SóProvas



Questões de Arquitetura de Computadores

  1. Questões de Armazenamento de Dados em Arquitetura de Computadores
  2. Questões de Arquitetura de processadores: RISC, CISC, WISC e Microprocessadores.
  3. Questões de Arquiteturas
  4. Questões de Barramento
  5. Questões de Compilador
  6. Questões de Conceitos Básicos em Arquitetura de Computadores
  7. Questões de Floating Point Unit
  8. Questões de Hardware
  9. Questões de HD
  10. Questões de Hexadecimal
  11. Questões de Interrupções e dispositivos de entrada e saída
  12. Questões de Memória
  13. Questões de Modos de endereçamento
  14. Questões de Periféricos
  15. Questões de Pipeline
  16. Questões de Placa-mãe
  17. Questões de Processadores
  18. Questões de Processamento Paralelo
  19. Questões de Registradores
  20. Questões de Sistemas de Arquivos
  21. Questões de Sistemas de numeração
  22. Questões de Sistemas Distribuídos
  23. Questões de Data Center
  24. Questões de Manutenção de Computadores

ID
2338
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma vantagem da arquitetura de 3 níveis ANSI/ SPARC é prover independência de dados. De acordo com esta arquitetura, é possível prover dois tipos de independ ência de dados:

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura “Three-Schema” (conhecida como arquitetura ANSI/SPARC - Tsichritzis e Klug, 1978)A meta desta arquitetura é separar as aplicações de usuários da base de dados física. Nesta arquitetura, esquemas podem ser definidos em três níveis:a. O nível interno tem um esquema interno que descreve a estrutura de armazenamento físico da base de dados. O esquema interno usa um modelo de dados físico e descreve todos os detalhes de armazenamento de dados e caminhos de acesso à base de dados;b. O nível conceitual tem um esquema conceitual que descreve a estrutura de toda a base de dados. O esquema conceitual é uma descrição global da base de dados, que omite detalhes da estrutura de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos e restrições. Um modelo de dados de alto-nível ou um modelo de dados de implementação podem ser utilizados neste nível.c. O nível externo ou visão possui esquemas externos ou visões de usuários. Cada esquema externo descreve a visão da base de dados de um grupo de usuários da base de dados. Cada visão descreve, tipicamente, a parte da base de dados que um particular grupo de usuários está interessado e esconde o resto da base de dados do mesmo. Um modelo de dados de alto-nível ou um modelo de dados de implementação podem ser usados neste nível.
  • Gabarito C

     A Arquitetura de 3 níveis (ANSI/SPARC) tem o objetivo de permitir que os usuários acessem os mesmos dados, mas com uma exibição personalizada do mesmo. É dividida em nível interno, conceitual e externo. Esta separação de níveis permite que o DBA (administrador de banco de dados) altere as estruturas de armazenamento sem afetar os usuários.

    - O nível externo, também conhecido por nível de visão, é o nível mais alto de abstração e o mais próximo dos usuários.

    - O nível conceitual, também conhecido por nível lógico, descreve quais dados estão armazenados e quais os relacionamentos entre eles.

    - O nível interno, também conhecido por nível de armazenamento, é o nível mais baixo de abstração e o mais próximo do armazenamento físico.

    Podemos concluir que o SGBD Oracle garante uma visão abstrata do banco de dados para seus usuários, ou seja, para o usuário pouco importa onde estão sendo armazenados seus dados, contanto que estejam disponíveis sempre que necessário.

    · Já independência de dados, significa a capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior: divide-se em independência de dados física e lógica.

    - Independência de dados física: é a capacidade de modificar o esquema físico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.

    - Independência de dados lógica: é a capacidade de modificar o esquema lógico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
3004
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Basicamente, as funções de cálculo/controle, armazenamento temporário de dados e leitura/gravação de dados são realizadas em um microcomputador, respectivamente, nos dispositivos:

Alternativas
Comentários
  • CPU (Processador): O processador, é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Tem a finalidade de processar as informações, controlar as operações lógicas e aritméticas e efetuar o processamento de entrada e saída.

    RAM: é uma MEMÓRIA de acesso aleatório, que só funciona enquando o computador estiver ligado, por isso chamada de memória volátil. É a memória de trabalho, que executado os programas (exceto aqueles gravados na memória ROM).

