ID
713980
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O mieloma múltiplo é uma neoplasia, ou seja, um tipo de câncer que acomete os plasmócitos que pertencem ao tecido

Alternativas

ID
756451
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente é possível monitorar a expressão diferencial de muitos genes ao mesmo tempo, utilizando a técnica de microarranjos (microarrays). Para tal, pequenos fragmentos de DNA, com sequências correspondentes aos genes de interesse, são sintetizados e imobilizados em pequenas lâminas de vidro que servem de alvo para sondas que ao se hibridar ou não, revelarão quantitativamente quais genes estão sendo constitutivamente expressos, super-expressos ou reprimidos. Esse método é muito útil para comparar a expressão gênica de células como, por exemplo, células normais e tumorais.

Assinale a alternativa que indica, para esta técnica, as sondas mais informativas.

Alternativas
Comentários
  • Em genética, DNA complementar (cDNA) é o DNAsintetizado a partir de uma molécula de RNA mensageiro, cujos íntrons já foram removidos, ou seja, o mRNA já passou pelo processo de splicing, sendo uma reação catalisada pela enzimatranscriptase reversa.

    Após isolar um mRNA é inserido um primer para que a enzima transcriptase reversa se ligue e sintetize a fita única de DNA a partir do molde de RNA, gerando um hibrido complementar de DNA-mRNA e antiparalelo. O RNA é depois degradado pela RNase H, que degrada parcialmente a cadeia de RNA. A DNA polimerase I sintetiza novos fragmentos de DNA usando, como iniciadores, os fragmentos de RNA (deixados pela RNase) associados à cadeia simples de DNA. Por fim, a DNA ligase liga os fragmentos de DNA da nova cadeia, originado uma cadeia dupla de DNA complementar (cDNA).

  • A tecnologia de microarray é baseada na hibridização entre alvos livres marcados derivados de amostras biológicas e um array de muitas sondas de DNA imobilizadas em uma matriz sólida. Os alvos são produzidos a partir de mRNA de amostras biológicas por transcrição reversa, marcados com fluoróforos específicos (Cy3 e Cy5) e co-hibridizados com as sondas de DNA por 16 horas. Os sinais resultantes da hibridização são detectados por um feixe de laser, para a aquisição de imagem. Posteriormente, os sinais são quantificados, integrados e normalizados com softwares específicos e refletem o perfil de expressão para cada amostra biológica.

    A técnica de PCR em tempo real foi desenvolvida recentemente para estudos envolvendo expressão gênica e trata-se de um método de análise que mede o acúmulo dos produtos de PCR a medida que vão sendo produzidos, e dessa maneira, quantifica as cópias de mRNA dos genes estudados. Essa técnica tem recentemente alcançado um nível de sensibilidade, confiabilidade e praticidade que suporta seu uso como um bioinstrumento de rotina para quantificação de expressão gênica, sendo atualmente considerado o método mais apropriado para confirmar os dados gerados por microarray (Provenzano & Mocelllin 2007).

    R. bras. Bioci., Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 64-72, jan./mar. 2010


ID
899725
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, ácido fólico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possuírem o gene para obesidade, não expressaram essa doença na fase adulta. A autora concluiu que a alimentação da mãe, durante a gestação, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traços adquiridos e transmitidos entre gerações de organismos, sustentando, assim, a epigenética, que estuda as mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA.
A reabilitação do herege. Época, n° 610, 2010 (adaptado).

Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por

Alternativas
Comentários
  • A questão traz exemplo de um caso de modificação na atividade dos genes que foi transmitida para a geração seguinte, um estudo da epigenética. Então a pergunta se direciona para um caso semelhante relacionado ao câncer, que pode não ser causado por mutação, ou alteração na sequência do DNA. Logo, esse tipo de câncer seria ocasionado por uma inativação de genes por meio de modificações nas bases nitrogenadas e não na sequência do DNA. As outras opções trazem todas exemplos de alterações do DNA a nível de cromossomo e de gene, não sendo alteração epigenética.
  • Alterações epigenéticas dão-se pela atuação de fatores diversos sobre a expressão dos genes, sem envolver 

    mudanças na sequência de bases do DNA.

    Resposta: E


  • A modificação das moléculas da base nitrogenada, em decorrência de supressão de algum nutriente na alimentação, pode ocasionar a mudança da função que esse gene vai expressar, mas sem contudo modificar sua sequência de bases nitrogenadas do gene.

  • Todo câncer é causado por alguma influência nos genes das células de alguma parte do organismo. Isto não significa que esta alteração seja hereditária.

    O câncer pode ser classificado em esporádico ou hereditário. O câncer esporádico compreende a maioria dos casos de câncer e ocorrem ao acaso, não havendo relação com grupos familiares. Já o câncer hereditário é caracterizado por síndromes geneticamente bem definidas, produzindo alto risco de desenvolvimento de câncer. Estima-se que represente em média 5% a 10% das ocorrências de alguns tipos de câncer na população.

    No caso do câncer esporádico, a vasta maioria dos casos, trata-se de uma relação dos genes de células adquirida ao longo da vida e que não foram herdadas (passada de pais para filhos). O indivíduo que adquiriu esta alteração genética ao longo da vida não irá passar esta alteração para seus filhos.

    No caso do câncer hereditário, os tumores mais frequentemente associados a alterações genéticas hereditárias são: câncer de mama, câncer de cólon e reto, câncer de ovário e câncer de tireoide. Importante lembrar, no entanto, que nem todo indivíduo que herda uma predisposição genética irá desenvolver o câncer.

    https://www.minhavida.com.br/saude/materias/17677-cancer-tem-influencia-hereditaria-em-5-a-10-dos-casos

  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    A ocorrência de uma mudança na molécula de uma base nitrogenada pode, sem modificar a sequência genética, alterar a função de expressão do gene.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

    inativação de genes por meio de modificações nas bases nitrogenadas.

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     

  • Epigenética é um termo referido como uma extra informação genética que com ajuda de modificações de cromatina e DNA ajudam ou inibem determinado genes. 

    A expressão gênica segue uma ordem: DNA-> RNA (transcrição) -> Proteína (tradução). Mas cada célula expressa um número restritos de genes, por exemplo um neurônio não expressa hemoglobina nem mioglobina, porém expressa dopamina. Já uma célula muscular não expressa hemoglobina nem dopamina, mas expressa mioglobina. 

    Sendo assim, no neurônio o gene da hemoglobina foi epigenéticamente silenciado pelas marcas epigenéticas. 

  • Letra E

    Nos ratos os genes da obesidade foram desativados, logo, nos humanos algo que seja responsável pela manifestação também deve ser desativado.

  • A questão traz exemplo de um caso de modificação na atividade dos genes que foi transmitida para a geração seguinte, um estudo da epigenética. Então a pergunta se direciona para um caso semelhante relacionado ao câncer, que pode não ser causado por mutação, ou alteração na sequência do DNA. Logo, esse tipo de câncer seria ocasionado por uma inativação de genes por meio de modificações nas bases nitrogenadas e não na sequência do DNA. As outras opções trazem todas exemplos de alterações do DNA a nível de cromossomo e de gene, não sendo alteração epigenética.

  • Gabarito E

    Epigenética → mudança do DNA sem alterar a sequência, mudança no fenótipo.

  • São modificações químicas (marcas químicas), por meio de estímulos do meio ambiente, reversíveis que não interferem na sequência de bases do DNA, mas ainda assim podem ser herdadas.


ID
1540477
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A quimioterapia é um tipo de tratamento para o câncer que apresenta como efeito colateral a queda dos cabelos e de outros pelos do corpo. Isso acontece porque na quimioterapia:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A


    Os fármacos quimioterápicos interferem em etapas específicas no ciclo celular. Alguns podem congelar o fuso mitótico ao impedir a despolimerização do microtúbulo, impedindo as células em divisão ativa de prosseguirem além da metáfase, levando a sua destruição.

  • Como as células cancerosas apresentam rápidas taxas de divisão celular, a quimioterapia, ao atacar essas células, ataca também células sadias, com altos índices de divisões mitóticas. Letra A. 


ID
1582054
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Pesquisadores americanos e canadenses descobriram que um dos tipos de células-tronco, as chamadas luminais progenitoras (que dão origem a um tipo de tecido mamário), são geneticamente mais vulneráveis às transformações que levam ao câncer. O trabalho demonstra que os telômeros nessas células são naturalmente menores, independentemente da idade.

      Buscando uma explicação para a associação entre a ocorrência de câncer mamário e o tamanho dos telômeros, pode-se afirmar:


Telômeros menores são característicos de células indiferenciadas, o que predispõe as células luminais progenitoras a sucessivos ciclos de divisão celular.


Alternativas
Comentários
  • Telômeros são as extremidades dos cromossomos, as estruturas das nossas células onde fica empacotado o DNA. Com os anos, os pezinhos dos cromossomos ficam mais curtos, fenômeno ligado ao envelhecimento e à maior exposição a doenças.


ID
1582057
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Pesquisadores americanos e canadenses descobriram que um dos tipos de células-tronco, as chamadas luminais progenitoras (que dão origem a um tipo de tecido mamário), são geneticamente mais vulneráveis às transformações que levam ao câncer. O trabalho demonstra que os telômeros nessas células são naturalmente menores, independentemente da idade.


Buscando uma explicação para a associação entre a ocorrência de câncer mamário e o tamanho dos telômeros, pode-se afirmar:


O encurtamento dos telômeros previne a ocorrência de quebras ou fusões cromossômicas associadas ao surgimento de neoplasias.


Alternativas

ID
1605133
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente, os pacientes suspeitos de serem portadores de câncer contam com aparelhos precisos para o diagnóstico da doença. Um deles é o PET-CT, uma fusão da medicina nuclear com a radiologia. “Esse equipamento é capaz de rastrear o metabolismo da glicose e, consequentemente, as células tumorais”, afirma um dos médicos especialistas.

O exame consiste na injeção de um radiofármaco (glicose marcada pelo material radioativo Flúor 18) que se distribui pelo organismo, gerando imagens precisas que, registradas pelo equipamento, permitem associar anatomia interna e funcionamento. Dentre as características das células tumorais que favorecem o emprego do PET-CT, pode-se dizer que apresentam

Alternativas

ID
1826341
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O câncer de próstata é o mais frequente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 400 mil pessoas acima de 45 anos, ou seja, um em cada seis homens pode ter a doença.

São fatores que contribuem para esse grande número de casos de câncer de próstata, EXCETO 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    O diagnóstico precoce da doença AJUDA A COMBATÊ-LA.


ID
2842438
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo celular atuam moléculas reguladoras. Dentre elas, a proteína p53 é ativada em resposta a mutações no DNA, evitando a progressão do ciclo até que os danos sejam reparados, ou induzindo a célula à autodestruição.

ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. Porto Alegre: Artmed, 2011 (adaptado).


A ausência dessa proteína poderá favorecer a

Alternativas
Comentários
  • sem a proteína p53 vai ocorrer uma multiplicação celular muito grande até formar um tumor

  • Em todo desenvolvimento celular, existem proteínas que atuam como reguladoras nos processos para que os genes do DNA, responsáveis pelo controle de atividades celulares e pelas características hereditárias não possuam células que possam levar a má formações. Como a questão informa, a proteína p53 é ativada quando ocorre uma mutação no DNA, evitando assim com que ela se reproduza e replique sua mutação nos outros genes. Caso essa proteína esteja ausente, ocorrerá uma reprodução desenfreada dos genes mutantes. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas:
    a) ocorre a reprodução normal de células com a mutação, não acelera o ciclo celular. Incorreta.
    b) não ocorre saída do ciclo ou antecipação de proteção do DNA, apenas se multiplicam. Incorreta.
    c) sem essa proteína p53, não há possibilidade de induzir a apoptose pois ela é quem regula esse processo caso haja uma mutação. Incorreta.
    d) não haverá manutenção, a estabilidade genética será comprometida. Incorreta.
    e) haverá proliferação celular exagerada, a mutação induz formação de tumores. Correta.

    Gabarito do professor: E.


  • a apoptose é o processo natural de autodestruição da célula.

  • Letra E

    Se faltar p53, a regulação nao vai ocorrer, e pode ter uma proliferação exagerada e pode gerar um tumor...

  • No processo de multiplicação das células há um ciclo onde ocorre checagens,duplicação do material genético e a mitose propriamente dita.Durante esses processos as ciclinas fazem o ciclo fluir,em oposição tem as substancias que regulam-as como por exemplo a CKIS Gene P53.Se houver uma mutação no gene que produz essa proteína ocorre a predominação das ciclinas no ciclo e faz que esse aconteça de forma acelerada(proliferação descontrolada).Entretanto,as células adjacente e saudáveis induz a célula doente a realizar apoptose(morte celular) via estruturas que interligam as células. Caso contrario pode ocasionar a formação de tumores,por conseguinte neoplasia.Ademais o fenômeno da metástase é quando a célula cancerígena se "solta" das outras células por defeitos nos hemi desmossomos,cai na corrente sanguínea e se espalha a "mensagem" errada para as demais células.

  • Letra E

    -A falta de proteína P53 traz como consequência a perda de controle do ciclo celular frente a danos no DNA. Esta perda de controle proporciona o acúmulo de mutações carcinogênicas e a proliferação celular exagerada, culminando com o surgimento de tumores malignos.

    -Como a proteína P53 regula o ciclo de divisão celular, impedindo a multiplicação de células mutantes, a ausência desta favorecerá a proliferação celular exagerada, resultando na formação de tumores.


ID
2844118
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Durante muito tempo, a morte celular foi considerada um processo passivo de caráter degenerativo. Entretanto, estudos demonstraram que organismos multicelulares são capazes de induzi-la de maneira programada e em resposta a estímulos intracelulares ou extracelulares, como, por exemplo, ativando a apoptose. Esse fenômeno biológico, além de desempenhar um papel importante no controle de diversos processos vitais, está associado a inúmeras doenças, como o câncer.

(Adaptado de: GRIVICICH, I.; REGNER, A.; ROCHA, A. B. Morte Celular por Apoptose. Revista Brasileira de Cancerologia. 2007, 53(3), p. 335.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apoptose, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.
( ) A apoptose ocorre quando a célula, por sofrer um dano externo, rompe suas membranas e derrama o seu conteúdo enzimático nas células vizinhas.
( ) Durante a apoptose, ocorre a destruição das células por ação enzimática nas suas estruturas internas.
( ) A apoptose é ativa nos tecidos embrionários, enquanto que, nos tecidos adultos, tal processo é geneticamente desativado.
( ) A proteína p53 desencadeia a apoptose de células que apresentam danos, no seu DNA, os quais não podem ser reparados.
( ) Destruição do citoesqueleto, da membrana celular e da cromatina são características da apoptose.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Apoptose é o famigerado ''suicídio nuclear'', alguns fatores internos das células induzem uma reação de morte da célula, por muitas vezes esses suicídios são catalisados por enzimas que adiam esse processo, bem como é induzido pela proteina p53, ocorrendo a destruição total da estrutura da célula, ou seja : citoesqueleto, membranas, núcleos e etc

    LETRA D

    APMBB


ID
3154324
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Magnetohirpertemia é uma metodologia terapêutico baseada na elevação da temperatura de uma região específica do corpo e que esteja sendo afetada por um tumor. Dessa forma, as nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células cancerígenas, criando um campo magnético externo que promove a agitação nas nanopartículas, e ao mesmo tempo promove o aquecimento da célula.

A elevação da temperatura descrita ocorre em virtude de:

I. O campo magnético alterado faz as nanopartículas girarem, transferindo calor por atrito. II. As nanopartículas são aceleradas em um único sentido em razão da interação com o campo magnético, fazendo elas colidirem e produzirem calor.

III. As nanopartículas interagem magneticamente com as células do corpo, transferindo calor.

Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Bom, provavelmente não está mais aqui, mas para os que ficaram em dúvida a palavra chave da questão é "descrever o conhecimento descoberto durante a data mining"

    Se é um conhecimento prévio é classificação

    Se é um conhecimento descoberto pelo Data Mining é Clusterização

  • Bom, provavelmente não está mais aqui, mas para os que ficaram em dúvida a palavra chave da questão é "descrever o conhecimento descoberto durante a data mining"

    Se é um conhecimento prévio é classificação

    Se é um conhecimento descoberto pelo Data Mining é Clusterização

  • I. O campo magnético alterado faz as nanopartículas girarem, transferindo calor por atrito.


ID
3163960
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transformação da célula normal em cancerosa se dá por alteração de seu DNA, podendo ser por interferência viral, substâncias químicas do ambiente ou alimentação. Considerando as diversas substâncias cancerígenas, assinale a alternativa correta que contém a única propriedade comum a todos os cancerígenos.

Alternativas

ID
3164038
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem. Sobre essa alteração no crescimento celular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem (Robbins & Cotran, 2015).

    – O tipo mais comum de metaplasia é a de epitélio colunar para epitélio escamoso (ocorre no trato respiratório em resposta a irritantes crônicos).

    • gab d
    • Displasia é o nome dado para o desenvolvimento celular fora do normal. ex: "bico de papagaio" na coluna vertebral
    • neoplasia: alteração celular maligna= câncer
    • metaplasia: substituição de célula por outra. ex: fumantes e suas células dos brônquios e bronquíolos
    • hiperplasia: multiplicação de células = células de gordura
    • hipertrofia = aumento no volume da célula = músculos e academia (também há hiperplasia junto)

ID
3509767
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um paciente, com câncer sanguíneo (linfoma) e infectado por HIV, fez quimioterapia e recebeu um transplante de células‐ tronco da medula óssea de um doador resistente ao HIV. Como resultado, tanto o câncer como o HIV retroagiram neste paciente. O receptor mais usado pelo HIV para entrar nas células do corpo é o CCR5. Um pequeno número de pessoas resistentes ao HIV tem duas cópias mutadas do gene do receptor CCR5. Isso significa que o vírus não pode penetrar nas células sanguíneas do corpo que costumam ser infectadas. O paciente recebeu células‐tronco da medula óssea de um doador que tem essa mutação genética específica, o que fez com que também ficasse resistente ao HIV.
Disponível em https://www.bbc.com/. Março/2019. Adaptado.

