Gabarito C
A Arquitetura de 3 níveis (ANSI/SPARC) tem o objetivo de permitir que os usuários acessem os mesmos dados, mas com uma exibição personalizada do mesmo. É dividida em nível interno, conceitual e externo. Esta separação de níveis permite que o DBA (administrador de banco de dados) altere as estruturas de armazenamento sem afetar os usuários.
- O nível externo, também conhecido por nível de visão, é o nível mais alto de abstração e o mais próximo dos usuários.
- O nível conceitual, também conhecido por nível lógico, descreve quais dados estão armazenados e quais os relacionamentos entre eles.
- O nível interno, também conhecido por nível de armazenamento, é o nível mais baixo de abstração e o mais próximo do armazenamento físico.
Podemos concluir que o SGBD Oracle garante uma visão abstrata do banco de dados para seus usuários, ou seja, para o usuário pouco importa onde estão sendo armazenados seus dados, contanto que estejam disponíveis sempre que necessário.
· Já independência de dados, significa a capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior: divide-se em independência de dados física e lógica.
- Independência de dados física: é a capacidade de modificar o esquema físico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.
- Independência de dados lógica: é a capacidade de modificar o esquema lógico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !