SóProvas



Questões de Saúde do Adolescente na Atenção Básica


ID
2583346
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A partir de 2017, crianças do sexo masculino foram incluídas no programa de vacinação contra o HPV do Ministério da Saúde. Qual é a faixa etária contemplada neste ano?

Alternativas
Comentários
  • meninas - 9 a 14

    meninos - 11 a 14

    Pessoas de 9 a 26 anos vivendo com HIV

    Transplantados Oncológicos

    Meninas e meninos que chegaram aos 15 anos, sem completar as duas doses também podem atualizar o esquema vacinal

    A segunda dose 6 meses após a primeira.


ID
2583364
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A situação hipotética a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.


“GTP, 13 anos, sexo masculino, comparece à consulta do PS com queixa de machucado em sua perna direita. Paciente relata que foi picado por um mosquito há 2 semanas e há cerca de 3 dias a lesão piorou. Ao exame físico, é percebida área com flogose em MID, com bordas bem definidas e dor intensa.” 

Diante ao diagnóstico mais provável, qual é o principal agente etiológico envolvido?

Alternativas

ID
2820061
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação às doenças exantemáticas na criança e no adolescente, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2820064
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A cefaleia é a terceira forma de dor mais comum em crianças e adolescentes. Com relação às cefaleias nessa faixa etária, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3136861
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Adolescente obesa apresenta circunferência abdominal maior que o percentil 90 para a sua idade e acantose nigricans. Esses achados sugerem a presença de

Alternativas

ID
3243796
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Ministério da Saúde segue a convenção elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que delimita o adolescente entre qual período de idade?

Alternativas
Comentários
  • Ministerio da saude : 10-19 anos exclusive

    ECA : 12-18 anos


ID
3297610
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Jovem 18 anos, assintomático, previamente hígido, vai ao PSF mostrar exames laboratoriais de check-up; relatou dúvida da sorologia para hepatite, apresentou seu cartão vacinal completo. Aos exames laboratoriais: HBsAg: não reagente, Anti-HBs: não reagente, Anti-HCV: não reagente e Anti-HBc total: não reagentes. A partir desses resultados, qual a melhor conduta a ser tomada?

Alternativas

ID
3297682
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Jovem vai ao posto devido a prurido em mãos, cotovelos, virilhas e região genital; relata prurido à noite, ao suar e após banho quente. Ao exame, lesões puntiformes crostosas difusas em áreas supracitadas pelo jovem. Qual o principal agente causador desses sintomas?

Alternativas

ID
3731107
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Guarabira - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

M.B.A, 14 anos, feminino, procura a Unidade de Atenção Básica de Saúde com história de ardor em queimação no grande lábio esquerdo, e que de início surgiu pequenas bolhas pruriginosas. Ao exame ginecológico evidencia-se presença de lesão ulcerada, com sinais de infecção secundária. Trata-se de

Alternativas

ID
3760357
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sumé - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra.

( B R A S I L . V i o l ê n c i a I n t r a f a m i l i a r – O r i e n t a ç õ e s p a r a a p r á t i c a e m s e r v i ç o . D i s p o n í v e l e m : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/violencia_intrafamiliar_cab8.pdf/ acesso em 20 de agosto de 2019).

Tendo o médico da Atenção Básica assistido um menor de 12 anos, masculino, no qual se identificou lesões grosseiras de pele (mãos e pés) e mucosas (oral e nasal), características de trabalho infantil em carvoaria, e presença de lesões corporais tipo equimoses, com hematomas e escoriações pelo corpo, analise as proposições abaixo, levando em consideração quais ações devem ser tomadas.

I- Buscar o órgão competente para prestar queixa-crime por maus tratos e trabalho infantil. Portanto, deve realizar sua atuação junto ao Juiz da Infância e Juventude.
II- Buscar o Ministério Público, e prestar queixa-crime por maus tratos e trabalho infantil. Uma vez que este tem legitimidade para tomar medidas judiciais com relação à suspensão ou destituição do poder familiar e para aplicação de medidas protetivas à criança vítima.
III- Procurar a Autoridade Policial com queixa-crime por maus tratos e trabalho infantil, uma vez que este que investigará a conduta de maus tratos e trabalho infantil, instaurando o devido inquérito policial cujo resultado apontará a infração à norma penal, preparando elementos para que o Ministério Público possa interpor a ação correspondente contra os pais ou responsáveis legais da criança.
IV- Buscar de imediato o Conselho Tutelar que aplica medidas de proteção à criança vítima.

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de proposições.

Alternativas

ID
4156444
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Adolescente, 12 anos de idade, contato de pai com tuberculose, apresenta diagnóstico confirmado de tuberculose pulmonar, sem comorbidades associadas. Considerando essas informações, a conduta mais adequada é

Alternativas

ID
4159876
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Portalegre - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

J.M.A., 16 anos, deu entrada no Hospital com hematomas pelo corpo, e sangramento genital intenso. Relata que foi violentada pelo tio, irmão de sua genitora. Considerando o dever do médico assistente, pode-se afirmar que


I- o médico deve ater-se à assistência da menor, e proceder com notificação do caso de violência doméstica, comunicando às autoridades competentes o fato, posto que a Carta Magna brasileira se destaca por dar importância aos cuidados, deveres e responsabilidades do Estado, e no âmbito familiar, dos responsáveis legais primando pela defesa das crianças, adolescentes, além de idosos e da mulher.

II- o médico deve ater-se à assistência da menor, enquanto que cabe à família, que é a base da sociedade, tomar as medidas cabíveis comunicando o fato às autoridades competentes, visto que tem especial proteção do Estado.

III- o médico deve ater-se à assistência da menor, enquanto cabe ao Estado assegurar a assistência à família, na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações. Portanto, trata-se de um caso de polícia.

IV- é dever do médico prestar a devida assistência à menor, e desde já notificar o caso de violência doméstica encaminhando-a para procedimentos legais, sob os cuidados das autoridades competentes, uma vez que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a dignidade ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

V- o médico está obrigado a atender a menor em caráter de urgência uma vez que sua omissão implicará em maiores danos biopsicossociais, ao tempo em que notifica o caso de violência doméstica, e comunica o fato às autoridades competentes. Ademais, a lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente, notório no caso em apreço.


Portanto, estão CORRETAS

Alternativas

ID
4904461
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuitegi - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Menor de 13 anos, em consulta junto à Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família (UBSF), apresenta lesões grosseiras de pele (face, tórax, membros superiores e inferiores) e mucosas (olhos e boca), características de trabalho infantil em carvoaria, confirmado por sua genitora; além de lesões corporais (equimoses, hematomas, escoriações pelo corpo), motivado por espancamentos realizados pelo padrasto do menor.


Nesse caso o médico da Unidade Básica de Saúde da Família deve


I- buscar o órgão competente para recebimento da denúncia de maus tratos. Portanto, deve realizar sua atuação junto ao Juiz da Infância e Juventude que, por sua vez, analisa as situações de risco e aplica as medidas protetivas.


II- buscar o Ministério Público, que fiscaliza o Conselho Tutelar, e tem legitimidade para tomar medidas judiciais com relação à suspensão ou destituição do poder familiar e para aplicação de medidas protetivas à vítima e sua família. Além disso, é incumbido de propor a Ação Penal Pública incondicionada e a condicionada à Representação nos casos em que a legislação permite, para punição do agressor. Em síntese, defende os direitos fundamentais da criança e do adolescente (art. 201, VIII do ECA).


III- procurar a Autoridade Policial que investiga a conduta de maus tratos, caso estes tenham resultado em infração a norma penal, preparando elementos para que o Ministério Público possa interpor a ação correspondente.


IV- buscar de imediato o Conselho Tutelar que aplica medidas de proteção à criança e ao adolescente vítima (art. 136, I combinado com o art. 101 do ECA) bem como medidas aos pais (art. 136, II combinado com o art. 129 do ECA); e também comunicar ao Ministério Público o fato que constitua infração administrativa ou penal contra criança ou adolescente (art. 136, IVdo ECA).



Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • A BANCA CONFUNDIU MUITO O CANDIDATO. MISERICORDIA

  • A banca considerou a letra A e C como alternativas corretas e por isso a questão foi anulada.

    A) Súmula 43 do STJ– INCIDE CORREÇÃO MONETARIA SOBRE DIVIDA POR ATO ILICITO A PARTIR DA DATA DO EFETIVO PREJUIZO. Súmula 362 do STJ – A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

    B) Súmula 370 do STJ: Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado.

    C) Súmula 227 do STJ: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.

    D) súmula 403 do STJ: Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais.


ID
4905178
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Nova Floresta - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

M.B.A, 14 anos, feminino, procura a Unidade de Atenção Básica de Saúde com história de ardor em queimação no grande lábio esquerdo, e que de início surgiu pequenas bolhas pruriginosas. Ao exame ginecológico evidencia-se presença de lesão ulcerada, com sinais de infecção secundária. Trata-se de

Alternativas

ID
4905181
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Nova Floresta - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O lar ou domicílio tem sido palco de maus tratos contra crianças e adolescentes, muitas vezes, sendo conhecedor dos fatos o médico da Atenção Básica. Nesse sentido, pode-se afirmar que



I- A ocorrência dos maus tratos ou mesmo a suspeita de ocorrência implica na necessidade de medidas que levem à proteção da criança ou adolescente vítima.


II- Em observância do disposto no artigo 13 e 56, I do ECA, constata-se que o Conselho Tutelar é mencionado explicitamente como destinatário da denúncia de maus tratos, sendo esta obrigatória.


III- Ainterpretação extensiva e a finalística mostram-se possíveis e devem ser realizadas para alcançar o objetivo da norma menorista, consistente em socorrer a criança ou o adolescente vítima da violência, ou até prevenir a ocorrência desta.


IV- Somar-se-ão ao Conselho Tutelar, como autoridades competentes para recebimento da denúncia de suspeita ou confirmação de maus tratos, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Civil ou Militar.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
4919290
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Itaporanga - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

M.B.A, 14 anos, feminino, procura a Unidade de Atenção Básica de Saúde com história de ardor em queimação no grande lábio esquerdo, e que de início surgiu pequenas bolhas pruriginosas. Ao exame ginecológico evidencia-se presença de lesão ulcerada, com sinais de infecção secundária. Trata-se de

Alternativas

ID
4919293
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Itaporanga - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O lar ou domicílio tem sido palco de maus tratos contra crianças e adolescentes, muitas vezes, sendo conhecedor dos fatos o médico da Atenção Básica. Nesse sentido, pode-se afirmar que

I- A ocorrência dos maus tratos ou mesmo a suspeita de ocorrência implica na necessidade de medidas que levem à proteção da criança ou adolescente vítima.
II- Em observância do disposto no artigo 13 e 56, I do ECA, constata-se que o Conselho Tutelar é mencionado explicitamente como destinatário da denúncia de maus tratos, sendo esta obrigatória.
III- Ainterpretação extensiva e a finalística mostram-se possíveis e devem ser realizadas para alcançar o objetivo da norma menorista, consistente em socorrer a criança ou o adolescente vítima da violência, ou até prevenir a ocorrência desta.
IV- Somar-se-ão ao Conselho Tutelar, como autoridades competentes para recebimento da denúncia de suspeita ou confirmação de maus tratos, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Civil ou Militar.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
4974874
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São estratégias e ações para a implementação das Políticas de Saúde contra violências em crianças e adolescentes, EXCETO:

Alternativas

ID
5008660
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Araçagi - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Menor de 13 anos, em consulta junto à Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família (UBSF), apresenta lesões grosseiras de pele (face, tórax, membros superiores e inferiores) e mucosas (olhos e boca), características de trabalho infantil em carvoaria, confirmado por sua genitora; além de lesões corporais (equimoses, hematomas, escoriações pelo corpo), motivado por espancamentos realizados pelo padrasto do menor.


