SóProvas



Prova CESPE - 2011 - SAEB-BA - Professor - Biologia


ID
588607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a digestão, diversos hormônios são secretados, de modo a estimular ou inibir o funcionamento de órgãos-alvo. Um desses hormônios é a colecistoquinina, que atua no pâncreas e na vesícula biliar e cuja ação é

Alternativas
Comentários
  • A colecistocinina (CCK) é estimulada por ácidos graxos e alguns aminoácidos. Este hormônio gastrointestinal tem como alvos primários a vesícula biliar, pâncreas e estômago. Seus efeitos primários são a estimulação da contração da vesícula biliar, secreção de enzimas pancreáticas; além disso inibe o esvaziamento gástrico e a secreção ácida. Por outro lado, alguns efeitos, deste hormônio, podem ser devidos à CCK atuando como neurotransmissor, promovendo a saciedade. 

    Fonte: Dee Unglaub Silverthorn, Fisiologia Humana, 5 ed.

  • A colecistoquinina ou colecistocinina é um hormônio produzido pelo duodeno, tendo como estímulo para produção, principalmente, a presença de gorduras no local. Esse hormônio atua estimulando a liberação de bile e enzimas pancreáticas para aprimorar o processo digestório.


    Letra B correta.


  • B

    "A colecistocinina (CCK) é estimulada por ácidos graxos e alguns aminoácidos. Este hormônio gastrointestinal tem como alvos primários a vesícula biliar, pâncreas e estômago. Seus efeitos primários são a estimulação da contração da vesícula biliar, secreção de enzimas pancreáticas; além disso inibe o esvaziamento gástrico e a secreção ácida. Por outro lado, alguns efeitos, deste hormônio, podem ser devidos à CCK atuando como neurotransmissor, promovendo a saciedade."

  • a) secretina estimula a liberação de bicarbonato
    b) CORRETA
    c) enterogastrona (CCK e secretina) inibem o peristaltismo estomacal.
    d) gastrina estimula a produção de suco gástrico


ID
588616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fenilcetonúria é um erro inato do metabolismo, cujo defeito metabólico leva ao acúmulo de fenilalanina no sangue e ao aumento da excreção urinária de ácido fenilpirúvico e fenilalanina. Foi a primeira doença genética a ter tratamento realizado a partir de terapêutica dietética específica. Considerando que um casal de primos em primeiro grau, fenotipicamente normais, tenha um filho afetado pela fenilcetonúria, a chance de que esse casal tenha um segundo filho também com essa doença é de

Alternativas
Comentários
  • como cada gestação independe da outra, logo, a chance será a mesma para qualquer gestação independente de já ter tido filho com a doença, então se tratando de uma doença hereditária autossómica recessiva, será de 25% de chance. 
  • A fenilcetonúria é uma doença genética rara de caráter autossômico e recessivo. Sendo assim, o casal de primos em primeiro grau, mesmo tendo fenótipo normal, é portador do gene para a doença, ou seja, são heterozigotos. Logo, a cada nova gravidez, as chances da criança nascer com a doença é sempre a mesma: do cruzamento de dois heterozigotos, a chance para a doença se expressar é de ¼ ou 25%.


    Letra B correta.


  • Os pais são  heterozigotos  (normais) e o filho é  homozigoto (afetado) .Deste cruzamento  de heterozigotos (Aa xAa) ,teremos 75% normais (AA e Aa)e 25%afetados (aa).

  • Vimos que o casal normal com filho fenotipicamente afetado configura o padrão de herança recessivo. Para a fenilcetonúria, temos: A = normal e a= afetado. 

    O cruzamento é dado entre Aa x Aa = AA, Aa, Aa, aa. 

    Sabemos que cada nascimento é um evento independente. Note que a chance que esse casal tenha um filho afetado é de 1/4 = 0,25 = 25%.

    Portanto, alternativa B está correta.

