SóProvas



Prova CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Criminal - Básicos


ID
249658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e sistemas operacionais,
julgue os itens a seguir.

No ambiente Windows, a opção de Mapear unidade de rede permite se associar um atalho para uma unidade local, de modo que esta possa estar disponível para outro usuário ou outra rede.

Alternativas
Comentários
  • Mapear uma unidade de rede é selecionar um compartilhamento qualquer de outra máquina da rede e transformá la em uma unidade de disco virtual em nosso computador.Em outras palavras, é criar um "atalho", na forma de uma unidade de disco, que aponta para um compartilhamento em outro micro.
    Para mapear uma unidade, basta acionar  FERRAMENTAS/MAPEAR UNIDADE DE REDE. Dentro da caixa de diálogo que se abrirá deve se informar a letra que a unidade usará (X: , Z:, qualquer uma) e para qual compartilhamento ela apontará.
  • Mapeamento é a associação de uma pasta compartilhada em uma rede de computadores a uma letra de unidade disponível em um computador local. Pois alguns usuários devem acessar as mesmas unidades e pastas compartilhadas com freqüência. Embora a unidade ou a pasta compartilhada possa ser facilmente acessada quando pesquisada em Meus locais de rede, essa tarefa pode tornar-se desnecessariamente repetitiva para a conexão com compartilhamentos comuns.


    Para simplificar o processo de pesquisa de unidades e pastas compartilhadas, você pode estabelecer uma conexão semipermanente com um recurso compartilhado, mapeando-o no Windows Explorer. Esse recurso mapeado é conhecido como unidade mapeada ou unidade de rede. Após mapear um recurso, você poderá acessá-lo da mesma forma que acessaria um volume local.

    Para mapear uma unidade de rede você deve fazer o seguinte:

    No Windows Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, clique em Mapear unidade de rede. Escolha uma letra de unidade disponível para atribuir ao compartilhamento e na caixa Pasta, digite o caminho da pasta compartilhada (por exemplo, \\ComputerDicas\users). Marque a opção Reconectar-se durante o Logon e clique em Concluir.
  • Uma dúvida. O mapeamento de uma unidade pode ficar disponível para outra rede? Não entendi essa parte, quem puder ajudar eu agradeço!!!
  • Não concordo com a questão.

    Me corrijam se eu estiver errado. Mas o mapeamento de uma unidade de rede não disponibiliza uma unidade local para outra rede. O que faz isso é o compartilhamento da unidade.

    Se você clicar com o botão direito do mouse em cima de uma unidade/pasta qualquer (ex: unidade C) e selecionar a opção "propriedades" você verá que aparecerá na guia "compartilhamento" a opção de compartilhar com outros usuários da rede. Este outro usuário que poderá acessar a sua unidade local que deverá realizar o mapeamento de unidade de rede.

    Portanto, discordo do gabarito da questão.
  • Certo?
    Mas como os colegas citaram, existe algo estranho na questão.
    A opção Mapear unidade de rede permite associar um atalho para uma unidade REMOTA. Para associar um nome a uma unidade local de modo que esta possa estar disponível para outro usuário ou outra rede é através do item COMPARTILHAMENTO. O acesso a partir de outra rede é possível, desde que exista suporte nos equipamentos da rede (hubs, roteadores) e protocolos para tradução dos nomes/IPs (NAT, IPSEC, etc).
  • Concordo exatamente com o Fernando.
  • A questão esta errada quando afirma: atalho para uma unidade local. Pois mapear unidade de rede serve para criar um atalho para uma unidade que esteja em outro computador, para esta possa ser acessada sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede.
     
    ...de modo que esta possa estar disponível para outro usuário ou outra rede.
    Também esta errada, pois a ação que disponibiliza uma unidade local para outro usuário é compartilhar unidade de rede.
  • É isto mesmo Devanir.
    Estamos questionando o motivo para estar CERTO no gabarito, sendo que está claro que a questão está ERRADA.
    A unidade local não é mapeada, ela é compartilhada.
  • Parabéns aos colegas pelos comentários acima.
    Realmente, a unidade local não é mapeada, e sim COMPARTILHADA.
    Pela ajuda do windows(tecla f1), é possível verificar o erro da questão:

    Mapear unidade de rede = "Quando você cria um atalho para uma pasta ou computador compartilhado em uma rede (também chamado de mapeamento de unidade de rede), pode obtê-lo em Computador ou no Windows Explorer sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede."

    Abraços.
  • Mapeamento é a associação de uma pasta compartilhada em uma rede de computadores a uma letra de unidade disponível em um computador local. Pois alguns usuários devem acessar as mesmas unidades e pastas compartilhadas com freqüência. Embora a unidade ou a pasta compartilhada possa ser facilmente acessada quando pesquisada em Meus locais de rede, essa tarefa pode tornar-se desnecessariamente repetitiva para a conexão com compartilhamentos comuns.

    Para simplificar o processo de pesquisa de unidades e pastas compartilhadas, você pode estabelecer uma conexão semipermanente com um recurso compartilhado, mapeando-o no Windows Explorer. Esse recurso mapeado é conhecido como unidade mapeada ou unidade de rede. Após mapear um recurso, você poderá acessá-lo da mesma forma que acessaria um volume local.

    MAPEAR UMA UNIDADE DE REDE PASSO A PASSO:

    1. Para abrir Computador, clique no botão Iniciar e, depois, em Computador.

    2. Clique no menu Ferramentas e em Mapear Unidade de Rede.

      Se você não vir o menu Ferramentas, pressione ALT.

    3. Na lista Unidade, clique em uma letra da unidade.

      Você pode escolher qualquer letra disponível.

    4. Na caixa Pasta, digite o caminho da pasta ou do computador ou clique em Procurar para localizar a pasta ou o computador.
       

      1.  

        Para se conectar sempre que fizer logon no computador, marque a caixa de seleçãoReconectar-se durante o logon.

      2. Clique em Concluir.

        Agora seu computador está conectado, ou mapeado, à unidade de rede.

       

  • Quando você cria um atalho para uma pasta ou computador compartilhado em uma rede (também chamado de mapeamento de unidade de rede), pode obtê-lo em Computador ou no Windows Explorer sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede.

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/create-a-shortcut-to-map-a-network-drive 
  • A questão está certa.

    Quando você cria um atalho para uma pasta ou computador compartilhado em uma rede (também chamado de mapeamento de unidade de rede), pode obtê-lo em Computador ou no Windows Explorer sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede. A seguir, a sequencia de passos para o procedimento.

    1. Para abrir Computador, clique no botão Iniciar e em Computador.

    2. Clique em Mapear unidade de rede.

    1. Na lista Unidade, clique em uma letra da unidade.

      Você pode escolher qualquer letra disponível.

    1. Na caixa Pasta, digite o caminho da pasta ou do computador ou clique em Procurar para localizar a pasta ou o computador.

      Para se conectar sempre que fizer logon no computador, marque a caixa de seleção Reconectar-se durante o logon.

    2. Clique em Concluir.

      Agora seu computador está conectado, ou mapeado, à unidade de rede. Fonte - http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/create-shortcut-map-network-drive#1TC=windows-7. Bons estudos!


  • Prezados,

           A opção de mapear unidade de rede serve para atribuirmos uma unidade local em nossa máquina para uma pasta da rede.


          A redação dessa questão ficou bem confusa, ele parece que está falando que o mapeamento de unidade de rede permite fazer o compartilhamento para a rede de algo local, o que seria um inverso.

          De qualquer sorte, a banca deu essa questão como certa.


    RESPOSTA: CERTO



  • Método nashimura

  •     A opção de mapear unidade de rede serve para atribuirmos uma unidade local em nossa máquina para uma pasta da rede.


ID
249667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos ambientes BROffice e
Microsoft Office.

No Microsoft PowerPoint, a opção de agrupar objetos permite que sejam unidas em uma única autoforma diversos itens de um eslaide, de modo que se atribua a todos eles um único comando, como, por exemplo, alterar o tamanho dos objetos por proporção.

Alternativas
Comentários
  • você pode agrupar formas, imagens ou outros objetos (objeto: uma tabela, um gráfico, uma equação ou outra forma de informação. Os objetos criados em um aplicativo, como planilhas, e vinculados ou inseridos em outro aplicativo são objetos OLE.). O agrupamento lhe permite inverter, girar, mover ou redimensionar todas as formas ou objetos ao mesmo tempo, como se eles fossem uma única forma ou objeto.
  • Para trabalhar com mais rapidez, você pode agrupar formas, imagens ou outros objetos. O agrupamento lhe permite inverter, girarmover ou redimensionar todas as formas ou objetos ao mesmo tempo, como se eles fossem uma única forma ou objeto. 

    http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/agrupar-ou-desagrupar-formas-ou-objetos-HA010201377.aspx
  • Quando você usa os comandos Agrupar em Desenhar na barra de ferramentas Desenho para agrupar objetos, você os estará combinando para que possa trabalhar com eles como se fossem um único objeto. Você pode inverter, girar e redimensionar ou dimensionar todos os objetos de um grupo como se fossem uma coisa só. Você também pode alterar os atributos de todos os objetos de um grupo de uma só vez — por exemplo, altere a cor de preenchimento ou adicione uma sombra a todos os objetos do grupo. Você também pode selecionar um item que faça parte do grupo e aplicar um atributo a ele sem que seja necessário desagrupá-lo. Além disso, é possível criar grupos dentro de outros grupos para facilitar a criação de desenhos complexos.

    Você pode desagrupar um grupo de objetos quando quiser e reagrupá-los posteriormente.

    <http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/sobre-o-agrupamento-e-desagrupamento-de-objetos-HP005194513.aspx?CTT=5&origin=HP005194507> Acesso em 07 nov 2012

  • Certo.


    Tal opção, é acessível no PPT, e ajuda e muito na fomratação de slides.

  • seguindo a lógica, não nega, não restinge, não diminui a atuação.

  • Ao selecionar formas em um slide do Power Point, é possível definir o posicionamento das formas através da ferramenta Organizar, do grupo Desenho, da guia Ferramentas de Desenho de Formatar, como vemos na figura a seguir:

     

     

     

    Agrupar tem a função de unir dois ou mais objetos selecionados para que sejam tratados como um único objeto. A partir do momento em que é tratado como um único objetocom apenas um comando pode-se alterar configurações de todos os objetos agrupados como, por exemplo, alterar o tamanho dos objetos por proporção.

  • Minha contribuição.

    PowerPoint (Resumo)

    -PPTX ~> É a extensão padrão, default, dos arquivos;

    -PPSX ~> Extensão só para apresentação - mnemônico PPSX (SHOW);

    -Modos de exibição de apresentação ~> Normal, Classificação de Slides, Anotações, Modo de Exibição de Leitura, Estrutura de Tópicos;

    -Guias ~> Mnemônico: PAREIDATA - Página Inicial, Arquivo, Revisão, Exibição, Inserir, Design, Animação, Transição, Apresentação de Slides;

    - Slide Mestre ~> O slide mestre controla a aparência da apresentação inteira, inclusive cores, fontes, segundo plano, efeitos e praticamente todo o resto, é possível ter mais de um slide mestre em uma apresentação;

    -Grupo: Modos de Exibição Mestres - Slide Mestre - Folheto Mestre - Anotações Mestras;

    -Animação ~> Efeitos visuais usados dentro de um mesmo slide;

    -Efeitos de Transição ~> Efeitos visuais usados na transição de um slide para outro;

    -Pincel de Animação ~> Serve para aplicar o efeito a outros objetos na apresentação;

    -F5 ~> Inicia a apresentação do primeiro slide;

    -SHIFT+F5 ~> Inicia a apresentação a partir do slide atual;

    -Tela branca: Vírgula (,);

    -Tela preta: Ponto (.);

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
249670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos ambientes BROffice e
Microsoft Office.

O programa Adobe Acrobat Reader, um dos componentes da suíte Microsoft Office, permite abrir, editar e salvar arquivos no formato pdf, cuja característica principal é gerar arquivos em formato de imagem e de tamanho pequeno.