Nesse caso o médico da Unidade Básica de Saúde da Família deve


I- buscar o órgão competente para recebimento da denúncia de maus tratos. Portanto, deve realizar sua atuação junto ao Juiz da Infância e Juventude que, por sua vez, analisa as situações de risco e aplica as medidas protetivas.


II- buscar o Ministério Público, que fiscaliza o Conselho Tutelar, e tem legitimidade para tomar medidas judiciais com relação à suspensão ou destituição do poder familiar e para aplicação de medidas protetivas à vítima e sua família. Além disso, é incumbido de propor a Ação Penal Pública incondicionada e a condicionada à Representação nos casos em que a legislação permite, para punição do agressor. Em síntese, defende os direitos fundamentais da criança e do adolescente (art. 201, VIII do ECA).


III- procurar a Autoridade Policial que investiga a conduta de maus tratos, caso estes tenham resultado em infração a norma penal, preparando elementos para que o Ministério Público possa interpor a ação correspondente.


IV- buscar de imediato o Conselho Tutelar que aplica medidas de proteção à criança e ao adolescente vítima (art. 136, I combinado com o art. 101 do ECA) bem como medidas aos pais (art. 136, II combinado com o art. 129 do ECA); e também comunicar ao Ministério Público o fato que constitua infração administrativa ou penal contra criança ou adolescente (art. 136, IVdo ECA).


Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
5019304
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 17 anos de idade compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para a realização da primeira consulta pré-natal. Ela é hipertensa controlada, em uso de enalapril 10 mg, G1P0A0 e DUM = 22/10/2020. Informa que a gravidez não foi planejada, que ainda não contou para os próprios pais a respeito da gravidez e que a mãe dela a aguarda na recepção.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médico correlatos, julgue o item a seguir.

Como a paciente é menor de idade, o médico deve informar a família acerca da gravidez dela.

Alternativas

ID
5019307
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 17 anos de idade compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para a realização da primeira consulta pré-natal. Ela é hipertensa controlada, em uso de enalapril 10 mg, G1P0A0 e DUM = 22/10/2020. Informa que a gravidez não foi planejada, que ainda não contou para os próprios pais a respeito da gravidez e que a mãe dela a aguarda na recepção.

A respeito do caso clínico e com base nos conhecimentos médico correlatos, julgue o item a seguir.

Deve-se considerar a possibilidade de encaminhamento da gestante ao pré-natal de alto risco.

Alternativas

ID
5019310
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 17 anos de idade compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para a realização da primeira consulta pré-natal. Ela é hipertensa controlada, em uso de enalapril 10 mg, G1P0A0 e DUM = 22/10/2020. Informa que a gravidez não foi planejada, que ainda não contou para os próprios pais a respeito da gravidez e que a mãe dela a aguarda na recepção.

A respeito do caso clínico e com base nos conhecimentos médico correlatos, julgue o item a seguir.

O anti-hipertensivo em uso deve ser suspenso, pois é contra-indicado na gestação.

Alternativas

ID
5019313
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 17 anos de idade compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para a realização da primeira consulta pré-natal. Ela é hipertensa controlada, em uso de enalapril 10 mg, G1P0A0 e DUM = 22/10/2020. Informa que a gravidez não foi planejada, que ainda não contou para os próprios pais a respeito da gravidez e que a mãe dela a aguarda na recepção.

A respeito do caso clínico e com base nos conhecimentos médico correlatos, julgue o item a seguir.

Como a paciente já era hipertensa prévia, não é necessária a realização de controle da pressão arterial.

Alternativas

ID
5019316
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 17 anos de idade compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para a realização da primeira consulta pré-natal. Ela é hipertensa controlada, em uso de enalapril 10 mg, G1P0A0 e DUM = 22/10/2020. Informa que a gravidez não foi planejada, que ainda não contou para os próprios pais a respeito da gravidez e que a mãe dela a aguarda na recepção.

A respeito do caso clínico e com base nos conhecimentos médico correlatos, julgue o item a seguir.

Se a paciente apresentar infecção do trato urinário (ITU), mesmo que assintomática, deve ser tratada.

Alternativas

ID
5019319
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 17 anos de idade compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para a realização da primeira consulta pré-natal. Ela é hipertensa controlada, em uso de enalapril 10 mg, G1P0A0 e DUM = 22/10/2020. Informa que a gravidez não foi planejada, que ainda não contou para os próprios pais a respeito da gravidez e que a mãe dela a aguarda na recepção.

A respeito do caso clínico e com base nos conhecimentos médico correlatos, julgue o item a seguir.

A paciente tem fator de risco para complicações durante a gestação.

Alternativas

ID
5055328
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


O comportamento suicida na infância e na adolescência deve ser considerado prioridade nas políticas públicas de atenção à saúde.

Alternativas

ID
5055331
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


Nas intoxicações por organofosforados, utiliza-se atropina como antídoto da síndrome colinérgica.

Alternativas
Comentários
  • Na intoxicação por organofosforados ocorre a inibição irreversível da acetilcolinesterase por hidrólise endógena dessa enzima. Nesse sentido, aumenta a concentração de acetilcolina disponível para realizar seus efeitos muscarínicos. A atropina é administrada para controlar os efeitos muscarínicos


ID
5055334
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


Nos adolescentes, as doenças sexualmente transmissíveis podem complicar com doença renal.

Alternativas

ID
5055337
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


A entrevista clínica centrada na pessoa ajuda no entendimento da patologia pelo adolescente e sua família e propicia sua participação no tratamento.

Alternativas

ID
5055340
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


A doença de Kawasaki é uma vasculite que acomete preferencialmente adolescentes.

Alternativas

ID
5055343
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


As confidências feitas ao médico pelo adolescente, durante sua consulta, podem ser reveladas se colocarem em risco a sua integridade.

Alternativas

ID
5055991
Banca
Prefeitura de Bom Despacho - MG
Órgão
Prefeitura de Bom Despacho - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma adolescente de 14 anos deu entrada no Posto de saúde com quadro de dispnéia, febre e tosse de evolução há 6 dias. Sem comorbidades prévias e sem internações recentes. Hígida e atleta de natação. Sem sinais de toxemia, náuseas e apetite preservado. Temperatura axilar 38,1 graus Celsius. Exame físico do aparelho respiratório evidenciando crepitação basal esquerda sem alterações a percussão. FR 22 IPM, Saturação de 95 %. Sem demais alterações ao exame físico. A melhor escolha para o tratamento da patologia citada seria:

Alternativas

ID
5329438
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo a classificação puberal de Tanner, que encontramos na Caderneta de Saúde do Adolescente, as descrições “aumento do pênis em comprimento” e “projeção da aréola e da papila, com aréola saliente em relação ao contorno da mama” estão presentes, respectivamente, nos estágios:

Alternativas

ID
5329441
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um menino cisgênero de 13 anos e 9 meses, acompanhado de sua mãe, vem à consulta com o/a Hebiatra trazendo a queixa de “desenvolvimento atrasado”. Diz que todos os seus colegas da mesma idade já têm pelos axilares, muitos já engrossaram a voz, alguns já têm até barba, e isso tem deixado o jovem muito angustiado. Ao exame clínico, identifica-se ausência de pelos pubianos, axilares ou faciais, pênis de tamanho infantil e volume testicular de 4 ml (verificado através do orquidômetro). A melhor conduta nesse caso é:

Alternativas

ID
5329444
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as seguintes assertivas sobre os aspectos éticos e legais do atendimento a adolescentes:

I. É vedado ao médico ou médica: revelar segredo profissional referente a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou responsáveis legais, desde que o menor tenha capacidade de avaliar seu problema e de conduzir-se por seus próprios meios para solucioná-lo, salvo quando a não revelação possa acarretar danos ao paciente.
II. Algumas situações de saúde que oferecem risco ou aumento da vulnerabilidade de pacientes adolescentes permitem que o médico ou a médica rompam com o sigilo da consulta, tais como gravidez, AIDS, ideação suicida, início da atividade sexual, drogadição e recusa ao tratamento.
III. Os adolescentes não podem ser atendidos sem o acompanhamento de pais ou responsáveis legais, exceto em situações emergenciais, como atendimentos que ofereçam risco imediato à saúde do jovem.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5329447
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Nome social é a designação pela qual as pessoas travestis e transexuais se identificam e são socialmente reconhecidas. No caso das(os) adolescentes travestis e transexuais, a não adoção do nome social pelos serviços de saúde pode contribuir para o afastamento dos seus cuidados em saúde. Isto posto, e levando em consideração os aspectos éticos e legais da consulta de adolescentes, a melhor conduta em um atendimento de saúde seria:

Alternativas

ID
5329450
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A questão do uso de drogas é uma das situações mais duras e difíceis enfrentadas por nossa sociedade contemporânea e extremamente desafiante às equipes de saúde. Em relação ao manejo de adolescentes que usam substâncias psicoativas, analise as assertivas abaixo:

I. Para o período da adolescência não há a distinção legal que adotamos para indivíduos adultos de drogas “lícitas” e “ilícitas”, pois antes dos 18 anos todas as drogas são “ilícitas”.
II. As práticas da Política de Redução de Danos, como distribuição de preservativos penianos e vaginais, cachimbos e protetores labiais para usuários de crack, e tubos de silicone para usuários de cocaína não devem ser utilizadas na população adolescente. Isto porque, devido à maior imaturidade cognitiva dos jovens, tal estratégia pode ser percebida por eles como um estímulo ao uso de drogas.
III. O uso que cada adolescente faz de determinada substância é totalmente individual e particular e nem todos os pacientes irão precisar de tratamento especializado. É de suma importância que o profissional de saúde identifique qual a relação que o jovem tem com a droga em questão, percebendo inclusive qual o nível de interferência que a substância faz em sua vida escolar, familiar e relação com amigos, para poder oferecer a melhor abordagem.
IV. O tratamento sob a forma de internação em serviços especializados será necessário na maioria dos casos de adolescentes usuários de drogas, principalmente em relação aos usuários de cocaína e crack.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5329453
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 15 anos, identificado ao nascimento como “sexo masculino”, nome de registro Victor, vem ao seu atendimento ambulatorial relatando que se identifica como menina e prefere ser chamada pelo nome de Hanne. Durante a consulta, relata que está namorando com um colega da escola, um menino da mesma idade, que se identifica com o gênero que lhe foi dado ao nascimento, e se chama Rodrigo. Em relação à identidade de gênero, podemos afirmar que Hanne é __________, e Rodrigo é _________. Além disso, a partir do relacionamento dos dois, e em relação à orientação sexual, podemos dizer que Hanne é _________, e Rodrigo é __________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
5329456
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença multifatorial que implica em um aumento significativo da morbimortalidade da população mundial. O diagnóstico precoce e preciso dessa situação, desde a infância e adolescência, é fundamental. Uma menina de 12 anos e 3 meses vem ao atendimento ambulatorial com queixa de nucalgia frequente há 4 meses e sua mãe está muito preocupada com a possibilidade de sua filha ter “pressão alta”. No caso do atendimento dessa jovem, os parâmetros de normalidade dos níveis pressóricos diastólicos e sistólicos serão avaliados:

Alternativas

ID
5329459
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A acne é uma patologia que pode afetar de forma importante a autoestima de pacientes adolescentes. Qual classe de antimicrobianos está associada ao surgimento de pseudotumor cerebral em pacientes com uso concomitante de isotretinoína oral?

Alternativas
Comentários
  • Para pacientes que estão em uso de retinóides, deve ser evitada a utilização concomitante de tetraciclina ou vitamina A, pois podem potencializar seus efeitos no sistema nervoso central.

    Fonte: https://revista.spdv.com.pt/index.php/spdv/article/download/288/283/


ID
5329462
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As adolescentes amamentam com menor frequência e por menos tempo quando em comparação com mães adultas. Analise as afirmações abaixo em relação a mães adolescentes:

1. Dificuldade de lidar com a gestação e as mudanças do corpo, que se sobrepõem às mudanças do próprio corpo adolescente.
2. Sentimentos de medo da dor e de se "sentirem presas" pelo bebê.
3. Baixa escolaridade causada por repetências escolares.
4. Idade maior que 16 anos.
5. Reação positiva em relação à gestação adolescente por parte de sua família.
6. Necessidade de retorno à escola ou ao trabalho sem terem acesso facilitado a equipamentos sociais (creches, escolinhas, etc.).
7. Falta de apoio do pai do bebê, e da família.
8. Intervenção das equipes de saúde com as avós dos bebês de mães adolescentes.
9. História prévia das próprias mães adolescentes terem sido amamentadas quando bebês.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações que indicam fatores que DIMINUEM o desmame precoce de bebês de mães adolescentes é:

Alternativas
Comentários
  • 4 + 5 + 8 + 9


ID
5329465
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao uso de telas, redes sociais e internet por adolescentes, conforme o Manual de Orientação “#MENOS TELAS #MAIS SAÚDE”, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Alternativas
Comentários
  • Adolescentes entre 11 e 18 anos: é liberado o uso de tela por duas a três horas por dia. E atenção: eles nunca devem “virar a noite” jogando videogame ou no celular.


ID
5329468
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao atendimento médico de adolescentes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) No momento da anamnese, é importante que o adolescente tenha um momento sozinho com o seu médico ou médica, sem a presença dos seus acompanhantes, para estimular sua autonomia em saúde e para deixá-lo confortável em conversar assuntos mais privados.
( ) Estimula-se que os pais ou responsáveis legais estejam presentes em algum momento da anamnese.
( ) Os adolescentes em internação hospitalar têm direito a um acompanhante durante todo o período que estiverem no hospital, desde que este seja do mesmo gênero que o paciente (para evitar constrangimentos em enfermarias coletivas, por exemplo).
( ) Independentemente do motivo que traz o adolescente à consulta, o/a Hebiatra deve aproveitar a oportunidade para realizar ações de educação em saúde, como conversar com o jovem sobre sexualidade, perspectivas de futuro, relacionamento com amigos, desempenho escolar, etc.
( ) O exame físico da genitália e a classificação puberal de Tanner deverá ser feita, preferencialmente, numa segunda ou terceira consulta, para que o adolescente sinta-se mais confortável com o(a) profissional de saúde.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (V) No momento da anamnese, é importante que o adolescente tenha um momento sozinho com o seu médico ou médica, sem a presença dos seus acompanhantes, para estimular sua autonomia em saúde e para deixá-lo confortável em conversar assuntos mais privados.

    (V) Estimula-se que os pais ou responsáveis legais estejam presentes em algum momento da anamnese.

    (F) Os adolescentes em internação hospitalar têm direito a um acompanhante durante todo o período que estiverem no hospital, desde que este seja do mesmo gênero que o paciente (para evitar constrangimentos em enfermarias coletivas, por exemplo).

    (V) Independentemente do motivo que traz o adolescente à consulta, o/a Hebiatra deve aproveitar a oportunidade para realizar ações de educação em saúde, como conversar com o jovem sobre sexualidade, perspectivas de futuro, relacionamento com amigos, desempenho escolar, etc.

    (F) O exame físico da genitália e a classificação puberal de Tanner deverá ser feita, preferencialmente, numa segunda ou terceira consulta, para que o adolescente sinta-se mais confortável com o(a) profissional de saúde.

  • Acompanhante - preferencialmente do mesmo sexo

    Exame físico genitalia - ao final do exame fisico


ID
5329471
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao HPV e a sua vacina, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta b: A vacina quadrivalente aprovada no Brasil protege contra o HPV 6, 12, 16 e 18.

  • relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.

ID
5329474
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao trabalho juvenil, analise as assertivas abaixo:

I. O adolescente que desejar trabalhar poderá fazê-lo em qualquer atividade desde que tenha mais de 16 anos, a atividade seja registrada em sua Carteira de Trabalho sob as regulamentações da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e não seja noturno.
II. Qualquer diagnóstico de doença que for relacionado com atividade laboral de um adolescente é uma patologia que deve ser notificada no SINAN (Sistema Nacional de Agravos de Notificação).
III. O Decreto nº 6.481/2008 trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e da ação imediata para sua eliminação, regulamentando os artigos 3º e 4º, da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho.
IV. O trabalho doméstico, muito comum em nosso país, pode ser realizado por adolescentes, desde que ele/ela tenha entre 16 e 18 anos, esteja registrado em Carteira de Trabalho sob as regulamentações da CLT e não seja noturno.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • I. O adolescente que desejar trabalhar poderá fazê-lo em qualquer atividade desde que tenha mais de 16 anos, a atividade seja registrada em sua Carteira de Trabalho sob as regulamentações da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e não seja noturno.

    II. Qualquer diagnóstico de doença que for relacionado com atividade laboral de um adolescente é uma patologia que deve ser notificada no SINAN (Sistema Nacional de Agravos de Notificação).

    III. O Decreto nº 6.481/2008 trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e da ação imediata para sua eliminação, regulamentando os artigos 3º e 4º, da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho.

    IV. O trabalho doméstico, muito comum em nosso país, pode ser realizado por adolescentes, desde que ele/ela tenha entre 16 e 18 anos, esteja registrado em Carteira de Trabalho sob as regulamentações da CLT e não seja noturno.


ID
5329477
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em consulta de rotina, um menino cisgênero de 8 anos apresenta volume testicular bilateral de 5 ml e pelos pubianos finos e alongados. Podem ser prováveis causas dessa condição, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Se Laurence Moom cursa com hipogenitalismo


ID
5329480
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Adolescente de 17 anos vem à consulta com queixa de cefaleia quase diária há um ano. Durante a anamnese dirigida, também relata que está com corrimento vaginal há uma semana e tem um atraso menstrual de 50 dias. Realizado teste rápido pra gravidez com resultado positivo. No exame físico, a secreção vaginal é confirmada, sem haver qualquer sinal de lesões genitais ou de uretrite. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Ministério da Saúde de 2020, a melhor conduta terapêutica nesse momento é:

Alternativas

ID
5350993
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Marque a alternativa INCORRETA quanto à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências:

Alternativas

ID
5480596
Banca
VUNESP
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc) tem como um de seus eixos estratégicos 

Alternativas

ID
5517403
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um jovem apresenta dor neuropática crônica em território ciático, devido a uma hérnia de disco lombar. A melhor opção de analgesia ambulatorial para o uso regular é:

Alternativas

ID
5517418
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente jovem está com febre, mialgia e rash há 7 dias e apresenta dor abdominal e vômito. O exame físico indicou PA 100 x 60 mmHg, FC 100 bpm e FR 16 irpm; hepatomegalia dolorosa, mas sem sinais de irritação peritoneal. Hematócrito 54% e plaquetas 80 mil/mm3. A conduta mais apropriada é:

Alternativas