SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2012 - Petrobras - Engenheiro Agrônomo Júnior-2012


ID
732814
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras, que tem como objetivo geral a orientação de uso das terras, com vistas à sustentabilidade, no planejamento regional e nacional, considere as afirmativas abaixo.

I - A metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras é um processo interpretativo que considera informações sobre características de meio ambiente, de atributos do solo e da viabilidade de melhoramento de qualidades básicas das terras.

II - O sistema de classificação da aptidão de uso das terras visa a uma não degradação do solo e à sua correta utilização, agrupando as categorias de acordo com suas capacidades agrícolas.

III - Além dos recursos naturais, a metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras também avalia as aptidões socioeconômicas, tendo em vista que o planejamento resultante desse processo poderá propor alternativas ao desenvolvimento sustentável.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A afirmativa III está errada pois as aptidões socioeconômicas não são levadas em conta na Avaliação de Aptidão das Terras, somente características do solo e do clima.

ID
732817
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A descrição completa do solo, a ser feita quando do seu estudo no campo, inclui, dentre outras, as seguintes caracteríticas morfológicas do perfil:

Alternativas
Comentários
  • transição entre horizontes e espessura

  • A descrição completa das características morfológicas do solo em campo envolve;

    1. Medição da espessura e identificação  do arranjamento dos horizontes;

    2. Identificação das faixas de transição entre os horizontes;

    3. Estudo das características morfológicas presentes em cada horizonte (cor, textura, estrutura, etc.);

    4. Identificação e nomeclatura dos horizontes.

     

  • No CAMPO ! Note que só em uma alternativa você consegue determinar as propriedades apenas no campo.


ID
732820
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A maior parte dos solos brasileiros caracteriza-se por serem solos em avançado estágio de intemperização, muito evoluídos, profundos e estáveis fisicamente, o que favorece o seu manejo e uso.

A classe de solo que se enquadra nessa descrição é

Alternativas
Comentários
  • na verdade a resposta correta é a c latossolos


ID
732826
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A erosão do solo é um processo geomorfológico natural, que pode ser intensificado quando a ocupação das terras e as práticas de uso e manejo do solo são inadequadas.

O processo erosivo consiste em três fases:

Alternativas
Comentários
  • desagregação, transporte e deposição


ID
732829
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O processo de maturação da cana-de-açúcar pode ser definido como o processo fisiológico que envolve a formação de açúcares nas folhas e seu deslocamento e armazenamento no colmo.

A esse respeito considere as afirmações abaixo.

I - O armazenamento e a translocação do açúcar se processam aos poucos, desde os primeiros meses de crescimento da cana-de-açúcar até o completo desenvolvimento de seus colmos.

II - A maturação da cana-de-açúcar se dá do ápice do colmo para a sua base, determinando que uma planta imatura apresente grande diferença nos teores de sacarose entre os extremos de seus colmos.

III - Os maturadores classificados como não estressantes não interferem no ritmo de crescimento da planta, e sua ação libera o etileno, que ajuda a acumular sacarose nos colmos da cana.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A cana matura da base para o apice do colmo.
  • maturação (fisiológica) da cana-de-açúcar é um processo natural que ocorre quando a planta sofre uma espécie de estresse, reduzindo a síntese de hormônios para crescimento e reequilibrando seu metabolismo para que os fotoassimilados sejam direcionados no acúmulo de sacarose. Econômicamente, é considerada quando a cana atinge o teor mínimo de sacarose de 13% do peso do colmo, necessário para que possa ser viável industrialmente.

    Na medida em que as plantas apresentarem colmos bem desenvolvidos, a adubação e a irrigação devem ser limitados. Além disso, podem ser usados maturadores quimicos: os estressantes e os não-estressantes. 

    Os estressantes são inibidores de crescimento, que reduzem o ritmo de  crescimento da cana, fazendo-a acumular a sacarose em vez de utilizá-la como fonte de energia para seu crescimento. A redução no ritmo de crescimento força a planta a amadurecer (Glyplhosate, Etil Trinexapac e Sulfometurom metil)

    Os maturadores não-estressantes não diminuem o ritmo de crescimento da planta e sua ação libera o etileno, composto responsável pela maturação que ajuda a acumular sacarose nos colmos da cana ( ex Ethephon).


ID
732835
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Protocolo de Kyoto estabeleceu que os solos agrícolas poderiam funcionar como um destino para o carbono sequestrado. O uso de tecnologias adequadas na agricultura tem um grande potencial para aumentar as quantidades de carbono sequestrado em solos cultivados.

Um exemplo dessas tecnologias é

Alternativas
Comentários
  • São tecnologias utilizadas para a realização do sequestro de carbono e/ou para a diminuição do aquecimento global:

    A intensificação de florestamento e reflorestamento;

    O uso de bioenergia e biocombustíveis;

    O sequestro de carbono marinho por fertilização dos oceanos;

    O sequestro geológico por injeção de gás carbônico em espaços subterrâneos;

    O aumento da alcalinidade dos oceanos;

    A produção e dispersão nos solos de biocarvão (biochar);

    O uso de energia solar, eólica e das marés e de lâmpadas mais eficientes (de LED) e carros elétricos;

    A adoção da agricultura de baixo carbono (baixa emissão), por meio do sistema de plantio direto, técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora);

    O emprego de sistemas agroflorestais.

    Resposta: B


ID
732838
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em algumas áreas da Amazônia, predominam solos de baixa fertilidade, muito intemperizados e profundos; na Formação Solimões, é mais comum a ocorrência de solos férteis, como, por exemplo, nas planícies aluviais e nos terraços e baixos planaltos das bacias do Purus, Juruá e do Alto Amazonas.

A alta fertilidade desses solos é atribuída à

Alternativas
Comentários
  • R: E

    associação de minerais como vermiculitas, montmorillonita e ilitas à caulinita

  • A alta fertilidade destes solos tem sido atribuída à sua mineralogia, onde associados a caulinita, ocorrem outros minerais, como vermiculitas, montmorilonita e ilitas (MOLLER; KITAGAWA, 1982; SILVA, 1999). Nos Gleissolos desta região, a composição mineralógica é mais complexa, podendo ocorrer associações de diversos tipos de minerais (SILVA,1999). Embora férteis (elevada reserva de nutrientes para as plantas), estes solos são fortemente ácidos (WADT, 2002). Devido a acidez encontrada nestes solos, as argilas do grupo montmorillonita são instáveis neste ambiente (VOLKOFF et al., 1989). O ambiente ácido favorece o ataque ácido sobre estes minerais, promovendo lentamente sua dissolução. Neste caso, quando da análise de solos dessa natureza e extração com solução de KCl 1M ocorre a liberação de grande quantidades de alumínio, retido por diferentes forças eletrostáticas ou covalentes. Este Al, contudo, não está em equilíbrio com a solução do solo, não apresentando assim, toxicidade às plantas (GAMA; KIEHL, 1999).


ID
732841
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O dendezeiro destaca-se, entre as oleaginosas perenes, como a planta de maior potencial da produção no bioma Amazônico, desenvolvendo-se bem em condições edáficas muito diversas.

No entanto, algumas características podem ser limitantes à produção como, por exemplo,

Alternativas

ID
732844
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas visando ao ordenamento da expansão e produção de cana-de-açúcar no território brasileiro, foi elaborado pela Embrapa o Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar para a produção de etanol e açúcar. Para tal, algumas áreas foram excluídas a fim de direcionar a produção em bases mais sustentáveis.

São áreas excluídas pelo Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar, EXCETO as(os)

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a  letra e segundo o Decreto 6961 de 2009 q ue descreve que a área de estudo do ZAE Cana compreende todo o território nacional não abrangidos pelo Bioma Amazônia, Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai.

  • De acordo com a pergunta a banca deseja saber as áreas excluídas pelo Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar, EXCETO as(os). O que significa apontar a área que NÃO foi excluída, ou seja, a resposta certa seria a letra B. 

    "Os critérios utilizados para a expansão da produção incluem: opção por áreas que não necessitam de irrigação plena e que economizam recursos como água e energia; adoção de áreas com declividade igual ou inferior a 12% que permitem a mecanização e eliminam a prática de queimadas nas áreas de expansão; exclusão das áreas com restrições legais (unidades de conservação, áreas indigenas, APAs) e ambientais (mangues, restingas etc), bem como a Bacia do Alto Paraguai (que inclui o Bioma Pantanal) e Bioma Amazônia, estimulando à utilização de áreas degradadas ou de pastagens para implantação de novos projetos."

  • R: b

    áreas de pastagens


ID
732847
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os insetos provocam severos danos às plantas de importância agrícola, diminuindo a produtividade e afetando a qualidade dos grãos. Sobre esses insetos, considere as afirmativas abaixo.

I - O Acanthoscelides obtectus (Say) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

II - O Zabrotes subfasciaus (Bohemann, 1983) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

III - O Callosobruchus maculatus (Fabricius,1775) é um inseto que ataca os grãos armazenados de caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.).

IV - O Scaptocoris castanea é um inseto que ataca os grãos armazenados da soja (Glycine max L. Merril).

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!
    A cultura do feijoeiro é susceptível ao ataque de inúmeras pragas e, dentre elas, destacam-se aquelas que atacam os grãos armazenados, popularmente conhecidas como caruncho, orgulho ou bicho-do-feijão. Estes insetos pertencem à família Bruchidae (ordem Coleoptera) e são originários das Américas Central e do Sul. Os adultos são facilmente reconhecidos, seu corpo é recoberto por pelos curtos, sendo compacto e globular. As principais espécies de pragas de semente de leguminosas armazenadas são: Acanthoscelides obtectus (Say), Zabrotes subfasciatus (Boheman), Callosobruchus sp., e Cayderon serratus (Oliver). O Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) (Coleoptera: Bruchidae) é considerado a principal praga do feijão armazenado. O percevejo-castanho, S. castanea é uma espécie neotropical de hábito subterrâneo que suga as raízes das plantas de soja.
    Bons Estudos!

ID
732850
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Projetos relacionados ao planejamento da gestão ambiental necessitam de um conjunto de dados organizados a serem trabalhados em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica).

Em que instrumento de gestão territorial é necessário o uso do SIG?

Alternativas
Comentários
  • Integra numa única base de dados informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno.

     

  • Todas as alternativas apresentadas podem se beneficiar do uso do SIG, contudo, esse se torna indispensável em tomadas de decisões de maior complexidade, assim como na necessidade de se relacionar e integrar dados de diferentes fontes em análises dinâmicas.

    Dessa forma, a alternativa que melhor se amolda à imprescindibilidade do uso do SIG é a letra C ("integrando de forma sistemática e interdisciplinar a análise ambiental ao planejamento dos usos do solo).


ID
732853
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em regiões tropicais, especialmente onde há ocorrências de veranicos, além dos problemas na superfície, a acidez de subsuperfície tem sido apontada como uma das principais causas de limitação à produtividade agrícola, dada a ação deletéria sobre o crescimento de raízes.

Em relação ao efeito da acidez nos solos,

Alternativas
Comentários
  • R: a

    uma das hipóteses das causas que promovem a migração dos agentes de neutralização da acidez no perfil do solo é que as partículas de calcário migram via canais e bioporos no perfil.

  • b) a eficiência da calagem é determinada pela forma de aplicação, pelo tempo de manutenção do efeito na camada neutralizada e pelo volume de solo corrigido

    A pesquisa tem observado que a eficiência da calagem, quando aplicada na superfície, varia de acordo com a quantidade e a granulometria do produto PRNT, forma de aplicação, tipo de solo, clima e disponibilidade de água, sistema de cultivo e o tempo decorrido da aplicação.

     

     

     

  • Felipe Benitez, o volume não é um agente que influencia na afetividade do correção do solo através do calcário.

    Portanto, R: A


ID
732859
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O tempo decorrido entre o plantio e o início da produção da palma de óleo é de aproximadamente 3 anos. Geralmente, pequenos e médios produtores encontram dificuldades para custear os investimentos do plantio e manter a plantação durante o período pré-produtivo. Para esses produtores, é economicamente interessante associar a palma de óleo a outros cultivos que ajudem na amortização dos custos de implantação da cultura principal e garantam rendimentos nos anos iniciais.

Um desses cultivos é o de

Alternativas
Comentários
  • A bananeira possuim um ciclo mais curto que varia de 450 a 500 dias, mas isso depende do tipo de muda utilizada no transplantio (chifrinho, chifre, chifrão ou micropropagada)

    FONTE:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161998000100015

  • A bananeira possuim um ciclo mais curto que varia de 450 a 500 dias, mas isso depende do tipo de muda utilizada no transplantio (chifrinho, chifre, chifrão ou micropropagada)

    FONTE:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161998000100015


ID
732862
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A busca por fontes alternativas de energia e a preocupação com a emissão de gases de efeito estufa têm levado os pesquisadores a procurar novas espécies vegetais que possam ser utilizadas na produção comercial de biocombustível.

Entre as espécies utilizadas para a produção de biodiesel, cita-se a mamona (Ricinus communis L.).

A situação atual dessa cultura no Brasil é que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
732865
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Diversas espécies de plantas são comercialmente cultivadas a partir do plantio de suas estruturas especializadas, e não a partir de sementes sexuais.

Como estruturas utilizadas no cultivo de gladíolo ou palma-de-santa-rita (Gladiolus hortolanus) tem-se os

Alternativas

ID
732868
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma amostra de trabalho de 52,47 g de sementes de Pinus caribea, após a separação dos componentes, obtiveram-se os seguintes pesos: material inerte = 1,25 g e total de impurezas = 2,18 g.

A porcentagem de pureza dessa amostra é de

Alternativas
Comentários
  •  porcentagem de pureza é:  (amostra de trabalho  -  total de impurezas ) x 100

                                                                     amostra de trabalho

    passo a passo

    52,47 g - 2,18 g = 50,29g

    50,29g x 100 = 5.029

    5.029 / 52,47  = 95,8


ID
732871
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No armazenamento de sementes classificadas como ortodoxas, o teor de umidade das sementes deve ser mantido elevado.

PORQUE

As sementes com o teor mais elevado de umidade apresentam maior viabilidade de germinação e longo período de armazenamento.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta E.., as 2 afirmações são falsas..

    Segue a justificativa..

     Recalcitrantes são aquelas sementes que não podem ser desidratadas abaixo de um determinado grau de umidade, sem que ocorram danos fisiológicos, como por exemplo, as sementes de Araucaria angustifolia, que morrem ao serem desidratadas a valores inferiores a 37% (Tompsett, 1984).

    Ortodoxas são sementes que podem ser desidratadas a níveis baixos de umidade (5 a 7% de umidade) e armazenadas em ambientes de baixas temperaturas, como por exemplo, sementes de Myracrodruon urundeuva – aroeira-verdadeira (Medeiros, 1996).

    bons estudos


ID
732874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), criado pelo Governo Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - Uma das vantagens do Pronaf é oferecer financiamento de custeio e investimento com encargos e condições adequadas à realidade da agricultura familiar, de forma ágil e sem custos adicionais.

II - O Pronaf proporciona o aumento de renda mediante a melhoria de produtividade, do uso racional da terra e da propriedade.

III - O Pronaf estimula o êxodo rural visando a melhorar a qualidade de vida dos produtores e sua família.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O Pronaf não estimula o êxodo rural


  • Essa "III - O Pronaf estimula o êxodo rural visando a melhorar a qualidade de vida dos produtores e sua família" é pegadinha do Malandro da CESGRANRIO.


    É claro que o Pronaf objetiva reduzir o êxodo rural.

  • C


ID
732877
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma empresa agrícola, a depreciação é o custo necessário para substituir os bens quando tornados inúteis pelo desgaste físico ou obsoletismo. Ela é usada para estimar a perda de valor de todo bem com vida útil superior a um ciclo produtivo. O método mais simples de calcular a depreciação de um bem consiste na sua desvalorização, durante a sua vida útil, de forma constante.
Considerando que Vi é o valor inicial do bem, ou seja, o valor pelo qual ele foi adquirido; Vf é o valor final ou valor de sucata do bem, ou seja, ao término da vida útil, e n é o número de períodos de vida útil estimada do bem, qual a fórmula a ser utilizada para o cálculo da Depreciação (DP)?

Alternativas

ID
732883
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O nitrogênio é um elemento essencial para o crescimento das plantas. O uso eficiente do nitrogênio em agroecos- sistemas contribui para a diminuição dos custos da produção, garante a sustentabilidade dos agroecossistemas e diminui a poluição ambiental. Algumas práticas agrícolas podem ser utilizadas para a manutenção desse nutriente em agroecossistemas.

Uma dessas práticas é a(o)

Alternativas
Comentários
  • R: e

    uso de espécies que se associam a bactérias fixadoras de nitrogênio.

  • Respostas E, uso de plantas leguminosas auxiliam na fixação biológica do nitrogênio - FBN


ID
732886
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Estatuto da Terra foi elaborado com o objetivo de desenvolver uma política agrária em busca de justiça social no campo, da reforma agrária e do crescimento econômico no meio rural. Sendo assim, foi criado um sistema normativo-legislativo que visa a facilitar o acesso do indivíduo ao imóvel rural, condicionando o uso da terra à função social da propriedade.

A respeito de propriedade rural, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Art. 4º da lei 4504 de 1964 Para os efeitos desta Lei, definem-se:

     I - "Imóvel Rural", o prédio rústico, de área contínua qualquer que seja a sua localização que se destina à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agro-industrial, quer através de planos públicos de valorização, quer através de iniciativa privada;

     II - "Propriedade Familiar", o imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalho com a ajuda de terceiros;

    III - "Módulo Rural", a área fixada nos termos do inciso anterior;

    Fonte - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4504.htm
  • Propriedade Familiar é o imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantido-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área...


ID
732889
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Visando a um melhor aproveitamento das espécies arbóreas nos projetos de reflorestamento e nos diferentes sistemas florestais, o conhecimento sobre a dispersão dos frutos e sementes dessas espécies torna-se importante.

O sistema no qual as sementes são dispersas por ação dos morcegos é denominado de dispersão

Alternativas
Comentários
  • Chiropterocoria-dispersão por morcegos. Morcegos frugívoros (que se alimentam de frutos) desempenham importante papel na dispersão de várias plantas tropicais e subtropicais.
  • Ornitocoria: dispersão por aves.

    Mirmecoria: dispersão por formigas.

    Anemocoria: dispersão por vento.

    Chiropterocoria ou Quiropterocoria: dispersão por morcegos.

    Ictiocoria: dispersão por Peixes.

    Zoocoria: dispersão por animais.

    Saurozoocoria: dispersão por répteis.

    Mamaliocoria: dispersão por mamíferos

    Hidrocoria: dispersão pela água.

    .


ID
732892
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Produtores de bovinos de corte, em especial de novilhos precoces, devem conhecer os processos de crescimento e desenvolvimento dos animais, bem como suas relações com as diferentes variáveis que interferem nesses processos, tais como: clima, alimentação, genética, estado sanitário, sexo, peso do animal, dentre outras.

Com relação aos efeitos do sexo dos animais sobre o seu crescimento e desenvolvimento, considere as afirmativas abaixo.

I - Novilhos ganham de 8 a 15% mais peso que novilhas de mesma idade, tamanho e condições de manejo.

II - Novilhas consomem 5 a 10% mais alimentos do que novilhos.

III - Novilhas necessitam de 2 a 6% mais alimento por quilo de peso ganho do que os novilhos.

IV - Para se obter a mesma lucratividade, os novilhos confinados necessitam ser comprados por um preço 10 a 15% inferior ao preço das novilhas.

Está correto APENAS o que se afirma em


Alternativas

ID
732895
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os objetivos da Extensão Rural são de natureza educacional e se destinam a provocar mudanças de comportamento do povo rural, visando a contribuir para o desenvolvimento rural.

Quanto às características da Assistência Técnica e Extensão Rural, sabe-se que a Extensão Rural

Alternativas

ID
732898
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Populações autógamas frequentemente se apresentam como uma mistura de diferentes tipos homozigotos, de modo que a autofecundação dos indivíduos dará uma série de linhas puras.

De acordo com o conceito de linha pura, verifica-se que a(o)

Alternativas

ID
732901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Dentre os métodos de irrigação, sabe-se que a irrigação por

Alternativas
Comentários
  • GAB. B microaspersão é um método de irrigação localizada, assim como a por gotejamento.

    Dentre os métodos de irrigação, sabe-se que a irrigação por

    A. aspersão convencional é um método de irrigação localizada. (os métodos de irrigação localizada são por microaspersão e gotejamento) A aspersão convencional divide-se em: 1. portátil; 2 semiportátil; e 3. fixa

    C. pivô central é uma forma de irrigação por superfície. (é um método de irrigação por aspersão mecanizada)

    D. canhão autopropelido é um método de irrigação por superfície. (é um método de irrigação por aspersão mecanizada)

    E. inundação gasta menor volume de água para irrigar. (errado. Gasta um grande volume até atingir a saturação do solo)


ID
732904
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em meteorologia, isolinhas são linhas ou curvas de mesmo valor (intensidade) de um dado parâmetro meteorológico.

As isolinhas meteorológicas

Alternativas
Comentários
  • isotermas são linhas de mesma energia termal.

    Não entendi, me parece coerente

    isoietas são linhas de mesma quantidade de precipitação.

    Correto

    isóbaras são linhas de mesma temperatura.

    Errado. Linhas de igual pressão atmosférica

    isotacas são linhas de mesma direção do vento.

    Errado. Linhas de igual velocidade do vento

    isógonas são linhas de mesma velocidade do vento.

    Errado. Linhas de igual direção do vento

  • Isoterma, de ¨iso¨= igual + ¨termo¨= calor, é uma linha ,que em um mapa meteorológico, indica as regiões que têm a mesma temperatura ambiente.


ID
732907
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um determinado trator agrícola, cuja potência é igual a 80 cv, demanda 100 s para tracionar um subsolador num percurso de 150 m.

Qual o percentual de sua potência consumida nessa operação, uma vez que a força necessária para a tração correspondente é 1.500 Kgf?

Alternativas
Comentários
  • Esta questão é simples se recordarmos o conceito de POTÊNCIA = FORÇA X VELOCIDADE

    Então: 1500kgf X 1,5 ms = 2250 kgf m/s que corresponderá a 30 cv , pois 1 cv = 75 kgf m/s.

    Logo, a resposta será 37,5% dos 80 cv do trator serão utilizados para mover o subsolador.


ID
732910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma trilhadora, com ventilador e peneira, trabalhando 6 horas consecutivamente, foi capaz de trilhar 505 quilo- gramas de arroz.

Considerando-se que essa máquina trabalha consecutivamente apenas 4 horas, nas mesmas condições de trabalho, qual seria a capacidade de produção dessa máquina, em quilogramas de arroz trilhado por hora?

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "A", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • Vamos lá,
    Regra de x simples.

    6 horas----------------505 kg
    4horas-----------------x
    x=4*505/6= 336,66 em 4 horas 
    por hora= 336,66/4= 84,16
  • Fácil fácil...regra de três simples:

    505 kg em  6 horas

    x kg     em  1 hora     Portanto, 505 dividido por 6 = 84,16 kg de arroz trilhados em uma hora.


ID
732913
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A chamada Agricultura de Precisão permite o manejo de sítio-específico das práticas agrícolas, maior eficiência de aplicação de insumos, diminuição dos custos de produção e redução dos impactos sobre o ambiente.