Alternativas
Comentários
  • Ele não é do office!
  • Adobe Reader ou Adobe Acrobat Reader é um software que permite que o usuário do computador visualize, navegue e imprima arquivos no formato PDF. Este tipo de arquivo é muito comum em documentações gerais (manuais de instrução, apostilas, eBooks). Por ser multiplataforma, está disponível para diversos sistemas operacionais.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Acrobat_Reader
  • O Adobe Reader não permite que você edite documentos em PDF. É utilizado para ler arquivos em pdf e não para modificá-los.
    Acredito que seja outro erro da questão.
  • Errado. O aplicativo Adobe Acrobat Reader não pertence ao pacote de aplicativos para escritório (suíte) Microsoft Office. Este aplicativo permite apenas a visualização dos arquivos em formato PDF (Portable Document Format – formato de documento portável – portabilidade de um software [portável] significa que é reconhecido por várias plataformas diferentes, como Linux, Windows, Android, etc). Para a geração de arquivos PDF, devemos usar o Adobe Acrobat, ou então softwares de terceiros, como o PDF995, que é um driver de impressão. Opcionalmente, poderíamos criar uma conta no site Scribd, fazer upload de nosso documento, e a seguir download no formato PDF. Enfim, existem várias formas de criar um arquivo PDF, mas não pelo Reader, e nem pelo Microsoft Office, que usa o formato XPS, da Microsoft, para criação de documentos portáveis.
  • Adobe Acrobat Reader pertence a empresa adobe que concorre com a Microsoft

    Adobe Acrobat Reader  vesus MSWord

    mais o Adobe Acrobat Reader é bem superior ao do concorrente.

    sua extensao é o PDF.
  • Uma coisa bem legal do PDF é que ele realmente ocupa menos espaço que outros tipos de arquivos.
    Faça o seguinte teste.
    Coloque várias fotos num documento word depois verifique o tamanho do arquivo.
    Depois salve o documento em formato PDF (isto é possível no 2007 em diante) e verifique o tamanho do arquivo.

    Você constatará que o PDF ficará mais leve sendo assim uma solução para envio de documentos muito extensos pela internet.
  • Um dica pra quem não estuda informática com afinco: Não precisa ser expert em língua inglesa, basta ler o nome do software "Adobe Acrobat READER".

    Read em inglês significa ler. Reader, por sua vez, leitor.

    Ademais, o Adobe Acrobat Reader não faz parte do Office, como já foi dito pelos ilustres colegas acima.

    Bons estudos.
  • Parei de ler na parte que disse: um dos componentes da suíte Microsoft Office...
    Não pertence!
    Questão errada!

  • Li tudo mas fiquei com o "faz parte do Microsoft Office" gritando dentro da cabeça até o fim hahahaha. Não faz! Errado.

  • Parei quando disse que "faz parte..." muito errada essa questão.

  • ESTE APLICATIVO NÃO FAZ PARTE DO MICROSOFT OFFICE E PERMITE APENAS A VISUALIZAÇÃO DOS ARQUIVOS EM FORMATO PDF.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • qual é o programa do Microsoft que abre PDF? se for o Word, o daqui de casa nem abre imagem (é o 2007)

  • Além de não pertencer a Microsoft Office, vale a pena esclarecer que esse programa não permite editar os arquivos em PDF !!

  • O programa Adobe Acrobat Reader, um dos componentes da suíte Microsoft Office   Se loko mel ?

  • Gabarito Errado

     O programa Adobe Acrobat Reader, um dos componentes da suíte Microsoft Office..... Ops.... parei por aí.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gabarito: ERRADO!

    O Adobe Acrobat Reader não faz parte do MS Office!

    OBS: Algumas pessoas comentando coisa errada. Fiquem ligados galera, é POSSÍVEL SIM a edição de PDF diretamente no programa da Adobe, entretanto, esse é um recurso que se encontra disponível apenas para quem é assinante da plataforma Adobe.

    Espero ter ajudado.

    #AVAGAÉMINHA!

  • Errado. O aplicativo Adobe Acrobat Reader não pertence ao pacote de aplicativos para escritório (suíte) Microsoft Office. 

  • Errado. O aplicativo Adobe Acrobat Reader não pertence ao pacote de aplicativos para escritório (suíte) Microsoft Office. Este aplicativo permite apenas a visualização dos arquivos em formato PDF (Portable Document Format – formato de documento portável – portabilidade de um software [portável] significa que é reconhecido por várias plataformas diferentes, como Linux, Windows, Android, etc). Para a geração de arquivos PDF, devemos usar o Adobe Acrobat, ou então softwares de terceiros, como o PDF995, que é um driver de impressão. Opcionalmente, poderíamos criar uma conta no site Scribd, fazer upload de nosso documento, e a seguir download no formato PDF. Enfim, existem várias formas de criar um arquivo PDF, mas não pelo Reader, e nem pelo Microsoft Office, que usa o formato XPS, da Microsoft, para criação de documentos portáveis.

  • Errado.

    O aplicativo Adobe Acrobat Reader não pertence ao pacote de aplicativos para escritório (suíte) Microsoft Office. Este aplicativo permite apenas a visualização dos arquivos em formato PDF (Portable Document Format – formato de documento portável – portabilidade de um software [portável] significa que é reconhecido por várias plataformas diferentes, como Linux, Windows, Android, etc). Para a geração de arquivos PDF, devemos usar o Adobe Acrobat, ou então softwares de terceiros, como o PDF995, que é um driver de impressão. Opcionalmente, poderíamos criar uma conta no site Scribd, fazer upload de nosso documento, e a seguir download no formato PDF. Enfim, existem várias formas de criar um arquivo PDF, mas não pelo Reader, e nem pelo Microsoft Office, que usa o formato XPS, da Microsoft, para criação de documentos portáveis.


ID
249676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos ambientes BROffice e
Microsoft Office.

O aplicativo Writer é um editor de textos que possui como limitação principal o fato de adotar formatos do tipo odt e sxw, não permitindo que sejam abertos arquivos nos formatos .doc ou .dot.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Só uma dica. O Cespe gosta de dizer que determinados aplicativos, sobretudo os do Br.Office, possuem limitações, no intuito de levar o candidato ao erro. Também fazem isso quando falam, geralmente, do SO Linux.
  • Erradíssima.

    O Writer é completo nesse sentido. Abre não só as extensões .odt (sua extensão nativa) como extensões .doc ou .txt.

    Até mesmo páginas da web completas ele abre. Por exemplo, caso você salve a página na qual está agora (Arquivo -- Salvar Como - Página da Web completa), você poderá abrí-la usando o Writer.

    Bons estudos a todos! :-)
  • errado. O Writer também reconhece extensão .doc. .dot
  • o que, porra, é "sxw"???

  • Gabarito: ERRADO


    DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)


    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

    FORÇA E HONRA.

  • Errado. O Writer pode gravar nos formatos DOC e DOT (modelo de documento do Word). O formato SXW é do StarOffice Writer, precursor do OpenOffice, BrOffice, LibreOffice.

  • Errado. O Writer pode gravar nos formatos DOC e DOT (modelo de documento do Word). O formato SXW é do StarOffice Writer, precursor do OpenOffice, BrOffice, LibreOffice.

    O Writer é completo nesse sentido. Abre não só as extensões .odt (sua extensão nativa) como extensões .doc ou .txt.

    Até mesmo páginas da web completas ele abre. Por exemplo, caso você salve a página na qual está agora (Arquivo -- Salvar Como - Página da Web completa), você poderá abrí-la usando o Writer.

    Haja!

  • Errado formato de arquivos do writer é o ODT

    Porém, cabe outras extensões de arquivos como, DOC, TXT

  • Errado. O Writer pode gravar nos formatos DOC e DOT (modelo de documento do Word). O formato SXW é do StarOffice Writer, precursor do OpenOffice, BrOffice, LibreOffice.


ID
249679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos ambientes BROffice e
Microsoft Office.

No Impress, a forma de edição de eslaides pode ser definida pelo usuário, que dispõe, entre outras, dos modos de exibição em Estrutura de tópicos, Notas, Folhetos e Classificador de slides.

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA CORRETA.

    Estrutura de tópicos, Notas, Folhetos e Classificador de slides são modos de exibição do Impress
  • No Impress, a forma de edição de eslaides pode ser definida pelo usuário, que dispõe, entre outras, dos modos de exibição em Estrutura de tópicos, Notas, Folhetos e Classificador de slides.

    A questão listou todas os modos existentes!
    Como pode ser considerada certa, se fala que existem outras?

    : /
  • Paulo, creio que seja porque a expressão "entre outras" esteja se referindo as formas de edições e não a modos de exibição.
    Abraço e bons estudos
  • Tem o "normal" também...

  • Esses não são modos de configuração para impressão?

    Fiquei realmente na dúvida, porque no MSPowerPoint é.

  • Pri, tudo bem ?

    Está lá no menu "Exibir" do Impress. 

    São formas de edição.

    Normal

    Estrutura de tópicos

    Classificador de slides 

  • Obrigada, Bruno! :)

  • Eu pensei que fosse modo de Exibição e não de Edição... Não seria o correto?

    Pois se for na aba EXIBIR, você vai encontrar todos esses tipos...

    Tenho minhas dúvidas....


  • Prezados,

    Conforme imagem abaixo, os modos de exibição do Impress são normal, estrutura de tópicos, notas, folheto, classificador de slides.





    Portanto a questão está correta.

  • LibreOfficce Impress - Versão: 5.3.4.2

    Menu Exibir >

    Normal

    Estrutura de tópicos

    Notas

    Organizador de slides

    Slide mestre

    Nota mestre

    Folhete mestre

  • Forçaram a barra legal.  Folhetos é modo de IMPRESSÃO.  Não se edita nada no Modo Folheto , tanto que não tem como você ficar editando sua apresentação com "modo Folheto ligado" , você só ativa esse modo quando vai imprimir.

  • PPT

    Normal

    Estrutura de tópicos

    Classificação de slides

    Anotações

    Modo de Exibição de Leitura

     

    IMPRESS

    Normal

    Estrutura de tópicos

    Classificador

    Notas

    Folhetos

  • Pessoal, temo que lembrar que estamos analisando uma questão de informática antiga e que antigamente o que hoje é chamado de "organizador de slides" era "classificação de slides". Também errei a questão pelo mesmo motivo que muitos.

  • O Impress, software do BRoffice e similar do Microsoft Powerpoint possui 5 formas suportadas de visualização, são elas: Desenho, Estrutura de Tópicos, Notas, Folhetos e Classificação de Slides.

  • No impress atual (22/07/21) só têm 4 formas de edição de slide:

    *Normal

    *Estrutura de tópicos

    *Notas

    *Organizador de slides

    Não tem folhetos.

  • CORRETA.

    Estrutura de tópicos, Notas, Folhetos e Classificador de slides são modos de exibição do Impress.

    PPT

    Normal

    Estrutura de tópicos

    Classificação de slides

    Anotações

    Modo de Exibição de Leitura

     

    IMPRESS

    Normal

    Estrutura de tópicos

    Classificador

    Notas

    Folhetos

    Gostei

    (8)

    Respostas

    (0)

    Reportar abuso


ID
249682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes.

Na Internet, os sufixos de endereços eletrônicos compostos pelos termos .net, .org e .mil referem-se, respectivamente, a endereços de redes internacionais de dados, organismos governamentais e órgãos militares.

Alternativas
Comentários
  • Errada!
    Sufixos da Internet:
    Esses sufixos indicam se o site é comercial (quando tem “.com” no endereço), de uma entidade sem fins lucrativos (.org), do governo (.gov), de uma instituição de educação (.edu), de empresas que administram grandes redes (.net), ou de órgãos militares (.mil). O sufixo final revela normalmente o país de onde é o site: Brasil (.br), Itália (.it), França (.fr). Os EUA não têm sufixo.
  • eu ainda não vi o erro dessa questão
  • O sufixo. net não corresponde ao descrito na questão e sim a Detentores de autorização para o serviço de Rede e Circuito Especializado da Anatel e/ou detentores de um Sistema Autônomo conectado a Internet conforme o RFC1930.
  • Entendo que há outro erro, pois ".org" não se refere a organismos governamentais. Esses são representados pelo sufixo ". gov", como já dito aqui.
  • Vamos agora visualizar o ERRO da questão sucintamente. Veja só:

    o domínio .net não quer dizer endereços de redes internacionais, mas é destinado a Provedores de acesso, como a colega Ana disse: empresas que administram grandes redes . Pronto, só isso.
    o domínio .org é para entidades sem fins lucrativos. Órgãos do governo utilizam o domínio .gov.
  • Na Internet, os sufixos de endereços eletrônicos compostos pelos termos .net, .org e .mil referem-se, respectivamente, a endereços de redes internacionais de dados, organismos governamentais e órgãos militares.

    .org - Entidades não governamentais sem fins lucrativos.

    .gov - Entidades do governo.

    O Cespe colocou "organismos governamentais" e muita gente o associou com .org. Inclusive eu.
    Mas o certo seria ".gov" para "organismos governamentais".
  • o Examinador fez uma pegadinha com o nome organismos governamentais e org. Os organismos governamentais usam o sufixo (.gov); já o (.org) é usado por organismos NÃO governamentais.
  • vacilei por vacilo, rs

  • VAI NA GANANCIA E ERRA A QUESTÃO ACHANDO QUE SABE TUDO. KKKKKK

  • org ---> organismos não governamentais sem fins lucrativos

    gov ---> governamental

  • Sufixos da Internet:

    .com = comercial.

    .org = entidades não governamentais/sem fim lucrativo.

    .gov = governo.

    .edu = educação.

    .net = empresa/grandes redes.

    .mil = órgãos militares.

  • Se pensar demais erra...

    "Esforça-te e eu te ajudarei"

  • ERRADA

    GOV --> Governo

    Org --> Organização sem fins lucrativos

  • https://registro.br/dominio/categorias/

  • Raios....

  • Olha a maldade da Cespe!

    Descreveu Organismos Governamentais para confundir o candito e associar a .ORG


ID
249685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes.

O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www.

Alternativas
Comentários
  • Errada!
    HTTP
    significa HyperText Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto.

    O HTTP é o protocolo usado para a transmissão de dados no sistema World-Wide Web. Cada vez que você aciona um link, seu browser realiza uma comunicação com um servidor da Web através deste protocolo.

  • O protocolo de envio de mensagens é o SMTP e não o http.
  • Complementando o que os colegas disseram abaixo:

    - O HTTP : HYPER TEXT TRANSFER PROTOCOL, Basicamente serve para tranferência de conteúdos de servidores WEB;

    Já,

    - O SMTP : SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL, é o responsável pela tranferência de e-mails, conforme destacado no seu significado.

    Bons estudos...
  • complementando a complementação abaixo, há também o protocolo IMAP que, simultaneamente, envia e recepciona e-mails.


    Saudações intergaláticas a todos!

  • A questão está ERRADA. Veja o porquê:

    Quando um navegador (browser) "pede" uma página a um servidor Web, uma ligação virtual entre os dois intervenientes é realizada obedecendo as regras do protocolo HTTP. Esse protocolo de comunicação permite a transferência de conteúdo no formato hipertexto.
    Nada tem haver com o envio ou recebimento de e-mails.

  • Atenção!
    Os protocolos utilizados no seviço de webmail são:
    SMTP - p/ enviar emails (Send)
    IMAP - p/ receber emails
    Detalhe: no webmail, seus emails não ficam salvos no seu computador
  • ATENÇÃO.....

    POP3: TRABALHA NO CICLO DE RECEBIMENTO DAS MENSAGENS ELETRONICAS (PEGANDO-AS DA INTERNET E COLOCANDO-AS NO SEU COMPUTADOR.

    SMTP: RESPONSAVEL PELO ENVIO DAS MENSAGENS ELETRONICAS

    IMAP: É O PROTOCOLO DE GERENCIAMENTO DE CORREIO ELETRONICO SUPERIOR AO POP3 E SMAT. O IMAP PERMITE QUE AS MENSAGENS FIQUEM ARMAZENADAS NO SERVIDOR DE E-MAIL ,ASSIM O USUÁRIO PODE TER ACESSO AS PASTAS DE MENSAGENS EM QUALQUER COMPUTADOR CONECTADO NA INTERNET.

  • Portas TCP mais utilizadas:
    :: 20 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos;
    :: 21 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos, porta de controle;
    :: 22 – SSH – Secure Shell – execução de serviços remotamente, com criptografia (Telnet seguro);
    :: 23 – Telnet – execução de serviços remotamente;
    :: 25 – SMTP – Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo Simples para transferência de mensagens;
    :: 69 – FTP anônimo – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos anonimamente;
    :: 80 – HTTP – Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper textos;
    :: 110 - POP3 - Post Office Protocol – Protocolo de Postagem de mensagens;
    :: 143 – IMAP4 – Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso à mensagens via Internet;
    :: 443 – HTTPS - Hyper Text Transfer Protocol Secure – protocolo seguro para transferência de hipertexto.
  • Errado.

    Complementando

    Correio Eletrônico:

    POP3 - Recebe mensagem e perde ficando no computador local.          
    IMAP - Recebe mensagem, porém não perde.
    SMTP - Envia mensagem.

    Imap é a forma mais avançada. 
  • O pessoal ta esquecendo de que podemos perfeitamente ACESSAR nossos e-mails do webmail utilizando HTTP, pois o acesso não deixa de ser a uma página da web!
     
    Valeu!! E quem discordar por favor apresente o argumrnto contrário antes de dar a nota!!
  • Tb tento a concordar com o colega Jonh, visto que é atraves do protocolo HTTP que acessamos as paginas de webmail. Corroborando, li comentario de um professor em outra questão semelhante, o qual afirmava que utilizamos o protocolo http para efetuar comunicação com administrador da pagina e este sim efetuaria o envio ou recebimento das mensagens com o servidor, nesse momento, via SMTP, POP3, IMAP...
  • É até onde sei o webmail usaria o http para puxar ou enviar ao servidor e o servidor sim usaria o protocolo smtp ou pop3 . Muito estranho esse gabarito tendo em vista que já foi cobrado pela mesma banca exatamente esse processo do http e depois sim os protocolos de envio e recebeminto!
  • Ou o gabarito está errado ou outra questão mal elaborada CESPE.
  • O Protocolo HTTP é usado para ter acesso ao servidor de páginas do serviço de WEBMAIL, mas a questão só pergunta do protocolo de envio e recebimento de mesagens que é o SMTP e o IMAP.
    O gabarito está ok! A resposta pode variar de acordo com o contexto.
  • Pra memorizar mais fácil!

    POP      >      AMBOS, USAM O CORREIO ELETRÔNICO
    SMTP   >





    IMAP >     USA O WEBMAIL
  • Protocolo POP ( Pego OPacote )– recebe os emails - · TRAZ, PARA SEU MICRO, as mensagens armazenadas em sua caixa postal no servidor;

    Protocolo IMAP ( Indo Mais Apanhar Pacote)– recebe email - as mensagens NÃO SÃO TRAZIDAS ao micro do usuário, mas permanecem no servidor e de lá são apanhadas, lidas, movidas etc.
    Protocolo SMTP  (Sua Mensagem Tá Partindo) - envia os emails - ·  Usado para o ENVIO de mensagens de correio ENTRE O MICRO REMETENTE e o SERVIDOR DE ENVIO, e entre os servidores de correio.

  • O protocolo http PERMITE SIM o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail.

    CESPE inconstante.

  • Para envio é utilizado o Protocolo SMTP.

  • Gabarito : ERRADO.

     

    O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www. ( ERRADO )

     

    O protocolo IMAP permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www. ( CORRETO )

     

    Bons Estudos !!!

  • http não é um protocolo de envio ou recebimento de e-mails. 

  • Pegando carona no esquema do colega.

    O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www. ( ERRADO )

     

    O protocolo IMAP permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www. ( CORRETO )

  • O motivo desta questão ser considerada "errada" é poque o Webmail (acessado através de "W W W") usa o protocolo HTTPS e não "http" - ao contrário do explanado pela maioria dos incautos, aqui nos comentários.
     

     

    Programas de email utilizam o serviço SMTP ou IMAP para o envio de mensagens; o serviço POP ou IMAP somente para recebê-las.

     

    USANDO o "W W W" acessamos o WEBMAIL - e não programas de email, como o Outlook -, sendo que dessa forma (Webmail), é utilizado o protocolo HTTPS (porta 443) tanto para ENVIO quanto para o recebimento de emails - jamais "smtp" ou "imap", como os softwares de email!!!

     

     

    E pra quem disse que "imap" permite o acesso por Webmail, então, me explique:

    como conseguem usar o protocolo "imap" acessando ATRAVÉS de W W W ???

     

     

    Ah, e o comentário do professor, como sempre, nada acrescenta... sabe muito, mas não consegue explicar claramente, na maioria de suas respostas!

     

     

  • No caso de web seria IMAP4 e SMTP.

  • @Márcio Moreira, me desculpe, mas há um equívoco em sua afirmação.

     

    Leia meu comentário logo abaixo do eu: está bem explicadinho.

     

    Um exemplo prático: se vc estiver navegando através de um servidor proxy ou um firewall com as portas específicas de IMAP e SMTP bloqueadas, é impossível receber ou enviar email usando qualquer aplicativo (Outlook ou outro). Estes protocolos só trafegam por estas portas específicas.

     

    Mas este mesmo computador, mesmo com estas portas BLOQUEADAS

    "permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de WEBMAIL, ou seja, de correio eletrônico via W W W",

    pelo motivo de se utilizar ao protocolo httpS, que usa a porta 443

    (porta esta usada para navegação normal e DIFERENTE das portas usadas pelo protocolo IMAP e SMTP)

  • Envio e recebimento de mensagens de email. Protocolo SMTP.

  • GABARITO: ERRADO

    Vejam que interessante:

    Ano: 2011 Banca:

    Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico.

    CERTO

  • SMTP = envio de e-mail ou arquivo

    IMAP = protocolo para acessar mensagens

    FTP = transferência de arquivo

    http = transferência de hipertexto ( faz também transferência de arquivo)

    Que Deu te abençoe !!!

  • Não é a primeira vez caio nesse pega.

    Enviar e-mail é uma coisa (mesmo que seja webemail).

    Ter acesso ao Webemail é outra coisa.

    São ações que exigem portas e protocolos diferentes.

  • O correto seria: "O protocolo IMAP4 permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail."

    Lembrando que nos Clientes de Email (Outlook ou Thunderbird) o protocolo usado é o POP3 ou IMAP4, para recebimento, e o SMTP, para envio.

  • alguns autores consideram que o envio e recebimento de e-mail via webmail ocorre por meio do Protocolo HTTP e, não, pelo SMTP e IMAP respectivamente.

    sigam no instagram > @focopolicial190,

  • Caí nessa de novo.

    Gabarito: Errado

    Acessar página web = HTTP

    Enviar e-mail = SMTP

    Receber e-mail = POP ou IMAP

  • Alguém avisa às pessoas que estão colocando apenas as funções dos protocolos IMAP, POP e SMTP que isso não significa comentar questão. Na verdade, vc não está acrescentando em absolutamente NADA.

    Gabarito deveria ser ERRADO, pois os protocolos supracitados são usados no envio e recebimento em clientes de email.

    Para utilizar os emails via POP, Imap ou SMTP é necessário a utilização de um programa de emails. Via de regra, webmail não é nada mais que uma página de Internet "regida" pelo http.

  • SIMPLES E DIRETO:

    QUESTÃO: O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www.

    Errado. Porque quando utilizamos o WEBMAIL em um navegador de Internet, acessando nosso email do Gmail, por exemplo, através de uma página Web e não pelo próprio "aplicativo/programa" do Gmail, é usado o IMAP4 (sob o HTTP) para transferência de dados.

    HTTP: Transferência de Hypertexto.

    • Webmail » IMAP4 »  é o protocolo usado tanto para acessar como para enviar as mensagens de e-mail.

  • FTP :transferência de arquivo. SMTP :envio de ema6.
  • Como tem gente falando besteir.a aqui, minha nossa. Parece que estou vendo o vídeo do Felipe Neto.

  • o HTTP é apenas o protocolo que permite que eu acesse por meio de um navegar web uma aplicação que está hospedada em um servidor remoto (chamado Webmail). Quem efetivamente enviará/receberá um email será o SMTP, POP3 e IMAP4 - o HTTP apenas fará a interface entre um navegador instalado em uma máquina local e uma aplicação hospedada em um servidor de e-mail remoto (Errado). 

  • Portas TCP mais utilizadas:

    :: 20 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos;

    :: 21 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos, porta de controle;

    :: 22 – SSH – Secure Shell – execução de serviços remotamente, com criptografia (Telnet seguro);

    :: 23 – Telnet – execução de serviços remotamente;

    :: 25 – SMTP – Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo Simples para transferência de mensagens;

    :: 69 – FTP anônimo – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos anonimamente;

    :: 80 – HTTP – Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper textos;

    :: 110 - POP3 - Post Office Protocol – Protocolo de Postagem de mensagens;

    :: 143 – IMAP4 – Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso à mensagens via Internet;

    :: 443 – HTTPS - Hyper Text Transfer Protocol Secure – protocolo seguro para transferência de hipertexto.

  • Não vejo coerência nesta questão se analisada em conjunto com a , que diz:

    "Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico."

    GABARITO: CERTO.

    Comentário do professor: "Correto. Quando utilizamos o webmail em um navegador de Internet, o IMAP4 para transferência de dados é usado sob o HTTP (transferência de hypertexto)."

    Bom, posso ter compreendido errado. Por isso, aceito correções.

    Bons estudos! Fé.

  • Típico caso em que a banca pode escolher o gabarito:

    ERRADO -> porque http permite acesso apenas à pagin

    CERTO -> porque o enunciado falou "por meio de um webmail" e não disse que usaria somente http

  • A questão afirma que o "protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico..." quando na verdade ele permite o ACESSO à página de webmail, quem faz essa função são outros protocolos, já mencionados... GABARITO ERRADO.

  • Errado.

    O protocolo IMAP4 permite o envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via http, em um navegador html, acessando um servidor de e-mails disponível na www.

  • Bom, li todos os comentário e cada diz uma coisa. Vamos lá, funciona assim.

    O webmail, nada mais é que um site HTTP/HTTPS.

    Usuário acessa o webmail: HTTP/HTTS

    Webmail acessa o servidor de emails: POP/IMAP/SMTP

    Exemplo: Cliente envia um email

    Acessa o site: gmail.com (HTTP)

    Escreve a mensagem: (HTTP) veja que até agora tudo o que você fez passou pelo protolo HTTP/HTTPS

    Clica em enviar:

    • O webmail aqui se contecta com o servidor de email e envia a mensagem.

    Veja que, para escrever e receber a mensagem do webmail para sua máquina o protolo usado foi o HTTP/HTTPS

    Q: Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico

    CERTO

  • Gabarito: Errado

    O erro está em "recebimento"

    A questão fala de webmail; esses utilizam-se do protocolo de http ou https para transferência de correio eletrônico por meio da internet (www); nada tem haver com os protocolos de cliente e-mail (SMTP, POP e IMAP).

    As questões mais antigas (2010-2013) são extremamente dúbias, mas há uma maneira de acertá-las: diferenciar "transferência" de "enviar/receber"; quando uma assertiva apenas discorrer sobre transferência em webmails e apontar o uso do http/https de modo genérica, o item está correto; já quando relacionar com envio e recebimento, estará errada, pois esse conceito aplica-se no uso de clientes e-mail.

  • Protocolo SMTP. Envio e recebimento. Na web. Utiliza se HTTP HTTPS SMTP.

    Muitos acham que SMTP é somente envio, contudo, tal afirmação é errônea. SMTP é primeiro protocolo de envio e recebimento de email.

    Pop e irmap cliente de email.

    Bons estudos. Rumo a PF

    Gabarito Errado.

  • CUIDADO com COMENTÁRIOS ERRADOS.

    POP e SMTP = Suas aplicações são em Cliente de Email ......POP = Recebe.......SMTP = Envia ( INTERNET ) ........Envia e Recebe ( INTRANET )

    IMAP = Envia e Recebe ( WEBMAIL) .....ou seja, Usando HTTP ou HTTPS. Quem PERMITE o ENVIO e RECEBIMENTO é o IMAP4 ( webmail).

    Caso fosse pelo Cliente de email quem permitiria o ENVIO seria o SMTP e o RECEBIMENTO o POP3.

  • ·HTTP (HyperText Transfer Protocol) – DE ACESSO A SITES WEB

    - Protocolo de Transferência de Hipertexto – FOTOS, VIDEOS.

    - Localizado na camada de aplicação

    - Utilizado pelos programas de navegação (Web Browser)

    - Está relacionado ao acesso a páginas web

     - Será estabelecida uma ligação pelo protocolo TCP (transporte)

    - Opera no modelo de comunicação Cliente/Servidor

    -Solicita a página web (cliente)

    -Ele opera no modo cliente servidor ou seja eu sou o (cliente) solicito o servido, e o servidor (sites) estará me fornecendo o recurso

  • Como era fácil kkk

  • ATENÇÃO AO ENUNCIADO

    Com relação a conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes.

    O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www.

    Este conceito estaria correto se seu uso fosse referente ao uma INTRAnet.

    O SMTP é usado SOB o HTTP em serviços web.

    portanto, gabarito ERRADO

  • Portas TCP mais utilizadas:

    :: 20 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos;

    :: 21 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos, porta de controle;

    :: 22 – SSH – Secure Shell – execução de serviços remotamente, com criptografia (Telnet seguro);

    :: 23 – Telnet – execução de serviços remotamente;

    :: 25 – SMTP – Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo Simples para transferência de mensagens;

    :: 69 – FTP anônimo – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos anonimamente;

    :: 80 – HTTP – Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper textos;

    :: 110 - POP3 - Post Office Protocol – Protocolo de Postagem de mensagens;

    :: 143 – IMAP4 – Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso à mensagens via Internet;

    :: 443 – HTTPS - Hyper Text Transfer Protocol Secure – protocolo seguro para transferência de hipertexto.

  • Alguém avisa para o Kurose que ele está falando M... e que a banca que está correta.

    "Hoje, um número cada vez maior de usuários está enviando e acessando e-mails por meio de seus navegadores Web. O Hotmail lançou o e-mail com acesso pela Web em meados da década de 1990; agora, esse tipo de acesso também é fornecido por Google, Yahoo!, bem como universidades e empresas importantes. Com esse serviço, o agente de usuário é um navegador Web comum e o usuário se comunica com sua caixa postal remota via HTTP. Quando um destinatário, por exemplo, Bob, quer acessar uma mensagem em sua caixa postal, ela é enviada do servidor de correio para o navegador de Bob usando o protocolo (RECEBIMENTO) HTTP, e não os protocolos POP3 ou IMAP. Quando um remetente, por exemplo, Alice, quer enviar uma mensagem de e-mail, esta é enviada do navegador de Alice para seu servidor de correio por (ENVIO) HTTP, e não por SMTP. O servidor de correio de Alice, contudo, ainda envia mensagens para outros servidores de correio e recebe mensagens de outros servidores de correio usando o SMTP."

    Kurose - Top Dow - pag 95

  • Quem efetivamente enviará/receberá um email será o SMTP, POP3 e IMAP4

  • Jkkkkk q banca maldita

  • Protocolo de envio: SMTP

    Protocolos de recebimento: POP & IMAP

    PERSEVERE! PMAL

  • Gabarito : errado

    outra questão:

    (CESPE)Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico. CERTO

  • Gab e!!

    mensagem por webmail:

    HTTP: cliente para servidor quando usado web mail (NAVEGADOR)

    SMTP: Servidor para servidor

    POP \ IMAP :maquina destinatária Baixar\acessar do servidor.

    mensagem por ferramenta (outlook):

    SMTP: cliente para servidor quando usado FERRAMENTA DE EMAIL (OUTLOOK)

    SMTP: Servidor para servidor

    POP \ IMAP :maquina destinatária Baixar\acessar do servidor.

    Ano: 2011 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico. (CERTO)

  • ERRADO

    HTTP é a sigla de HyperText Transfer Protocol.

  • Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico.

    O erro é falar que ele é pra envio e recebimento de e-mail.

  • No webmail, o HTTP é utilizado para a "transferência de mensagens do navegador para o servidor de correio eletrônico", conforme aponta Forouzan. Além disso, o citado autor afirma que "a mensagem do servidor destinatário (o servidor Web) para o browser é feita pelo HTTP".

    Confesso que não entendi bem o erro da questão.

    Apesar não concordar, por achar que foge o exigido pela assertiva, segue abaixo a justificativa do professor do TEC:

    "O serviço de webmail pode ser acessado como uma página qualquer da Internet, o que poderia ser obtido através do protocolo http, mas O ITEM ESTÁ ERRADO pois, por questões de segurançao protocolo utilizado nestes casos é o https, que é um protocolo que resulta do uso do http em conjunto com o SSL, para que as informações transferidas entre as máquinas sejam criptografadas."

  • O Protocolo HTTP é usado para ter acesso ao servidor de páginas do serviço de WEBMAIL, mas a questão só pergunta do protocolo de envio e recebimento de mesagens que é o SMTP e o IMAP.

    Errado

  • o recebimento é pop3 e imap pelo correio eletrônico, no caso se fosse entrar no webmail direto ai sim seria http.

  • Gabarito: Errado.

    Sei que muitos ficaram com dúvidas nessa questão, inclusive eu. Mas tem um vídeo no Youtube do Professor Pedro Tenório explicando esse assunto de forma detalhada. Consegui entender o motivo do gabarito de boa. Gostei da didática

    https://www.youtube.com/watch?v=Wn-MYeNJD14

    No tempo: 1:59:24

    Espero que ajude vocês.

  • Portas TCP mais utilizadas:

    :: 20 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos;

    :: 21 – FTP – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos, porta de controle;

    :: 22 – SSH – Secure Shell – execução de serviços remotamente, com criptografia (Telnet seguro);

    :: 23 – Telnet – execução de serviços remotamente;

    :: 25 – SMTP – Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo Simples para transferência de mensagens;

    :: 69 – FTP anônimo – File Transfer Protocol – Protocolo para transferência de arquivos anonimamente;

    :: 80 – HTTP – Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper textos;

    :: 110 - POP3 - Post Office Protocol – Protocolo de Postagem de mensagens;

    :: 143 – IMAP4 – Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso à mensagens via Internet;

    :: 443 – HTTPS - Hyper Text Transfer Protocol Secure – protocolo seguro para transferência de hipertexto.

    120

    269

    60

    Q83226

    CESPE / CEBRASPE - 2011 

    Noções de Informática 

    Internet

    PC-ES 

    Nível Superior

    Texto associado

    O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www.

    C

    Certo

    E

    Errado

    Responder

    Resposta incorretaResposta correta E


ID
249688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes.

A confidencialidade, um dos princípios básicos da segurança da informação em ambiente eletrônico, está relacionada à necessidade de não alteração do conteúdo de uma mensagem ou arquivo; o qual deve ser garantido por meio de uma política de cópia de segurança e redundância de dados.

Alternativas
Comentários
  • Errada,a questão define o princípio da integridade.

    Os princípios básicos de segurança em sistemas são:

    • Confidencialidade: proteção da informação compartilhada contra acessos não autorizados; obtém-se a confidencialidade pelo controle de acesso (senhas) e controle das operações individuais de cada usuário (log)
    • Autenticidade: garantia da identidade dos usuários
    • Integridade: garantia da veracidade da informação, que não pode ser corrompida (alterações acidentais ou não autorizadas)
    • Disponibilidade: prevenção de interrupções na operação de todo o sistema (hardware + software); uma quebra do sistema não deve impedir o acesso aos dados
  • para decorar os principios básicos da segurança da informação usem o mnemonico:

    DICA

    Disponibilidade (é a garantia de que a informação deve estardisponível, sempre que seus usuários -pessoas e empresas autorizadas- necessitarem, não importando o motivo)
    Integridade (esse princípio destaca que a informação deve ser mantida na condição em que foi  liberada pelo seu proprietário,garantindo a sua proteção contra mudanças intencionais, indevidasou acidentais)
    Confidencialidade (é a garantia de que a informação nãoserá conhecida por quem não deve)
    Autenticidade  (é a capacidade de garantir a identidade de umapessoa (física ou jurídica) que acessa as informações do sistema ou de um servidor (computador) com quem se estabelece uma transação (de comunicação, como um  e-mail, ou comercial, como uma venda on-line)

    Fonte: Patricia Lima Quintão - Ponto dos Concursos
  • O princípio da Confidencialidade é garantido quando apenas as pessoas explicitamente autorizadas podem ter acesso a Informação. Quando uma informação é acessada por uma pessoa não-autorizada, ocorre um incidente na segurança da informação por quebra de confidencialidade. Técnicas como a Criptografia e a Esteganografia são utilizadas para aumentar a confidencialidade de uma informação.
    O princípio da Integridade é garantido quando a informação acessada está completa, sem alterações e portanto confiável. Quando uma informação é indevidamente alterada, intencionalmente ou não, caracteriza um incidente na segurança da informação por quebra de integridade. Uma técnica muito utilizada para a garantia da Integridade é o uso de funções Hash.

    FONTE: Prof. Renato da Costa

  • Errado, ´´ não alteração´´ só pode estar falando de INTEGRIDADE.

    CORRIGINDO...

    INTEGRIDADE é um dos princípios básicos da segurança da informação em ambiente eletrônico, está relacionada à necessidade de não alteração do conteúdo de uma mensagem ou arquivo; o qual deve ser garantido por meio de uma política de cópia de segurança e redundância de dados.

    Bons estudos  a todos!


  • Um adendo aos comentários:

    Confidencialidade é o mesmo que Privacidade!

    Bons estudos
  • A INTEGRIDADE, um dos princípios básicos da segurança da informação em ambiente eletrônico, está relacionada à necessidade de não alteração do conteúdo de uma mensagem ou arquivo; o qual deve ser garantido por meio de uma política de cópia de segurança e redundância de dados.


  • Como já foi dito a questão erra quando fala em Confidencialidade, na verdade é Integridade, uma outra questão pode ajudar a entender melhor o conceito, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo Disciplina: Noções de Informática

    Um dos objetivos da segurança da informação é manter a integridade dos dados, evitando-se que eles sejam apagados ou alterados sem autorização de seu proprietário.

    GABARITO: CERTA.

  • Cara, confidencial é aquilo que somente determinadas pessoas tem acesso. Nada a ver com integridade.

  • A definição apresentada é de INTEGRIDADE

  • Integridade é que deve garantir que o arquivo não sofra alterações. Confidencialidade equivale pensar que o arquivo seja recebido somente pelo destinatário correto.

  • Gabarito Errado

    O avaliador apresentou a definição de Integridade, não de confidencialidade.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Integridade

  • ERRADO

    A questão trouxe informações que dizem respeito ao princípio da INTEGRIDADE e não ao princípio da confidencialidade.

  • não alteração é a integridade

  • Confidencialidade: o conteúdo é restrito às partes.

    Integridade: o conteúdo não será modificado

    Autenticidade: a informação é legítima

    Não-Repúdio: permite identificar o emissor da informação

  • GABARITO: ❌ERRADO

    A confidencialidade está relacionada ao sigilo da informação; a não alteração está ligada à integridade.

  • Minha contribuição.

    Princípios da Segurança da Informação

    Confidencialidade: é a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas - incluindo usuários, máquinas, sistemas ou processos. Seria algo similar à privacidade, em que pessoas autorizadas podem acessar e visualizar uma informação e pessoas não autorizadas não podem.

    Integridade: é a capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida. Esse princípio sinaliza a conformidade dos dados armazenados com relação às inserções, alterações e processamentos autorizados efetuados.

    Disponibilidade: é a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada. De certa forma, ela garante que usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.

    Autenticidade (legitimidade): é a propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser. Em outras palavras, ela garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação.

    Não-repúdio (irretratabilidade): também chamada de irrefutabilidade, trata-se da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Confidencialidade

    porta da Minha Casa

    só entra pessoas autorizadas

    Confidencialidade - Casa

  • Errado!

    A questão está falando sobre a integridade.

  • GAB E

    A questão se refere ao princípio da confidencialidade.

    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo Disciplina: Noções de Informática

    Um dos objetivos da segurança da informação é manter a integridade dos dados, evitando-se que eles sejam apagados ou alterados sem autorização de seu proprietário.

    GABARITO: CERTA.

  • ERRADA

    Confidencialidade: Limita o acesso a informação somente a entidades autorizadas.

    Integridade: Garante que a informação é integra, ou seja, não sofreu alterações não autorizadas.

    Uma questão sobre integridade já cobrada antes!

    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo Disciplina: Noções de Informática

    Um dos objetivos da segurança da informação é manter a integridade dos dados, evitando-se que eles sejam apagados ou alterados sem autorização de seu proprietário. GABARITO: CERTO

  • MACETE PARA MATAR ESSES TIPOS DE QUESTOES SO DECORAR A GARANTIA DOS PRINCIPIOS

    DISPONIBLIDADE- GARANTE QUE A INFORMAÇAO VAI ESTA DISPONIVEL

    INTEGRIDADE- NAO ALTERAÇAO DO DADOS

    CONFIDENCIALIDADE- SIGILO DAS INFORMAÇOES

    AUTENCIDADE- AUTORIA DOS DADOS, NAO REPUDIO

    A BANCA VAI INDUZIR VOCE AO ERRO TROCANDO ESSAS PALAVRAS

    PMAL 2031

  • Gabarito: Errado

    Trata-se do conceito de integridade.

    Questões da Cespe geralmente trocam os conceitos de confidencialidade e integridade.

    Integridade --- capacidade de garantir que a informação está correta, fidedigna e que não foi corrompida, trata-se da salvaguarda da exatidão e completeza da informação

    Confidencialidade --- capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas, incluindo usuários, sistemas, máquinas ou processos.

  • GABARITO: Assertiva ERRADA

    > Disponibilidade: Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada.

    > Integridade: Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade.

    > Confidencialidade: Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas.

    > Autenticidade: propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser.

    > Irrefutabilidade ou Não-repúdio/ irretratabilidade: capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.

    Questão pertinente --> Q561058

  • Como já foi dito a questão erra quando fala em Confidencialidade, na verdade é Integridade, uma outra questão pode ajudar a entender melhor o conceito, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo Disciplina: Noções de InformáticaUm dos objetivos da segurança da informação é manter a integridade dos dados, evitando-se que eles sejam apagados ou alterados sem autorização de seu proprietário.


ID
249694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes.

O conceito de grupos de discussão da Internet provém do termo listas de discussão, das quais fazem parte usuários cadastrados que recebem simultaneamente as mensagens enviadas para o grupo.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    Lista de discussão, também denominado grupo de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.

    O processo de uso consiste no cadastramento da lista, por exemplo no Yahoo, um dos sítios que oferecem o serviço gratuitamente, e após, no cadastramento de membros. Uma mensagem escrita por membro e enviada para a lista, replica automaticamente na caixa postal de cada um dos cadastrados.

    Há também a opção de estar-se cadastrado e fazer a leitura em modo Web, ou seja, sem receber os e-mails da lista no e-mail.

    Listas de discussão são ferramentas de comunicação assíncronas, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens não é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo. Mas, essas possibilitam também uma comunicação síncrona através da ferramenta de bate-papo existente na lista, exigindo que os participantes da discussão estejam conectados simultaneamente para que o processo de comunicação seja efetuado.

  • O grupo de discussão é semelhante aos fóruns de discussão, em que a troca
    de informações acontece no tempo de cada usuário, e não em tempo real
    (como no CHAT, bate papo). Outras afirmações erradas: dizer que os blogs e
    fotologs são grupos de discussão. O blog é um diário na web, um registro na
    web!! Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você
    coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez.

    Um grupo de discussão é formado por usuários da
    Internet, que dialogam entre si, acerca de temas de
    interesse mútuo, mediante a troca de mensagens
    eletrônicas em determinado sítio da Web

    Lista de Discussão
    Trata-se de uma ferramenta simples formada por uma lista de e-mails.
    Nesse caso quando um membro da lista manda uma mensagem, ela
    é repassada para cada um dos e-mails inscritos na lista. Os usuários
    (assinantes da lista) utilizam essa lista para discutir assuntos específicos,
    reunir pessoas de interesses afins, etc.

    fonte : Patrícia Quintão(PC)
  • Exemplo:
  • GRUPO DE DISCUSSÃO também conhecido como “Lista de discussão” ou “lista de e-mail” ou “grupos de e-mail” ou pelo termo inglês “Newsgroups” é um serviço oferecido na Internet por vários sites como Yahoo Grupos (br.groups.yahoo.com), Google Groups (groups.google.com), Grupos (www.grupos.com.br) e outros. Nesse serviço é possível a grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail com todos os membros do grupo.


  • Prezados,

    Não há erros na afirmação dessa questão, lista de discussão, muitas vezes chamados de grupo de discussão, são uma ferramenta gerenciável pela internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via email entre todos os membros do grupo.

    Portanto a questão está correta.

  • Resposta do professor do QC: Leandro Rangel

     

    Prezados,

    Não há erros na afirmação dessa questão, lista de discussão, muitas vezes chamados de grupo de discussão, são uma ferramenta gerenciável pela internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via email entre todos os membros do grupo.

    Portanto a questão está correta

  • CERTO

    Grupos de discussão é uma ferramenta gerenciável pela internet que permite a um grupo de pessoas trocar mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo, que é criado normalmente para debater um tema especifico.

  • Acertei a questão mas confesso que fiquei intrigado com o simultaneamente. Alguém tem alguma questão mais recente sobre o assunto?

  • É a ferramenta que por meio da internet gerencia um grupo de pessoas para realizar a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.

    Após realizar um cadastro em um dos sítios que gerenciam os grupos, realiza-se também o cadastro em uma lista.

    Feito isso uma mensagem enviada replica-se automaticamente na caixa de todos os usuários.

    CERTO

    FONTE : FOCUS CONCURSOS.

  • CORRETO

    São grupos de pessoas com interesses semelhantes e com a finalidade de trocar informações, experiências ou dicas, ou seja, trocar ideias sobre determinado assunto.

    O que mais atrai a criação de uma comunidade virtual é você poder se comunicar não só com pessoas de sua cidade, mas no mundo todo.

    Há vários tipos de comunidades virtuais, mas as principais são: Chat, fóruns e redes sociais.

    Fonte: primórdios da internet

    Bons estudos...

  • Não confundir simultaneamente com instantaneamente ou tempo real.

    Simultaneamente as pessoas recebem todas ao mesmo tempo, mas somente após aprovação do moderador e administrador do grupo de discussão.

    Instantaneamente as pessoas recebem em tempo real (WhatsApp).

    Veja esta questão que trata exatamente disso:

    Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma assíncrona. Os blogs e os fotologs também constituem exemplos de grupos de discussão.

    (ERRADA)

  • CORRETO

  • Minha contribuição.

    Grupos de discussão => O objetivo dos grupos de discussão é debater um assunto, via e-mail, com os participantes cadastrados nesta lista, configurando-se numa comunidade colaborativa virtual que se reúne em torno de interesses bem determinados e opera via e-mail como forma de contato.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • São grupos de pessoas com interesses semelhantes e com a finalidade de trocar informações, experiências ou dicas.

  • Grupos de discussão => O objetivo dos grupos de discussão é debater um assunto, via e-mail, com os participantes cadastrados nesta lista, configurando-se numa comunidade colaborativa virtual que se reúne em torno de interesses bem determinados e opera via e-mail como forma de contato.

  • grupo do zap kkkkk

  • parabéns para consegue absorver todo o conteúdo de informática, deve ser uma máquina.
  • Estranha essa questão, normalmente grupos de discussão são assíncronos...

    Chat ou bate-papo que são comunicações síncronas ( realizadas simultaneamente, como na questão...)

  • Isso aqui é um grupo de discussão de comunicação assíncrona, tô certo ou tô errado!!!

  • Em dezembro de 2020 o Yahoo desativou o seu serviço público de grupos, o Yahoo Grupos que foi sem dúvida uma das principais plataformas do gênero.

  • Muita questão antiga, poucas recentes.

  • Não há erros na afirmação dessa questão, lista de discussão, muitas vezes chamados de grupo de discussão, são uma ferramenta gerenciável pela internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via email entre todos os membros do grupo.


ID
265780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e sistemas operacionais,
julgue os itens a seguir.

O modem é exemplo de um dispositivo híbrido, pois pode permitir simultaneamente a entrada e a saída de informações na unidade central de processamento.

Alternativas
Comentários
  • modem é exemplo de um dispositivo híbrido, pois pode permitir simultaneamente a entrada e a saída de informações na unidade central de processamento.
     
    CORRETO 
  • Questão certissíma!
    Vejamos bem, o modem pode ser considerado como um dispositivo hibrido ou misto, porque além de receber informações, ele tbm as envia. Interessante ne? É interessante ressaltar que o modem serve de cmunicação entre computadores, ou apenas para ligar o computador a internet.

    Curiosidade básica: A velocidade máxima de um modem é 56 Kbps.

  • Questao : CERTA

    Modem


    conceito:

    A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador ( ENTRADA E SAIDA ).
    O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões.


    Tipos de modens:

    Basicamente, existem modems para o acesso discado e banda larga.

     
     
    Um modem ADSL T-DSL moderno.
     


    Os modems para acesso discado geralmente são instalados internamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial, enquanto os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet. Os modems ADSL diferem dos modems para acesso discado porque não precisam converter o sinal de digital para analógico e de análogico para digital porque o sinal é transmitido sempre em digital (ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line). O exemplo mais familiar é uma banda de voz modem que transforma os dados digitais de um computador pessoal em modulados sinais elétricos na freqüência de voz do alcance de um telefone canal. Estes sinais podem ser transmitidos através de linhas telefônicas e demodulado por outro modem no lado do receptor para recuperar os dados digitais. Os modems são geralmente classificados pela quantidade de dados que pode enviar em um determinado unidade de tempo , normalmente medido em bits por segundo (bit / s ou bps). Eles também podem ser classificados pela taxa de símbolos medido em bauds , o número de vezes que o modem muda o estado do sinal por segundo. Por exemplo, o ITU V.21 padrão utilizado-shift keying freqüência de áudio, tons aka, para transportar 300 bits / s usando 300 baud, enquanto o padrão ITU V.22 original permitia 1.200 bit / s com 600 baud usando modulação de fase .

     

    .
  • Certo. Modem significa modulador e demodulador de sinal, ou seja, codificador e decodificador dos bits que são enviados e recebidos por uma linha telefônica. Ele é um dispositivo de entrada e saída de informações sim, e estas chegarão em último momento até a UCP (processador), mas antes passam por canais DMAs, memória RAM, cache L2, registradores, cache L1, até chegar ao processador.
  • Pois é, estou tão acostumada a questões complexas que acabei marcando errado pelos motivos que o colega acima citou, mas realmente a questão não diz DIRETAMENTE na unidade central de processamento.
  • Prezados,

    O Modem ,assim como um pendrive, pode ser classificado como um dispositivo de entrada e saída, com ele, podemos enviar dados para o computador, e enviar dados para fora do computador.

    Portanto, questão correta.


    RESPOSTA: CERTO



  • Não consigo entender a parte: "na Unidade Central de Processamento". Ora, o que tem a ver um Modem com a CPU ? Para mim, a questão toda está correta até essa parte. Se alguém puder esclarecer eu agradeço. :(

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Certo. Modem significa modulador e demodulador de sinal, ou seja, codificador e decodificador dos bits que são enviados e recebidos por uma linha telefônica. Ele é um dispositivo de entrada e saída de informações sim, e estas chegarão em último momento até a UCP (processador), mas antes passam por canais DMAs, memória RAM, cache L2, registradores, cache L1, até chegar ao processador.

  • The Samurai, lindo filme.

  • GABARITO: C

    O modem(modulador e demodulador de sinal) tanto envia como recebe informações,processo de download e upload. O usuário envia informações ao navegar e também recebe informações.

    Abraços.

  • "...entrada e saída de informações na unidade de processamento", quê? A informação transita diretamente entre o modem e a CPU? Tá errado isso aí, hein...

  • Modem: é um modulador, quando converte um sinal digital em uma onda analógica (saída), e um demodulador quando recebe um sinal da Internet (analógico), e o converte em sinal digital (entrada). Então, os modems são considerados dispositivos de entrada quando demodula e de saída quando modula.

  • O modem corta para os dois lados (hibrido).

  • Fonte:projeto_1902

    modem é exemplo de um dispositivo híbrido, pois pode permitir simultaneamente a entrada e a saída de informações na unidade central de processamento (CPU - UCP). (CERTO)

    #MODEM (MODULADOR/DEMODULADOR)

    • Converter sinais digitais em sinais analógicos e vice-versa,
    • Os três modelos principais são: Acesso Discado; Modem ADSL; e Cable Modem.

    A direção de sua comunicação é FULL-DUPLEX:

    • Uma comunicação entre um transmissor e um receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados simultaneamente.

    #CPU ou UCP

    • Unidade Central de Processamento
    • Conhecida como “cérebro” do computador
    • Local onde os dados são processados 
    • Possui 3 partes

    UC (unidade de controle)

    • Controla e comanda o processamento
    • Interpreta instruções dos programas
    • Controla entrada e saída de dados
    • Controla as atividades internas da maquina

    ULA (Unidade Logica Aritmética):

    • Realiza os cálculos e processamentos dos programas

    3º REGISTRADORES:

    • Memória Volátil e muito rápida
    • MEMORIA CACHE
    • Possui pequena capacidade armazenamento
    • Destinado ao armazenamento e processamento de dados temporários


ID
265783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e sistemas operacionais,
julgue os itens a seguir.

Quanto maior a quantidade de instruções contidas em um processador CISC, mais complexo e mais rápido ele se torna.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO,
    é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. 


    Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma microprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua microprogramação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware (as instruções contidas no MICROCODIGO do processador). Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.

    Examinando do ponto de vista um pouco mais prático, a vantagem da arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de máquina; disponibilizando, assim, praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuirem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.

    Porém, do ponto de vista da performance, os CISC's têm algumas desvantagens em relação aos RISC's, entre elas a impossibilidade de se alterar alguma instrução composta para se melhorar a performance. O código equivalente às instruções compostas do CISC pode ser escrito nos RISC's da forma desejada, usando um conjunto de instruções simples, da maneira que mais se adequar. Sendo assim, existe uma disputa entre tamanho do código X desempenho

  • CISC = Quanto > número de instruções > tempo. Uma maneira mais simples de entender.
  • Resumindo:

    CISC
    instruções complexas
    necessitam de vários ciclos para serem executadas
    grande quantidade de instruções, o que o torna mais lento


    RISC
    instruções reduzidas
    Processadores com apenas um ciclo
    Menor quantidade de instruções, por isso mais rápido

    Os PC´s modernos são híbridos, possuindo o CISC e o RISC no mesmo processador.

    O Risc e o Cisc tb são fatores que afetam o desempenho do processador, assim como o Clock e a quantidade de núcleos.

  • Questão errada


    Um processador CISC é capaz de executar várias centenas de informações complexas e diferentes, sendo muito versátil.

    E apesar de um processador CISC ser capaz de executar centenas de instruções diferentes, apenas alugamas são usadas frequentemente. O que faz o trabalho dele ser em menor frequencia.

    Interessante lembrar que também temos o RISC que ao contrário do CISC, são capazes de executar apenas algumas poucas instrições simples; e por terem um menos núemro de circuitos internos podem trabalhar em frequencia mais alta.

    Resumindo:


    A RISC, usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
    A CISC, usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.
  • Quanto maior a quantidade de instruções contidas em um processador CISC, mais complexo e mais rápido ele se torna.
    O erro da questão está em afirmar que o processador fica mais rápido, o que não é verdade como cita os colegas acima.
  • CISC= Complexo, logo faz menor uso do pipeline.
    RISC= Reduzido, faz maoir uso do pipeline,
  •  Discordo totalmente do Gabarito.

     Um processador Cisc não é a toa que são enfiadas mais instruções, existem mais instruções para serem mais especificas. 
     Por exemplo, se antes para calcular uma equação exponencial X^n vc precisava usar a instrução de multiplicação N vezes. Mas se criamos uma instrução chamada potenciação, vai executar em uma instrução apenas, isso acarretaria uma arquitetura mais complexa, mas em contrapartida resolve em uma única instrução.

     
  • Caio Lima, vc precisaria de uma única instrução pra executar esse comando que vc exemplificou. Mas não é essa a questão que a banca levanta. Vc resolveria o problema com uma única instrução que demoraria muitos ciclos de clock pra ser resolvida, diferentemente de uma sequência de instruções simples. Não é pq um comando é resolvido por uma única instrução que isso torna o processador mais rápido.

  • Gabarito:E

    Seria o mesmo o que dizer que mais gorda uma pessoa for mais fácil e mais rápido ela irá correr.

    Conceito totalmente errôneo para CISC


ID
265789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e sistemas operacionais,
julgue os itens a seguir.

O sistema de diretório do Linux apresenta os diretórios de maneira hierarquizada, por isso, também é conhecido como árvore de diretórios.

Alternativas
Comentários
  • O Linux organiza o seu sistema de arquivos em uma árvore hierarquizada, resultando em uma estrutura única que agrega todas as informações relativas ao sistema de arquivos. Cada nodo da árvore pode representar um arquivo, um dispositivo de entrada e saída, ou ainda um diretório.
  • Mandou bem Ceiça!!!

  • O primeiro choque para quem está chegando agora é a estrutura de diretórios do Linux, que não lembra em nada o que temos no Windows. No Windows temos os arquivos do sistema concentrados nas pastas Windows e Arquivos de programas, e você pode criar e organizar suas pastas da forma que quiser.

    No Linux é basicamente o contrário. O diretório raiz está tomado pelas pastas do sistema e espera-se que você armazene seus arquivos pessoais dentro da sua pasta no diretório /home.

    Mas, as diferenças não param por aí. Para onde vão os programas que são instalados se não existe uma pasta central como a "Arquivos de programas"? E para onde vão os arquivos de configuração se o Linux não possui nada semelhante ao registro do Windows?

    A primeira coisa com que você precisa se habituar é que no Linux os discos e partições não aparecem necessariamente como unidades diferentes, como o C:, D:, E: do Windows. Tudo faz parte de um único diretório, chamado diretório raiz ou simplesmente "/".

    Dentro deste diretório temos não apenas todos arquivos e as partições de disco, mas também o CD-ROM, drive de disquete e outros dispositivos, formando a estrutura que você vê no gerenciador de arquivos.

    01

     

    O diretório "/bin" armazena os executáveis de alguns comandos básicos do sistema, como o su, tar, cat, rm, pwd, etc. Geralmente isto soma de 5 a 7 MB, pouca coisa.

    O grosso dos programas ficam instalados dentro do diretório /usr (de "Unix System Resources", ou recursos de sistema Unix). Este é de longe o diretório com mais arquivos em qualquer distribuição Linux, pois é aqui que ficam os executáveis e bibliotecas de todos os principais programas. A pasta "/usr/bin" (bin de binário), por exemplo, armazena cerca de 2.000 programas e atalhos para programas numa instalação típica. Se você tiver que chutar em que pasta está o executável de um programa qualquer, o melhor chute seria justamente a pasta /usr/bin :-).

  • Outro diretório "populado" é o "/usr/lib", onde ficam armazenadas bibliotecas usadas pelos programas. A função destas bibliotecas lembra um pouco a dos arquivos .dll no Windows. As bibliotecas com extensão ".a" são bibliotecas estáticas, que fazem parte de um programa específico, enquanto as terminadas em ".so.versão" (xxx.so.1, yyy.so.3, etc.) são bibliotecas compartilhadas, usadas por vários programas.

    Subindo de novo, a pasta "/boot" armazena (como era de se esperar) o Kernel e alguns arquivos usados pelo Lilo (o gerenciador de boot do sistema), que são carregados na fase inicial do boot. Estes arquivos são pequenos, geralmente ocupam menos de 5 MB. Versões antigas do Red Hat e de outras distribuições criam por default uma partição separada para o diretório "/boot" de cerca de 30 MB, posicionada no início do disco para evitar o limite de 1024 cilindros dos BIOS de micros antigos. Isto não é necessário hoje em dia, pois nas versões atuais do Lilo este limite não existe mais. Apesar disso, alguns usuários preferem manter o "/boot" numa partição separada por questão de hábito.

    Se tiver curiosidade, o arquivo "config-2.6.11-kanotix-7" (o número de versão muda de acordo com a distribuição) é justamente o arquivo compactado com o Kernel do sistema, que é carregado durante o boot.

    03

     

     

    Quando se fala em particionamento, as possibilidades são muitas, existem até listas de discussão dedicadas exclusivamente ao assunto. Afinal, talvez usar o sistema de arquivos xxx na partição yyy possa melhorar em 0,03% o desempenho do sistema... Tem gente que realmente se prende aos detalhes. :-).

    Logo abaixo temos o diretório "/dev", que é de longe o exemplo mais exótico de estrutura de diretório no Linux. Todos os arquivos contidos aqui, como, por exemplo, "/dev/hda", "/dev/dsp", "/dev/modem", etc., não são arquivos armazenados no HD, mas sim ponteiros para dispositivos de hardware. Por exemplo, todos os arquivos gravados no "arquivo" "/dev/dsp" serão reproduzidos pela placa de som, enquanto o "arquivo" "/dev/mouse" contém as informações enviadas pelo mouse.

    Esta organização visa facilitar a vida dos programadores, que podem acessar o hardware do micro simplesmente fazendo seus programas lerem e gravarem em arquivos. Não é preciso nenhum comando esdrúxulo para tocar um arquivo em .wav, basta "copiá-lo" para o arquivo "/dev/dsp", o resto do trabalho é feito pelo próprio sistema. O mesmo se aplica ao enviar um arquivo pela rede, ler as teclas do teclado ou os clicks do mouse e assim por diante. O Kernel se encarrega da parte complicada.

  • O diretório "/etc" concentra os arquivos de configuração do sistema, substituindo de certa forma o registro do Windows. A vantagem é que enquanto o registro é uma espécie de caixa preta, os scripts do diretório "/etc" são desenvolvidos justamente para facilitar a edição manual. É verdade que na maioria dos casos isto não é necessário, graças aos vários utilitários de configuração disponíveis, mas a possibilidade continua aí.

    Os arquivos recebem o nome dos programas seguidos geralmente da extensão .conf. Por exemplo, o arquivo de configuração do servidor DHCP (que pode ser configurado para atribuir endereços IP aos outros micros da rede) é o "/etc/dhcpd.conf", enquanto o do servidor FTP é o "/etc/proftpd.conf". Claro, ao contrário do registro, os arquivos do "/etc" não se corrompem sozinhos e é fácil fazer cópias de segurança caso necessário.

    O diretório "/mnt" (de "mount") recebe este nome justamente por servir de ponto de montagem para o CD-ROM (/mnt/cdrom), drive de disquetes (/mnt/floppy), drives Zip e outros dispositivos de armazenamento. O uso do diretório /mnt é apenas uma convenção. Você pode alterar o ponto de montagem do CD-ROM para /CD, ou qualquer outro lugar se quiser. Isso é configurável através do arquivo "/etc/fstab", onde vai a lista de todos os dispositivos usados pelo sistema e as pastas em que cada um é montado.

    02

     

    Nada impede que você crie mais pastas no diretório raiz para armazenar seus arquivos. Apesar de ser recomendável em termos de organização e segurança, você não é obrigado a concentrar seus arquivos dentro do seu diretório de usuário. Nada impede que você abra o gerenciador de arquivos como root (kdesu konqueror), crie uma pasta /MP3, abra o menu de permissões para que seu login de usuário tenha permissão para acessá-la e a utilize para guardar suas músicas, por exemplo.

    Fonte: http://www.hardware.com.br/dicas/linux-entendendo-arvore-diretorios.html

  • Correto. A escolha da árvore para representar a estrutura de diretórios, se mostrou adequada, dada a semelhança entre seus componentes. Por exemplo, o diretório raiz é o primeiro diretório, assim como a raiz de uma árvore. Encontramos diretórios principais, como /bin, /etc, /lib e /tmp, que podem ser considerados o ‘caule’ da árvore de diretórios. Nos diretórios é possível criar subdiretórios, o que representam os galhos de uma árvore. E dentro dos diretórios, temos arquivos (documentos, comandos, temporários) igual a árvore, como flores, folhas e frutos.

  • Pensa assim no diretórios tenho os programas mais importantes e os de menor importância, se assemelha a uma arvore, troco e diversas ramificações

  • Linux só Jesus na causa

  • LINUX: PODER HIERÁRQUICO. UM DOS PODERES DA ADMINISTRAÇÃO. DIREITO ADMINISTRATIVO EM PLENA INFORMÁTICA. SIMBORA :I

  • O sistema de diretório do Linux apresenta os diretórios de maneira hierarquizada, por isso, também é conhecido como árvore de diretórios.

    CERTO

    --> Só lembrar do " / " --> Diretório RAIZ. Diretório RAIZ --> Diretórios --> Subdiretórios

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • Gabarito: Certo


ID
265792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e sistemas operacionais,
julgue os itens a seguir.

CDs, DVDs e HDs são as memórias principais de um computador, utilizadas para manter as informações por um longo período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • "CDs, DVDs e HDs são as memórias principais de um computador"

    O erro da questão é dizer que CDs, DVDs e HDs são memórias principais. Na verdade são secundárias.
  • QUESTÃO ERRADA
    Memória principal
    também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.

    Memória secundária memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

    fonte: wikipedia
  • Não são memórias principais, mas sim memórias secundárias, nas quais, meio de armazenamento em dispositivo de meio magnético e meios óticos. O erro é só em dizer que elas são memórias principais, pois quando diz que são utilizadas para mantes as informações por um longo período de tempo, é correto. Pois as memórias secundárias, são memórias não voláteis, ou seja, seu conteúdo não é perdido após o desligamento do computador. 
  • Errado. A memória principal do computador é a memória RAM. Os demais discos, fixos ou removíveis, magnéticos, sólidos ou óticos, são considerados como memórias secundárias. Se forem destinadas para backup de dados, apenas, serão terciárias.
  • ...são memórias secundárias.

    Bons estudos!
  • MEMÓRIA PRIMÁRIA = os dados nessa memória são utilizados diretamente pelo microprocessador. Ex: RAM, ROM, cache, registradora.

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA = os dados precisam ser carregados para memória primária. Ex: Disco Rígido, SSD, memória flash etc.

    MEMÓRIA TERCIÁRIA = os dados encontram-se em um suporte ou mídia Ex: Disquete, fita DAT, fita LTO, CD, DVD etc.

    Fonte: Informática para Concursos. Rodney Idankas. 
  • MEMÓRIA PRINCIPAL 

    ---> memória ram (volátil)

    ---> memória rom (não volátil)

    ---> registradores

    ---> memória cache

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA

    ---> HD (disco rígido)

    ---> CD / DVD

    ---> cartão de memória

    ---> disquete

  • ERRADO!!


    SÃO MEMÓRIAS SECUNDÁRIAS!!


    FOCO@#

  • Memórias principais? tá de brincadeira né...nem precisava terminar de ler a questão. Alternativa Errada.

  • Mais se na minha prova caisse assim, kk!

  • ERRADO. São memórias secundárias.

  • Memórias principais são :

    A memória ROM  e a memória RAM ( volátil)

     

  • CDs, DVDs .........ja pare de ler por aqui 

  • GABARITO: ERRADO.

    CD,DVD são UNIDADES DE ARMAZENAMENTO DE DADOS. Assim como o HD(Hard Disk) ou disco rígido, estes compõem unidades denominadas memórias SECUNDÁRIAS. Os computadores NÃO NECESSITAM do uso delas para terem o seu normal funcionamento.

  • A memória ROM (random access memory) permite apenas a leitura de dados, pois é gravada pelos fabricantes, não podendo ser alterada.

    A memória RAM permite a leitura e escrita, entretanto ela é volátil, ou seja, não mantém os dados após o computador ser desligado.

    MEMÓRIA PRINCIPAL

    ---> memória ram (volátil

    Ademais, a memória ram pode ser dividida em DRAM SRAM, também, voláteis.

    DRAM (Dynamic RAM) é a mais lenta de todas, porém mais barata, sendo muito utilizada.

    SRAM (Static RAM) é mais rápida, sendo, portanto, mais cara.

    ---> memória rom (não volátil)

    ---> registradores

    ---> memória cache

    Memória Cache é uma pequena porção de memória extremamente rápida cuja função é amenizar a diferença de velocidade entre o processador e a memória principal.

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA (ou de MASSA)

    ---> HD (disco rígido)

    ---> CD / DVD

    ---> cartão de memória

  • CDs, DVDs e HDs são dispositivos não-voláteis de memória SECUNDÁRIA, utilizados para manter as informações por um longo período de tempo.

    Memória RAM é a memória principal de um computador, mas que não guarda informações na ausência de energia elétrica.

    Item errado.

  • MEMÓRIA PRINCIPAL 

    ---> memória ram (volátil)

    ---> memória rom (não volátil)

    ---> registradores

    ---> memória cache

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA

    ---> HD (disco rígido)

    ---> CD / DVD

    ---> cartão de memória

    ---> disquete

  • Gabarito: Errado

    CDs, DVDs e HDs são as memórias secundárias de um computador, utilizadas para manter as informações por um longo período de tempo.

  • ERRADO. São memórias secundárias de um computador.

    Memórias Principais: RAM e ROM.

  • Realmente o CD e DVD mantêm por um longo período, mas não são memórias primárias.

    Memória principal é: RAM e ROM.

  • Fonte:projeto_1902

    CDs, DVDs e HDs são as memórias principais de um computador, utilizadas para manter as informações por um longo período de tempo. (ERRADO)

    #Memoria --> Secundarias - Auxiliar - Não Volátil.:

    • Realiza a leitura de um meio externo e enviar a informação lida para dentro S.O.

    þ MAGNÉTICOS: fitas magnéticas, disquete, disco rígido (HD)

    þ ÓPTICOS: CD, DVD e BLU-RAY

    þ SÓLIDOS: PEN DRIVE, SD (cartão de memória) e SSD (sucessor HD),

    #ATENÇÃO!!!!

    1) MEMORIA PRIMARIA: RAM + ROM.

    2) MEMORIA PRINCIPAL: RAM

    • þ A memória ROM só é usada para iniciar a máquina.
    • þ Por esse motivo a MEMORIA RAM é considerada dentro das questões CESPE como PRINCIPAL
  • MEMÓRIA

    PRINCIPAL 

    ---> memória ram (volátil)

    ---> memória rom (não volátil)

    ---> registradores

    ---> memória cache

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA

    ---> HD (disco rígido)

    ---> CD / DVD

    ---> cartão de memória

    ---> disquete


ID
265795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito dos ambientes BROffice e
Microsoft Office.

O BROffice é um ambiente de software livre que pode ser utilizado em diversos sistemas operacionais diferentes, como o Linux, o Solaris e o Windows.

Alternativas
Comentários
  • O BROffice é um  software livre, ou seja, pode ser:

    Usado;
    Copiado; 
    Estudado;

    Redistribuído sem restrições;

    Pode ser utilizado em diversos sistemas operacionais como:

    Windows;
    Unix; 
    Solaris;
    Linux;
    Mac OS X.
    Portanto a questão está CERTA!

    Bons estudos e boa sorte!
  • ola pessoal só a nivel de curiosidade 

    estudamos muito sobre o windws e o linux( que de fato são os que mais caem em concurso) mas  e esse tal de solaris o que é????

    resposta,,,
    O SOLARIS é um sistema operacional voltado para grandes empresas, com um conjunto de softwares para desenvolvimento e gerenciamento de informações e comunicação entre aplicativos. Criado para obter uma alta performance em aplicações 
    cliente/servidor, o SOLARIS permite acesso transparente e ilimitado a sistemas, servidores, dispositivos periféricos, base de dados remota e uma série de outros recursos, com escalabilidadepara suportar várias aplicações e configurações.

    fonte 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Solaris
  • Quais são as diferenças entre software livre (Free Software) e software proprietário, e o que é, você sabe? Primeiro vamos explicar o que é Software.

    Software é a parte lógica do computador (programas), composto por instruções e dados processados pela parte física, o hardware.

    Software livre (Free Software)

    É o tipo de software disponibilizado para ser usado, copiado, modificado e redistribuído livremente. Podendo ser pago ou gratuito, todavia, apresentando-se com o código-fonte disponível para modificações posteriores.

    Alguns softwares livres e gratuitos: Navegadores Google Chrome e Mozila Firefox, Sistema Operacional Linux, BR Office

  • Fui lá no fundo pra lembrar desse Solaris, mas mesmo assim não lembrei, mas marquei certo.

  • Correto.

    O BrOffice é multiplataforma, podendo ser executado no Linux, no Windows e no Solaris, um sistema operacional voltado para grandes empresas, com um conjunto de softwares para desenvolvimento e gerenciamento de informações e comunicação entre aplicativos.


ID
265903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes.

FTP (file transfer protocol), um protocolo de transferência de arquivos utilizado quando os usuários se conectam a determinado sítio da Internet, oferece a opção de se baixar o arquivo (download) ou de se enviar um arquivo (upload).

Alternativas
Comentários
  • Certo. O FTP envia (upload) do cliente para o servidor, e recebe (download) arquivos do servidor para o cliente. Opera nas portas 21 e 22, tem a opção do Fast File Transfer Protocol (FFTP, usado por sites como o antigo Megaupload para diferenciar as contas free [FTP] das Premium [FFTP] com velocidade 10 vezes maior), e também do FTP anônimo (porta 69).
  • Completando as informações sempre pertinentes do Fernando, caso queira uma transfêrencia segura, poderá utilizar o FTPS com as portas 989 e 990.
  • correto-FTP (File Transfer protocol) e é uma forma de transferir arquivos (ficheiros, em Portugal),sendo a mais usada em Internet em TCP/IP stack.

    A transferência de dados em redes envolve transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais).
  • FTP - Possibilita a transferência (envio e recebimento) de arquivos entre dois computadores através da web. Também permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeado, movidos e copiados de/para servidores FTP.
    Desta forma, tudo aquilo que se pode fazer no seu computador por meio do Windows Explorer é possível ser feito em um servidor remoto por meio do FTP.
  • é um protocolo da internet para transferencia de arquivos. assim como o HTTP.
  • Outros protocolos:

     

    HTTP (porta 80)TRANSFERE PÁGINAS em hipertexto.

     

     

    HTTPS (porta 443)utiliza os protocolos TLS e SSL. Possuem propriedades criptográficas que permitem assegurar a confidencialidade e a integridade da comunicação.

    SMTP (porta 25)envia mensagens.

    POP3 (porta 110)recebe mensagens. Transfere para o computador as mensagens armazenadas no servidor.

    IMAP (porta 143)transfere as mensagens para o computador (cliente de e-mail) e ainda permanecem no servidor. É um PROTOCOLO de acesso ao correio eletrônico, UTILIZADO APENAS NOS WEBMAILS.

    DNS (porta 53)converte endereço IP para URL e vice-versa.

     

    FTP: transferência de arquivos entre DOIS computadores ATRAVÉS DA INTERNET.

    - porta 20: Transferência/Canal de dados.

    - porta 21: Login/Canal de controle.

    TELNET: permite que um *"host" faça um CONTROLE REMOTO de um SERVIDOR.

    - porta 22: com segurança SSH (criptografia).

    - porta 23: sem segurança.

