SóProvas



Prova CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Revisor de Texto - Específicos


ID
787828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que são apresentados, são partes sucessivas do texto
O direito nas Sociedades Primitivas, de Antonio Carlos Wolkmer,
julgue-os quanto à correção gramatical e ao emprego de elementos
coesivos.

O caráter religioso do direito arcaico, imbuído de sanções rigorosas e repressoras, permitia que os sacerdotes fossem também legisladores e os primeiros intérpretes e executores da lei.

Alternativas
Comentários
  • Poxa, errei de vacilo. Não tinha compreendido o que o enunciado pedia. Pede para julgar a correção gramatical e uso de elementos coesivos do trecho apresentado. Só isso. Por isso, está certa.

  • Não tinha que ter virgula após o segundo "e"?

  • Eu achei que pedia para julgar essa afirmação conforme o texto como não achei nada referente, julguei errado. FALTA DE ATENÇÃO!


ID
787831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que são apresentados, são partes sucessivas do texto
O direito nas Sociedades Primitivas, de Antonio Carlos Wolkmer,
julgue-os quanto à correção gramatical e ao emprego de elementos
coesivos.

Nas manifestações mais antigas do direito, o ilícito confundia com a quebra da tradição e com a desobediência àquilo que a divindade havia proclamado por meio de regras reveladas aos sacerdotes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No caso em questão, a regência verbal exige o verbo pronominal "confundir-se", o qual pede a preposição "com".

    "o ilícito confundia-se com a quebra da tradição e com a desobediência" (...)
  • Nas manifestações mais antigas do direito, o ilícito confundia com a quebra da tradição e com a desobediência da àquilo que a divindade havia proclamado por meio de regras reveladas aos sacerdotes. 
     

    errrado 


ID
787834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que são apresentados, são partes sucessivas do texto
O direito nas Sociedades Primitivas, de Antonio Carlos Wolkmer,
julgue-os quanto à correção gramatical e ao emprego de elementos
coesivos.

O direito antigo não é resultante das decisões de uma única pessoa, haja visto ter se imposto a qualquer tipo de legislador. Nasceu espontânea e inteiramente dos antigos princípios que constituíram a família e das crenças religiosas.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA!
    Um erro que ficou claro na questão foi a concordância em relação ao gênero:

    "Nasceu espontânea (seria no masculino para concordar com o "direito antigo" ou no forma : espontaneamente)e inteiramente dos antigos princípios que constituíram a família e das crenças religiosas.
  • Haja visto está errado!

    O correto é haja vista.

  • http://www.dicionarioinformal.com.br/haja%20vista/
  • Haja visto é quando você trabalha em uma embaixada: "Haja visto"


ID
787837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que são apresentados, são partes sucessivas do texto
O direito nas Sociedades Primitivas, de Antonio Carlos Wolkmer,
julgue-os quanto à correção gramatical e ao emprego de elementos
coesivos.

Em um tempo em que inexistiam legislações escritas e códigos formais as práticas primárias de controle eram transmitidas oralmente, marcadas por revelações sagradas e divinas.

Alternativas
Comentários
  • Reposta: E.

    Marquei baseado na vírgula que acredito que falta (após "códigos formais") no trecho:

    Em um tempo em que inexistiam legislações escritas e códigos formais, as práticas primárias de controle eram transmitidas oralmente, marcadas por revelações sagradas e divinas.

  • ERRADO 

    AUSÊNCIA DE VÍRGULA , LOGO APÓS O TERMO " CÓDIGOS FORMAIS " 

  • Expressão longa deslocada, portanto, a vírgula é OBRIGATÓRIA

  • Vírgula após códigos formais. Em expressão longa é obrigatório uso da vírgula.

  • Gabarito: Errado.

    Reescrevendo:

    Em um tempo em que inexistiam legislações escritas e códigos formais, as práticas primárias de controle eram transmitidas oralmente, marcadas por revelações sagradas e divinas.

    Bons estudos!

  • Ausência de vírgula após ''formais''

  • Ausência de vírgula após ''formais''


ID
787870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os trechos incluídos nos itens seguintes são
partes de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de
13/12/2010, julgue-os quanto à correção gramatical. Nesse sentido,
considere que a sigla FIDA, sempre que utilizada, se refere ao
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

O desempenho da agricultura brasileira, de acordo com o critério do FIDA, são muito superiores ao dos principais concorrentes do país nos mercados regional e mundial. O aumento da produtividade do trabalho rural na Argentina no período considerado foi de 60,9%, menos da metade da evolução da produtividade brasileira; no México, de 32,2%, apenas um quarto do resultado brasileiro; na China, de 81,6%; e, na Índia, de 27,3%.

Alternativas
Comentários
  • O desempenho da agricultura brasileira, de acordo com o critério do FIDA, são muito superiores ao dos principais concorrentes do país nos mercados regional e mundial. O aumento da produtividade do trabalho rural na Argentina no período considerado foi de 60,9%, menos da metade da evolução da produtividade brasileira; no México, de 32,2%, apenas um quarto do resultado brasileiro; na China, de 81,6%; e, na Índia, de 27,3%.

    O desempenho da agricultura brasileira é o sujeito do verbo ser e ele deve vir no singular e não no plural.

    FÉ NA CAMINHADA....
  • Erro já no início! Sujeito é Desempenho então o verbo deve ficar no singular!

  • errei por que a regra de concordancia do verbo SER diz que quando este verbo  está entre substantivo designativo de coisas a concordancia é facultativa. Não entendi o porquê do erro. Se alguém puder explicar nesse sentido me esclarecendo caso eu esteja fazendo confusão, eu agradeço.


ID
787873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os trechos incluídos nos itens seguintes são
partes de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de
13/12/2010, julgue-os quanto à correção gramatical. Nesse sentido,
considere que a sigla FIDA, sempre que utilizada, se refere ao
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

A abundância de recursos naturais (como solo, água e luz), o aumento da demanda internacional, sobretudo dos países asiáticos, e o aumento da produtividade estão entre os fatores que têm impulsionado de maneira decisiva a atividade rural no Brasil nos últimos anos.

Alternativas
Comentários
  • Achei que o termo "de maneira decisiva" deveria ser separado por vírgula.


ID
787876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os trechos incluídos nos itens seguintes são
partes de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de
13/12/2010, julgue-os quanto à correção gramatical. Nesse sentido,
considere que a sigla FIDA, sempre que utilizada, se refere ao
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

É evidente que isso só foi possível graças às pesquisas conduzidas pela EMBRAPA, sobretudo no desenvolvimento de sementes geneticamente modificadas e de variedades para as diferentes regiões do país, além de seu trabalho de campo junto aos agricultores, estimulando a adoção de técnicas mais adequadas de cultivo e de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta para quem não é assinante e está começando os estudos agora.

  • É o tipo de questão que você fica um tempão procurando o erro. Sempre acho que é pegadinha. 


ID
787879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os trechos incluídos nos itens seguintes são
partes de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de
13/12/2010, julgue-os quanto à correção gramatical. Nesse sentido,
considere que a sigla FIDA, sempre que utilizada, se refere ao
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

Em uma lista de cerca de 120 países pobres e em desenvolvimento, o Brasil foi o que registrou o maior aumento (123,7%) da produtividade do trabalho agrícola entre 1988 e 2008, o que confirma o grande avanço da agricultura brasileira no período, de acordo com um estudo sobre o papel da agricultura na redução da pobreza no mundo elaborado pelo FIDA — uma organização ligada a ONU.

Alternativas
Comentários
  • uma organização ligada a ONU. Para mim o único erro foi a falta de crase no "a" antes de ONU, exigido pela palavra ligada que parece ser um advetivo. Caso eu esteja errado me corrijão.
  • Em uma lista de cerca de 120 países pobres e em desenvolvimento,...
    o certo seria a preposição
    COM ao meu ver.
  • (...) na redução da pobreza no mundoelaborado pelo FIDA — uma organização ligada a ONU.
    Acredito que o erro foi a ausência da vírgula após "mundo".
  • Eu vou com a Luciana. Pra mim o erro está na falta de vírgula, que por mim passou batido.
  • Eu concordo com o Cledson. Para mim, o erro é na falta de crase, pois só existe uma ONU, então além da preposição, o artigo deve aparecer. A falta de vírgula para mim não é um problema. "elaborado" está restringindo "estudo" e não explicando, por isso a ausência de vírgula. 

  • My God, fiquei doidinha com os comentários agora.... Marquei ERRADO por causa de "um estudo, sobre .... no mundo, elaborado..." acreditei estarem faltando essas vírgulas ai... 


    Tenho uma pulguinha na minha orelha que sempre diz que há mais de um erro, acredito que seja a falta dessas vírgulas e a crase que o colega observou...Que também me passou batido....

  • Não vi a Crase mas concordo que deve ser "ligada À ONU" . Marquei errado pois considerei "COM Cerca de 120 países"

  • GABARITO: ERRADO



    Questão



    Em uma lista de cerca de 120 países pobres e em desenvolvimento, o Brasil foi o que registrou o maior aumento (123,7%) da produtividade do trabalho agrícola entre 1988 e 2008, o que confirma o grande avanço da agricultura brasileira no período, de acordo com um estudo sobre o papel da agricultura na redução da pobreza no mundo elaborado pelo FIDA — uma organização ligada a ONU.



    Texto original


    Em uma lista de cerca de 120 países pobres e em desenvolvimento, o Brasil foi o que registrou o maior aumento (123,7%) da produtividade do trabalho agrícola entre 1988 e 2008, o que confirma o grande avanço da agricultura brasileira no período. De acordo com um estudo sobre o papel da agricultura na redução da pobreza no mundo , elaborado pelo FIDA — uma organização ligada à ONU(...)



    Fonte: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,avanco-na-agricultura-imp-,653001



    *Acredito o que torna realmente errada é a crase que deveria ter.


    Esperando o comentário do professor (a).

  • isso aí "foco" !

  • Dois erros: faltou o acento grave indicando crase lá no finalzinho do período: ...ligada à ONU. E um erro crasso: sobre o papel?! Estava em cima do papel?! Ou ...de acordo com um estudo a respeito do papel...
  • Verbo "ligar" precisa de artigo e Onu exige preposição. O erro esta na ausência do acento indicativo de crase.

    Errei por falta de atenção! :(

  • Ligada à ONU 


ID
787882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os trechos incluídos nos itens seguintes são
partes de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de
13/12/2010, julgue-os quanto à correção gramatical. Nesse sentido,
considere que a sigla FIDA, sempre que utilizada, se refere ao
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

De todos os demais países analisados pelo FIDA, apenas Belize também registrou aumento de mais de 100% — o número exato é 116,7%. Mas é preciso ressalvar que em Belize há apenas 30 mil trabalhadores no campo, ou menos de 0,3% dos 11,93 milhões de trabalhadores rurais brasileiros, e que sua produção agrícola, de cerca de US$ 450 milhões por ano, corresponde à pouco mais de 1% da brasileira, de quase US$ 40 bilhões anuais.

Alternativas
Comentários
  • corresponde à pouco mais de 1% da brasileira, de quase US$ 40 bilhões anuais.  Pouco é palavra masculina assim não aceita crase por isso o item esta errado.
  • "apenas Belize, TAMBÉM, registrou..." deveria estar isolada por vírgulas.

    segundo erro: "A pouco mais de 1% da brasileira" deveria estar sem crase.
  • ERRADO

    o número exato é 116,7%. Mas é preciso ressalvar que em Belize

    Antes do "mas" deveria ser uma VÍRGULA

  • Apenas Beliza, também, ...

ID
787885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos incluídos nos itens de 35 a 39 foram adaptados do jornal
Zero Hora – RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial
indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla
IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada.

As pessoas que não dominam minimamente a linguagem escrita acabam sendo excluídas de muitas oportunidades para ter uma vida digna. Basta atentar para outra informação divulgada pelo IPEA, de que 93% dos iletrados brasileiros localizam-se na faixa de renda de até dois salários mínimos. Em sua ampla maioria, os analfabetos têm dificuldades de convívio social, sentem-se diminuídos por essa condição e são naturalmente botados fora pelo mercado de trabalho, uma vez que testes e entrevistas para emprego baseam-se fundamentalmente na palavra escrita. (Parecer)

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão por descuido. Não notei o erro na oração:Em sua ampla maioria, os analfabetos têm dificuldades de convívio social. O termo em destaque deveria ter sido grafado no singular. Seria no plura se fosse uma qualidade do sujeito nominonal. Ex. Os homens são trabalhadores do campo.


    FÉ EM DEUS....
  • Têm = verbo "ter" na 3ºpessoa do plural.
    Logo, "dificuldades" empregado no plural está correto.

    Ao meu ver o erro está na palavra "baseam-se" que está incorreta.
    Seria "baseiam-se".
  • As pessoas que não dominam minimamente a linguagem escrita acabam sendo excluídas de muitas oportunidades para *TEREM* (AS PESSOAS) uma vida digna.
  • Na frase, " Basta atentar para outra informação divulgada pelo IPEA, de que 93% dos iletrados brasileiros localizam-se na faixa de renda de até dois salários mínimos.", o pronome se deveria vir antes do verbo, poque o quê é atrativo. o correto seria: "Basta atentar para outra informação divulgada pelo IPEA, de que 93% dos iletrados brasileiros se localizam na faixa de renda de até dois salários mínimos.". 

  • errada.

    *baseam-se* fundamentalmente na palavra escrita. - BASEIAM-SE

    oportunidades *para* ter uma vida digna - OPORTUNIDADE DE


  • Ainda tem o erro de utilizar linguagem coloquial em Reação Oficial: "botados fora".

  • Acho q nem precisava ler o texto, pois no final ele falava q seria um parecer, logo já estaria errado.

  • Errado. Não existe baseam-se. Existe "baseiam-se" do verbo baseiar.

     

  • Quem bota é galinha. Galinha bota ovos.

    No txt, "...são naturalmente botados fora pelo mercado de trabalho..."

    "...são naturalmente colocados fora pelo mercado de trabalho..."

  • Somando ainda aos erros que os colegas encontraram...

    Texto original:

    "Em sua ampla maioria, os analfabetos têm dificuldades de convívio social, sentem-se diminuídos..."

    O verbo sentir, conjugado na primeira pessoa do plural do presente do indicativo não tem sujeito, pois a oração "os analfabetos têm dificuldades de convívio social" está entre vírgulas isolando-a e "Em sua ampla maioria" começa com preposição, caracterizando que não pode ser o sujeito, mas um adjunto. Aí surge a pergunta: quem se sente diminuído?

    Se você responder com "os analfabetos têm dificuldades de convívio social" notará que lhe faltará um pronome relativo que gere coesão com o verbo ou mesmo uma conjunção, conforme possibilidades abaixo:

    Corrigindo:

    1) "Em sua ampla maioria, os analfabetos QUE têm dificuldades de convívio social sentem-se diminuídos..."

    2) "Em sua ampla maioria, os analfabetos, QUE têm dificuldades de convívio social, sentem-se diminuídos..."

    3) "Em sua ampla maioria, os analfabetos têm dificuldades de convívio social E sentem-se diminuídos..."

    É isso


ID
787888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos incluídos nos itens de 35 a 39 foram adaptados do jornal
Zero Hora – RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial
indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla
IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada.

Estudo divulgado pelo IPEA revela que o número absoluto de analfabetos com quinze anos de idade ou mais no país caiu 7% entre 2004 e 2009, o que representa cerca de um milhão de iletrados a menos nesse período. O mesmo levantamento, feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009, sinaliza que o país ainda tem quatorze milhões de habitantes dessa faixa etária que não sabem ler nem escrever — um contingente equivalente à população do Chile. (Relatório)

Alternativas
Comentários
  • Texto completamente liso, virgulas e regências corretas.

    GAB CERTO


ID
787891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os trechos incluídos nos itens de 35 a 39 foram adaptados do jornal
Zero Hora – RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial
indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla
IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada.

Embora o país venha desenvolvendo programas de combate ao analfabetismo, o recente levantamento evidencia a lentidão dos avanços. Se for mantido o ritmo registrado nos últimos cinco anos, o Brasil não conseguirá alcançar a taxa prevista na Conferência Mundial de Educação de Dacar, de 6,7% em 2015 — meta resultante do acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Para recuperar o tempo perdido, o ministro da Educação solicita o apoio dos prefeitos de municípios localizados nas áreas rurais, onde as taxas de analfabetismo adulto são maiores. (Ofício)

Alternativas
Comentários
  • O texto esta perfeito. Porém aproveitando a presença do pronome relativo ONDE no final do texto convém fazer algumas considerações. No texto em tela, ele foi utilizado de forma correta, pois esta indicando lugar. Esse deve ser o pré-requisito para usa-lo. Também se admite usa-lo quando passar ideia de limite. Ex: até onde li a redação estava perfeita. Tal afirmação é do professor Agnaldo do LFG.



    FÉ EM DEUS.....
  •  Certo  

    Não há erro gramatical

  • Se Foi O Ministro Quem Emitiu, Não Deveria Ser Aviso ?! E Evidencia TemAcento Circunflexo

    ?

  • Abriu travessão, fecha travessão, nao!?

  • No caso, o travessão foi fechado com Ponto FINAL.

    CORRETO

  • Para recuperar o tempo perdido L4         e subjetivo não acham ?


ID
787894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os trechos incluídos nos itens de 35 a 39 foram adaptados do jornal
Zero Hora – RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial
indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla
IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada.

A verdade é que as políticas públicas voltadas para a alfabetização de jovens e adultos não estão apresentando resultados satisfatórios, especialmente em decorrência de questões socioeconômicas, já que a maioria dos estudantes tem dificuldade para acochambrar trabalho, sustento da família e estudo. Um dado especialmente alarmante é o de que a maternidade precoce afeta um terço das meninas de quinze a dezessete anos de idade que estão fora da escola. (Parecer)

Alternativas
Comentários
  • Para mim o termo acochambrar não condiz com a escrita de redação oficial, sendo próprio da linguagem coloquial e não culta formal.



