SóProvas



Questões de Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União


ID
2554234
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Em um processo licitatório para contratação de um serviço, de acordo com o Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União, considere os documentos a seguir.


I - ART’s dos responsáveis técnicos pela obra, registrada no CREA do estado onde se localiza o empreendimento.

II - Ordem de Serviço da Administração, autorizando o início dos trabalhos.

III - Certidão de Acervo Técnico (CAT) emitida pelo CREA, atestando que a empresa já prestou serviço para a Administração Pública.


Quais devem ser apresentados, após as etapas de habilitação e assinatura do contrato, para que a empresa vencedora possa iniciar a execução dos serviços?

Alternativas
Comentários
  • A III é na fase de habilitaçao 


ID
2554237
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

As alternativas abaixo apresentam irregularidades em processos licitatórios e na execução de seus contratos de acordo com o Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União. EXCETO uma delas. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a lei 8.666/93, a contratação de serviços deve ser feita através de uma das modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços ou convite, conforme o valor orçado para o serviço. Isso consta no artigo 23 da referida lei. 

     

     

  • B e C tem disposicao na 8666 que autoriza...


ID
2765293
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas a respeito das questões que devem ser observadas durante a fiscalização de instalações elétricas e telefônicas, de acordo com o Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União:

I. A liberação da utilização dos materiais e equipamentos entregues na obra, após comprovar que as características e qualidade satisfazem às recomendações contidas nas especificações técnicas e no projeto.
II. A obediência às instruções contidas no projeto e especicações durante a execução dos serviços.
III. A conformidade dos componentes e instalações com as exigências das respectivas normas e práticas, inspecionando-os visualmente e submetendo-os aos diversos testes antes da instalação ser efetuada. Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas

ID
5045281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de conceitos referentes à fiscalização de obras e serviços.


O recebimento definitivo tem como principal objetivo permitir que profissionais não envolvidos diretamente na fiscalização façam uma avaliação final independente a respeito da viabilidade do recebimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "O principal objetivo do recebimento definitivo é propiciar que profissionais não envolvidos diretamente na fiscalização façam uma avaliação final independente quanto à integralidade do objeto. Caso existam vícios em sua execução, o responsável pelo recebimento deverá apresentar relação detalhada das desconformidades encontradas e fixar prazo para a correção, bem como acompanhar se as medidas corretivas indicadas foram realizadas."

    Fonte: Cartilha do TCU

  • eles deveriam separar o que não é questão da LEI......

  • eles deveriam separar o que não é questão da LEI......

  • A questão demanda conhecimento acerca do recebimento do objeto de contrato administrativo de obra pública ou serviço.

    O recebimento de obras ou serviços se dá em duas etapas: i) o recebimento provisório que é realizado pelo fiscal ou pela equipe de fiscalização do contrato; ii) o recebimento definitivo que é realizado por servidor designado por autoridade competente especificamente para o recebimento do objeto.

    Nesse sentido, determina o artigo 73, I, da Lei nº 8.666/1993 o seguinte:

    Art. 73.  Executado o contrato, o seu objeto será recebido:

    I - em se tratando de obras e serviços:

    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;

    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei.

    Na mesma linha, o artigo 140 da nova lei de licitações e contratos públicos determina o que se segue:

    Art. 140. O objeto do contrato será recebido:

    I - em se tratando de obras e serviços:

    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo detalhado, quando verificado o cumprimento das exigências de caráter técnico;

    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo detalhado que comprove o atendimento das exigências contratuais.

    O recebimento definitivo, então, visa a permitir que agentes públicos que não participaram da fiscalização da execução do contrato avaliam se o objeto entregue pelo contratado atende as especificações do contrato e pode ser recebido.

    A afirmativa da questão reproduz termos de Acordão nº 134/2017 do Plenário do Tribunal de Contas da União em que se afirma o seguinte:

    Registra-se que o recebimento do objeto contratado não se trata de etapa meramente formal para a conclusão do contrato, como se depreende da importância conferida pela legislação ao definir duas etapas: provisória e definitiva. O principal objetivo do recebimento definitivo é propiciar que profissionais não envolvidos diretamente na fiscalização façam uma avaliação final independente a respeito da viabilidade do recebimento e adequação do objeto entregue pelo contratado.  

    Concluímos, então, que é correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: certo. 

  • C

    A questão deve ser respondida com base no Manual de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, que assim dispõe:

    "Recebimento definitivo é o termo circunstanciado firmado por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, juntamente como o contratado, que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, declarando que recebe em definitivo a obra e ou serviço, após vistoria ou período de observação, cujo prazo não poderá ser superior a 90 dias do recebimento do termo provisório, exceto em casos excepcionais, devidamente justificados, liberando a empresa, em virtude de o objeto ter atendido ao previsto no contrato e o serviço ter sido executado corretamente.

    O principal objetivo do recebimento definitivo é propiciar que profissionais não envolvidos diretamente na fiscalização façam uma avaliação final independente quanto à integralidade do objeto. Caso existam vícios em sua execução, o responsável pelo recebimento deverá apresentar relação detalhada das desconformidades encontradas e fixar prazo para a correção, bem como acompanhar se as medidas corretivas indicadas foram realizadas."

    Portanto, a questão está em consonância com o que dispõe o Manual de Obras Públicas e Serviços de Engenharia.


ID
5076520
Banca
Prefeitura de Ipira - SC
Órgão
Prefeitura de Ipira - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Segundo o Manual de Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas – TCU, “são irregularidades concernentes às medições e aos pagamentos, entre outros”:

I. Pagamento de serviços parcialmente executados, mas efetivamente pagos em sua integralidade.
II. Pagamento de serviços executados, porém não aprovados pela fiscalização.
III. Falta de comprovação e conferência pela fiscalização dos serviços executados.
IV. Divergências entre as medições atestadas e os valores efetivamente pagos.
V. Medições e pagamentos executados com critérios divergentes dos estipulados no edital de licitação e contrato.
VI. Inconsistências e incoerências nos relatórios de fiscalização. VII. Superfaturamento.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Cartilha Obras Públicas – Recomendações Básicas para Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas (TCU)

    9.4 Irregularidades concernentes às medições e aos pagamentos Com relação às medições e pagamentos, apresentam-se como exemplos de irregularidades:

    • pagamento de serviços não efetivamente executados;

    • pagamento de serviços executados, porém não aprovados pela fiscalização;

    • falta de comprovação e conferência pela fiscalização dos serviços executados;

    • divergências entre as medições atestadas e os valores efetivamente pagos;

    • medições e pagamentos executados com critérios divergentes dos estipulados no edital de licitação e contrato;

    • inconsistências e incoerências nos relatórios de fiscalização;

    • superfaturamento.