- ID
- 569692
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Química
- Assuntos
Sobre as regras para o manuseio de reagentes e soluções no laboratório, NÃO é recomendável
Sobre as regras para o manuseio de reagentes e soluções no laboratório, NÃO é recomendável
A menor temperatura na qual um líquido libera vapor suficiente para formar uma mistura inflamável é denominada ponto
Para responder à questão , leia o texto seguinte.
Pesou- se 500 mg de solo em um erlenmeyer de capacidade para 125 mL. Adicionou- se 10 mL de solução de ácido nítrico (1:1) ao erlenmeyer e este foi tampado com vidro relógio. O conjunto foi aquecido a aproximadamente 95 °C, em uma placa de aquecimento, por 15 minutos, sem ebulição. Em seguida, foram adicionados 5 mL de ácido nítrico concentrado e o material foi colocado sob refluxo por 1 h. Adicionou- se 2 mL de água deionizada e 8 mL de água oxigenada, deixando em reação por 1 h. Por último, adicionouse 5 mL de ácido clorídrico concentrado e 10 mL de água deionizada, colocando sob refluxo por 15 minutos. Após esfriar, o material foi transferido quantitativamente, lavando- se o erlenmeyer com pequenas proporções de ácido clorídrico (1:100) para um funil com papel de filtro faixa azul (filtração lenta) e o filtrado coletado em balão volumétrico de 50 mL. Após completar o volume, foram feitas as determinações dos teores de metais utilizando um espectrômetro de emissão ótica com plasma induzido.
(www.iac.sp.gov.br.dissertacoes/Thabata Godoy.pdf. Fragmento. Acesso em abril de 2014.
Sabendo que a solução analisada continha metais pesados, tais como Cd, Cr, Cu, Ni, Pb e Zn, tanto na forma livre quanto ionizada, é correto afirmar que a solução final deve ser descartada
A determinação da acidez total de uma amostra de ácidos húmicos foi realizada por meio de retrotitulação com hidróxido de bário (Ba(OH)2). No procedimento, 20,0 mL de uma solução aquosa de Ba(OH)2 0,100 mol/L foram adicionados a 50,0 mg da amostra. Com isso, os grupos ácidos da amostra foram neutralizados, formando sais de bário insolúveis. Após filtração e lavagem do resíduo, o excesso de Ba(OH)2foi titulado com uma solução aquosa de acido clorídrico (HCl) 0,100 mol/L. Para atingir o ponto de equivalência da titulação, foi necessário utilizar 35,0 mL da solução de titulante.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem, considerando que a solução estoque de HCl, aquosa, apresenta densidade igual a 1,19 g/mL e concentração percentual em massa igual a 37,0%.
No caso de queimaduras na pele causadas com bases fortes, como Ba(OH)2, recomenda-se lavar o local com bastante água, em seguida lavar com uma solução diluída de ácido acético e, por fim, novamente com água
Com relação ao descarte de resíduos químicos, julgue os próximos itens.
Todo material que contenha substância química classificada como de toxicidade moderada ou alta deve ser descartado em capela.
Com relação ao descarte de resíduos químicos, julgue os próximos itens.
Materiais que liberam gases, vapores e névoas devem ser manipulados dentro de capelas ou sob coifas de captação, os quais conduzem os gases e vapores pelos dutos até a atmosfera externa do laboratório.
O trabalho em um laboratório de química demanda muitos cuidados nos procedimentos. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
Os laboratórios de química, de modo geral, são lugares perigosos, principalmente para seus usuários, devido à grande quantidade e diversidade de substâncias químicas neles existentes. A respeito dos cuidados que devem ser adotados nos laboratórios de química, julgue o item que se segue.
Considerando as boas práticas de laboratórios, previstas na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005,
São equipamentos de proteção individual:
De acordo com as BPL, na execução de um estudo em laboratório, deve-se preparar um Plano de Estudo. Sobre o Plano, assinale a afirmativa correta.
Segundo as Boas Práticas de Laboratório (BPL), considere as seguintes definições:
I. Sistema-teste: qualquer animal, planta, microorganismo, bem como, outro sistema celular, subcelular, químico ou físico, ou combinação destes, incluindo os sistemas ecológicos complexos que se definam como objeto de estudo.
II. Amostra: qualquer material encaminhado para exame, análise ou armazenamento, devendo ter especificada sua procedência.
III. Amostra tratada: qualquer parte do sistema-teste que já tenha sido exposto a substâncias-teste ou substância de referência que já tenha sido analisada e armazenada.
IV. Amostra não tratada: qualquer parte do sistema-teste não exposto a substâncias-teste ou substância de referência, que é encaminhado para exame, análise ou armazenamento.
Assinale:
A respeito da norma NBR ISO/IEC 17025, assinale a afirmativa correta.
Qual dos itens a seguir não faz parte da classificação dos resíduos de laboratórios?
O uso de respiradores nos laboratórios é recomendado:
Assinale o grupo de equipamentos encontrados em EPC:
Um dos maiores problemas em um laboratório químico é o tipo de descarte a ser feito de um resíduo, ainda mais quando ele não está identificado. Indique o procedimento que deve ser feito para o descarte correto de resíduo que contenha halogênio.
Assinale a opção que está em conformidade com uma boa conduta num laboratório.
Analise as recomendações abaixo e assinale a alternativa que apresenta aquelas que devem ser consideradas para fins de procedimentos de segurança em um laboratório de química.
I - Não prove produtos químicos para identificá-los.
II - Béqueres e frascos em geral, quando cheios, devem ser seguros pela lateral e pelo fundo e não pela parte superior.
III - Não use produtos de vidros que estejam corroídos, trincados ou lascados.
IV - Sempre misture ácido sulfúrico com água dentro de uma proveta.
1 - Agente químico
2 - Agente físico
( ) Álcool a 70%
( ) Incineração
( ) Formol a 4%
( ) Cloro ativo a 1%
( ) Calor úmido
Assinale a alternativa que apresenta dois exemplos de riscos biológicos em laboratórios.
Com relação à segurança e higiene em laboratório, recomenda-se o procedimento:
Pode-se afirmar que os laboratórios são as partes mais importantes dos estabelecimentos de ensino, institutos de pesquisa e indústrias. Pelos tipos de trabalho que neles são desenvolvidos são incontáveis os riscos de acidentes causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos, queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos.
Manual de segurança para proteção Química, Microbiológica e Radiológica. Disponível em <http://www2.iq.usp.br/cipa/manual/manualinteiro.pdf>. Acesso em: 1º out. 2016.
Para minimizar riscos e acidentes em laboratórios de ensino, os técnicos devem
considerar que
Em relação às regras básicas na organização dos estoques de produtos químicos em almoxarifado de laboratório,
Em relação aos procedimentos adequados de rotulagem de frascos de reagentes e soluções em laboratório, considere as informações a seguir:
I- As canetas esferográficas podem ser utilizadas para a rotulagem temporária de vidrarias durante os trabalhos de laboratório.
II- Os frascos que precisam ser envolvidos com material opaco (papel alumínio, por exemplo) devem ser rotulados apenas na parte externa do invólucro.
III-A parafinagem é um processo antigo de proteção do rótulo, ainda muito utilizado e simples, que consiste em fundir uma quantidade suficiente de parafina e passá-la em toda a face do rótulo, indo um pouco além de seus limites.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
São considerados equipamentos de proteção individual ou coletiva em laboratórios, EXCETO:
I) Cianeto
II) Ácidos e álcalís
III) Chumbo
IV) Mercúrio
( ) Queima e corrói os tecidos com que entram em contato e, em casos extremos, podem fazer um orifício na parede estomacal.
( ) A não ser em doses muito pequenas, provoca o colapso da vítima. A morte é rápida em consequência da paralisia respiratória. Pode ser ingerido ou absorvido por um ferimento ou através da pele.
( ) Perigoso por ser razoavelmente volátil e facilmente assimilável pelas vias respiratórias, pela pele e pelo tubo digestivo. O envenenamento agudo provoca ferimentos na pele e nas mucosas, náusea aguda, vômitos, dores abdominais, diarreia sanguinolenta, lesões nos rins e morte num lapso de dez dias.
( ) O envenenamento agudo pode provocar anorexia, vômitos,
mal-estar, convulsões e injúria permanente no cérebro. Os casos
crônicos evidenciam-se pela perda de peso, fraqueza e anemia.
Sobre biossegurança em laboratórios, analise as alternativas abaixo, verifique se são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e depois marque a resposta que contenha a sequência CORRETA:
( ) Entre os riscos individuais e coletivos de acidentes de laboratório, pode-se listar e classificar inicialmente os riscos em químicos, físicos e biológicos.
( ) De forma mais detalhada, a análise do risco no funcionamento integral de um estabelecimento pode ser originada ou relacionada com problemas hidráulicos e elétricos, sanitários e ecológicos, químicos, biológicos e radioativos, entre outros riscos físicos provenientes da utilização de instrumentos e aparelhos especiais.
( ) Em casos de acidente de causa química ou elétrica, alguns trabalhadores do setor, podendo ser um por turno de funcionamento, mesmo que cada turno tenha mais de um servidor, devem saber manipular correta e adequadamente os diversos aparelhos de controle e contenção de fogo (extintores específicos).
( ) A manipulação, acondicionamento temporário e descarte de resíduos tóxicos e contaminados dos setores devem ser acompanhados segundo recomendação técnica da Instituição e/ou órgão responsável no município, cidade ou estado.