    FÉ EM DEUS....





  • Conforme o Houaiss, 'acochambrar' é um verbo informal, próprio do regionalismo brasileiro. Pode significar: 1- combinar, concertar (algo) de modo escuso. Ex.: os vereadores acochambraram o aumento salarial; 2- encobrir (algo) para que não seja conhecido de outros. Ex.: o Banco Central acochambrou o empréstimo milionário; 3- fazer (algo) precipitadamente e mal, ou de modo escuso

    Exs.: acochambrou um conserto numa oficina, ou acochambrou um documento de identidade.

    Força, foco e fé!

  • Um dado especialmente alarmante é o de que...

    O certo seria: é que

  •  já que a maioria dos estudantes têm

  • Essa prova do STM foi ridícula. Todas as questões ficaram ambíguas ou incompletas.

  • A questão apresenta o trecho de um documento (parecer) e pede que seja analisado quanto à correção gramatical e à adequação da linguagem ao documento sugerido. 

    Ao lermos a oração, verificamos que há o termo "acochambrar" é informal, considerado gíria, comprometendo a formalidade do documento. Há erro de concordância em "...alarmante é o de que a maternidade...". O correto é "...alarmante é que a maternidade precoce...".

    Observamos que falta também acento circunflexo no verbo "tem", que indica conjugação no plural, quando concorda com elementos anteriores que também estão no plural. Na verdade, este caso sempre levanta polêmica, pois se trata de um "coletivo partitivo", ou seja, uma expressão que determina uma parte do todo. Neste caso, o comum é o verbo concordar com o núcleo da expressão, que é "maioria", porém é aceitável também a conjugação do verbo no plural, por ser considerado o termo "estudantes". Por se tratar de um documento oficial, consideraremos como correto "...a maioria dos estudantes tem...", ou seja, sem acento indicativo de concordância no plural.


    A resposta é incorreta. 
  • Bruno David, a maioria dos estudantes pode ter, também no singular, concordando com "maioria"...


    Concordando com os colegas, erros estão em "a verdade é" e "acochambrar", termos JAMAIS utilizados em redação Oficial.... Pois fere ("a verdade é") o principio da impessoalidade, e acochambrar, a regra de que não se deve utilizar linguagem informal na escrita de textos oficiais...
  • Errado.


    ..., já que a maioria dos estudantes tem dificuldade para acochambrar trabalho, sustento da família e estudo. Um dado especialmente alarmante é o de que a maternidade precoce afeta um terço das meninas de quinze a dezessete anos de idade que estão fora da escola. (Parecer).



    maioria é termo partitivo;faculta a flexão, portanto, correto.


    acochambrar é termo informal, poderia ter utilizado o verbo "combinar".


    o de foi utilizado inadequadamente, por isso o erro de concordância.




  • OMG!

  • Em minha opinião a questão quis saber se o conteúdo refere-se à um parecer. Considero que a proposta remete à um relatório.

  • Pensei nisso também

  • Só o acochambrar já mata a questão, pois é um termo regionalizado.

  • Para o raciocínio lógico, Marta pode ser homem


ID
787897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os trechos incluídos nos itens de 35 a 39 foram adaptados do jornal
Zero Hora – RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial
indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla
IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada.

Além de revigorar o programa de educação de jovens e adultos, com currículos mais atraentes e alternativas de formação profissional, o país precisa fortalecer a visão de que a escola é o caminho mais adequado para o desenvolvimento individual e para a construção de um país melhor. Também é importante desenvolver a ideia de que educação não é apenas dever de governo, mas do Estado e da sociedade, sendo indispensável maior envolvimento das famílias com a escola. (Relatório)

Alternativas
Comentários
  • O Manual da Presidência não traz o relatório como documento oficial. Alguém dá uma luz?

  • Um relatório seria um documento onde o servidor expõe a atividade de um órgão/setor ou presta conta de seus atos a uma autoridade, de nível hierárquico superior.


    Geralmente produzido para expor situações de serviço, resultados de exames, eventos, cursos, projetos, programas,etc.


  • Isso está mais parecido com um parecer do que com um relatório. 

  • Não está gramaticalmente incorreto?

     

    "...não é apenas dever de governo, mas do Estado e da sociedade,..."

     

     

    Outra,

    Parecer pode ter opinião. Relatório pode?

  • Diego, a questão não trás o Manua da Presidência como referência, deixa generaizado, pode ter em qualquer maual!