A terapia celular a que o texto se refere

Alternativas
Comentários
  • A questão traz um texto sobre um paciente que recebeu células-tronco e o organismo retroagiu para o câncer e o HIV que existiam, a partir da presença de um gene específico de um doador que possui resistência ao HIV, o CCR5, presente em duas cópias. Esse tipo de processo é chamado de terapia gênica, uma técnica de DNA recombinante para substituir ou manipular genes com problemas, podendo reverter o quadro de algumas doenças ou ainda estimular o sistema imune. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)


    A terapia celular a que o texto se refere:

    a) permitirá que eventuais futuros filhos do paciente transplantado também possuam células resistentes à infecção pelo HIV. O recebimento dessas células não significa que serão transmitidas aos seus futuros filhos. Incorreta.
    b) possibilitou a produção, pelas células sanguíneas do paciente após o transplante, de receptores CCR5 aos quais o vírus HIV não se liga. CORRETA.
    c) promoveu mutações no gene CCR5 das células do paciente, ocasionando a produção de proteína à qual o HIV não se liga. Esse transplante não promoveu mutações no gene CCR5. Incorreta.
    d) gerou novos alelos mutantes que interagem com o gene do receptor CCR5 do paciente, ocasionando a resistência à entrada do HIV nas células do paciente. As mutações que ocorrem no organismo são de forma aleatória, o gene não gerou alelos mutantes. Incorreta.
    e) confirma que o alelo mutante que confere resistência à infecção pelo HIV é dominante sobre o alelo selvagem do gene CCR5. Como o texto diz, o grupo de pessoas resistentes possuem duas cópias do gene, sendo então uma manifestação de caráter recessivo e não dominante. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • Correta: (B)


ID
3756997
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um tumor é uma massa de tecido anormal, cujo crescimento é praticamente autônomo e excede o dos tecidos normais. Ao contrário das proliferações não-neoplásicas, o crescimento dos tumores persiste após a interrupção dos estímulos que iniciaram a alteração. Os tumores são classificados em duas categorias: os tumores benignos e os tumores malignos. De acordo com as características das neoplasias benignas e malignas, a distinção entre tumores baseia-se no seu aspecto (morfologia) e, em última análise no seu comportamento (evolução clínica), utilizando-se alguns critérios:

I. Diferenciação e anaplasia.
II. Taxa de crescimento.
III. Invasão local.
IV. Metástases.

Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Letra E I, II, III e IV. I. Diferenciação e anaplasia. II. Taxa de crescimento. III. Invasão local. IV. Metástases.


ID
3775615
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O transplante de medula óssea é um tratamento proposto para alguns casos de leucemia, um tipo de câncer que compromete os leucócitos, afetando sua função e velocidade de crescimento. Espera-se que a medula saudável a ser transplantada

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • Essa questão fala sobre a leucemia, doença que compromete os leucócitos, e sobre o transplante de medula óssea como tratamento proposto. A leucemia é um câncer dos glóbulos brancos (células de defesa) que passam a produzir excessivamente leucócitos defeituosos que se multiplicam na medula óssea. O organismo fica impedido de produzir as outras células sanguíneas, deixando o corpo desprotegido contra infecções. Existem quatro tipos: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA), leucemia linfocítica crônica (LLC). O tratamento proposto de transplante consiste na substituição de uma medula óssea doente / defeituosa por determinadas células normais de medula óssea, objetivando uma medula óssea saudável. (Transplante de medula óssea. Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde. Acesso em dezembro de 2020)




    Espera-se que a medula saudável a ser transplantada:

    a) substitua por competição a medula óssea do paciente. Não ocorre uma competição no transplante, e sim uma inserção de novas células para estimular a produção sanguínea substituindo os leucócitos defeituosos. Incorreta.

    b) forneça apenas células progenitoras de leucócitos.  O objetivo é a produção de células que estimulem os leucócitos saudáveis. CORRETA.

    c) corrija a medula óssea do paciente.  O transplante não corrige, ele substitui a existente por outra, na tentativa de produzir células saudáveis. Incorreta.

    d) forneça células-tronco hematopoiéticas. As células-tronco são as utilizadas em transplantes de medula, e não as que se espera desenvolver no organismo, após a inserção da nova medula óssea. Incorreta.

    e) corrija as funções dos leucócitos afetados pelo câncer. O câncer dos glóbulos brancos aumenta excessivamente a produção de leucócitos, o objetivo do transplante é produzir leucócitos saudáveis, sem alterar suas funções. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
3792667
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto:


MICROSOFT QUER ‘RESOLVER’ O CÂNCER DENTRO DE DEZ ANOS


A Microsoft pretende “resolver” o câncer dentro de dez anos. A companhia, conhecida por sua atuação na indústria de softwares, está trabalhando para tratar a doença como um vírus de computador, que invade e corrompe as células do corpo. Dessa forma, a expectativa é que no futuro próximo seja possível monitorar essas células e, potencialmente, reprogramá-las para que elas se tornem saudáveis novamente.

Para isso, a empresa construiu uma unidade de Computação Biológica, com o objetivo final de transformar células em computadores vivos (...) No curto prazo, a companhia pretende utilizar a inteligência artificial para encontrar uma cura para o câncer.


Disponível em: <https://www.cancer.org.br/microsoft-quer-resolver-o-cancer-dentro-de-dez-anos/>.

Acesso em: 26 set 2016. Adaptado.



O câncer resulta do crescimento e divisão desordenada de células atípicas que invadem tecidos e órgãos. Ocorre devido a alterações em genes especiais, os protooncogenes, que normalmente estão inativos em células normais. As divisões ilimitadas escapam do controle que limita o crescimento da célula normal, através da sinalização entre células vizinhas e da ativação de genes de apoptose.


Considere as afirmações a seguir:


I) O câncer resulta de mitoses sucessivas, divisões que mantêm o número de cromossomos das células-filhas igual ao da original.

II) Durante a mitose, o DNA celular se duplica e a célula se divide; assim, essa doença pode ser herdada pelos filhos, dos pais.

III) A ativação de genes de apoptose impede a morte da célula anormal.



Assinale a alternativa válida:

Alternativas

ID
3797422
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Viagem sem volta a Marte

     Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.

     A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.

     Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e à microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.

     O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.

     Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

<http://tinyurl.com/zp6l8lq> Acesso em: 27.02.2016. Adaptado.

De acordo com o texto, uma das maiores preocupações em viagens como as do projeto Mars One é o nível de radiação, que eleva a probabilidade de surgimento de câncer. Cânceres são doenças em que células se multiplicam de forma descontrolada.

Os processos conhecidos de divisão celular são os de meiose e mitose. Diferentemente do que ocorre na mitose, na meiose há a formação de gametas, incapazes de se duplicarem.

A doença descrita ocorre porque a radiação afeta

Alternativas
Comentários
  • O câncer tem como característica fundamental a proliferação desordenada de células somáticas, o que é possível pelo processo de mitose.

    GAB E.


ID
3810796
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado. (LENDMAN, 2011, p.14-16).

Considerando que o material genético é extremamente sensível às radiações, podendo repercutir letalmente sobre o organismo, a ação cancerígena da radiação ionizante pode ser:

Alternativas

ID
3811234
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesquisadores americanos e canadenses descobriram que um dos tipos de células-tronco, as chamadas luminais progenitoras (que dão origem a um tipo de tecido mamário), são geneticamente mais vulneráveis às transformações que levam ao câncer. O trabalho demonstra que os telômeros nessas células são naturalmente menores, independentemente da idade.
Buscando uma explicação para a associação entre a ocorrência de câncer mamário e o tamanho dos telômeros, pode-se afirmar: 

Telômeros menores são característicos de células indiferenciadas, o que predispõe as células luminais progenitoras a sucessivos ciclos de divisão celular.

Alternativas

ID
3811237
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesquisadores americanos e canadenses descobriram que um dos tipos de células-tronco, as chamadas luminais progenitoras (que dão origem a um tipo de tecido mamário), são geneticamente mais vulneráveis às transformações que levam ao câncer. O trabalho demonstra que os telômeros nessas células são naturalmente menores, independentemente da idade.
Buscando uma explicação para a associação entre a ocorrência de câncer mamário e o tamanho dos telômeros, pode-se afirmar: 

O encurtamento dos telômeros previne a ocorrência de quebras ou fusões cromossômicas associadas ao surgimento de neoplasias.

Alternativas

ID
3811849
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O câncer é fundamentalmente uma doença genética. Quando o processo neoplásico se instala, a célula-mãe transmite às células filhas a característica neoplásica. Isso quer dizer que, no início de todo o processo está uma alteração no DNA de uma única célula. 

Com base no texto acima, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
3831136
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cerca de 90% dos pacientes com casos de câncer na próstata, mama, pulmão e intestinal que sofrem metástase, quando o câncer se espalha, desenvolvem resistência à quimioterapia. O tratamento para estes casos é feito com intervalos, para que o corpo do paciente possa se recuperar da toxicidade da quimioterapia. Mas estes intervalos permitem que as células do tumor se recuperem e desenvolvam a resistência. No estudo dos pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, analisaram células fibroblásticas, que normalmente têm um papel muito importante na recuperação em casos de feridas e na produção de colágeno, o principal componente de tecidos de ligação, como os tendões, por exemplo. A quimioterapia gera danos no DNA, o que faz com que estas células produzam uma quantidade de uma proteína chamada WNT16B trinta vezes maior do que deveriam. Esta proteína é o “combustível” que faz com que as células cancerosas cresçam e invadam tecidos que cercam o tumor além de causar a resistência à quimioterapia. Já se sabia que esta proteína estava envolvida no desenvolvimento do câncer, mas não na resistência ao tratamento. (BBC–Brasil, 2012).

Essa é uma importante informação científica. No entanto, estudos anteriores foram muito necessários, como o mecanismo da síntese do colágeno, por exemplo. Sendo assim, assinale a opção que descreve corretamente esse mecanismo.

Alternativas

ID
4007905
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por causa de um câncer, um homem de 40 anos foi submetido a uma prostatectomia radical, ou seja, a retirada total da próstata. A ausência da próstata pode afetar a reprodução humana natural porque essa glândula

Alternativas
Comentários
  • Logo, O GABARITO É B

    secreta substâncias que alcalinizam o pH do fluido vaginal.

    "A secreção prostática tem a função de proteger e nutrir os espermatozóides, contendo sais minerais e enzimas."

    PODERIA CONFUNDIR A LETRA C

    secreta o volume total do sêmen, que nutre os gametas.

    "A próstata produz um líquido alcalino que constitui entre 10% e 30% do sêmen. Durante a ejaculação, este líquido é acrescido ao esperma."

    fontes:https://www.upf.br/biblioteca/noticia/qual-e-a-funcao-da-prostata#:~:text=Fun%C3%A7%C3%A3o%20e%20import%C3%A2ncia,contendo%20sais%20minerais%20e%20enzimas.


ID
4015981
Banca
VUNESP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Terapia Genética, Imunoterápicos e Nanotecnologia

são novos instrumentos no combate ao câncer


        Existem várias terapias sendo estudadas para o combate ao câncer e uma das apostas é a terapia genética. Em uma de suas modalidades, chamada Terapia Car-T, as células do sistema imunológico do paciente, no caso o linfócito T, são modificadas para combater o tumor. Sabe-se que algumas doenças não vão responder a determinados tratamentos, por isso, é preciso cada vez mais personalizá-los, apontam médicos oncologistas.

                                 (Raphael Kapa. https://oglobo.globo.com. 30.08.2019. Adaptado.)

A terapia genética tem se mostrado promissora no tratamento e cura de inúmeras doenças que não apenas o câncer. De modo geral, essa terapia consiste em

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda a terapia genética como promissora na cura de inúmeras doenças, incluindo o câncer, modificando células linfócitos T para combater o tumor. A terapia genética é um processo que realiza modificações genéticas em células para tratar alguma doença específica. Um gene novo (com características específicas) substituirá o gene defeituoso a partir de um vetor (vírus) que consegue entrar na célula para inserir os seus genes, interrompendo a produção de proteínas defeituosas e passando a produzir proteínas funcionais. O vírus é modificado para que não cause doenças e essa terapia ainda encontra muitas limitações, mesmo apresentando bons resultados. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    De modo geral, essa terapia (genética) consiste em:


    a) substituir segmentos específicos de DNA das células alvo por outros segmentos que levam à síntese de moléculas capazes de restabelecer o quadro normal do paciente. Na substituição de genes, as moléculas produzidas são capazes de curar o paciente. CORRETA.

    b) inserir no genoma das células do tecido doente genes funcionais obtidos de outras espécies, restabelecendo o padrão fisiológico normal do tecido alvo da terapia. Ocorre a inserção de genes funcionais obtidos da mesma espécie, e não de espécies diferentes. Incorreta.

    c) tratar o paciente com quimioterápicos que reconhecem e atuam apenas sobre as células que apresentam padrões anômalos de divisão celular. O tratamento com quimioterápicos segue a linha do tratamento tradicional, sem inserção de genes no organismo. Incorreta.

    d) promover a fusão de núcleos de células normais aos de células doentes, formando células híbridas capazes de restabelecer processos metabólicos até então anômalos. Caso ocorresse uma fusão de células normais com doentes, não seria viável uma cura, e não seria através da terapia genética, pois não houve inserção de genes. Incorreta.
    e) tratar o paciente com medicamentos que inibem a expressão dos genes defeituosos causadores da doença. O tratamento com medicamentos segue a linha tradicional, e não com inserção de genes que estimulam a produção de moléculas funcionais. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.


  • A questão aborda a terapia genética como promissora na cura de inúmeras doenças, incluindo o câncer, modificando células linfócitos T para combater o tumor. A terapia genética é um processo que realiza modificações genéticas em células para tratar alguma doença específica. Um gene novo (com características específicas) substituirá o gene defeituoso a partir de um vetor (vírus) que consegue entrar na célula para inserir os seus genes, interrompendo a produção de proteínas defeituosas e passando a produzir proteínas funcionais. O vírus é modificado para que não cause doenças e essa terapia ainda encontra muitas limitações, mesmo apresentando bons resultados. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    De modo geral, essa terapia (genética) consiste em:

    a) substituir segmentos específicos de DNA das células alvo por outros segmentos que levam à síntese de moléculas capazes de restabelecer o quadro normal do paciente. Na substituição de genes, as moléculas produzidas são capazes de curar o paciente. CORRETA.

    b) inserir no genoma das células do tecido doente genes funcionais obtidos de outras espécies, restabelecendo o padrão fisiológico normal do tecido alvo da terapia. Ocorre a inserção de genes funcionais obtidos da mesma espécie, e não de espécies diferentes. Incorreta.

    c) tratar o paciente com quimioterápicos que reconhecem e atuam apenas sobre as células que apresentam padrões anômalos de divisão celular. O tratamento com quimioterápicos segue a linha do tratamento tradicional, sem inserção de genes no organismo. Incorreta.

    d) promover a fusão de núcleos de células normais aos de células doentes, formando células híbridas capazes de restabelecer processos metabólicos até então anômalos. Caso ocorresse uma fusão de células normais com doentes, não seria viável uma cura, e não seria através da terapia genética, pois não houve inserção de genes. Incorreta.

    e) tratar o paciente com medicamentos que inibem a expressão dos genes defeituosos causadores da doença. O tratamento com medicamentos segue a linha tradicional, e não com inserção de genes que estimulam a produção de moléculas funcionais. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.


ID
4025617
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum a multiplicação desordenada de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Com relação ao câncer e ao processo de divisão celular, assinale o que for correto

O surgimento de uma única célula cancerígena, com a capacidade de se dividir por mitose a cada 24 horas, gerará 16.384 células cancerígenas, em 15 dias.

Alternativas

ID
4028791
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As sementes de guaraná, planta originaria da Amazônia, podem impedir a proliferação de células cancerosas, que apresentam elevada taxa de tradução para o seu próprio citoplasma e o desenvolvimento de tumores, de acordo com pesquisas da Universidade de São Paulo. Camundongos alimentados com essa planta tiveram diminuição de 54% na quantidade de células cancerosas associadas a um tipo de câncer de mama chamado tumor de Ehrlich, o que retardou a progressão da doença e aumentou significamente a sobrevida dos animais.

Entre as diversas características que podem ser observadas nas células do tumor de Ehrlich, destaca-se

Alternativas

ID
4058449
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama. Essa multiplicação gera células anormais que formarão o tumor. Como existem vários tipos de câncer de mama, a doença evolui de diferentes formas e em diferentes velocidades. Acerca do assunto abordado são feitas afirmações em I, II e III. Analise-as.
I - O surgimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular é o sinal mais comum, mas nódulos não tão duros, globosos e bem definidos também podem aparecer.
II - O câncer de mama pode acometer homens, porém é raro.
III - É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4126486
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado. (LENDMAN, 2011, p.14-16).

Considerando que o material genético é extremamente sensível às radiações, podendo repercutir letalmente sobre o organismo, a ação cancerígena da radiação ionizante pode ser:

Alternativas

ID
4218001
Banca
ACAFE
Órgão
UNC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Técnica impede multiplicação de células e pode ajudar a controlar o câncer


Uma das características do câncer que mais dificulta o seu combate é o crescimento anormal e incontrolável das células doentes. Pesquisadores norte-americanos identificaram uma proteína presente no ciclo de proliferação dos tumores cancerígenos que, ao ser silenciada, pode retardar a evolução rápida e altamente prejudicial da doença. Testes em laboratório feitos com tumores humanos surtiram resultado positivo, o que leva a equipe a acreditar que poderá desenvolver um tratamento mais eficaz contra os carcinomas.

Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2017 Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br


Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADA. A cada divisão celular, os telômeros são encurtados...

    B - ERRADA. Os oncogenes já são os genes mutados. O gene normal que se torna o oncogene após mutação é o proto-oncogene;

    C - CERTA;

    D - ERRADA. Na intérfase a célula está em alta atividade metabólica.

  • Assim... eu gostaria de saber o que a letra C tem a ver com o texto, com o câncer, ja que o câncer é um problema mitótico e não meiótico... questão horrivel!


ID
4850650
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O câncer é maligno quando o crescimento desordenado dessas células é incontrolável, em grande quantidade e agressivo.

II. O Conselho de Saúde não pode atuar na formulação de estratégias na instância correspondente.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4850689
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O ser humano utiliza somente cerca de vinte tipos diferentes de aminoácidos para a construção de suas proteínas.

II. Todos os tipos de câncer têm os mesmos sintomas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I está correta, pois, até existem mais aminoácidos, todavia, os 20 aminoácidos essenciais para o ser humano são os mesmos que essenciais para animal, fungo e planta.  

    A afirmativa II é falsa, há vários tipos de câncer com sintomas diferentes.


ID
4964623
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Só no Espírito Santo, o câncer ocupa desde 2015 a segunda causa de morte entre os capixabas, perdendo apenas para doenças do aparelho circulatório. Entre os homens capixabas, os cinco tipos mais comuns da doença são o câncer de próstata (24,7%), traqueia, brônquio e pulmão (6%), cólon e reto (5,4), estômago (5,1%) e boca (5,1).

Uma função da glândula prostática é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A próstata produz uma secreção leitosa que participa da formação do sêmen, sendo responsável por cerca de 30% do total. Essa secreção é lançada diretamente na uretra e contém cálcio, fosfato, substâncias anticoagulantes e citrato, o qual atua como nutriente para o espermatozoide. A secreção produzida pela próstata é levemente alcalina, o que ajuda a neutralizar a acidez de outros líquidos seminais. Para que os espermatozoides adquiram sua mobilidade ideal, precisam estar em um ambiente com  aproximado de 6,0 a 6,5. Sendo assim, a secreção prostática, com sua leve alcalinidade, ajuda na mobilidade dos espermatozoides..


ID
5009908
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram uma nova técnica, que utiliza raios de luz infravermelha (invisíveis a olho nu) para destruir tumores. Primeiramente, o paciente recebe uma injeção com versões modificadas de anticorpos que têm a capacidade de “grudar” apenas nas células cancerosas. Sozinhos, eles não fazem nada contra o tumor. Entretanto, esses anticorpos estão ligados a uma molécula, denominada IR700, que funcionará como uma "microbomba", que irá destruir o câncer. Em seguida, o paciente recebe raios infravermelhos. Esses raios penetram no corpo e chegam até a molécula IR700, que é ativada e libera uma substância que ataca a célula cancerosa.

Disponível em: http//super.abril,com.br. Acesso em: 13 dez. 2012 (adaptado).

Com base nas etapas de desenvolvimento, o nome apropriado para a técnica descrita é:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado traz informações sobre uma nova técnica de destruição de tumores, utilizando raios de luz infravermelha através de injeções de anticorpos ligados a uma molécula IR700. Esses raios ativam e liberam uma substância que ataca o tumor. 
    Como informado na questão, se trata de uma NOVA técnica que injeta anticorpos (proteínas de defesa do organismo contra antígenos) que carregam a molécula IR700, e a partir do recebimento de raios infravermelhos, essa molécula é ativada. Interpretando a questão, essa técnica utiliza luz (foto) e inserção de componente imunológico (imunoterapia). Na fotoimunoterapia, o paciente recebe os anticorpos modificados HER2, EGFR ou PSMA e estão associados a molécula IR700 (a microbomba que irá destruir as células cancerosas). O paciente então recebe os raios infravermelhos que, ao chegarem na IR700, ativam e liberam uma substância que mata apenas o tumor, sem afetar as células saudáveis. (Novo experimento mata o câncer sem efeitos colaterais. 2014. https://www.onacional.com.br/saude,9/2020/05/01/novo-experimento-mata-o-cancer,51149. Acesso em janeiro de 2021).



    Com base nas etapas de desenvolvimento, o nome apropriado para a técnica descrita é:

    a) Radioterapia. Essa técnica utiliza radiação (não usa luz infravermelha) que atinge tanto células cancerosas quanto células normais. Incorreta.

    b) Cromoterapia. Essa prática utiliza diferentes cores como tratamento para doenças, com o objetivo de reestabelecer energias. Incorreta.

    c) Quimioterapia. É um tratamento à base de medicamentos que destrói as células tumorais e impede que possam se espalhar pelo organismo. Não utiliza algum tipo de luz. Incorreta.

    d) Fotoimunoterapia. É a técnica que utiliza a luz (raios infravermelhos) e anticorpos (imunoterapia) para destruição de células cancerosas, mantendo as sadias. CORRETA.

    e) Terapia magnética. Esse é um tratamento natural, que utiliza de ímãs e alterações no campo magnético para melhoria do funcionamento do organismo. Normalmente é um tratamento preventivo. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.



  • O enunciado traz informações sobre uma nova técnica de destruição de tumores, utilizando raios de luz infravermelha através de injeções de anticorpos ligados a uma molécula IR700. Esses raios ativam e liberam uma substância que ataca o tumor. 

    Como informado na questão, se trata de uma NOVA técnica que injeta anticorpos (proteínas de defesa do organismo contra antígenos) que carregam a molécula IR700, e a partir do recebimento de raios infravermelhos, essa molécula é ativada. Interpretando a questão, essa técnica utiliza luz (foto) e inserção de componente imunológico (imunoterapia). Na fotoimunoterapia, o paciente recebe os anticorpos modificados HER2, EGFR ou PSMA e estão associados a molécula IR700 (a microbomba que irá destruir as células cancerosas). O paciente então recebe os raios infravermelhos que, ao chegarem na IR700, ativam e liberam uma substância que mata apenas o tumor, sem afetar as células saudáveis. (Novo experimento mata o câncer sem efeitos colaterais. 2014. https://www.onacional.com.br/saude,9/2020/05/01/novo-experimento-mata-o-cancer,51149. Acesso em janeiro de 2021).

    Com base nas etapas de desenvolvimento, o nome apropriado para a técnica descrita é:

    a) Radioterapia. Essa técnica utiliza radiação (não usa luz infravermelha) que atinge tanto células cancerosas quanto células normais. Incorreta.

    b) Cromoterapia. Essa prática utiliza diferentes cores como tratamento para doenças, com o objetivo de reestabelecer energias. Incorreta.

    c) Quimioterapia. É um tratamento à base de medicamentos que destrói as células tumorais e impede que possam se espalhar pelo organismo. Não utiliza algum tipo de luz. Incorreta.

    d) Fotoimunoterapia. É a técnica que utiliza a luz (raios infravermelhos) e anticorpos (imunoterapia) para destruição de células cancerosas, mantendo as sadias. CORRETA.

    e) Terapia magnética. Esse é um tratamento natural, que utiliza de ímãs e alterações no campo magnético para melhoria do funcionamento do organismo. Normalmente é um tratamento preventivo. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.

  • Letra D

    Embora a fotoimunoterapia seja um procedimento pouco conhecido, a interpretação permite a resolução da questão uma vez que os medicamentos são associados a anticorpos específicos (imunoterapia) e ativados pela radiação infravermelha (como se trata de luz, utiliza-se o radical foto).

  • falou em luz entao ja´pense em foto

  • refazendo essa questão que errei no enem 2020 e percebendo o quanto estava fácil. que depressão!

  • No texto falar, que o IR700 sozinho não vai nada, precisa da luz para ativá-lo

ID
5113204
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Ficha Individual de Notificação é o documento básico do Sistema de Informações sobre mortalidade.

II. Manter uma alimentação variada e equilibrada não ajuda na proteção contra o câncer.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5349916
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudo realizado pela pesquisadora Thaís Bremm Pluth e colaboradores teve como objetivo levantar dados sobre a relação entre a exposição aos agrotóxicos e o câncer, com foco em agricultores, população rural, aplicadores de agrotóxicos e trabalhadores rurais. Os resultados foram publicados no jornal científico Saúde em Debate com o título “Exposição a agrotóxicos e câncer: uma revisão integrativa da literatura” (v. 43, n. 122, p. 906-924, 2019. DOI: 10.1590/0103-1104201912220).

Sobre essa temática, verifica-se que:

Alternativas

ID
5397700
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) Catharanthus roseus (L.) G. Don, conhecida por vinca-de-madagascar é uma espécie vegetal herbácea amplamente estudada pela química de produtos naturais e medicina, de onde se pode observar a presença de substâncias como a vincristina e a vimblastina, quimioterápicos utilizados no tratamento contra o câncer. A vimblastina, mais especificamente, impede a formação de microtúbulos, no processo de multiplicação celular.
Sobre a relação quimioterápico/câncer/mitose, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
5459008
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Quase metade dos brasileiros tem muito medo de ter câncer. Mas, apesar da preocupação, 24% da população não faz exames preventivos. É o que diz a pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, que ouviu 1.500 pessoas em todo o país.”
(Fonte: http://g1.globo.com 22/10/2017)

A reportagem acima traz uma importante informação sobre o câncer, doença esta que se caracteriza pela reprodução desordenada e descontrolada de novas células por um processo de divisão celular que ocorre nas células somáticas. A respeito do tipo de divisão celular que acontece com as células cancerígenas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Aleluia!!

  • Questão fácil, da pra matar sabendo em quais células ocorrem os processos de divisão e as características principais.

    A) INCORRETA. Na mitose as duas células-filhas são geneticamente e idênticas possuem o mesmo número de cromossomos da célula-mãe

    B) CORRETA. Lembre-se de que um câncer é, basicamente, uma reprodução desordenada das células.

    C) INCORRETA. Meiose ocorre nas células sexuais, não nas células somáticas.

    D) INCORRETA. Meiose ocorre nas células sexuais, não nas células somáticas.

    E)INCORRETA. Na mitose as duas células-filhas são geneticamente e idênticas possuem o mesmo número de cromossomos da célula-mãe

  • 2022 e o CESPE mais capcioso que nunca!

  • Davi Sousa em 2020: "aleluia"

    Davi Sousa (foto de cachorrinho) em 2022: q horror, cespe!! (Q709858)

    Só têm dodói... lamentável kkkkkk


ID
5459062
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O câncer de pele continua o mais comum no Brasil. Mama? Próstata? Não. A maior probabilidade de você ter um tumor é na epiderme, ainda mais se veraneia no Sudeste ou no Sul.”
(Folha de São Paulo, 20/01/19)

Essa reportagem traz à tona um importante tecido do organismo humano, o tecido epitelial. A respeito da pele, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) Os melanocitos variam com a região do corpo

  • o gabarito correto é letra E

  • A - A organização anatômica não difere entre os grupos étnicos.

    B - A quantidade de melanócitos é determinante para a coloração do tecido epitelial, pois quanto mais melanócitos mais pigmentada é a pele.

    C - A epiderme é pouco irrigada por vasos sanguíneos, por isso ela serve de barreira protetora ao ataque de microrganismos. 

    D - A pele apresenta glândulas que podem ser classificadas como endócrinas e exócrinas, porém são representadas, respectivamente, pela hipófise e pelas glândulas salivares. As glândulas exócrinas liberam sua secreção em superfícies livres, enquanto as glândulas endócrinas eliminam sua secreção (hormônios) diretamente na corrente sanguínea e, diferentemente das exócrinas, não possuem ducto glandular.

    E - CORRETA.


ID
5587513
Banca
ECONRIO
Órgão
USS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alcaloides como a vimblastina e a vincristina apresentam atividade contra diversos tipos de câncer e são extraídos da planta Catharanthus roseus, popularmente conhecida como vinca. Essas substâncias exercem seus efeitos sobre as células cancerígenas, ligando-se às proteínas dos microtúbulos e impedindo sua associação com outras moléculas iguais.


A interação dos alcaloides da vinca com as proteínas dos microtúbulos leva à morte das células pela interrupção do seguinte processo metabólico:

Alternativas
Comentários
  • O texto diz que os alcaloides ligam-se as proteínas dos microtúbulos. O gabarito é a B pois o citoesqueleto é formado por microtúbulos. Ou seja, a ligação dos alcaloides com as proteinas dos microtubulos interrompem a polimerização do citoesqueleto, o qual é responsavel por dar a sustentação das células. Nesse sentido, sem está sustentação a célula irá morrer.