    Host: qualquer máquina ou computador conectado a uma rede.

  • GABARITO CORRETO.

    Apenas retificando o que o Nishimura disse:

    As portas não são 21 e 22, mas sim, 20 e 21.

    Bons estudos.

  • FTP: transferência de arquivos. Possui duas portas 20 e 21. 20 transferência 21 controle.
  • Minha contribuição.

    FTP (File Transfer Protocol - portas 20 / 21): é responsável pela realização de transferências de arquivos entre um cliente FTP e um servidor FTP. Em suma, é o protocolo de transferência de arquivos entre computadores (download/upload).

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • CORRETO

    FTP é responsável pela realização de transferências de arquivos entre um cliente FTP e um servidor FTP.

    É o protocolo responsável pelo download/upload de arquivos.

  • TCE-PA 2016: Diferentemente do HTTP, o protocolo de transferência de arquivos (FTP) utiliza duas conexões paralelas em portas distintas com o servidor: uma porta para a conexão de controle e outra para a conexão que viabiliza a transferência de dados. CERTO

    FUB 2011: Os protocolos FTP e HTTP possibilitam a transferência de arquivos do computador de uma faculdade para o computador do aluno. CERTO

    PC-DF 2013: O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP. ERRADO

    TCP e UDP são protocolos da camada de transporte. Ambos Podem ser usados

    FUB 2008: Tanto o protocolo HTTP quanto o protocolo FTP são utilizados em ambientes de Internet, mas não de intranet, porque não garantem transferência de arquivos muito grandes. ERRADO

    PF 2009: A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferência de arquivos de dados na Internet. CERTO

    SEJUS-ES 2009: Os sítios da Internet acessíveis por meio de protocolo FTP são usados para a transferência de arquivos em diversos formatos, permitindo tanto a cópia quanto a gravação de arquivos no sítio. CERTO

    CORREIOS 2011: O FTP difere de outras aplicações cliente/servidor na Internet por estabelecer duas conexões entre os nós. Uma delas é usada para a transferência de dados, e a outra, para a troca de informações de controle. CERTO

    A comunicação FTP utiliza uma conexão para o controle e uma (ou várias) para transferência de arquivos. A primeira conexão (chamada de conexão de controle "FTP-CONTROL") é utilizada para autenticação e comandos, já a segunda (chamada de conexão de dados "FTP-DATA"), é utilizada para a transferência de informações e arquivos em questão.

    FTP: Possui conexão através de 2 portas:

    Porta TCP 20: Dados

    Porta TCP 21: Controle/Comando

    PC-ES 2011: FTP (file transfer protocol), um protocolo de transferência de arquivos utilizado quando os usuários se conectam a determinado sítio da Internet, oferece a opção de se baixar o arquivo (download) ou de se enviar um arquivo (upload). CERTO

    DPU 2016: O principal protocolo que garante o funcionamento da Internet é o FTP, responsável por permitir a transferência de hipertexto e a navegação na Web. ERRADO

    CORREIOS 2011: A intranet é um meio utilizado, em geral, para unificar as informações de uma organização e distribuí-las de forma segura para todos os empregados. Para se acessarem essas informações, é necessário que o computador em uso tenha instalado um aplicativo para executar serviço de FTP. ERRADO

  • certooo

    ftp - transferencia de arquivos (download e upload)

    utiliza duas portas

    20 - dados

    21 - controle

  • FTP: Transferencia de arquivos

    FTP: Porta 20 Transferencia

    FTP: Porta 21 Controle

    CURTE, COMENTA E COMPARTILHA...


ID
265927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Acerca de operações com conjuntos, julgue o item subsequente.

Considere que os conjuntos A, B e C tenham o mesmo número de elementos, que A e B sejam disjuntos, que a união dos três possuia 150 elementos e que a interseção entre B e C possuia o dobro de elementos da interseção entre A e C. Nesse caso, se a interseção entre B e C possui 20 elementos, então B tem menos de 60 elementos.

Alternativas
Comentários
  • Boiei nessa...
    O que aconteceu aqui?
    Alguém pode dar uma força?
  • Tentarei explicar sem o diagrama de venn. Sendo que o símbolo da interseção será " ^" , ok?

    São três conjuntos, A, B e C. só que A e B são disjuntos, ou seja, não possuem interseções...o total dos elementos de todos os conjuntos é 150. A questão informa que o conjunto C faz interseção com A e B, e que B ^ C é de 20 elementos, e que essa interseção é o dobro de A ^ B, logo A ^ B é igual a 10.
    Então, desenhamos os diagramas dos conjuntos A e B separados, depois desenhamos o  diagrama do conjunto C, fazendo interseção com A e B.Agora é só preencher: temos que A^C = 10 e B^C = 20. Sabemos que o número de elementos em cada conjunto tem que ser igual. Para que a soma final fique em 150, levando à conta as interseções conhecidas, o valor de cada conjunto só pode ser "60". Se desenhar fica muito fácil. Como já temos 30 em C, das interseções, colocamos os 30 que faltam. Como já temos 10 em A, colocamos os 50 que faltam e como já temos 20 em B, colocamos os 40 que faltam. Ufa, tomara tenham entendido. Abraços.
  • Considere que os conjuntos A, B e C tenham o mesmo número de elementos (deprende-se que A=B=C), que A e B sejam disjuntos (A & B não têm nada em comum), que a união dos três possuia 150 elementos (AUBUC=150) e que a interseção entre B e C (C/\B= 2*(A/\C)possuia o dobro de elementos da interseção entre A e C. Nesse caso, se a interseção entre B e C possui 20 elementos (B/\C=20)/(A/\C=10), então B tem menos de 60 elementos.

    Considerando que 20 elementos de C estão contidos em B e 10 de A estãocontidos em C, cada 1 tem 60 elementos= 60*3= 180, com 30 elementos repetidos (180-30=150)
  • Colegas Bruno e Glomy Gulch, tirem uma dúvida:

    No meu esquema de diagramas cada conjunto ficou com 50 elementos. Eu considerei a união de A,B e C como total de elemento de todos os conjuntos.

    A união de AUBUC não pode conter as interseções de A^C e B^C???   

      
  • Oi Mirela.
    Olha só, você não pode considerar as interseções na soma dos conjuntos, pois daria duplicidade de elementos.
    Os elementos das interseções já estão incluidos nos conjuntos, portanto, ao somar os conjuntos A, B e C todos os elementos já estarão incluidos, caso você ainda some os elementos das interseções dará duplicidade de elementos. (contribuição da Daniela, obrigado).
    A fórmula correta para descobrir o número de elementos desta questão é:
    A U B U C = A + B + C - A^C - B^C  , logo, como A, B e C possuem o mesmo valor, podemos considera-los como sendo X:
         150       = X + X + X - 10  -  20  , pois, AUBUC = 150, A^B = 10 e B^C = 20 (dados fornecidos pela questão)
               150 = 3X - 30
                3X = 180
                  X = 60   , número de elementos de cada conjunto
    Espero ter ajudado.
    Bom estudo !
  • Ótimo comentário Icaro! Mas só corrigindo um detalhezinho... "você não pode considerar as interserções na soma dos conjuntos, pois daria duplicidade de elementos.". Deve-se considerar os elementos da intersecção SIM, somente 1 vez (porque ele pertence a 2 conjuntos, não devendo ser levado em conta 2 vezes), por isso faz-se a subtração para desconsiderar o que se repete. Se fossem contabilizados 2 vezes aí sim haveria duplicidade de elementos (como pertencendo a A e a C, ou então como pertencendo a B e a C).

    Como não dá pra desenhar os conjuntos, vou enumerar passo a passo como se faz:
    1º. A e B não possui elementos em comum (disjuntos)
    2º. A e C; B e C possuem elementos em comum
    3º. B ∩ C = 20
    4º. A 
    ∩ C = 10
    5º. B - (B 
    ∩ C) = 40
    6º. C - (A 
    ∩ C) - (B ∩ C) = 30
    7º. A - (A 
    ∩ C) = 50

    Verifica-se assim que cada conjunto terá 60 elementos e que a soma desse elementos é igual a 150, pois subtrai os elementos que se repetem na intersecção: A + B + C - 
    ∩ C - ∩ C  (60*3 - 30)

    Espero ter ajudado a esclarecer =D
  • Bom dia!

    * Considere ^ como interseção.

    A fórmula completa: n(A U B UC) = n(A) + n(B) + n(C) - n(A ^ B ) - n(A ^ C) - n(B ^ C) + n(A ^ B ^ C).

    B ^ C = 2 A^C
    B ^ C = 20.
    20 = 2 A ^ C. Logo, A ^ C = 10.
    A e B são disjuntos ( não tem elementos em comum), portanto a interseção é 0.
    n(A ^ B ^ C) não teremos interseção dos três elementos, logo a interseção é 0.
    Jogando na fórmula:
    150 = n(A) + n(B) + n(C) - 0 - 10 - 20 - 0 --------> 150 = n(A) + n(B) + n(C) - 30 ---------->  n(A) + n(B) + n(C) = 180.

    Como a questão nos dá a informação de que os conjuntos têm o mesmo número de elementos, podemos chamar n(A) = n(B) = n(C) = x.
    x + x + x = 180  -------> 3x = 180  ------------> x = 60.
    A questão afirma que B tem menos de 60 elementos. Dessa forma, a afirmação está errada porquanto temos exatamente 60 elementos.

    Bons estudos !
  • GALERA, CONSEGUIR ACHANDO TODOS OS ELEMENTOS DISJUNTOS ENTRE SI.!!!!

    A+B+C= 150

    B^C= 20

    A^C= 10

    LOGO, SOMANDO ESSAS 2 INTERSEÇÕES, PODEMOS CONCLUIR QUE C TEM 30 ELEMENTOS DISJUNTOS DOS DEMAIS.

    ENTÃO:

    C = 30

    A= ?

    B= ?

    150-30= 120. PORTANTO, A+B TEM QUE DAR 120. E SE A e B SÃO DISJUNTOS EM SEU TOTAL, LOGO PODEMOS CONCLUIR QUE CADA ELEMENTOS TERÁ A METADE DE 120. OU SEJA, 60.

    FICANDO, PORTANDO: TODOS DISJUNTOS EM:

    A= 60

    B= 60

    C= 30

    TOTAL A+B+C= 150.

    COM ISSO CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE B TEM 60 E NÃO MENOS!!!!

    B= 60 GABARITO ERRADO!!!!!

    ESPERO TER CONTRIBUÍDO UM POUCO!!!!!!

  • Prof. Ivan chagas. RESPOSTA

    youtube.com/watch?v=DPZFrC1i4uc

  • AUBUC = A + B + C - A^C - A^B - B^C + A^B^C

        150   = X + X + X -  10   - 0 -   20 + 0  

              150 = 3X - 30

               3X = 180

                 X = 60  

  • QUESTÃO SIMPLES.

    A

    B

    C

    A QUESTÃO DIZ QUE O TRIO SÃO IGUAIS.

    150 É A INTERSEÇÃO (a, b e c)

    20 B e C

    10 é A e C, pois diz que B e C é o dobro de A e C

    soma: 150+20+10=180

    depois divide por 3 que é EXATAMENTE 60, e não menos que 60.

    GAB E

  • se colocar na formula da certo, no entanto não entendi , pois ele fala que os TRÊS CONJUNTOS TEM 150, então quando o pessoal ai somam os 20 e os 10 com 150, para mim estaria duplicando, pois os 150 já estão incluso os 10 e 20.

    resumindo :os 150 já sao o total junto com as interseções .

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/DPZFrC1i4uc

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • Excelente questão.

  • Sem complicar.

    Interseção de B e C = 2X ou X

    Interseção de A e C = X ou X/2

    A questão informou que B e C têm 20 elementos, portanto, A E C têm 10 elementos.

    Prosseguindo, a questão informou que os conjuntos têm o mesmo número de elementos, então:

    A + B + C - 10 - 20 = 150 (lembrando que - com - é +, permanecendo o sinal do maior)

    A + B + C - 30 = 150

    A + B + C = 150 + 30

    A + B + C = 180

    Como tem o mesmo número de elementos, é só dividir 180 por 3.

    180/3 = 60

    Ou seja, o conjunto B tem exatamente 60 elementos.

  • Galera, vamos fazer os seguintes sistemas:

    A + B + C + 30 = 150 (Os 30 se referem a interseção dado pela questão)

    A+10 = B+20 (Esses valores são da interseção)

    B+20 = C+30

    A+10 = C+30

    Agora é só isolar os termos, de modo que vc use apenas uma letra na equação principal, e após descobrir ela vc descobre as demais... Foi assim que eu fiz e deu certo. O resultado deu B=50, C=40 e A=50.