  • A fenilcetonúria é uma doença genética rara de caráter autossômico e recessivo. Sendo assim, o casal de primos em primeiro grau, mesmo tendo fenótipo normal, é portador do gene para a doença, ou seja, são heterozigotos. Logo, a cada nova gravidez, as chances da criança nascer com a doença é sempre a mesma: do cruzamento de dois heterozigotos, a chance para a doença se expressar é de ¼ ou 25%.

    Letra B correta


ID
588619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando se faz um esforço muscular intenso, a quantidade de oxigênio que chega ao músculo não é suficiente para fornecer toda a energia necessária para a atividade desenvolvida. Então, as células musculares passam a realizar fermentação láctica, na qual o ácido láctico acumula-se no interior da fibra, produzindo dores, cansaço e cãibras. Considerando a fermentação lática, assinale a opção que apresenta a sua equação correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta certa: d,
    somente ela que mostra a formacao de um composto organico com 3 atomos de Carbono,
    pois cada molécula do ácido pirúvico é convertido em ácido lático, que também contém três átomos de carbono, a partir da gliose com 6 Carbonos e sem oxigenio, por isso, fermentacao.
  • A equação da fermentação lática é:

    Glicose = 2 moleculas de acido lático e 2 moleculas de ATP

    Esta equação está representada na alternativa D
  • Em condições em que a oxigenação muscular é baixa, ou seja, em casos de esforço físico intenso, o organismo opta por um artifício metabólico de prazo mais curto que a respiração celular completa: é a fermentação lática. Nesse processo, cada molécula de glicose é quebrada em duas moléculas com 3 carbonos cada (ácido pirúvico) e formando 2 moléculas de ATP.

    Essa equação está representada em letra D. 


  • Gab D.

     

     

    É  a única alternativa que representa o rendimento energético de um processo fermentativo , com a geração  de 2 ATP. 3 tipos de fermetação: lática, acética e etílica. Umas das diferenças entre elas são a presença de carbono, onde 2C ( ac. acetico e etílico, devido ao efeito de descarbonização), 3C ( lático).

    Na letra D, temos um produto lático com esses 3 carbonos ( C3H6O3) mais produção de ATP.

  • A questão não se trata de memorizar a fórmula, e sim, de raciocinar.

    1 – a fermentação lática não consome oxigênio, é anaeróbica.

    2 – não tem liberação de CO2, somente a alcóolica.

    Portanto, letra D. 


ID
588622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mutações introduzem constantemente variação genética nas populações. Nos casos em que essas variações aumentam o valor adaptativo, indivíduos portando a variação têm mais oportunidade de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com características de menor valor adaptativo. Esse conceito é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • As mutações são eventos aleatórios e imprevisíveis, que contribuem para aumentar a variabilidade genética de uma população. Quanto maior a variabilidade genética, maiores as chances de adaptação a um determinado meio. Se uma característica for favorável a um indivíduo, as chances de que ele sobreviva e se reproduza são grandes, o que favorece a permanência do caractere nos descendentes. Dizemos então que a característica foi selecionada pelo processo de Seleção Natural.


    Letra A correta.


  • a) seleção natural.

     

    As mutações e a recombinação gênica são as causas da variabilidade genética existente nos seres vivos, enquanto a seleção natural “modela” o processo evolutivo, direcionando-o por meio da “escolha” das variações favoráveis ou adaptativas a um determinado meio. Enquanto as mutações e a recombinação gênica aumentam a variabilidade genética nos seres vivos, a seleção natural a diminui, uma vez que tende a extinguir os indivíduos portadores de variações desfavoráveis. A mutação cria novos genes, e a recombinação os mistura com os genes já existentes, originando os indivíduos geneticamente variados de uma população. A seleção natural, por sua vez, favorece os portadores de determinados conjuntos gênicos adaptativos, que tendem a sobreviver e se reproduzir em maior escala que os outros. A evolução, portanto, pode ser considerada como resultado da seleção natural, atuando sobre a variabilidade genética.
     

