SóProvas



Questões de Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água


ID
755767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo aos conceitos de lixo e resíduos sólidos.


Resíduo sólido é todo material sólido ou semissólido indesejável que necessita ser removido, em virtude de ter sido considerado inútil por quem o descartou, para qualquer recipiente destinado a esse procedimento.

Alternativas
Comentários
  • “Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.” (NBR10004:2004)


    Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos  das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Exemplos: aqueles gerados na sua residência e que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coleta da sua cidade e também a sobra de varrição de praças e locais públicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda.


ID
755770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo aos conceitos de lixo e resíduos sólidos.


Define-se lixo como todo o resto das atividades humanas considerado inútil, indesejável ou descartável por quem o gera e cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou nos corpos de água ou exijam, para o seu descarte, soluções técnica e economicamente inviáveis, considerando-se a melhor tecnologia disponível.

Alternativas
Comentários
  • Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

    Lixo Domiciliar Urbano: É constituído pelo lixo das casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos e etc. Esse lixo normalmente é encaminhado para aterros sanitários.

    Lixo Industrial: É o lixo produzido pelas indústrias que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, e, por isso, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.

    Lixo Hospitalar: É o lixo produzido pelos hospitais e clínicas médicas e odontológicas. pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, dve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.

    Lixo Agrícola: É o esterco e o fertilizante.

    Lixo Tecnológico: São as TVs, rádios, aparelhos eletrônicos em geral, pilhas e bacteriais.

  • Não entendi a parte: soluções técnica e economicamente inviáveis, por que do inviavel?

  • Define-se lixo como todo o resto das atividades humanas considerado inútil, indesejável ou descartável por quem o gera e cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou nos corpos de água ou exijam, para o seu descarte, soluções técnica e economicamente inviáveis, considerando-se a melhor tecnologia disponível.

    Esse "inviáveis" tá no texto mas não faz sentido!

  • Art. 3º Lei 12305

    XVI - resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em

    sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou

    semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível;

  • A 12.305 não fala em "lixo", mas, sim, em "resíduos sólidos.


ID
755773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca da classificação de resíduos sólidos, julgue o  item  que se segue.


Resíduos que podem apresentar características de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água, com possibilidade de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente, são classificados como resíduos da classe II A.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e.

    Consoante NBR 10004/2004, resíduos classe II, não perigosos. Portanto, são incapazes de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente.

  • Gabarito: ERRADO

    São classificados como classe II

  • residuos sólidos

    Resíduos classe I – Perigosos: Aqueles que apresentam periculosidade, conforme definido em 3.2 (risco à saúde pública ou risco ao meio ambiente), ou uma das características de: inflamabilidade corrosividade reatividade toxicidade patogenicidade ou constem nos anexos A ou B.

     

    Resíduos classe II A – Não inertes:  Aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I – Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes. Os resíduos classe II A – Não Inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

     

    Resíduos classe II B – Inertes: Quaisquer resíduos que não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G.


ID
755788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o  próximo  item , relativo  às diretrizes que orientam a elaboração do diagnóstico do plano de saneamento básico.


O plano de saneamento básico deverá conter o diagnóstico integrado da situação local quanto a abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 59 das "Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico" -  DECRETO Nº 7.217, DE 21 DE JUNHO DE 2010.

    § 2o O diagnóstico deve abranger o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o manejo de resíduos sólidos e o manejo de águas pluviais, ou ser específico para cada serviço. 

    § 3o No diagnóstico, poderão ser aproveitados os estudos que informam os planos de saneamento básico elaborados por outros entes da Federação. 

    § 4o Os estudos relativos à fase de diagnóstico são públicos e de acesso a todos, independentemente de demonstração de interesse, devendo ser publicados em sua íntegra na internet pelo período de, pelo menos, quarenta e oito meses. 


ID
755794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Com relação ao diagnóstico de um sistema de abastecimento de água para consumo humano de um plano municipal de saneamento,julgue o  item a seguir.


Entre os fatores que devem ser considerados no diagnóstico, incluem-se os problemas gerados pela intermitência do abastecimento, a falta de pressão do sistema e a relação entre a evolução populacional e o número de problemas ocorridos.

Alternativas

ID
755797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Com relação ao diagnóstico de um sistema de abastecimento de água para consumo humano de um plano municipal de saneamento,julgue o  item a seguir.


O manancial não constitui fator primordial na etapa de planejamento, visto que a qualidade da água oriunda dessa fonte, mais especificamente do manancial de captação, não interfere na definição da tecnologia a ser adotada em sistema de abastecimento de água.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A escolha do manancial é importantíssima no planejamento do sistema de abastecimento pois esse influenciará diretamente as características do tipo de tratamento da água captada que serão adotadas.

  • Na implantação de um sistema de abastecimento de água, a escolha do manancial constitui-se na decisão mais importante. Para sua seleção, deve-se considerar todos os mananciais que apresentem condições sanitárias satisfatórias e que, isolados ou agrupados, tenham vazão suficiente para atender à demanda máxima prevista para o alcance do plano. Portanto, essa seleção deve ser realizada mediante estudos técnicos, econômicos e ambientais, comparando-se as diversas alternativas viáveis (Tsutyia)


ID
755800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito do aproveitamento e do destino final do lodo gerado nas estações de tratamento de esgotos (ETEs), julgue o  item  a seguir.


O tipo de condicionamento do lodo e as dosagens dependem fundamentalmente do estado em que o lodo é gerado, principalmente seu grau de mineralização, sendo que lodos pouco mineralizados são de desidratação mais fácil.

Alternativas
Comentários
  • O tipo de condicionamento do lodo e as dosagens dependem fundamentalmente do estado em que o lodo é gerado, principalmente seu grau de mineralização, sendo que lodos pouco mineralizados são de desidratação mais difícil.

     

    quanto mais minerais no lodo, mais facil de desidratar. 


ID
755803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito do aproveitamento e do destino final do lodo gerado nas estações de tratamento de esgotos (ETEs), julgue o  item  a seguir.


Os leitos de secagem de lodo são estruturas compostas de tijolos refratários, dispostos dois a dois, cujas juntas são preenchidas com areia grossa. Sob os tijolos, são dispostas camadas de areia grossa e britas de diversas granulometrias — mais finas nas primeiras camadas e mais grossas em direção ao fundo — e uma laje impermeável, de onde o líquido que infiltra é drenado e retorna à entrada da ETE. Nesse sistema, prevalece a ação microbiológica na retirada da água do lodo.

Alternativas
Comentários
  • A retirada da água se dá por evaporação e percolação. Confesso que o resto nao sei dizer se está correto...

  • "de tijolos refratários", também está errado. tijolo refratário é caro.


    "Os leitos de secagem de lodo são estruturas compostas de tijolos, dispostos dois a dois e com juntas preenchidas com areia grossa. Sob os tijolos, são dispostas camadas de areia grossa e britas de granulometrias crescentes em direção ao fundo, uma laje impermeável de onde o líquido que infiltra é drenado e retornado à entrada da ETE. O lodo é disposto sobre os tijolos, secando por infiltração de água no leito e por evaporação ao sol"


    https://docslide.com.br/documents/apostila-tratamento-de-esgotos.html


ID
2313658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o item subsequente, que versa sobre usos e qualidade da água.


