SóProvas



Questões de O Direito Notarial e o Direito Registral: Conceitos e Distinções


ID
2952649
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Em relação à administração e gestão de cartórios, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B)

    Lei 8.935/94.

    Das Disposições Gerais

    Art. 41. Incumbe aos notários e aos oficiais de registro praticar, independentemente de autorização, todos os atos previstos em lei necessários à organização e execução dos serviços, podendo, ainda, adotar sistemas de computação, microfilmagem, disco ótico e outros meios de reprodução.

  • A questão em análise requer que o candidato identifique e assinale a assertiva INCORRETA.

    A) Correta. Art. 4º Os serviços notariais e de registro serão prestados, de modo eficiente e adequado, em dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, atendidas as peculiaridades locais, em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento de livros e documentos.


    B) Incorreta. De acordo com artigo 41 da Lei 8.935/1994, os atos praticados pelos delegatários, independe de autorização da Corregedoria Geral da Justiça,  no que tange à organização e execução dos serviços, a saber:
    Art. 41. Incumbe aos notários e aos oficiais de registro praticar, independentemente de autorização, todos os atos previstos em lei necessários à organização e execução dos serviços, podendo, ainda, adotar sistemas de computação, microfilmagem, disco ótico e outros meios de reprodução.


    C) Correta. Art. 21. O gerenciamento administrativo e financeiro dos serviços notariais e de registro é da responsabilidade exclusiva do respectivo titular, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, investimento e pessoal, cabendo-lhe estabelecer normas, condições e obrigações relativas à atribuição de funções e de remuneração de seus prepostos de modo a obter a melhor qualidade na prestação dos serviços.


    D) Correta.  O delegatário possui plena liberdade para executar e organizar o serviço no âmbito da sua serventia.  Art. 41. Incumbe aos notários e aos oficiais de registro praticar, independentemente de autorização, todos os atos previstos em lei necessários à organização e execução dos serviços, podendo, ainda, adotar sistemas de computação, microfilmagem, disco ótico e outros meios de reprodução.


    E)  Correta. Art. 1º Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA B.

  • Complementando a resposta do colega:

    a) CORRETA, segundo a redação literal do art. 4ª, caput, da Lei 8935/94.

    b) INCORRETA. O art. 41 não fala em autorização da Corregedoria Geral de Justiça, privilegiando a independência funcional dos notários e registradores.

    c) CORRETA, conforme lição do art. 21, L. 8935/94.

    d) CORRETA, de acordo com o raciocínio de risco do oficial em relação à atividade notarial e registral.

    e) CORRETA, e estampada na literalidade do art. 1º da Lei 8935/94.

  • pegadinha


ID
2952667
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Quanto à Ordem do Serviço nos Registros Públicos, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    lei 6015

    C) Art. 8º O serviço começará e terminará às mesmas horas em todos os dias úteis.

    B) Parágrafo único. O registro civil de pessoas naturais funcionará todos os dias, sem exceção.

    A) Art. 12. Nenhuma exigência fiscal, ou dúvida, obstará a apresentação de um título e o seu lançamento do Protocolo com o respectivo número de ordem, nos casos em que da precedência decorra prioridade de direitos para o apresentante.

    D)Parágrafo único. Independem de apontamento no Protocolo os títulos apresentados apenas para exame e cálculo dos respectivos emolumentos.

    E) Art. 14. Pelos atos que praticarem, em descorrência desta Lei, os Oficiais do Registro terão direito, a título de remuneração, aos emolumentos fixados nos Regimentos de Custas do Distrito Federal, dos Estados e dos Territórios, os quais serão pagos, pelo interessado que os requerer, no ato de requerimento ou no da apresentação do título.

  • A questão em análise requer que o candidato identifique e assinale a assertiva CORRETA.

    A) Incorreta. Somente as exigências fiscais, ou dúvidas, obstarão a apresentação de um título e o seu lançamento do Protocolo com o respectivo número de ordem.

    O examinador apenas trocou o termo, onde está o "Somente" o correto é "Nenhuma". Embora mude todo sentido da afirmativa, o restante da frase está em consonância com o Art. 12. "  Nenhuma exigência fiscal, ou dúvida, obstará a apresentação de um título e o seu lançamento do Protocolo com o respectivo número de ordem, nos casos em que da precedência decorra prioridade de direitos para o apresentante.'" 


    B) Incorreta. O registro civil de pessoas naturais funcionará todos os dias, exceto nos feriados nacionais.

    O registro civil de pessoas naturais funcionará todos os dias, inclusive nos feriados nacionais, nos termos do artigo 8º, Parágrafo único. "O registro civil de pessoas naturais funcionará todos os dias, sem exceção".


    C) Correta. Art. 8º O serviço começará e terminará às mesmas horas em todos os dias úteis.


    D) Incorreta. Devem ser apontados no Protocolo os títulos apresentados para exame e cálculo dos respectivos emolumentos.

    Ao contrário do disposto na assertiva, "Independem de apontamento no Protocolo os títulos apresentados apenas para exame e cálculo dos respectivos emolumentos.", conforme aponta o Art. 8º parágrafo único, da Lei 6.015/73.


    E)  Incorreta. Pelos atos que praticarem, os Oficiais do Registro terão direito, a título de remuneração, aos emolumentos fixados nos Regimentos de Custas dos Estados, os quais serão pagos, pelo interessado que os requerer, na devolução do título registrado.

    O erro da assertiva reside no apontamento diverso do momento do pagamento do emolumentos pelo usuário - "na devolução do título registrado", sendo que o correto, de acordo com artigo 14, é "no ato de requerimento ou no da apresentação do título"
     Art. 14. Pelos atos que praticarem, em decorrência desta Lei, os Oficiais do Registro terão direito, a título de remuneração, aos emolumentos fixados nos Regimentos de Custas do Distrito Federal, dos Estados e dos Territórios, os quais serão pagos, pelo interessado que os requerer, no ato de requerimento ou no da apresentação do título. 


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA C.


  • b) Art. 8º O serviço começará e terminará às mesmas horas em todos os dias úteis.

    Parágrafo único. O registro civil de pessoas naturais funcionará todos os dias, sem exceção.

    A lei não definiu um horário fixo de funcionamento das serventias. O horário não é uniforme em todo o País, devendo ser estabelecido pelo Oficial ou Tabelião, mediante autorização do Juiz Corregedor ou por lei estadual, atendidas as peculiaridades locais.


ID
4099543
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Entende-se por prenotação, no contexto do direito registrário,

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por prenotação, no contexto do direito registrário, a imediata anotação realizada pelo Oficial, referente ao documento que lhe foi apresentado para registro ou averbação.

  • LEI 6015:

    Do Processo do Registro

    Art. 182 - Todos os títulos tomarão, no Protocolo, o número de ordem que lhes competir em razão da seqüência rigorosa de sua apresentação.                

    Art. 183 - Reproduzir-se-á, em cada título, o número de ordem respectivo e a data de sua prenotação.                   

  • A  prenotação nada mais é do que a própria anotação ou registro, realizado de forma prévia e provisória. No ambiente cartorário, essa anotação é realizada pelo Oficial, em título ou documento, apresentado como registro ou averbação. A partir desse documento prévio é possível ter, de forma legítima, a garantia da prioridade ou preferência em favor do apresentante.Vale salientar que este documento tem prazo de 30 dias,com  base nos termos do art. 188 da Lei 6.015/73. Correta:alternativa A

  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre importante instituto do direito registral imobiliário que é a prenotação. 
    O artigo 186 da Lei 6015/1973 define que o número de ordem determinará a prioridade do título, e esta a preferência dos direitos reais, ainda que apresentados pela mesma pessoa mais de um título simultaneamente.


    Portanto, tendo em vista a primazia do princípio da prioridade, o oficial de registro de imóveis ao receber um título deverá imediatamente anotar sua entrada para que após a qualificação seja realizada o registro ou a averbação. 
    A resposta correta está prevista na letra A. 


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.

ID
5562607
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

De acordo com o Código de Normas, são considerados erros, inexatidões materiais e irregularidades, exclusivamente: 

Alternativas
Comentários
  • CN de SP 54.1. São considerados erros, inexatidões materiais e irregularidades, exclusivamente:

    a) omissões e erros cometidos na transposição de dados constantes dos documentos exibidos para lavratura do ato notarial, desde que arquivados na serventia, em papel, microfilme ou documento eletrônico;

    b) erros de cálculo matemático;

    c) omissões e erros referentes à descrição e à caracterização de bens individuados no ato notarial;

    d) omissões e erros relativos aos dados de qualificação pessoal das partes e das demais pessoas que compareceram ao ato notarial, se provados por documentos oficiais.

    1 55. Os erros, as inexatidões materiais e as irregularidades, quando insuscetíveis de saneamento mediante ata retificativa, podem ser remediados por meio de escritura de retificação-ratificação, que deve ser assinada pelas partes e pelos demais comparecentes do ato rerratificado e subscrita pelo Tabelião de Notas ou pelo substituto legal.

  • estranho, parece que o enunciado errou a restringir a situação para uma unica alternativa.

    segue o baile

    CN Goias

    Art. 358. São considerados erros, inexatidões materiais e irregularidades, exclusivamente: I – omissões e erros cometidos na transposição de dados constantes dos documentos exibidos para lavratura do ato notarial, desde que arquivados na serventia em meio físico ou eletrônico; II – erros de cálculo matemático; III – omissões e erros referentes à descrição e à caracterização de bens individuados no ato notarial; IV – omissões e erros relativos aos dados de qualificação pessoal das partes e das demais pessoas que compareceram ao ato notarial, se provados por documentos oficiais.