SóProvas



Questões de Técnicas de Auditoria Assistida por Computador – TAAC


ID
408445
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação, refere-se a Técnica de Auditoria denominada

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a IN 01/2001 SFCI

    II.Análise Documental - exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.
     
    V.Exame dos Registros verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de  forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formaIV.Confirmação Externa verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados. 

    VII.Inspeção Física - exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à  segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis.  

    VIII.Observação das Atividades e Condições verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação. Os elementos da observação são: a) a identificação da  atividade específica a ser observada; b) observação da sua execução; c) comparação do comportamento observado com os padrões; e d) avaliação e conclusão.  
  • Quando vi o termo "flagrante", pensei: algo que é pego no momento em que ocorre.

    Portanto, pra pegar no exato momento do fato gerador, só faz sentido ser a Observação.

  • parabens vc venceu rapha.


ID
639829
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O uso de Técnicas de Auditoria Assistida por Computador – TAAC – pode ser útil quando o Auditor decidemodificar a extensão do teste emresposta aos riscos de distorção relevante devido a fraude em uma auditoria das Demonstrações Contábeis?

Alternativas
Comentários
  • Gaba: item "a". Vejamos:

    NBC TA 240 – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO A FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    Procedimentos de auditoria em resposta aos riscos de distorção relevante decorrente de fraude no nível das afirmações (ver item 30)
     
    A37. As respostas do auditor para enfrentar os riscos avaliados de distorção relevante decorrente de fraude no nível das afirmações podem incluir mudar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria das seguintes maneiras:
    ... A extensão dos procedimentos aplicados reflete a avaliação dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude. Por exemplo, pode ser apropriado aumentar o tamanho das amostras ou executar procedimentos analíticos em nível mais detalhado. Técnicas de auditoria assistidas por computador podem permitir testes mais extensos de arquivos eletrônicos de operações e contas. Tais técnicas podem ser usadas para selecionar amostras de transações a partir de arquivos eletrônicos principais, classificar transações com características específicas ou testar uma população inteira ao invés de uma amostra.
  • A resposta também se encontra em outra Norma:

    NBC TA 330 item A16. O uso de técnicas de auditoria assistida por computador (TAAC) pode permitir um teste mais amplo das transações eletrônicas e arquivos de contas, que podem ser úteis quando o auditor decide modificar a extensão do teste, por exemplo, na resposta aos riscos de distorção relevante devido a fraude. Essas técnicas podem ser usadas para selecionar transações de amostra de arquivos eletrônicos-chave, selecionar transações com características específicas ou examinar a população inteira ao invés de uma amostra.


ID
815080
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de auditoria prenunciativa.

Alternativas
Comentários
  •                  A revisão analítica, de acordo com a profundidade dos exames: é uma das metodologias para a qual emprega-se o conceito de Auditoria Prenunciativa, segundo o qual auditar é administrar o risco. Opera-se com trilhas de auditoria mais curtas, para obter razoável certeza quanto à fidedignidade das informações.
                     Esse forma de auditoria também é muito confundida com a auditoria geral por ser minuciosa, porém ela pode ser geral, parcial ou limitada. (Magalhães, 2001)
  • Gabarito B

     a) Corresponde a uma modalidade de testes substantivos de elementos econômico- financeiros executados por meio de análise e comparação do relacionamento entre eles. REVISÃO ANALÍTICA

     b) Técnica em que o auditor procura prever o montante de um saldo, partindo de relacionamentos já conhecidos ou determináveis e consideradas as variantes do exercício em exame em relação às do ano anterior. AUDITORIA PRENUNCIATIVA

     c) Técnica de auditoria destinada a obter competente e razoável evidência da validade e propriedade do tratamento contábil das transações e saldos. TESTES SUBSTANTIVOS

     d) Proporciona segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo executados na forma prescrita. TESTES DE CONTROLE

    Curta minha página do Facebook e Instagram:

    https://www.facebook.om/serfiscaloficial

    https://www.instagram.com/serfiscaloficial

    Bons estudos!


ID
1123324
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Técnica de Auditoria denominada Exame da Documentação Original é um procedimento voltado para a comprovação das transações que, por exigências legais, comerciais ou de controle, são evidenciadas por documentos comprobatórios dessas transações. Assim, o exame realizado pelo auditor sobre tais documentos deve atender às seguintes condições, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra A está errada.

    Além das outras três, acrescento o:

    Registro – comprovação de que o registro das operações é adequado em função da documentação examinada e está refletida contabilmente em contas apropriadas.  

  • O Exame da Documentação Original tem a finalidade verificar a comprovação de transações e inclui documentos como: faturas de compras e vendas, certificados de garantia, requisições e pedidos de compras.

    Lembre-se que o enunciado pede o item que está em desacordo com as práticas vigentes.

    Vejamos as alternativas:

    A) Inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.
    Certo. A inspeção é outra técnica de auditoria e não uma característica que deve ser levada em consideração no Exame da Documentação Original.

    B) Autenticidade – constatação de que a documentação seja fidedigna e merecedora de crédito.
    Errado. A autenticidade serve para verificar a fidelidade da documentação.

    C) Aprovação – verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada.
    Errado. A aprovação serve para verificar se a transação e a documentação foram aprovadas por pessoas adequadas e responsáveis.

    D) Normalidade – constatação de que a transação se refere a operação normal e de acordo com os objetivos da empresa.
    Errado. A normalidade serve para verificar se a transação feita está de acordo com a atividade da empresa.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
1146958
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Dentre as técnicas de auditoria, aquela que consiste no procedimento utilizado pelo auditor para confirmar, por meio de carta, bens de propriedade da empresa em poder de terceiros, direitos a receber e obrigações, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Técnicas de Auditoria: 

    I. Indagação Escrita ou Oral - uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações. 

    II. Análise Documental - exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos. 

    III. Conferência de Cálculos - revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados. 

    IV. Confirmação Externa ou Circularização – verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados. 

    V. Exame dos Registros – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas. 

    VI. Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência. 

    VII. Inspeção Física - exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis. 

    VIII. Observação das Atividades e Condições – verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação. Os elementos da observação são: a) a identificação da atividade específica a ser observada; b) observação da sua execução; c) comparação do comportamento observado com os padrões; e d) avaliação e conclusão. 

    IX. Corte das Operações ou “Cut-Off” - corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento. Representa a “fotografia” do momento-chave de um processo. 

    X. Rastreamento - investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.


  • NBC TA 500 - Evidência de auditoria


    Confirmação externa

    A18. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis. Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e, em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita. Ver NBC TA 505 para orientação adicional. 


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!.


ID
2202664
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As técnicas de auditoria têm finalidade específica e é importante que sejam aplicadas corretamente para evitar técnicas inadequadas e execução de exames desnecessários. Sendo assim, a técnica básica denominada Rastreamento é aplicada para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Indagação Escrita ou Oral - uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações

    B) Exame dos Registros – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas

    C) Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas Esta técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência

    D) Inspeção Física - exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente, daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis e especificação técnica. A evidência é coletada sobre itens tangíveis

    E) CERTO: Rastreamento - investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.

    Fonte: INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001
    bons estudos


ID
3187372
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As Técnicas de Auditoria Assistida por Computador (TAACs) podem ser usadas em testes de conformidade, para verificar o grau de aderência dos controles às determinações específicas de um Tribunal de Justiça, por meio de operações como

Alternativas
Comentários
  • GAB "B"

    Integrated Test Facility (ITF), em que o auditor insere um subsistema com um conjunto de testes contendo dados fictícios que podem aparecer em transações normais, dentro do sistema principal, junto com os dados reais de outros segmentos da organização, gerando relatórios em separado, específicos para análise do auditor.

  • A- Assertiva descreve a “simulação paralela”.

    B – Certo.

    C – Assertiva descreve a abordagem “dados de teste”. ACL é um software genérico de auditoria.

    D – Assertiva descreve um processo de auditoria contínua. A simulação paralela é descrita na letra A.

    E – Risco de detecção não é um método de TAAC. Entretanto, vamos esclarecer qual a ideia que a assertiva construiu. Uma fração de 0,1% de uma conta distorcida certamente não seria percebido em uma amostragem, de modo que não seriam capturadas distorções decorrentes dessa grandeza. Entretanto, com o uso de TAACS poderia ser detectada essa distorção já que é possível examinar 100% da população, sem recorrer à amostragem. Se estivéssemos tratando de uma distorção hipotética no caixa da Apple®, por exemplo, que já esteve na cifra de US$ 100 BI (apenas dinheiro em Caixa!), uma pequena distorção relativa de 0,1% importa no montante de US$ 100 MI. Assim, 0,1% é pouco, mas na Apple representa 100 MI, que é uma quantia considerável, embora pequeno relativamente. 

    Arthur Leone - Direção concursos

  • A- Assertiva descreve a “simulação paralela”.

    B – Certo.

    C – Assertiva descreve a abordagem “dados de teste”. ACL é um software genérico de auditoria

    D – Assertiva descreve um processo de auditoria contínua. A simulação paralela é descrita na letra A.

    E – Risco de detecção não é um método de TAAC. Entretanto, vamos esclarecer qual a ideia que a assertiva construiu. Uma fração de 0,1% de uma conta distorcida certamente não seria percebido em uma amostragem, de modo que não seriam capturadas distorções decorrentes dessa grandeza. Entretanto, com o uso de TAACS poderia ser detectada essa distorção já que é possível examinar 100% da população, sem recorrer à amostragem. Se estivéssemos tratando de uma distorção hipotética no caixa da Apple®, por exemplo, que já esteve na cifra de US$ 100 BI (apenas dinheiro em Caixa!), uma pequena distorção relativa de 0,1% importa no montante de US$ 100 MI. Assim, 0,1% é pouco, mas na Apple representa 100 MI, que é uma quantia considerável, embora pequeno relativamente.