  • Galera, se o quesito fizer referência à ADAPTAÇÃO não tem pra onde correr: SELEÇÃO NATURAL

     

    Bons estudos. 

  • A letra A está correta pois o enunciado descreve o processo de seleção natural.

    A letra B está errada pois o processo de seleção artificial é conduzido pelo ser humano sem relação com o valor adaptativo dos indivíduos e sim com os interesses de nossa espécie.

    As letras C e D estão erradas pois referem-se, respectivamente, a mecanismos pelos quais a evolução pode ocorrer. O gradualismo implica em modificações lentas acumuladas ao longo do tempo, baseadas principalmente no processo de anagênese.

    O equilíbrio pontuado, proposto mais recentemente, sugere a alternância de períodos de lentas modificações nos organismos (microevolução) com períodos de rápida cladogênese e diversificação (macroevolução) dando origem a grandes grupos de organismos.

    Letra A. 


ID
588625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma cadeia alimentar pode ser representada por um milharal, gafanhotos, andorinhas e decompositores. Nesse exemplo, os gafanhotos seriam

Alternativas
Comentários
  • Na cadeia alimentar dada: milharal – gafanhoto – andorinhas – decompositores, o milharal é o ser produtor (organismo autotrófico) e o gafanhoto e andorinha são os consumidores. Como animal herbívoro, ou seja, que tem sua alimentação baseada em vegetais, o gafanhoto é considerado um consumidor de primeira ordem (consumidor primário).


  • Alternativa certa: letra B 

    Os gafanhotos se alimentam das plantas produtoras, sendo então consumidores de 2º ordem.

  • Milho- produtores, Gafanhotos- Consumidores primários ou de primeira Ordem

  • Consumidores primários ou de 1ª ordem.Quem se alimenta de produtor não é consumidor de 2ª ordem é consumidor de 1ªordem!


ID
588628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em zoologia, como referência para a aplicação de um nome científico, utiliza-se um objeto zoológico que serve de base ao nome de um táxon. Na categoria de gênero, esse objeto zoológico é denominado

Alternativas
Comentários
  • Sabendo-se que tipo é o objeto zoológico que serve de base ao nome de um táxon, existem vários "tipos" de taxons conforme cada categoria.


    Sendo assim o tipo de taxons da categoria do genero denomina especie-tipo. 

    Mais informacoes em: http://www.avesmarinhas.com.br/Nomenclatura%20zool%F3gica.pdf

  • Sabemos que os nomes científicos de espécies são binominais, ou seja compostos por duas partes: o nome do gênero e o epíteto específico. Para nomearmos a categoria de gênero, é comum, em zoologia, utilizar-se de uma espécie tipo daquele gênero. Por exemplo temos o gênero Trypanosoma, com a espécie tipo de grande importância para o homem: Trypanosoma cruzi.


    Letra c correta.


  • Gab C

     

    Inicialmente, nos trabalhos classificatórios, de Karl Von Linné, as espécies eram constituídas com base em um determinado espécime, bem estabelecido, como o tipo “ideal” daquela espécie. Os indivíduos eram classificados conforme coincidiam perfeitamente com o tipo ideal. Todavia, esse tipo desprezava, por completo, a possibilidade, sempre existente, de diferenças individuais entre os componentes de uma mesma espécie. Nesse contexto se tinha:

     

    *  espécie =  tipo de exemplar

    * gênero=  tipo da especie

    * família=  tipo de gênero

    * ordem = tipo de família

    etc...

     

    fonte:

     

    Moreira, L. E. Curso Programado de Paleontologia Geral e de Invertebrados. Goiânia: Ed. UCG, 2004.

    Rossi, Adriana;   www.br.geocities.com/anna_rgs/taxonomia.html

    Universidade Católica de Goiás;  www.professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload

    Vestibular1; www.vestibular1.com.br/revisao/nomenclatura_zoologica.doc