PORQUE
A Agricultura de Precisão não enfrenta o desafio de aumentar a produção em resposta à demanda da crescente população, pois tecnologias ligadas ao sensoriamento remoto, a sistemas de informações geográficas (SIGs) e ao sistema de posicionamento por satélite (GPS) não vêm propiciando o desenvolvimento.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa


ID
732916
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As doenças provocam severos danos às plantas de arroz, diminuindo a produtividade dos grãos.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - O fungo Pyricularia grisea (Cooke) Sacc é o agente causador da Bruzone.

II - O fungo Gerlachia oryzae (Hashioka & Yologi) W. Gams é o agente causador da Escaldadura das folhas.

III - O Rhizoctonia solani Kühn é o agente causador da queima das bainhas.

IV - O Nakataea sigmoideum (Cav.) Hara é o agente causador da podridão do colmo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
732925
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O tecido que acumula reservas e se desenvolve a partir da união entre o núcleo de um gameta masculino e os dois núcleos polares da célula central do óvulo, sendo exclusivo de angiospermas, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Endosperma


ID
732928
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em um ensaio inteiramente casualizado, com quatro tra- tamentos e 8 repetições, foi obtido para a Soma de Quadrados total o valor 86, e para a soma de quadrados de tratamentos, o valor 30.

Sabendo-se que o valor de F tabelado para os graus de liberdades desse ensaio é 4,35, conclui-se que o

Alternativas
Comentários
  • Acredito que para fazer essa questão seria necessário ter a tabela F ou conhecimento dos valores críticos dessa tabela. 

    O que há de concreto é que os graus de liberdade do numerador são r - 1 e do denominador são tr - r, onde t e r são respectivamente o número de tratamentos e repetição respectivamente.

    http://www.portalaction.com.br/anova/34-teste-de-scheffe

  • na verdade tendo em consideracao os valores das somas de quadrados total e de tratamento, pela diferença se encontra a soma de quadrados do residuo = SQ total - SQ trat = 86-30 = 56.

    OS graus de liberdade total = tr-1 = 32-1=31; GL do tratamento= t-1 = 4-1 = 3; tambem pela diferenca dos dois se encontra o GL do residuo= 31-3 = 28

    a partir desses dados se calcula os quadrados medios (QM) dos tratamentos e do residuo, encontrando pela divisao do primeiro pelo segundo, o F calc.

    QMtrat= SQtrat/GLtrat --> 30/3= 10

    QMres = SQres/GLres --> 56/28= 2

    Fcalc=10/2 = 5

    Fcalc > Ftab (3,45), portanto se Rejeita Ho, concluindo assim, que existe diferenca significativa entre os tratamentos. 

    Letra A

     

  • GABARIRTO: Letra A

    Variação-----Soma dos Quadrados-----Graus de Liberdade-----Quadrado Médio-----F

    Tratamento------------30------------------------------3----------------------------10----------------5

    Resíduo----------------56------------------------------28---------------------------2

    Total---------------------80------------------------------31

    O valor F calculado deu 5, o F tabelado deu 4,35 (enunciado). Logo, devemos rejeitar a hipótese nula. Portanto, o teste foi significativo e devemos realizar outro teste para saber qual média é diferente.


ID
732931
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A batata (Solanum tuberosum) é a hortaliça mais cultivada no Brasil. Dentre os problemas enfrentados no seu cultivo, as pragas apresentam um alto potencial de dano e contribuem para o aumento do custo da cultura.

Um inseto que é uma importante praga da batata é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Neoleucinodes elegantis (Broca-pequena-do-fruto). O adulto é uma mariposa. 

    Liriomysa spp. (Mosca-minadora). Trata-se de uma pequena mosca de coloração preta de 2 mm de comprimento, cujas larvas brancas e ápodas vivem no parênquima foliar.

    Phyrdenus muriceus (bicho-da-tromba-de-elefante). O adulto é um besouro com cerca de 5,5 a 6 mm de comprimento. Após a eclosão (postura no solo), as larvas penetram no solo e alimentam-se das raízes ou tuberculos.

    Bemisia tabaci (mosca-branca). Erroneamente chamados de moscas-brancas, são pertencentes à subordem Sternorhyncha (insetos da ordem hemiptera).