Referida assertiva se origina na forma de apresentação do Diagrama Ladder, o qual utiliza lógica de relé, com contatos (ou chaves) e bobinas e compõe-se de vários circuitos dispostos horizontalmente, com a bobina na extremidade direita, alimentados por duas barras verticais laterais.
Cada uma das linhas horizontais é uma sentença lógica onde os contatos são as entradas das sentenças, as bobinas são as saídas e a associação dos contatos é a lógica. Na simbologia, cada operando, assim entendido contato e bobina, é identificado com um endereço de memória à qual se associa o CLP.
O estado de cada operando é representado em um bit correspondente na memória imagem, ou seja, bit terá nível 1 se o operando estiver acionado e 0 se não estiver. Os contatos definidos como entrada se acionam enquanto seu par de terminais no módulo de entrada é acionado, se fechando se forem NA e abrindo se forem NF.
Esse fluxo justifica a assertiva correta (E), complementando ainda que a energização do relê requer continuidade elétrica estabelecida por uma corrente elétrica.
Ismar Moreira - 19596-0, CEP/ETB.