    Periféricos: podem ser periféricos de entrada(utilizados para ativar comandos ou inserir dados a serem processados pelo computador) ou de saída (utilizados para exibir, armazenar ou enviar dados já processados pelo computador)
  • CPU - A sigla vem do inglês que traduzido seria Unidade Central de Processamento. É composta principalmente pela UC (Unidade de Controle) e ULA (Unidade Logica e Aritmetica) e tambem Memoria Cache.
    RAM - Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita. Se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado.
    Periféricos - aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. São Exemplos: impressoras, o Digitalizador, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouse, teclado, Câmera de vídeo, entre outros.
  • Questão idêntica à de nº Q4550 (anterior a esta)
  • Basicamente, as funções de cálculo/controle, armazenamento temporário de dados e leitura/gravação de dados são realizadas em um microcomputador, respectivamente, nos dispositivos:CPU, RAM e periféricos. Alternativa correta letra "C".
  • Seguem minhas contribuições:

    Conforme dito pela colega barbara_miranda, a CPU é composta principalmente pela UC, ULA e Memoria Cache. No entanto, em se tratando da organização estruturada de computadores a CPU é composta principalmente pela UC, ULA e Registradores (que também correspondem a um tipo de memória de altíssima velocidade). A depender do projeto do processador, as memórias cache podem residir dentro ou fora do invólucro, sendo distribuídas, portanto, em diferentes níveis. Naturalmente, aquelas que residem no interior, por não sofrerem tantas resistências do meio ao barramento, podem oferecer velocidades de acesso superiores se comparadas àquelas que residem no exterior da CPU. Mas, respeitando a hierarquia das memórias na arquitetura de computadores, os registradores proporcionam velocidades superiores, são dispostos em menor quantidade de armazenamento e são mais dispendiosos para serem projetados e construídos se comparados com a memória cache.

  • CPU, RAM e periféricos.

  • CPU => ULA + UC

    ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO DE DADOS => MEMÓRIA VOLÁTIL RAM

    LETURA/GRAVAÇÃO DE DADOS => PEN DRIVE


ID
5086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco rígido X grava um determinado arquivo A em 10 segundos, enquanto que um disco rígido Y grava o mesmo arquivo A em 8 segundos. O desempenho de gravação de Y em relação a X é:

Alternativas
Comentários
  • Dx= 1/10 => Dx= 0,1Dy= 1/8 => Dy= 0,125Dy/Dx= 0,125/0,1 = 1,25=> 25% superior
  • Basta ver que 10/8 = 1,25. Então 10 é 25% maior que 8.  
    Logo o desempenho é 25% superior, já que menos tempo é melhor desempenho.
  • Costumo usar regra de 3 para o máximo de coisas possíveis, rs.
    8 ---------- 100%
    (10-8) ---- x%
    Isso dá=200/8= 25%



  • Essa agente chuta kkk


ID
5143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O software que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador e tem como propósito propiciar um ambiente em que o usuário possa executar programas de forma conveniente e eficiente é o:

Alternativas
Comentários
  • O sistema operacional é uma camada de software construída sobre o hardware que gerencia todos os componentes do sistema, apresentando-o ao usuário como uma interface muito simples de entender e utilizar.

ID
5599
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O núcleo do sistema operacional, drivers, utilitários e aplicativos são descritos internamente por instruções de máquina, e se diferenciam de acordo com sua capacidade de interagir com o hardware. Enquanto aplicativos e utilitários têm acesso mais restrito, os drivers e o núcleo devem ter pleno acesso ao hardware para poder configurá-lo e gerenciá-lo. Para que os acessos sejam diferenciados dentre os diversos tipos de software, os processadores contam com:

Alternativas
Comentários
  • Isso faz parte do nivel de arquitetura do conjunto de instruções - ISA.

    Basicamente estamos falando no modo usuário e modo kernel.

    No modo kernel é um nível de privilégio em que todo o conjunto de instruções ISA está disponível, como por exemplo para o sistema operacional.

    Já o nível de privilégio para o modo usuário permite apenas que um conjunto reduzido dessas instruções seja executado. (Não permite por exemplo executar instruções para manipular o cache de dados).
  • a)níveis de privilégio de execução. - correto

     

    b)interrupções (assincronos) sao eventos gerados por hardware ou software independente do programa executando; sao tratados pelo SO. Quando ocorre, o controle vai para rotina que a trata. Excecoes sao erros do progarma (e.g.: buffer overflow, out of bounds etc). ISR (interrupt service routine) é um condigo que executa quando interrupcao ocorre, havendo 1 para cada interrupcao. IDT (interrupt descriptor table) é um array que associa interrupcoes e excecoes aos IRSs correspondentes

     

    c)controladores de dispositivos. - acionam hardware e possuem memoria interna (buffer), registradores e instrucoes proprias, processando as requisicoes do device driver.

     

     d)memória virtual. Une a memoria fisica da maquina com um arquivo especial salvo em disco, aumentando memoria total do sistema. Isso permite 1 programa maior do que a memoria fisica disponivel ser executado, sendo carregado de modo dinamico na memoria conforme necessario. Problema é acesso ao disco torna execucao lenta. Ordem Em termos de velocidade: registradores > cache > memoria principa (lRAM) > memoria secundaria (HDD).

     

    e)exclusão mútua. 1 das condicoes para se causar deadlock. As condicoes sao:

    1-exclusao mutua - recurso ou esta livre ou ocupado

    2- posse e espera - processo retém recurso concedido e necessita outro recurso

    3- nao preempcao - recurso nao pode ser pego à força. Processo tem que libera-lo pr seus meios.

    4- espera circular - em uma cadeia fechada os processos necessitam recurso do seguinte