( ) Os riscos hidráulicos e elétricos devem ser observados criteriosamente de forma ordenada e atenta e sua responsabilidade deve ser atribuída aos profissionais dos laboratórios, sem exceção, para minimização dos riscos de inundações, choques elétricos e incêndios.
Muitos laboratórios químicos contêm, em seu aparato de segurança, um balde de areia. Esse balde de areia deve ser utilizado para
As atividades realizadas nos laboratórios didáticos de Química precisam ser acompanhadas do descarte correto dos resíduos produzidos durante as aulas experimentais, sendo importante classificar os resíduos e escolher o tratamento mais adequado. Nesse sentido, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Resíduos básicos concentrados, p. ex. aminas. / ( ) Tratar com sulfito de sódio e depois ajustar o pH entre 7 e 9.
2. Resíduos fortemente oxidantes em solução, p. ex. permanganato. / ( ) Recobrir o resíduo com enxofre em pó e armazenar.
3. Resíduo de mercúrio metálico. / ( ) Diluir até obtenção de uma solução com pelo menos 50% de água (em volume) e, em seguida, ajustar o pH entre 7 e 9.
4. Resíduo contendo sais de cianeto em solução aquosa diluída. / ( ) Adicionar 1 grama de NaOH por 100 mL de solução. Adicionar água sanitária.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Qualquer laboratório, principalmente de Química, pode se tornar em um local muito perigoso, quando se usa inadequadamente materiais e equipamentos. Nesse contexto, é importante o conhecimento de boas práticas de laboratório. Com relação a essas práticas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) No encerramento do expediente, não se deve deixar equipamentos elétricos ligados nas tomadas, sob hipótese alguma.
( ) Para exercer as atividades de laboratório é obrigatório o uso de guarda-pó, sapatos fechados e cabelos presos.
( ) Na bancada ou nos bancos, quando for o caso, pode-se colocar livros, sacolas, ferramentas etc.
( ) É proibido fumar no laboratório. Somente será permitido fumar na capela, onde a saúde dos usuários não será exposta a risco.
( ) Deve-se sempre manter os acessos desimpedidos,e o interior do laboratório limpo e organizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Responder numerando corretamente a questão da coluna da direita, que descreve a finalidade do uso de EPIs e outros cuidados pessoais que devem ser observados para proteção individual, de acordo com a coluna da esquerda, que apresenta a classificação dos mesmos:
1. Cabelos preferencialmente mantidos presos ou sob gorros
2. Guarda-pó
3. Luvas de procedimentos
4. Óculos
5. Restrições ao uso de joias ou similares
6. Sapatos fechados
( ) Evitar danos nos materiais nobres mediante processo oxidação
( ) Evitar o contato com material biológico ou químico durante a manipulação de materiais e uso de equipamentos
( ) Proteção dos olhos contra respingos e resíduos de vidros ou outros materiais
( ) Proteção dos pés quanto a impactos e derramamentos de líquidos corrosivos
( ) Proteção quanto à manipulação de reagentes diversos
( ) Proteção quanto à manipulação de reagentes, equipamentos e procedimentos laboratoriais
A alternativa que contém a sequência correta dos
números da coluna da direita, de cima para baixo, é:
Para que os resíduos de laboratório possam ser eliminados de forma adequada, é necessário ter à disposição recipientes de tipo e tamanho adequados. Os recipientes coletores devem ser caracterizados claramente de acordo com o seu conteúdo, o que também implica em se colocar símbolos de periculosidade. No caso de embalagem para resíduos químicos perigosos, pode-se afirmar que:
I. Resíduos líquidos contendo solventes devem ser armazenados em garrafas de vidro ou bombonas de material compatível.
II. Resíduos líquidos isentos de solventes devem ser armazenados em frascos metálicos ou de aço inoxidável.
III. Resíduos sólidos e lodos devem ser armazenados em recipientes (embalagens) individuais resistentes à ruptura.
Assinale a alternativa correta:
A ocorrência de acidentes em laboratório, infelizmente, não é tão rara como possa parecer. Com a finalidade de diminuir a frequência e a gravidade desses eventos, torna-se absolutamente imprescindível que, durante os trabalhos realizados em laboratório, se observe uma série de normas de segurança. Para exemplificar o assunto são apresentadas algumas normas:
I. Evite contato de qualquer substância com a pele (evite passar os dedos na boca, nariz, olhos e ouvidos). Se alguma substância cair na sua pele, lave imediatamente com bastante água.
II. Não deixe vidro quente em local em que possa pegá-lo inadvertidamente.
III. Se algum ácido ou qualquer outro produto químico for derramado, lave o local imediatamente com uma solução básica.
IV.Os tubos de ensaio contendo líquidos devem ser aquecidos pela parte do meio e não pelo fundo e utilize pinça de madeira para esta finalidade. Quando aquecer uma substância num tubo de ensaio, não volte a extremidade aberta do mesmo para si ou para uma pessoa próxima.