O abastecimento urbano é uma forma não consuntiva de uso de recursos hídricos, porque a água consumida retorna ao meio ambiente sob a forma de esgotos sanitários.

Alternativas
Comentários
  • errada. É sim consuntiva

     

    mas o que é consuntivo? É o uso que vai, muito provavelmente, alterar as qualidades químicas, físicas ou biológicas da água e como consequência reduzir a sua disponibilidade para os diversos fins. Em regra, os usos consultivos são passíveis de outorga

     

    são exemplos de usos consultivos: irrigação de culturas, obras hidráulicas, abastacimento público de água (seja de água subterrânea ou de mananciais superficiais), lançamento de efluentes (tratados ou não) em corpos hídricos...

     

    são exemplos de uso não consultivo: recreação (andar de barco, nadar), dessedentação de animais, pequenas instalações consideradas de baixíssimos impactos na disponibilidade da água e etc.


ID
2313721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca dos sistemas urbanos de abastecimento de água, julgue o item que se segue.


Os reservatórios de distribuição de água, os quais podem ser enterrados, semienterrados, apoiados ou elevados, são unidades destinadas a compensar as variações horárias de vazão e manter uma pressão mínima ou constante na rede de distribuição.

Alternativas

ID
2313724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca dos sistemas urbanos de abastecimento de água, julgue o item que se segue.


Os medidores Parshall são medidores de regime crítico que, por meio de estrangulamento e ressaltos, estabelecem relação entre a vazão do fluxo e a lâmina d’água em uma seção vertical a montante.

Alternativas

ID
2313727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca dos sistemas urbanos de abastecimento de água, julgue o item que se segue.


A rede de distribuição de água para consumo humano deve ser operada com pressão negativa em toda sua extensão e deve funcionar como conduto livre.

Alternativas
Comentários
  • A Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, que rege a potabilidade da água, no Capítulo IV informa o seguinte:

    Art. 25º. A rede de distribuição de água para consumo humano deve ser operada sempre com pressão positiva em toda sua extensão;

  • Errado!

    A pressão deve ser positiva, por alguns fatores:

    • haver possibilidade de inversão do sentido de circulação da água;
    • ser possível a superação de aclives no trajeto da água (exemplo: prédios, ruas mais altas, etc)
    • evitar a entrada de contaminantes externos.

    As pressões positivas recomendadas são:

    • estática: 50 mca;
    • dinâmica: 15 mca.

ID
2313730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca dos sistemas urbanos de abastecimento de água, julgue o item que se segue.


Para realizar o dimensionamento dos blocos de ancoragem projetados para resistir aos esforços sobre eles aplicados, é necessário obter informações sobre a tensão máxima admissível pelo solo, o ângulo de atrito interno do solo e o peso específico do solo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Os dados necessários para o cálculo dos blocos de ancoragem são:

    Tensão máxima admissível na parede lateral da vala
    Coesão
    Ângulo de atrito interno do solo
    Tensão máxima admissível pelo solo na vertical
    Peso específico do solo
    Concreto
    Atrito concreto- solo


ID
2313733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.



O escoamento hidráulico da rede pública de esgotos é otimizado mediante o lançamento de efluentes industriais na rede.

Alternativas
Comentários
  • errada

     

    otimizar escoamento de esgoto é uma coisa muito relativa. Há um leque de possibilidade para fazer isso. A questão erra ao afirmar que lançando efluentes industriais na rede haverá otimização

     

    efluentes industriais podem possuir características diferentes da maioria do esgoto produzido. Essa maioria é de origem culinária, fecal, urinária e ensaboada. Já o esgoto industrial, pode possuir  químicos específicos como POPs - Produtos Orgânicos Pesistentes -, alta concetração de nutrientes, metais pesados, organismos patológicos específicos ou características físicas exuberantes (alta temperatura, turbidez, cor, radioatividade e etc.)

     

    sem delongar mais, lançar esgoto industrial na rede pública é mais provável que prejudique que otimize. Não por questão hidráulica mas por questões de saneamento. A respeito da hidráulica em si, ela já foi atendida no dimensionamento dos tubos


ID
2313736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Os tanques sépticos não são considerados dispositivos de tratamento e disposição de esgotos.

Alternativas
Comentários
  • Os tanques sépticos são considerados apenas uma forma de tratamento, sendo necessário uma unidade de disposição como por exemplo um sumidouro ou vala de infiltração.

  • são sim, como disse o colega Igor. Tanques sépticos são indicados para locais onde redes públicas são ausentes. Eles fazem um tratamento com 12 a 24 horas de detenção hídrica. Permitem remoção de sedimentos, e parcial remoção de matéria orgânica. Pode ser considerado um tratamento individual quase secundário 


ID
2313739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Nos esgotos, a matéria inorgânica é constituída por areia, substâncias minerais dissolvidas e fenóis.

Alternativas
Comentários
  • Os fenóis são um grupo de compostos orgânicos caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um carbono insaturado de um anel benzênico (núcleo aromático)

  • é MO - matéria Orgâniica - o ácido fúlvico, ácido húlmico e humina. Ela químicamente é constituída pelos elemenotos: "CHOPN". Carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo e nitrogênio. Obrigatoriamente haverá C e N, podendo conter, ou não, os demais

     

    areia e substância minerais são de química inorgânica. Fenóis são hidrocarbonetos (ainda que pertencentes à química orgânica, se diferem da MO pela ausência de N)


ID
2313742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


A construção de estações elevatórias de esgoto pode evitar o aprofundamento excessivo das canalizações e viabilizar a entrada do esgoto nas estações de tratamento.

Alternativas
Comentários
  • As estações elevatórias reduzem as escavações.

  • o caso em questão pode-se levar em consideração um "booster". O "booster" é uma aplicação de bombas hidráulicas em que se aumenta a velocidade de escoamento sem a necessidade de aplicar inclinação nos tubos

     

    o que gera escavação excessiva é a necessidade de declividade mínima para escoar o efluente


ID
2313757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca dos sistemas de abastecimento de água, julgue o seguinte item.


Em estação de tratamento de água, os valores referentes às dosagens de coagulante e de pH são menores no mecanismo de coagulação de varredura do que no de neutralização de cargas das impurezas.

Alternativas
Comentários
  • nos dois tipos de desestabilização citados:

    1)- varredura - é necessário alta dosagem de Al (>15 mg/L) com tempo de retenção longo (1-7 s) com formação de Al(OH)3 em pH 5,8-9,2. O AlOH)3 ao ser agitado atraí os colóides, formando flocos.

    2) por neutralização ( ou adsorção), há o menor consumo do coagulante (<2,0 mg/L), com baixo tempo de retenção pH 5,0-7,0. A adição de coagulante na água há a formação de espécies hidrolisadas de carga positiva que são adsorvidas nas superfícies de carga negativa, neutraliando o colóide, possibilitando a aproximação e a floculação.

  • No mecanismo de coagulação por varredura, a dosagem de coagulantes deve ser alta para que ocorra a preciptação das partículas coloidais.

    No mecanismo de coagulação por neutralização de cargas, a dosagem de coagulantes não deve ser alta, pois isso pode reverter a carga das partículas coloidais e impedir a sua agregação.

    As partículas coloidais podem ser desestabilizadas quimicamente mediante a preciptação do hidróxido metálico que tem por origem a adição do coagulante, sendo esse mecanismo denominado varredura.

    FONTE:  

    SECKLER, Sidney. Tratamento de Água: Concepção, Projeto e Operação de Estações de Tratamento–Um Guia Prático para Alunos e Profissionais. Elsevier Brasil, 2017.


ID
2313763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca dos sistemas de abastecimento de água, julgue o seguinte item.


O diâmetro ótimo comercial definitivo de tubulações de recalque de estações de bombeamento é obtido pela fórmula de Bresse e pelo método de otimização, que se baseia na variação linear dos custos de implantação dos tubos.

Alternativas

ID
2339596
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Em se tratando de revestimentos de parede, existe um elemento que é uma argamassa de regularização, que deve atuar como uma boa capa que evite a infiltração de águas das chuvas; quando se tratar de revestimentos externos, é também um regularizador e uniformizador da superfície, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamentos dos painéis. Esse tipo de revestimento é denominado

Alternativas
Comentários
  • a)  REBOCO (OU MASSA FINA)

    -> cerca de 5 mm

    -> camada final que torna a textura da parede mais fina para receber pintura.

    -> Pode ser substituído pela aplicação de massa corrida. 

     

    b)  CHAPISCO

    -> ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA

    -> espessura entre 3 mm e 5 mm

    -> torna a base áspera e aderente.

     

    c) EMBOÇO

    ->  corrige pequenas irregularidades

    - > melhora o acabamento da alvenaria

    -> protege de intempéries.

    -> É produzido com argamassa mista (à base de areia, cal e cimento)

    -> MASSA GROSSA!

     

    d) Alvenaria: elemento que recebe o revestimento. ;) 

     

    Qualquer erro, informar por msg!
     
    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

     


ID
2339632
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Atente à seguinte descrição de um dos processos de tratamento de água: “São operações dinâmicas de separação de partículas sólidas suspensas na água. Essas partículas, sendo mais pesadas que a água, tenderão a cair para o fundo”.
O processo de tratamento de água descrito acima é denominado

Alternativas
Comentários
  • LETRA C Decantação

  • a) aeração - Processo de tratamento pelo qual a área de contato entre a água e o ar é aumentada, de modo a facilitar o intercâmbio ou troca de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar.

    b) floculação - Processo que ocorre logo após ou simultâneamente com a coagulação e cuja característica fundamental é a formação de aglomerados gelatinosos chamados flocos, resultantes da reação entre o produto químico coagulante e as impurezas da água.

    c) decantação - ITEM CORRETO

    d) filtração - A filtração da água consiste em fazê-la passar através de materiais porosos capazes de reter ou remover impurezas.


ID
2349907
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A fim de uniformizar os critérios de avaliação da qualidade da água, faz-se necessário sintetizar as informações a respeito dos vários parâmetros físico-químicos.
Considere os índices, abaixo relacionados, para a avaliação da água:
I. Índice de Qualidade da Água (IQA): desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público.
II. Índice de Estado Trófico (IET): refere-se à concentração de poluentes orgânicos nos ecossistemas aquáticos.
III. Índice de qualidade de água para a proteção da vida aquática (IVA): tem como objetivo a avaliação da qualidade das águas visando à proteção da fauna e flora aquáticas e das espécies que consomem a água.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - I. Índice de Qualidade da Água (IQA): desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público. 

    ERRADO - II. Índice de Estado Trófico (IET): refere-se à concentração de poluentes orgânicos nos ecossistemas aquáticos.

    O Índice do Estado Trófico tem por finalidade classificar corpos d’água em diferentes graus de trofia, ou seja, avalia a qualidade da água quanto ao enriquecimento por nutrientes e seu efeito relacionado ao crescimento excessivo das algas ou ao aumento da infestação de macrófitas aquáticas.

    ERRADO - III. Índice de qualidade de água para a proteção da vida aquática (IVA): tem como objetivo a avaliação da qualidade das águas visando à proteção da fauna e flora aquáticas e das espécies que consomem a água.


ID
2349937
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A água para ser considerada própria para o consumo deve atender aos requisitos de potabilidade. O requisito que se refere às questões de odor e sabor é definido como requisito

Alternativas
Comentários
  • Chamam-se propriedades organolépticas às características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor..


ID
2444029
Banca
INAZ do Pará
Órgão
DPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Um prédio pode ser alimentado pela rede pública de abastecimento ou por um sistema privado. Um sistema de abastecimento de água de um prédio de 12m de altura, proveniente da rede pública, cuja alimentação da rede de distribuição predial é feita por gravidade e composto por sistema de recalque, reservatório inferior e reservatório superior, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • 3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS

     

    3.1 Sistema Direto

     

    No sistema direto, as peças de utilização do edifício estão ligadas diretamente aos elementos que constituem o abastecimento, ou seja, a instalação é a própria rede de distribuição.

     

    3.1.1 Sistema Direto sem Bombeamento

     

    Neste caso, é o sistema de abastecimento que deve oferecer condições de vazão, pressão e continuidade suficientes para o esperado desempenho da instalação.

     

    3.1.2 Sistema Direto com Bombeamento

     

    Neste caso, à rede de distribuição é acoplado um sistema de bombeamento direto, conforme a figura 4. A água é recalcada diretamente do sistema de abastecimento até as peças de utilização.

     

     

    3.2 Sistema Indireto

     

    O sistema indireto é aquele onde, através de um conjunto de suprimento e reservação, o sistema de abastecimento alimenta a rede de distribuição.

     

    Quanto à pressurização, o sistema indireto de água fria pode ser por gravidade ou hidropneumático.

     

    3.2.1 Sistema Indireto por Gravidade

     

    Neste tipo de sistema, cabe a um reservatório elevado a função de alimentar a rede de distribuição. Este reservatório é alimentado diretamente pelo sistema de abastecimento, com ou sem bombeamento, ou por um reservatório inferior com bombeamento. Desta forma, configuram-se três tipos de sistemas indiretos por gravidade, quais sejam, o sistema indireto RS, o sistema indireto com bombeamento e o sistema indireto RI-RS.

     

    3.2.1.1 Sistema Indireto RS

     

    O sistema indireto RS é composto por um alimentador predial equipado com válvula e bóia, um reservatório superior e uma rede de distribuição.

     

    3.2.1.2 Sistema - Indireto com Bombeamento

     

    No caso do sistema indireto com bombeamento, tem-se um alimentador predial equipado com válvula de.bóia, a instalação elevatória, o reservatório superior e a rede de distribuição.

    Esta solução é adotada quando não forem oferecidas, pelo sistema de abastecimento, condições hidráulicas suficientes para elevação da água ao reservatório superior.

     

    3.2.1.3 Sistema Indireto RI-RS

     

    Este sistema é composto por um alimentador predial com válvula de bóia, reservatório inferior, instalação elevatória, reservatório superior e rede de distribuição.

     

    fonte: http://drb-assessoria.com.br/3cspaf.pdf

     

     

                                                  Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

     

  • Sistema de Distribuição Indireta Hidropneumático: O sistema hidropneumático é composto por uma bomba centrífuga, um injetor de ar e um tanque de pressão, sendo automatizado através de um pressostato. Os equipamentos existentes variam de acordo com o fabricante, porém, o funcionamento é muito semelhante. A bomba, com características apropriadas, recalca água (geralmente de um reservatório inferior) para o tanque de pressão. Entre a bomba e o tanque de pressão, localiza‐se o injetor de ar (normalmente um tubo Venturi) que aspira ar durante o funcionamento da bomba e o arrasta para o interior do tanque de pressão. O ar é comprimido na parte superior do tanque até atingir a pressão máxima, quando a bomba é desligada, automaticamente por meio do pressostato. Assim, forma‐se um colchão de ar na parte superior do tanque, cujo volume varia com a pressão existente. Quando a água é utilizada em qualquer ponto de consumo, a pressão diminui, com a conseqüente expansão do colchão de ar, até que a pressão mínima seja atingida. Neste momento, por meio do pressostato, a bomba é novamente acionada.


ID
2665087
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Relativamente à gestão de resíduos e efluentes, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra "e" (Res. CONAMA 430/11 - Art. 27):

    As fontes potencial ou efetivamente poluidoras dos recursos hídricos deverão buscar práticas de GESTÃO DE EFLUENTES com vistas ao USO EFICIENTE da água, à aplicação de técnicas de REDUÇÃO DA GERAÇÃO e MELHORIA da qualidade de efluentes gerados e, sempre que possível e adequado, proceder à REUTILIZAÇÃO.


ID
3549559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito do tratamento, reservação e distribuição de águas.

A menor subdivisão da rede de distribuição de água é o setor de manobra, cujo abastecimento pode ser isolado, sem afetar o fornecimento de água do restante da rede, recomendando-se o menor número possível de válvulas.

Alternativas

ID
3558373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Em relação a hidráulica e hidrologia no saneamento básico, julgue o seguinte item.

O grau de umidade relativa do ar é a razão entre a quantidade de vapor de água presente na atmosfera e a quantidade de vapor de água no mesmo volume de ar se estivesse saturado de umidade, expressa em porcentagem

Alternativas
Comentários
  • gabarito correto

    para os não assinantes


ID
3565084
Banca
FUNDEPES
Órgão
SAAE de Itabira - MG
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A Portaria nº 2.914 de 12/12/2011 do Ministério da Saúde (revogada por consolidação e seu conteúdo inserido na Portaria de Consolidação nº 5, de 28/09/2017) dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão 

de potabilidade.

O padrão microbiológico da água para consumo humano, apresentado no anexo 1 da Portaria nº 2.914 de 12/12/2011 impõe os seguintes parâmetros: ausência de Escherichia coli em amostra de 100 mL e ausência de coliformes totais em amostra de 100 mL. 

Com relação a tais parâmetros, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Para aqueles que ficaram com duvidas entre C e D.

    Alternativa correta D

    Justificando a C --> O patógeno mais importante dessa espécie é a Escherichia coli é desprovida de vida livre no ambiente, indicando que quando presente na água, ela está contaminada por fezes.

    Alguns outros como Enterobacter, Citrobacter, Klebisiella e Serratia, vivem na água, no solo e também constituem a microbiota intestinal do homem, assim como a de outros animais de sangue quente, sendo estes caracterizados como coliformes totais.


ID
3570925
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Caxias - MA
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto são formados por uma série de operações unitárias, que são empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação destas substâncias em outras de forma aceitável. Assinale a alternativa abaixo que é um exemplo de um processo biológico de tratamento de esgoto: 

Alternativas

ID
3570955
Banca
ISAE
Órgão
MTur
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Uma instalação de tratamento de água de 5 L utiliza 2,6 mg de cloro para desinfecção. Se a demanda diária de cloro é de 0,48 mg/L, a produção diária de cloro residual é

Alternativas

ID
3584599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Com relação à legislação referente a recursos hídricos, julgue o item seguinte.


A instituição do comitê de bacia de um rio de domínio da União é efetivada pelo ministro titular do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    PNRH(lei 9433/1997)

    Art. 37

    Parágrafo único. A instituição de Comitês de Bacia Hidrográfica em rios de domínio da União será efetivada por ato do Presidente da República.


ID
3584905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Com relação à legislação referente a recursos hídricos, julgue o item seguinte.


O presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos é o ministro titular do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. O Conselho Nacional de Recursos Hídricos será gerido por:

    I - 1(um) Presidente, que será o Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional;


ID
3588877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito da teoria e do funcionamento de alguns processos de tratamento de água para abastecimento público, julgue o item seguinte.

Quando se utiliza a ozonização no tratamento de água, alguns pesticidas eventualmente presentes nessa água, como o heptacloro, são oxidados para formar outros produtos muito tóxicos e estáveis na água. 

Alternativas

ID
3589174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A Resolução n.º 20/1986, do CONAMA, ainda é a legislação mais importante para o controle da poluição da água. Com referência a essa resolução, julgue o item subseqüente.

Para o lançamento em corpos receptores de efluentes com grande variação de vazão, não se exige que essa variação seja amortecida. 

Alternativas

ID
3589216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A Resolução n.º 20/1986, do CONAMA, ainda é a legislação mais importante para o controle da poluição da água. Com referência a essa resolução, julgue o item subseqüente.

Na resolução, não são previstos efeitos sinergéticos entre as substâncias, sendo fixados limites individuais de cada substância presente na água. 

Alternativas

ID
3589219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito da teoria e do funcionamento de alguns processos de tratamento de água para abastecimento público, julgue o item seguinte.

Um parâmetro importante da floculação ortocinética é o gradiente de velocidade, que, como foi proposto por Camp e Stein, é inversamente proporcional à potência dissipada na água. 

Alternativas
Comentários
  • O gradiente de velocidade médio de floculação de uma agitação é equivalente à potência dissipada pela viscosidade do fluído. 

    Fonte: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/115861/000801492.pdf;jsessionid=0F9426EDAA16A862FA1601CD046000CC?sequence=1


ID
3589462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito da teoria e do funcionamento de alguns processos de tratamento de água para abastecimento público, julgue o item seguinte.

A teoria de Hazen, formulada com base na hipótese de um decantador ideal que trabalhe com partículas sedimentáveis discretas, sem ocorrência de turbulências, correntes secundárias térmicas e de densidade, curto-circuitos e volumes mortos e sem a ação de ventos, mostra que a eficiência da decantação é diretamente proporcional à área superficial do decantador, à sua profundidade e ao seu tempo de detenção.

Alternativas
Comentários
  • Primeira parte ok!

    Mas a eficiência da decantação é diretamente proporcional a área superficial do decantador e INDEPENDE da profundidade e do tempo de detenção.


ID
3589465
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Caxias - MA
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Que instrumento da gestão brasileira de recursos hídricos visa assegurar a qualidade da água compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas, e diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes? 

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DE ÁGUA EM CLASSES, SEGUNDO OS USOS PREPONDERANTES DA ÁGUA

    Art. 9º O enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água, visa a:

    I - assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas;

    II - diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.


ID
3589555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Existem muitos compostos que, quando presentes, comprometem a qualidade da água por apresentarem toxicidade. Julgue o seguinte item, referentes a esse assunto.

Apesar de ser tóxico para uma ampla variedade de espécies aquáticas, o cobre, quando presente na água, não tem efeito cumulativo. 

Alternativas

ID
3589588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito da teoria e do funcionamento de alguns processos de tratamento de água para abastecimento público, julgue o item seguinte.

Os filtros de camada filtrante granular, abertos e de gravidade não podem, de maneira alguma, funcionar com pressão relativa negativa em qualquer profundidade do meio filtrante, pois, se isso acontecer, ocorrerá o fenômeno de cavitação dos filtros, com liberação de gases e vapores e formação de bolhas. 

Alternativas

ID
3589612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A Resolução n.º 20/1986, do CONAMA, ainda é a legislação mais importante para o controle da poluição da água. Com referência a essa resolução, julgue o item subseqüente.

Nas águas de classes 1, 2 e 3 são estabelecidos limites de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) de 5 dias, a 20 ºC, porém não há limites de DBO para águas de classe 4. Já, para águas de classe 1, em  hipótese alguma, o limite de DBO pode ser elevado.

Alternativas

ID
3589624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A Resolução n.º 20/1986, do CONAMA, ainda é a legislação mais importante para o controle da poluição da água. Com referência a essa resolução, julgue o item subseqüente.

Uma condição estabelecida para as águas de classe especial é que os coliformes totais devem estar ausentes em qualquer amostra, se essas águas forem destinadas ao abastecimento sem prévia desinfecção. 

Alternativas

ID
3589630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Existem muitos compostos que, quando presentes, comprometem a qualidade da água por apresentarem toxicidade. Julgue o seguinte item, referentes a esse assunto.

O limite estabelecido para a presença de compostos fenólicos nas águas de mananciais e de abastecimento público é de 0,001 mg/L, por serem tóxicos e prejudiciais aos peixes e ao homem. 

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro?

  • Acredito que o erro esteja no limite da concentração, em alguns artigos científicos encontrei a informação que o Ministério da Saúde considera o limite de 0,0001 mg/L para compostos fenólicos em águas de abastecimento (mas não encontrei a norma regulamentadora que diz isso).


ID
3589654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito da teoria e do funcionamento de alguns processos de tratamento de água para abastecimento público, julgue o item seguinte.

Segundo a teoria da dupla camada, formulada para explicar o fenômeno de coagulação, o potencial zeta é associado à aplicação de uma diferença de potencial em uma amostra de água que contenha colóides negativos, de tal forma que uma porção do meio em torno da partícula coloidal caminhe junto com a partícula, caracterizando um plano de cisalhamento. 

Alternativas
Comentários
  • potencial zeta é um parâmetro que mede a carga das partículas em suspensão. Na coagulação, o potencial zeta pode ser utilizado para definir a melhor dosagem de coagulante 


ID
3592144
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Santarém - PB
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O Brasil adota um sistema nacional de recursos hídricos, com gestão integrada, tendo a bacia hidrográfica como unidade de  gerenciamento. Sobre bacias hidrográficas marque a alternativa CORRETA


Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    O Brasil reúne 12 grandes bacias hidrográficas;

    Endorreicas quando as águas drenam direto para o continente;

    Exorreicas quando as águas drenam direto para o mar.

    Arreica quando não possui estrutura e a drenagem nao possui direção certa;

    A bacia do São Francisco tem suas nascentes na Serra da Canastra, em Minas Gerais;


ID
3594061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos aos sistemas de unidades, medições e conversões de medidas.

 Para encher totalmente um tanque com volume igual a 120 m³, serão necessários 120.000 L de água. 

Alternativas
Comentários
  • 1m³ de água = 1000L, então 120m³ = 120.000L

    CORRETO


ID
3597127
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A geotecnia ambiental é de grande importância na avaliação da contaminação de águas subterrâneas. Assim, a partir da análise da percolação de um contaminante no solo, marque a alternativa correta:

Alternativas

ID
3599998
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Assinale a alternativa que cita exemplo de uma doença causada por protozoários em água poluída por contaminação fecal.

Alternativas

ID
3601153
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta doenças que podem ser transmitidas através da ingestão de água contaminada por fezes humanas.

Alternativas

ID
3603943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Quanto às diversas medidas de controle ambiental do tratamento de minério, julgue o item subseqüente.


O tratamento de efluentes líquidos em bacias de decantação pode ser feito por neutralização com cal, dolomita, soda cáustica, amônia e até mesmo cinzas para as águas ácidas, e com ácido sulfúrico para as águas básicas. 


Alternativas

ID
3605746
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

No dimensionamento de um sistema de abastecimento de água de determinado município, a vazão é estimada com base na seguinte expressão:

Q= K₁.K₂.q.P/86400. Ainda com relação à expressão, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3621061
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Pilar do Sul - SP
Ano
2014
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O Artigo 6º da Lei Federal 12.787/13 estabelece que os Planos de Irrigação visam a orientar o planejamento e a implementação da Política Nacional de Irrigação, em consonância com os Planos de Recursos Hídricos, e abrangerão o seguinte conteúdo mínimo:


I - diagnóstico das áreas com aptidão para agricultura irrigada, em especial quanto à capacidade de uso dos solos e à disponibilidade de recursos hídricos. 

II - normatização de regiões ou bacias hidrográficas prioritárias para a implantação de projetos públicos de agricultura irrigada, com base no potencial produtivo, em indicadores socioeconômicos e no risco climático para a agricultura.

III - levantamento da infraestrutura de suporte à agricultura irrigada, em especial quanto à disponibilidade de energia elétrica, sistema de escoamento e transportes.

IV - indicação das culturas e dos sistemas de produção, dos métodos de irrigação e drenagem a serem empregados e dos arranjos produtivos recomendados para cada região ou bacia hidrográfica.

Alternativas
Comentários
  • Dos Planos e Projetos de Irrigação

     

    II - hierarquização de regiões ou bacias hidrográficas prioritárias para a implantação de projetos públicos de agricultura irrigada, com base no potencial produtivo, em indicadores socioeconômicos e no risco climático para a agricultura;

  • O Artigo 6º da Lei Federal 12.787/13 estabelece que os Planos de Irrigação visam a orientar o planejamento e a implementação da Política Nacional de Irrigação, em consonância com os Planos de Recursos Hídricos, e abrangerão o seguinte conteúdo mínimo:

    I - diagnóstico das áreas com aptidão para agricultura irrigada, em especial quanto à capacidade de uso dos solos e à disponibilidade de recursos hídricos. CERTO

    II - HIERARQUIZAÇÃO de regiões ou bacias hidrográficas prioritárias para a implantação de projetos públicos de agricultura irrigada, com base no potencial produtivo, em indicadores socioeconômicos e no risco climático para a agricultura. ERRADO

    III - levantamento da infraestrutura de suporte à agricultura irrigada, em especial quanto à disponibilidade de energia elétrica, sistema de escoamento e transportes. CERTO

    IV - indicação das culturas e dos sistemas de produção, dos métodos de irrigação e drenagem a serem empregados e dos arranjos produtivos recomendados para cada região ou bacia hidrográfica. CERTO


ID
3628159
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O planejamento de um aterro sanitário é dividido em etapas. Sobre as etapas de planejamento, marque a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3638623
Banca
CESGRANRIO
Órgão
INEA-RJ
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Analise as afirmações a seguir referentes aos processos ou fases do tratamento do lodo das águas residuárias domésticas.


I - O processo de estabilização química do lodo com a adição de produtos químicos alcalinos acelera substancialmente a ação dos microorganismos, reduzindo o teor de matéria orgânica presente.

II - Geralmente, nas estações de tratamento de esgotos, a fase de adensamento do lodo ocorre após a digestão anaeróbia.

III - Uma das vantagens da desidratação mecânica do lodo com o uso de filtros-prensa é a redução do tempo de ciclo da desidratação, muito menor do que nos leitos de secagem.

IV - A temperatura de operação é um dos fatores que afetam o desempenho dos digestores anaeróbios de lodo.

V - No processo de digestão anaeróbia do lodo, a fase conhecida como hidrólise é anterior à fase de acidogênese.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o erro da alternativa II?


ID
3638911
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

De acordo com a legislação federal pertinente, analise quais estão sujeitas à outorga pelo Poder Público, os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos:


I. Derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo d’água para consumo final, inclusive abastecimento público ou insumo de processo produtivo.

II. Uso de recursos hídricos com fins de aproveitamento dos potenciais hidrelétricos.

III. Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final.

Está(ão) sujeita(s) à outorga:

Alternativas

ID
3639631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
INEA-RJ
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

No processo de lodos ativados, empregado para o tratamento das águas residuárias, verifica-se que a(o)

Alternativas

ID
3641101
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Foi criado em 2003, no município de Curitiba, o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (PURAE). Sobre o PURAE, considere as seguintes afirmativas:


1. As ações de utilização de fontes alternativas compreendem captação, armazenamento e utilização de água proveniente das chuvas, e captação, armazenamento e utilização de águas servidas.

2. A água das chuvas será captada na cobertura das edificações e nas parcelas do terreno onde exista piso de cimento ou outro piso impermeável.

3. A água das chuvas captada será encaminhada a uma cisterna ou tanque, para ser utilizada em atividades que não requeiram o uso de água tratada proveniente da Rede Pública de Abastecimento.

4. As águas servidas serão direcionadas, através de encanamento próprio, a reservatório destinado a abastecer as descargas dos vasos sanitários, e apenas após tal utilização será descarregada na rede pública de esgotos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3642073
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

No mundo moderno, tem sido crescente a necessidade de reuso da água, o que levou a Organização Mundial da Saúde a definir alguns conceitos válidos internacionalmente. Sobre esses conceitos, numere a segunda coluna de acordo com sua correspondência com a primeira coluna.


1. Reuso indireto.
2. Reuso direto.
3. Reciclagem interna.


( ) Ocorre quando a água já usada uma ou mais vezes para uso doméstico ou industrial é descarregada nas águas superficiais ou subterrâneas e utilizada novamente a jusante, de forma diluída.

( ) É o uso de água na planta de instalações industriais, tendo como objetivo a economia de água e o controle da poluição.

( ) É o uso planejado e deliberado de esgotos tratados para certas finalidades, como irrigação, uso industrial, recarga de aquífero e água potável.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Reúso direto: É o uso planejado e deliberado de esgotos tratados para certas finalidades como uso industrial, irrigação, recarga de aqüífero e água potável.

    Reciclagem interna: É o reúso da água internamente às instalações industriais, tendo como objetivo a economia de água e o controle de poluição.

    Reúso indireto: Ocorre quando a água já utilizada, uma ou mais vezes para uso doméstico e industrial, é descarregada nas águas superficiais ou subterrâneas e utilizada novamente a jusante, de forma diluída.


ID
3642076
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Considere uma rede coletora de esgotos simples para um bairro de um município com os seguintes dados para final de plano (população futura):


- Área a ser esgotada: 0,4 km²
- Densidade populacional = 350 habitantes/ha
- Coeficiente de retorno = 0,8 (relação esgoto produzido por litro de água consumido) - Consumo de água per capita = 130 l/hab.dia
- Coeficiente do dia de maior consumo (K1) = 1,2
- Coeficiente da hora de maior consumo (K2) = 1,5
- Taxa linear de águas de infiltração = 0,28 l/s.ha
- Comprimento médio de extensão de rede por área esgotada = 120 m/ha 
- Não existem vazões concentradas de contribuição

A taxa de contribuição linear final (por metro de tubulação) para o dimensionamento da rede coletora, em l/s.m, é igual a:

Alternativas

ID
3652501
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Os recursos necessários para fazer a operação e manutenção de estações elevatórias são:

Alternativas

ID
3652516
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O principal objetivo da medição de nível é:

Alternativas

ID
3652525
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

É uma estrutura de transição que recebe as contribuições dos esgotos afluentes e mantém o líquido armazenado de forma adequada para que ocorra o bombeamento. Essa é a definição do Poço:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    O poço de sucção é um compartimento de dimensões limitadas, de onde parte a tubulação conduz a água (ou o esgoto) para a bomba.


ID
3652531
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Para a limpeza e lubrificação de conjunto motobomba, o óleo a ser usado:

Alternativas

ID
3652537
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Os motores mais utilizados para o acionamento das bombas de esgotos, pela sua simplicidade, confiabilidade, flexibilidade e menor custo, são:

Alternativas

ID
3652543
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Motores monofásicos são mais utilizados para cargas de:

Alternativas

ID
3666076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Uma empresa de construção civil instalou seu canteiro de obras para 55 empregados, sendo 10 do sexo feminino. Do total de empregados, 20 ficam alojados no canteiro. O projeto é construir uma escola no prazo de onze meses. Considerando essas informações e com base na NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, julgue o próximo item.


É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, por meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente, sendo permitido o uso de copos coletivos.

Alternativas

ID
3667531
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Governador Valadares - MG
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A medição individualizada de consumo de água em apartamentos pode ser realizada segundo diversos modelos. Para o caso do modelo em que a alimentação ao edifício é feita por ramal único, com a bateria de medidores no térreo, sem reservação, constitui uma desvantagem e não uma vantagem:

Alternativas

ID
3668245
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Governador Valadares - MG
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

As principais recomendações sobre o traçado das redes urbanas de abastecimento de água são, EXCETO:

Alternativas

ID
3671071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O monitoramento da qualidade da água deve ser empreendido com severa responsabilidade, já que todas as formas de vida existentes na Terra dependem da água. Uma gestão integrada das águas deve planejar, regular e controlar o seu uso, preservar e recuperar recursos hídricos e ecossistemas aquáticos. No que se refere à qualidade da água, julgue o item seguinte.


A poluição por cargas difusas inicia-se com o arraste dos poluentes atmosféricos pela chuva. O escoamento superficial direto é responsável pelo transporte dos poluentes dispostos sobre a superfície da área urbana até o corpo receptor.

Alternativas
Comentários
  • A poluição por cargas difusas inicia-se com o arraste dos poluentes atmosféricos pela chuva e o escoamento superficial direto será responsável pelo transporte dos poluentes dispostos sobre a superfície da área urbana até o lançamento final no corpo receptor.

    Fonte: https://www.aesabesp.org.br/arquivos/saneas/saneas30.pdf

    pág 18.


ID
3673783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o item abaixo, relacionados a estações elevatórias de água e seus componentes. 


A curva característica de uma bomba fornece o tempo de vida útil da bomba trabalhando permanentemente a uma dada vazão.

Alternativas

ID
3673912
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A Lei 12.305 de 2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobre o assunto, leia as afirmações a seguir: 


I. A prevenção e a precaução são princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como o poluidor-pagador e o protetor-recebedor. 

II. O estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços é um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

III. A gestão integrada de resíduos sólidos é um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

IV. A educação ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A gestão integrada dos resíduos sólidos na verdade é um objetivo, e não um princípio.


ID
3674179
Banca
CETAP
Órgão
SESMA
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Quanto ao Gerenciamento de Recursos Hídricos, marque a alternativa CORRETA:


I - Gerenciamento de Águas: Conjunto de ações governamentais destinadas a regular o uso, o controle e a proteção das águas, e a avaliar a conformidade da situação corrente com os princípios doutrinários estabelecidos pela Política das Águas.

II - Sistema de Gerenciamento das Águas: conjunto de organismos, agências e instalações governamentais e privadas, estabelecidos com o objetivo de executar a Política das Águas através do modelo de gerenciamento das águas adotado e que tem por instrumento o planejamento do uso, controle e proteção das águas.

III - A bacia hidrográfica, através da rede de drenagem fluvial, integra grande parte das relações causa-efeito que devem ser consideradas. Embora existam outras unidades político-administrativas, como os municípios, estados, regiões e países, essas unidades não apresentam necessariamente o caráter integrador da bacia hidrográfica, o que poderia tomar as estratégias de gerenciamento parcial e ineficientes caso fossem adotadas.

IV - O acesso aos recursos hídricos deve ser um direito de todos; a água deve ser considerada um bem econômico; a bacia hidrográfica deve ser adotada como unidade de planejamento; a disponibilidade da água deve ser distribuída segundo critérios sociais, econômicos e ambientais. São alguns dos princípios fundamentais que devem nortear qualquer processo de gerenciamento de recursos hídricos.

Alternativas

ID
3674197
Banca
CETAP
Órgão
SESMA
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Quanto ao Modelo Sistêmico de Integração Participativa em Recursos Hídricos, julgue os itens a seguir e marque a alternativa CORRETA:


I - Trata-se do modelo mais moderno de gerenciamento das águas, objetivo estratégico de qualquer reformulação institucional e legal bem conduzida. O modelo é caracterizado pela criação de uma estrutura sistêmica, na forma de matriz institucional de gerenciamento, responsável pela execução de funções gerenciais específicas. Esse modelo não é compatível com realidade brasileira em razão da grande disponibilidade hídrica principalmente na região norte do país.

II - A partir do planejamento estratégico e das decisões, são estabelecidos os instrumentos legais pertinentes e as formas de captação de recursos financeiros necessários para a implementação de planos e programas de investimentos, cujo capital privado é a principal fonte de financiamento.

III - No planejamento estratégico por bacia hidrográfica são realizados estudos de cenários alternativos futuros, estabelecendo metas alternativas específicas de desenvolvimento sustentável no âmbito de uma bacia hidrográfica. Vinculados a essas metas são definidos prazos para concretização, meios financeiros e os instrumentos legais requeridos.

IV - A tomada de decisão ocorre por meio da implementação da negociação social, baseada na constituição de um Comitê de Bacia Hidrográfica do qual participem representantes de instituições públicas, privadas, usuários, comunidades e de classes políticas e empresariais atuantes na bacia. Esse comitê tem para si assegurada a análise e aprovação dos planos e programas de investimentos vinculados ao desenvolvimento da bacia, permitindo o cotejo dos benefícios e custos correspondentes às diferentes alternativas.

Alternativas

ID
3674272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o item abaixo, relacionados a estações elevatórias de água e seus componentes.


O poço de sucção é um dos componentes de uma estação elevatória com bomba centrífuga.

Alternativas

ID
3674629
Banca
CETAP
Órgão
SESMA
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Nas estações de tratamento de água são utilizados diversos processos. Quanto ao tratamento da água, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3685678
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O desperdício de água é um dos principais problemas relacionados com a utilização de recursos hídricos no Brasil e no mundo. Ao lado da poluição ele é um dos principais pivôs da inutilização e até esgotamento das reservas de água em vários lugares do país. Diante dessa questão, a Política Nacional de Recursos Hídricos estabelece o processo de Outorga pelo uso da água visando assegurar o controle qualitativo e quantitativo dos usos da água. Analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta que estabelece quem está sujeito a outorga pelo poder público: 


I- Derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo.

II- Extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo.

III- Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final.

IV- Aproveitamento dos potenciais hidrelétricos.

Alternativas

ID
3687841
Banca
AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Sobre os parâmetros de qualidade de esgotos domésticos, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. São métodos para a determinação da matéria orgânica:

    . Métodos indiretos: medição do consumo de oxigênio

    - Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)

    - Demanda Última de Oxigênio (DBOu)

    - Demanda Química de Oxigênio (DQO)

    . Métodos diretos: medição do carbono orgânico

    - Carbono Orgânico Total (COT).

    c) Errada. O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas e sua presença nos esgotos pode causar o fenômeno da eutrofização.

    e) Errada. Os indicadores de contaminação fecal mais comumente utilizados são os coliformes termotolerantes, representados pela Escherichia coli.


ID
3690205
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOBAHIA
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A comercialização da maior parte da energia elétrica é realizada com base na energia assegurada, considerandose o valor da água atual e sua projeção futura. O valor dessa água e o custo marginal de geração associado são função do nível da água em cada reservatório, da previsão de afluências futuras e da evolução do mercado. Realizase o despacho tendo em vista o valor dessa água, e, por isso, exige-se a simulação do comportamento futuro do sistema. Consequentemente, a água armazenada em cada reservatório tem um custo de oportunidade. 


O valor da água atual é 

Alternativas

ID
3694972
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Sobre os sistemas de tratamento de água para abastecimento urbano, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3695089
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

No que se refere às questões relacionadas ao saneamento básico, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3695197
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Em relação aos sistemas de esgotos sanitários, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B) O sistema UNITÁRIO necessita de extravasores e as estações de tratamento de esgotos que recebem os esgotos coletados devem ser de maior porte, para suportarem a grande variação da carga hidráulica provocada pelas cheias.


ID
3701893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A água para abastecimento público precisa passar por tratamento que garanta adequabilidade de ordem sanitária, estética e econômica daquele produto para o consumo humano. A respeito das características da água e das etapas de seu tratamento, julgue o item a seguir.

Dentro de suas funções, nas estações de tratamento de água, a unidade de mistura rápida evita a dispersão do coagulante e promove a decantação das substâncias dissolvidas e coloidais presentes, promovendo a clarificação da água.

Alternativas
Comentários
  • As unidades de mistura rápida servem justamente para promover a dispersão do coagulante, e não há decantação nenhuma nessas unidades

    ERRADO


ID
3702037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A água para abastecimento público precisa passar por tratamento que garanta adequabilidade de ordem sanitária, estética e econômica daquele produto para o consumo humano. A respeito das características da água e das etapas de seu tratamento, julgue o item a seguir.

A turbidez da água é devida à presença de matéria em suspensão (silte, argila etc.), enquanto que a cor deve-se à presença de substâncias dissolvidas na água.

Alternativas
Comentários
  • COR REAL/VERDADEIRA: devido, exclusivamente, a substâncias dissolvidas ou em estado coloidal.

    COR APARENTE (influência da turbidez): além de substâncias dissolvidas e coloidais, há também a matéria suspensa.


ID
3702151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A água para abastecimento público precisa passar por tratamento que garanta adequabilidade de ordem sanitária, estética e econômica daquele produto para o consumo humano. A respeito das características da água e das etapas de seu tratamento, julgue o item a seguir.

No tratamento da água, a etapa de coagulação tem por finalidade transformar as impurezas em suspensão — estado coloidal e algumas dissolvidas — em partículas maiores, que possam ser removidas por decantação e filtração.

Alternativas
Comentários
  • Caberia recurso. A coagulação é a desestabilização das partículas coloidais. A etapa que promove a agregação para formação de partículas maiores é a Floculação.


ID
3702337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A água para abastecimento público precisa passar por tratamento que garanta adequabilidade de ordem sanitária, estética e econômica daquele produto para o consumo humano. A respeito das características da água e das etapas de seu tratamento, julgue o item a seguir.

Para fins industriais, é importante a verificação da dureza da água, uma vez que águas duras causam incrustações nas caldeiras, podendo causar sérios danos a esses equipamentos.

Alternativas

ID
3703093
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O gerenciamento das águas pluviais é um termo utilizado para descrever os esforços no sentido de controlar o escoamento em áreas afetadas pela ocupação urbana. São objetivos do uso de uma bacia de detenção para o gerenciamento das águas pluviais, EXCETO controlar 

Alternativas

ID
3707479
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O tratamento de resíduos é preocupação constante e deve ser objeto de processos industriais específicos. Assinale um exemplo de tratamento de efluentes do tipo Químico. 

Alternativas

ID
3710470
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

As afirmações abaixo tratam das unidades componentes de uma instalação de abastecimento de água, leia atentamente: 


I. Manancial é a denominação dada a fonte de água superficial, a partir de onde é abastecido o sistema. 

II. Adutora é a canalização destinada a transportar a água, interligando unidades de captação, tratamento, estações elevatórias, reservação e rede. 

III. Rede de distribuição é composta de tubulações, conexões e peças especiais, localizados nos logradouros públicos e tem por funções distribuir água até as residências. 

IV. Reservatórios destinam-se, entre outras funções, a realizar a compensação entre a vazão de produção e as vazões de consumo. 

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A


ID
3711736
Banca
FEPESE
Órgão
CIMCatarina
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

No sistema de tratamento de esgotos, o tratamento que se destina a remover, por ação física, os sólidos grosseiros é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • NO tratamento PRELIMINAR, ou PRÉ-TRATAMENTO são utilizados, grades, peneiras ou caixas de areia.

    Objetivo: Reter os resíduos maiores e impedir que haja danos as próximas unidades de tratamento e ate para facilitar o transporte do efluente


ID
3712723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Nos séculos passados, muitas populações foram dizimadas por doenças transmissíveis. Acreditava-se que as doenças eram causadas por gases pestilenciais originados de matéria orgânica apodrecida, que contaminavam o ambiente. Desde a primeira metade do século XX, são realizados esclarecimentos a respeito da relação entre doenças e o meio ambiente, o que fortalece as ciências ligadas à saúde pública e à epidemiologia. A respeito desse assunto e de saúde pública, julgue o item subsequente.


A tuberculose, causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis, é um grande problema de saúde pública. O principal objetivo da vigilância epidemiológica é identificar as possíveis fontes de infecção. Para realizar essa identificação, deve-se investigar os contatos de todos os novos casos de tuberculose. 

Alternativas

ID
3718051
Banca
CETAP
Órgão
SANEPAR
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Uma estação elevatória recalca água tratada utilizando uma tubulação de recalque cuja cota inicial é 5m, por uma distância de 1.000m, até um ponto elevado cuja cota é 17m. Sendo o valor da perda de carga total no trecho 8 m.c.a. e o valor da pressão disponível na saída de 10m.c.a, assinale a alternativa que apresenta o valor em m.c.a. da pressão disponibilizada pela eletrobomba no ponto inicial de recalque:

Alternativas
Comentários
  • pressão inicial = pressão final + perda da canalização + diferença entre cotas. pressão inicial = 10 + 8 + (17 - 5). pressão inicial = 30.

ID
5122180
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Selecione a alternativa que indica etapas de tratamento de água em um Sistema de Abastecimento de Água:

Alternativas

ID
5122183
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Assinale a alternativa que não se configura dentre os principais dispositivos para remoção de gorduras e sólidos flutuantes no processo de tratamento de esgotos domésticos:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. Tanques Aerados por Ar Comprimido removem gordura.


ID
5122186
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Com relação aos coeficientes k1, k2 e k3, utilizados no cálculo da demanda de água de um Sistema de abastecimento, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • k1 = coeficiente do dia de maior consumo

    k2 = coeficiente da hora de maior consumo

    k3 = coeficiente de mínima vazão horária

    Não tendo ensaios para determinar k1, k2 e k3, pode-se adotar: k1 = 1,2; k2 = 1,5; k3 = 0,5


ID
5514376
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Qual a finalidade do processo de coagulação nas estações de tratamento de água (ETA)?

Alternativas

ID
5514379
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A sequência completa de operações em uma estação de tratamento de água do tipo convencional é, nessa ordem:

Alternativas

ID
5514382
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Qual a função de um reservatório de distribuição em Sistema de Abastecimento de Água (SAA)?

Alternativas

ID
5514385
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A válvula utilizada para o fechamento do fluxo de água na ocorrência de vazamento nas redes secundárias de distribuição de água é:

Alternativas

ID
5514388
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Qual a função de um booster em um sistema de abastecimento de água? 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


ID
5514400
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

De acordo com a NBR-12218/17, as pressões de operação mínima e máxima de um sistema de destruição de água são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Incorreto.

    De acordo com a NBR 12218/17:

    5.3.1. A pressão estática máxima nas tubulações de distribuição deve ser de 400 kPa (40mca), podendo chegar a 500 kPa (50mca) em regiões com topografia acidentada, e a pressão dinâmica mínima, de 100 kPa (10mca), e ser referenciada ao nível do terreno