V. Seja particularmente cuidadoso quando preparar soluções ácidas e básicas. No caso de solução ácida, adicione água destilada no ácido concentrado.
Assinale a alternativa correta:
O conhecimento químico, o planejamento e a condução correta dos procedimentos são fundamentais para a segurança no laboratório de química. Acerca do tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
( ) Os EPIs devem ficar disponíveis no laboratório químico em local acessível em caso de acidente.
( ) Em caso de queimadura com ácido, o técnico deve tratar o local com uma base.
( ) Luvas e máscaras devem ser escolhidas em função da finalidade a que se destinam.
( ) Chuveiros lava-olhos fazem parte dos EPCs, assim como extintores de incêndio e capelas de exaustão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Nas normas sobre um laboratório químico, foram definidas, entre outras regras, os seguintes procedimentos para descarte pela rede de esgoto:
- Proibido descarte de materiais sedimentáveis ou que possam causar obstrução das canalizações.
- Proibido descarte de solventes, gasolina, óleos leves e substâncias explosivas ou inflamáveis em geral.
- Concentrações máximas permitidas para descarte: cianeto 0,2 mg/l; chumbo, mercúrio, arsênio 1,5 mg/l.
Dados: M (g.mol-1): C = 12; Pb = 207, N = 14; Na = 23.
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Fosfato de cálcio deve ser descartado em bombonas para sólidos.
2. Vidrarias com graxas podem ser enxaguadas com heptano.
3. Uma amostra de 20 mL de uma solução
3 μmol.L-1 de cianeto de sódio pode ser descartada pela rede de esgoto.
4. O resíduo de um experimento que contém 10 μmol.L-1 de nitrato de chumbo deve ser tratado para descarte.
Assinale a alternativa correta.
Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue o item subsequente.
Para garantir a integridade física dos alunos nas aulas
de laboratório, com proteção total contra acidentes que
causem queimaduras, é recomendável o uso de equipamentos
de proteção individual.
Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue o item subsequente.
As luvas de látex são adequadas e resistentes para manusear
ácidos, bases e quaisquer solventes orgânicos.
Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue o item subsequente.
Para o preparo de uma solução ácida, a conduta mais adequada
e segura é despejar água no recipiente que já contenha o ácido,
a fim de diluí-lo.
Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue o item subsequente.
A Norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2005 especifica os requisitos gerais que os laboratórios precisam cumprir para ter a competência de realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem.
Sobre o processo de validação de um método, analise as ações a seguir.
I. Calibração com utilização de padrões de referência.
II. Comparações interlaboratoriais.
III Comparações com resultados obtidos por outros métodos.
Segundo a Norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2005 pode(m) ser adotada(s):
O Art. 34 da portaria GM 2914/2011 do Ministério da Saúde, diz: “É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).”
Entende-se por cloro residual combinado,
Caixas de merenda de escolas estaduais dividem espaço com tambores de empresas de produtos químicos no galpão de uma empresa de logística em Guarulhos, na Grande São Paulo, […] A denúncia foi feita pelos motoristas que fazem o transporte.
Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/03/merendafica-armazenada-ao-lado-de-produtos-quimicos-em-transportadora .html. Acesso em: jan. 2018.
O armazenamento apropriado de produtos, sejam alimentícios ou químicos, tem por finalidade garantir a segurança da saúde e da vida das pessoas. Na organização de um depósito ou almoxarifado, alguns reagentes também não podem ser armazenados junto a outros produtos químicos, pois podem produzir reações perigosas devido à incompatibilidade química, em caso de um acidente.
Assim, para o armazenamento de Produtos Químicos é necessário que:
I. Ácidos e Bases sejam ser estocados em armários diferentes e também separados em sólidos e líquidos.
II. Sais e ácidos fortes sejam armazenados na mesma prateleira, como por exemplo, o cianeto de potássio e ácido clorídrico.
III. Compostos voláteis sejam armazenados dentro da capela de exaustão, para que o ambiente do laboratório não seja contaminado.
IV. Líquidos inflamáveis sejam estocados distantes de fontes de ignição e de produtos oxidantes.
V. Peróxidos estejam distantes de tubulações de água, pois são altamente reativos com esta.
Tendo por base as informações acima, assinale
a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
Em situações em que a escola disponha de um laboratório em condições apropriadas para o desenvolvimento de demonstrações, experimentos e projetos, é importante o conhecimento das vidrarias, equipamentos e normas de segurança. É correto afirmar que os equipamentos de proteção individual e coletiva são os seguintes:
Em um laboratório de química, as causas principais de acidentes são, EXCETO: